Falta de costume com teclas pesadas

    Autor Mensagem
    rafalevita
    Veterano
    # jul/09


    Pessoal, toquei sempre com teclados de teclas leves, a dois meses mais ou menos tenho tocado com teclado de teclas pesadas, o MM8.
    Parece que não consigo fazer o som sair como nos teclados de teclas leves nas músicas rápidas, além de doer bastante os dedos.

    Isso é normal ou eu estou fazendo algo errado?

    Abraços!!!

    Artref
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: Artref
    · votar


    Só vendo pra saber...tem que analisar a postura do corpo como um todo, pra ver se você está fazendo algo errado ou não. Se estiver tudo certo, é apenas questão de costume. Mas se tiver coisa errada, é perigoso até você se machucar.

    Mora onde?

    dtplayer
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Podem ser vários fatores, mas sim, a falta de costume provavelmente é o problema. Comigo também é assim, sempre que toco num teclado com teclas pesadas, minhas mãos vão pro saco (não literalmente).

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Se seus dedos estão doendo bastante, você está fazendo algo errado. Uma dica: procure saber o que está fazendo errado, peça dica a algum professor, alguma coisa do tipo. Tenha muito cuidado com Tendinite, é uma desgraça. Eu quase tive por tocar errado, fiquei uns 2 meses sem tocar e depois me reeduquei porque sempre fui auto-didata e isso pode ferrar com a mão.

    O baixista da minha antiga mão teve tendinite e teve que ficar 1 ano e 2 meses sem tocar, e depois voltar aos pouquinhos, portanto fique atento que a coisa é séria... Não estou querendo ser pessimista, estou dando um toque de boa porque se você não ver isso agora, mais pra frente pode dar um pepino desgraçado...

    OBS: também sempre toquei em teclas leves, aí passei para um UF8 com teclas bem pesadas, tentei me adaptar mas hoje em dia não teria (vendi o UF8) um teclado de teclas pesadas porque toco a uns 15 anos com teclas leves e não me adaptei legal. Fora o peso para carregar hehehe

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    rafalevita

    É tudo como falou o pessoal até agora. Postura, angulação do braço, aplicação da técnica... No entando, no início é normal se sentir lento e impotente ante teclas pesadas, mas dentro de 3 meses ou um pouco mais, com treino regular sua mão começa a ficar pesada, e reconhecer os atributos do mecanismo para pianos e similares. Eu toquei o Fantom X7 domingo, e devo ter empenado meia-dúzia de teclas de tão pesada que está a minha mão....rs... Brincadeiras a parte, a pegada e a velocidade vem com o treino e com o costume. Não é normal a mão doer, o que acontece no começo é cansaço, e desconforto proveniente do cansaço. Mas com o tempo e aplicação você se acostuma e tira proveito.

    mazza
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    sempre que toco num teclado com teclas pesadas, minhas mãos vão pro saco (não literalmente).
    já tava imaginando a cena hehehe
    eu toco em piano acústico 06 horas por dia (almoçe e janta) de terça a sábado a pelo menos oito anos, e minhas mão não doem. Minha antiga professora me falou que só doeriam em caso de falta de técnica, postura errada, e outros, se vc tem boa técnica e postura, não tem porque doer, Procure um professor antes que pegue uma tendinite, daí não vai ter mais jeito. Com a técnica certa, não tem erro. Vai tocar o dia inteiro sem sentir nada.
    Vc aprendeu sozinho? Verifique se vc não tem vícios de postura.

