compra de um piano digital

    Autor Mensagem
    Livia3ms
    Veterano
    # ago/09


    Olá :)

    Sou nova aqui, por isso, por favor, me desculpem se a minha dúvida já tiver sido respondida exatamente como foi feita. De qualquer forma, dei uma olhada nos tópicos relacionados e, embora eles tenham sido úteis, fiquei com medo de poderem estar um pouco desatualizados.

    Bom, vamos lá. Eu estou à procura de um piano digital que tenha um timbre e 88 teclas com o toque mais próximo possível de um piano. Não estou interessada em ritmos ou estilos; só não estou atrás de um piano comum porque eu também queria mobilidade. A faixa de preço que procuro é de 3000 reais.

    Sou totalmente leiga no assunto, gente. Qualquer ajuda será muito bem-vinda.

    tecladoprofusao
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Livia3ms
    Olá, seja muito bem vinda ao FCC. :)

    Bom, realmente existem diversos tópicos a respeito, e seria mais proveitoso dar uma "ressuscitada" em um do que criar outro. Quanto a estar desatualizado, em dois ou três posts ele toma fôlego novo e os preços atuais aparecem. Mas bom.. Já que o tópico foi criado...

    Se vc não precisa de acompanhamentos, então talvez o que te interesse seja algo como o Yamaha P85 ou o Casio Privia PX120. Ambos são simples: apenas bons sons e boas teclas, nada mais. Ambos estão na faixa de preço, abaixo de R$ 3000.

    Andrei89
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Olá Livia3ms

    Seja bem vinda...


    Tenho uma clavinova CLP-330 da (Yamaha) e ela tem teclas muito semelhantes a de um piano acústico e possui as 88 teclas.

    Ela não tem uma variedade grande de timbres (apenas 14) e nem é equipada com estilos e etc.
    É bastante simples, mas muito boa.
    A qualidade sonora é bastante agradável, embora dê a impressão do som estar um pouco abafado (as caixas de som são imbutidas e voltadas para o chão, mas tem entrada para amplificador.)

    Não sei se isso lhe ajuda, mas gastei R$4830,00 com ela. Foge um pouco do que você planeja gastar, mas é uma ótima ferramenta para estudos musicais e tambem para a execução das músicas.


    PS: ela é grande, pesa 65 Kg, não é o instrumento ideal para ser transportado a toda hora...

    Abraços e boa sorte...

    Livia3ms
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Pois é, eu realmente devera ter ressuscitado um tópico. É que eu nunca tinha participado de um fórum antes...

    Em primeiro lugar, muito obrigada pela atenção de vcs dois.

    tecladoprofusao, vc saberia me dizer qual dos dois seria uma melhor compra, isto é, se vc já tiver feito um teste com os dois? De qualquer forma, eu vou atrás desses nomes e testarei, claro.

    E, Andrei89, eu nunca tinha pensado na possiblidade de uma clavinova. Achei bem interessante, vou considerá-la também. Mas é comum encontrar clavinovas nas lojas musicais? Porque eu nunca tinha visto uma...

    Essa impressão de som abafado chega a ser desagradável e evidente demais? E o peso que não é legal, né... Eu realmente estava procurando algo mais versátil, ainda que seja pra deslocar só dentro de casa mesmo... E o preço também... De qualquer forma, não custa dar uma olhada. Vc comprou ela por agora ou há chance do preço já ter abaixado?

    Andrei89
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Livia3ms

    Para fins de de estudo e tocar alguma coisa em casa o som não atrapalha tanto. Eu penso que até poderia ser melhor, mas, fazer o que?!?!

    O peso das teclas eu gosto muito (GH3), bastante semelhante a um piano acústico. Alem de ser um equipamento lindo.

    Confesso que não foi fácil encontrar uma loja para comprá-la. Sou de São Marcos (RS) e precisei me deslocar 160Km para comprá-la.

    Mas de toda forma vale a pena dar uma conferida.

    Qualquer coisa, entre em contato...

    Abraços...

    tecladoprofusao
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Livia3ms
    vc saberia me dizer qual dos dois seria uma melhor compra, isto é, se vc já tiver feito um teste com os dois? De qualquer forma, eu vou atrás desses nomes e testarei, claro.
    O P85 costuma agradar mais o pessoal, acho que o som de piano dele é um pouco melhor. Pessoalmente, eu iria de Privia pelas teclas, tamanho e pelo som de Rhodes.

    ricksouza
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Livia, seguinte...


    Vão indicar milhoes de produtor...


    Mas eu vou indicar um "batata"...

    Compra a serie Privia, da Casio...