    Artref
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    eu toco em piano acústico 06 horas por dia

    Pô, que "mazza" isso, rs... Dá uma luz aí pra eu conseguir também. (sério)

    Faop
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Bom, minha mão só doi quando eu jogo boliche no domingo hehe.
    Mas em geral, eu posso dizer que quando eu passo o dia intero tocando no MM6, e então eu resolvo ir tocar no piano, eu sinto diferença também, não tanta como você, mas sinto. O esquema acho que é mais costume mesmo, mas tem que ver os resultados de postura como o pessoal disse.

    mauropsouza
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    estew assunto muito me interessa, pois tive dificulade também.
    Voce deve fazer aloonfgamento esticando os dedos enquanto flexiona a mão, procure relaxar os braços e mãos.
    Vamo lá.:
    Os braços devem estar em 90 graus à altura do teclado, com as mãos em forma de conha.
    Deve apoiar o peso dos braços sobre o teclado...deixar pesar mesmo.
    Usar o peso dos braços para acionar as teclas e empurrar bem de leve usando a articulação da falnges e não o punho e o carpo, Nunca fazer força com o punho.
    Toque bem suave e regule oa resposta do teclado para ligth, no menu do Utility ou master acho...
    Faça exercícios regularmente...arpegios etc, usando a técnica correta, sem empurrar como agente gosta de fazer em synths, eu tab, gosto, mas...em teclas pesadas tem que tomar cuidado mesmo.

    mauropsouza
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Quando tocar por muito tempo sempre alongar os dedos e punhos em intervalos regulares.
    Se sentrir doer parar ou fazer "corpo mole", ou seja se for no meio de uma apresentação, ser poupar evitar solos mais complicados, ficar só no feijão com arroz bem de leve. Se doer muito é parar mesmo.
    O repouso é muito importante, é o melhor remédio para evitar lesões, dormir bem, treinar sempre com a técnica correta.
    GOSTARIA de mais opiniões aqui,.... pois agente gosta mesmo é de empurrar com tudo até ver a estante balançar,,rsrsr, mas temos que tenatr se educar , ok/

    mauropsouza
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Se puder tomar alguma aula, mesmo que seja avulsa só para corrigir a técnica, vale a pena, vou tentar fazer o mesmo também,rsrsrs.

    janick
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    é normal se sentir lento e impotente

    Fale com seu médico. Eu falaria.

    pomtwo
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    isso acontece com todo mundo .. eu acho que o legal seria vc aumentar bem o volume do seu teclado e ir treinando ate pegar uma certa postura em relaçao as teclas do seu teclado , por que cada um tem uma posiçao melhor para o conforto .. alguns com os dedos mais esticados , outros com a mao mais encolhida .. depois que pegar essa postura, ai vc começa a diminuir o volume do teclado e começa apertar mais forte pra se obter o som desejado .. e isso ate vc conseguir tocar bem .. se depois de tudo isso ainda estiver doendo , ai vc tera que trocar de teclado pra um com teclas mais leves ..tem gente , como eu que nao se adapta a teclas muito pesadas .. eu prefiro as semi-pesadas .. sao legais tambem ... mais no começo eh normal doer e dar um cansaó na regiao do punho , em cima da mao e no meio da palma da mao e ate mesmo no ante braço , na parte de baixo .. se o problema continuar ... um medico e um professor vao te instruir melhor

    mazza
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Pô, que "mazza" isso, rs... Dá uma luz aí pra eu conseguir também. (sério)
    Artref
    não tem nenhum segredo, toco em um restaurante no almoço e outro no jantar, os dois em piano acústico, então é isso. O do almoço está abrindo outra unidade aqui em São Paulo (vai inaugurar em Setembro), se vc tiver disponibilidade de horário, te passo o contato e vc pode ver se te interessa, eles vão precisar de outros pianistas, tenho certeza. já vi seus vídeos e acredito que vc manda bem.
    Abraços

    yurikat
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    janick
    é normal se sentir lento e impotente

    Fale com seu médico. Eu falaria.


    Puta quase cai da cadeira quando li isto - huahuahuahua

    Como diria o Silvio Santos: Bem bolado - rsrsrrss

    rafalevita
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Então, moro em Curitiba, só sinto essa dificuldade com músicas rápidas mesmo.
    Porque eu tenho mania de tocar forte mesmo!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Falta de costume com teclas pesadas