    Mas cuidado tambem, tem bombas no meio dele..rsrs (como o px 410, que nao tem saida de audio..eheheeh)

    Comprei um semana passada, pesquizei muuuuito, li inumeros topicos aqui do forum, pesquizei em internet, fui a sao paulo na teodoro, andei loja por loja, estou vendo isso desde o inicio do ano....

    pesquizando, achei um cara em sp, vendendo um Privia PX 400R por 2000 reais, e 10% de desconto a vista..instrumento usado e tal... fiquei meio assim, porq nao conhecia ele, mas conversando, descobri que ele é formado pela mesma faculdade que eu, ele fez composicao, e eu to fazendo clarineta, e que ele trabalhou muito com um dos meus coordenadores, liguei pra meu professor, e ele me recomendou bem o vendedor..

    Fui pra sp (sou de campinas) e comprei o bixo, 1800 reais..

    um piano digital com teclas legais, um piano stereo interessante (é oque eu uso mesmo, nao sou chegado em sons diferentes) amplificacao boa, bonito...


    A uma questao tambem... vc nunca vai achar um piano digital com teclas identicas a um piano acustico.... a mecanica é complexa, e nao da pra remontar..

    gostei das teclas do privia, ja touquei num px 100, px300, e gostei tambem.. mas estudo na faculdade em pianos de calda da kawai, e meu, impossivel ter teclas iguais, ta pra nascer o teclado que faça isso, e se fizer, custara um fortuna, e mesmo assim, nao tera a sonoridade igual, enfim...


    recomendo o privia, custo beneficio anorme...


    e aaaaa, dica importante, instrumento musical se compra usado... novo é besteira, teste antes claro, mas compre usado..com o valor de um novo vc sempre compra um usado de maior nivel!

    Espero ter ajudado..srsrrs

    tecladoprofusao
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    ricksouza
    Bem vindo ao FCC vc tb. :)

    Vc que já tá mais íntimo dos Privia, sabe dizer se os timbres do PX 120 são os mesmos do PX 320? O 120 me interessou, mas não consegui achar um pra testar, e o 320 eu gostei.

    Ah! Eu não consigo deixar passar...
    pianos de calda da kawai
    De morango ou caramelo? XD

    ricksouza
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Calda de chocolate ao leite...XD


    Teclado profusao, se eu nao me engano vc tem um theremim???


    tas brincando né?????????????




    Sobre os timbres..


    hummmmmm

    Creio que sim, mudam algumas coisas, tipo o meu tem o piano stereo, que é muito interessante.. ai ja vai pro grand piano, que acho que é o mesmo..

    Eu ja toquei no px100 e no px300... no 120 e 320 ainda nao..

    mas vou pesquizar... logo mais posto oque eu achar!!!


    (O piano stereo que veio aqui é legal, mas o medio deixa a desejar, gostei dos agudos e graves, mas os medios:( )

    ricksouza
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Hum, olha so, os dois usam AIF, aquele sistema que pelo que eu entendi, sobrepoens camadas nao sei oque bla bla bla, mas deixa o som mais realistico, fazendo otimos pianos de cauda (eu ja prefiro os e calda, mas tudo bem), entao devem ter os mesmos sons de piano....


    o bom deles é a polifonia...


    nosss oque eu nao ia fazer com 128..kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


    o 400r tem so 32 :(


    Mas agora me explicam essa doidera, um 400, que deveria ser superior a um 120, tem menos polifonia????? que estranho, e o 410, que deveria ser melhor doque o 400, nao tem saida de audio P10....que macabro!

    teclado_mania
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: teclado_mania
    · votar


    Eu achei bem legal um casio privia, tem 88teclas ,sampler que ler timbres yamaha ,o modelo é o px-410, pode ser um pouco mais caro ,mas compensa.

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-100573969-piano-digital-casio-p rivia-px-410-_JM

    fábio_soul
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Quando o assunto é piano, sempre recomendo a linha P da Yamaha. Com R$3.000,00, creio que você consiga um P85 novo, ou então, um P120 usado. O P120 eu já toquei em um, e achei simplesmente maravilhoso.

    tecladoprofusao
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    ricksouza
    Teclado profusao, se eu nao me engano vc tem um theremim???
    Tenho, sempre que deixam eu usar eu assassino alguma música com ele...
    tas brincando né?????????????
    Pro desespero do nosso baterista, não estou. :)

    Creio que sim, mudam algumas coisas, tipo o meu tem o piano stereo, que é muito interessante.. ai ja vai pro grand piano, que acho que é o mesmo..
    É, pelas demos que escutei no site internacional da Casio pareceu isso, mas demo na internet é fogo... Não dá pra ter uma noção da coisa real. Queria saber de alguém que efetivamente já testou os dois se é a mesma coisa.

    Mas agora me explicam essa doidera, um 400, que deveria ser superior a um 120, tem menos polifonia????? que estranho, e o 410, que deveria ser melhor doque o 400, nao tem saida de audio P10....que macabro!
    Coisas que só a Casio entende...

    fábio_soul
    Com R$3.000,00, creio que você consiga um P85 novo
    Na verdade, com R$ 2000 vc consegue um P85 novo, é só procurar na rede. :)

    ricksouza
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    T. F.

    Theremim!! *.*

    Meu onde tu achou uma raridade dessas???

    http://www.youtube.com/watch?v=pSzTPGlNa5U



    Privia PX - 410??? Corram, nem saida de som P10 ele, meu se for pra acompanhar qualquer coisa vc ta ferrado, e temos que estar preparados pelo menos com uma saida P10, meu olha o mundo que vivemos...:S


    Yamaha??? Ja toquei desde um PSR 175 (acho que esse é o numero, mas nem sensibilidade ele tinha..:p) ate um DGX 620....

    E sei la, não gosto, tenho pé atraz, se puder eu não compro... Da Yamaha eu gosto de pianos acusticos e flautas (as transversais e a linha de flauta doce barroca..), agora, pianos digitais, clarinetas, teclados, etc, sei não, tenho pé atraz..

    tecladoprofusao
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    ricksouza
    www.theremin.com.br ;)
    (obs: NÃO sou eu que vendo rsrs)

    ricksouza
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Cara, me tira uma duvida, como toca isso, que sistema que se usa?

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Este Privia PX-120 pode ser usado como controlador ou não?

    Quais são as saídas que ele possui?

    tecladoprofusao
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    The Root Of All Evil
    Ele tem MIDI, pode ser usado como controlador, sim.

    ricksouza
    Não tem referência. Tem que achar a nota no ouvido mesmo. A partir daí, tem uma técnica que se usa, a "aerial fingering" (dedilhado aéreo, traduzindo literalmente), que permite "passear" pelas notas vizinhas. Parece difícil falando assim, mas é bem intuitivo.

    apaixonados por teclado
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    mas acontece que me parece que oP85 da yamaha
    não tem saída p10 tbm!
    como usar no palco?

    ricksouza
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    O T. P.

    E oitava, como faz? porque vejo que o povo nao muda muito de lugar a mao, mas oitava????medoooooo



    A sei la, se for pra trocar o meu privia eu ia querer ou um acustico ou algum que tivesse o H.A. II

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    tecladoprofusao

    Eu não entendi qual é a diferença, no caso dos Privia, entre o piano ser Midi e General Midi.

    Aqui as definiçõe do site:

    Compatibilidade MIDI
    "Musical Instrument Digital Interface", para conexão com outros dispositivos e instrumentos MIDI, possibilitando performances remotas ou sincronizadas.

    General MIDI
    Este padrão de troca de dados musicais para hardware e software possibilita a interconexão com dispositivos General MIDI, mesmo de diferentes marcas.


    A diferença é simplesmente de compatibilidade?

    Grato!

    brunoamaral
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    tecladoprofusao

    Cara, aproveitando que o tópico também tá tratando do theremin, queria te perguntar umas coisas:

    - Você já usou ao vivo o Theremin? É viável?
    - Demanda muita prática pra começar a tirar um som, ainda que básico?
    - Com bastante prática, dá pra tirar algo mais complexo, tipo uns solos mais elaborados?

    Valeu!

    tecladoprofusao
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Putz, parece q o rumo do tópico foi-se rsrs... Virou Multi-Tópico. :)


    apaixonados por teclado
    não tem saída p10 tbm!
    como usar no palco?

    Liga no fone mesmo. Não dá diferença. Se puder ligar com um P10 estéreo, é melhor. Quem testou com Direct Box, diz que melhora muito.


    ricksouza
    E oitava, como faz? porque vejo que o povo nao muda muito de lugar a mao, mas oitava????medoooooo
    Medo de q? Ele é mansinho, não morde. :)
    Intervalos pequenos a gente consegue com a articulação dos dedos, intervalos maiores com o pulso e intervalos bem grandes, como uma ou duas oitavas, até mais, com o cotovelo e ombro. É fundamental escutar com clareza o q vc está tocando, pra saber se tá na nota certa.



    The Root Of All Evil
    Eu não entendi qual é a diferença, no caso dos Privia, entre o piano ser Midi e General Midi.
    Deixa eu tentar explicar sem te confundir mais ainda...
    MIDI é um padrão de conexão de instrumentos. Cabos, plugues, circuitos, taxa de transferêcia, protocolo de comunicação, enfim... a parte "técnica" ou "eletrônica" da coisa. Pra um instrumento ser compatível com MIDI ele precisa atender tudo que é pedido nas Especificações MIDI. Tem elas traduzidas aqui, se quiser encarar uma boa leitura técnica, vai fundo rsrs...

    "General MIDI" é um padrão que os fabricantes de MIDI definiram para melhorar a compatibilidade entre instrumentos. É apenas a definição de números de programas, controles, bancos, etc. Todos os instrumentos GM tem os timbres na mesma ordem, com os mesmos números, e reconhecem (na maioria) os mesmos controles (volume, sustain, panorâmico, expressão...).

    Assim, vc pode ter um piano digital com 50 pianos acústicos, numerados nos programas de "001" a "050", mais 30 rhodes de "051" a "080", 20 DX's de "081" a "100", e 10 clavis de "101" a "110". Só exemplo, não conheço um piano assim. Se vc ligar um controlador ou outro teclado nele via MIDI, vc pode acessar esses timbres e tocar.
    Agora, num instrumento GM, existe um padrão. "001" é piano, "017" é hammond, "049" são cordas, "081" é square lead, sempre. Em todos. Não muda. A mesma coisa acontece com os controles: "007" é volume, "001" é expressão, "064" é sustain... (desculpa se errei algum). Assim, se vc pegar um Roland, plugar um pedal de sustain e escolher um rhodes e "midiar" um Yamaha, vc vai escutarb um rhodes com sustain tanto no Yamaha quanto no Roland.

    Deu pra entender, ou complicou? Se enrolou mais, fala q eu tento explicar de novo.


    brunoamaral
    - Demanda muita prática pra começar a tirar um som, ainda que básico?
    Em uma semana eu consegui tirar coisa reconhecível dele. Mas é um instrumento q sempre tem que estar praticando.

    - Com bastante prática, dá pra tirar algo mais complexo, tipo uns solos mais elaborados?
    Com certeza. Acho que o q der pra tocar em violino, vc consegue no theremin.

    - Você já usou ao vivo o Theremin? É viável? (por último, pq essa é maiorzinha)
    Já usei, sim. É viável. MAS... é um instrumento meio temperamental. Vc precisa de uma área livre de aprox. 2 m de raio dele, não pode ter grandes estruturas metálicas ou paredes próximas, a rede elétrica TEM q ser estável e precisa de uns 10 min pra esquentar (é analógico, ué? rsrs), além disso é imperativo, obrigatório e essencial que vc tenha um bom retorno. Não dá pra achar nota no tato, vc precisa escutar bem o q tá fazendo.
    Se prestar atenção nesses detalhes, dá pra se divertir um bocado com ele no palco.


    Ufa.. esse deu trabalho rsrs...

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    tecladoprofusao

    Entendi muito bem!!!
    Muitíssimo obrigado, meu caro!

    Livia3ms
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Nossa, muito obrigada por todas as respostas. Deu p ter uma ideia boa, j[a que eu estava realmente desnorteada. Vou procurar por todos os nomes indicados e test[a-los bem.

    viktor 999
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Livia3ms se vc
    estou à procura de um piano digital que tenha um timbre
    se vc quiser um com um trimbre só vai ser dificil..rs
    brincadeira ...no ml tem 2 p90 da yamaha ....pra min e melhor que os casio privia e o p85

    ricksouza
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Não conheco a linha p da yamaha, mas sei la, ja disse q nao sou fã..:p


    Estou fascinado com o theremim, axo tudo de bom..ahauhauha

    e ele tem q esquentar!! que massa!!! Adoro coisas analogicas!!ahuahua


    e sobre o p10, a nao sei nao, intensidades de p10 e p2 sao diferentes...

    tecladoprofusao
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    ricksouza
    e sobre o p10, a nao sei nao, intensidades de p10 e p2 sao diferentes...
    Opa, opa... pera aí! Acho q vc entendeu errado... A saída de fones do P85 é estéreo, mas é P10. Ele não tem saídas individuais (L/Mono, R), mas a saída é P10. ;)

    ricksouza
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    T. R.

    Me refiro ao Privia PX-410R (ai que nome compridoooo:p)


    O yamaha como ja disse nao conheço, e nem to contestando a qualidade.. sei que é bom, mas existe gostos e gostos..rssrsr

    viktor 999
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: viktor 999
    · votar


    o p90 tem saida p10 e os trimbres sãos muito bons

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a compra de um piano digital