Como reconfigurar o setup FantomX8/TritonExtreme/Hammond XK1? muito pesado pra transportar

    Autor Mensagem
    AlanMS
    Veterano
    # abr/09


    Ola amigos....tenho no setup um Fantom X8 (uso praticamente só o piano acustico) um Triton Extreme61 (cordas, metais, synth) e estou na eminência de matar a lombriga do órgao comprando um Hammond XK1......mas dai me veio a preocupação....já pareço um peregrino carregando X8 e Extreme pra cima e pra baixo .. mais o órgao vai ser um pesadelo........

    Será que há possilidade de reconfigurar isso para um setup mais leve e prático sem perder na qualidade dos timbres e sem gastar também neh porque maior sufoco pra chegar até aki prometi pra familia e pra mim mesmo que chega de gastar com teclado já que no meu caso nao tenho retorno financeiro com eles.....

    Não sou grande conhecedor de tecnologia musical...mal sei mexer nesses teclados...entaum preciso muito da opinião dos veteranos aew na área...

    Obrigado

    zolhof
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    http://www.hammond.com.br/index_arquivos/xm2.htm

    :D

    zolhof
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    eu até pensei em falar pra vc se aventurar nos 2 teclados q vc já tem (q são 2 puta teclados) mas percebi sua fissura em ter O hammond hehehe acho q solução mais pratica q essa impossivel

    Artref
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    O problema pra mim está no X8, que é bem gigante. Se você está usando ele somente para piano, que tal pegar um Piano digital mais compacto? Um Yamaha CP-33, por exemplo, que é relativamente leve e compacto. Ou então, como você já gosta de Roland, talvez um RD300GX (eu não curto ele mas se você gosta dos Rolands então talvez seja legal).

    Em relação ao organ, pô, com os organs fodas do Extreme ainda precisa de Hammond? Mas se você quer mesmo, a solução é a do zolhof. A Roland também tem um módulo de organ, o VK8m.

    Em resumo, eu trocaria o X8 por um piano digital mais fácil de transportar e com a diferença pegava o módulo. Resolve tudo sem gastar dinheiro.

    Scoth_Pr
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Não tem nem comparação o fato de tentar garimpar esses workstations pra tirar um hammond aceitável e o outro fato de TER um hammond. Claro que, pra mim, um TX-5 classic já seria o suficiente né.

    Bom, todos aqui vão discordar, mas eu estou usando o notebook com alguns VST's e extremamente satisfeito. E o pessoal acha que pra usar notebook tem que usar trocentos programas. Eu uso uns 5 VST's, cada um com os melhores timbres possíveis em suas categorias, e não tenho planos de voltar a usar teclados normais.

    Obs: Meu set final, para daqui uns 2 anos, seria um Macbook 13'', CME VX8 e um Tokai TX-5 Classic. Não precisaria de mais nada.

    AlanMS
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    esse módulo do hammond eu não conhecia ...muito interessante mesmo....eh uma grande solução....mas será q ele substitui mesmo o hammond xk1 nos timbres e nos controles? aparentemente sim....vou pesquisar a respeito...

    riceira
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    AlanMS

    Se mesmo não tendo retorno financeiro você curte assim mesmo e ainda que com dificuldades você pode adquirir os modelos que quer, então meu amigo vai nessa e seja feliz! Acho que até três teclados é uma bela loucura, acima disso para o meu caso em particular já considero insanidade mesmo! rsrsrs

    AlanMS
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Não tem nem comparação o fato de tentar garimpar esses workstations pra tirar um hammond aceitável e o outro fato de TER um hammond.

    eis a questão que vale 6 mil reais......no extreme consegui o aceitável com a ajuda daquela valvula q da uma esquentada mas quando ouvi o hammond ao vivo perdi até o ânimo de editar um timbre....é outros 500..ou seja outros 6mil...

    AlanMS
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Se mesmo não tendo retorno financeiro você curte assim mesmo e ainda que com dificuldades você pode adquirir os modelos que quer, então meu amigo vai nessa e seja feliz! Acho que até três teclados é uma bela loucura, acima disso para o meu caso em particular já considero insanidade mesmo! rsrsrs

    valeu brother!....o negócio é ser feliz.....rss

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    AlanMS


    Cara, eu acho que um setup muito interessante e totalmente profissional seria um Nord Electro 73 e um Hammond XK 1 (ou XK 3, que é valvulado e quase o dobro do preço).

    O Nord vai te dar um piano acústico ótimo (não o melhor de todos os tempos do mundo todo hehe) mas excelente, e os melhores pianos elétricos que já escutei em um teclado (Rhodes, Wurlis e Clavs de cair o queixo).

    O Hammond vai te dar um Hammond hehehe

    E se tem interesse em sons de synths, um Nord Rack é do tamanho de uma fita de vídeo cassete e tem um som fodão! Ou pega um Synth pequeno como um Alesis Ion ou similar (o MicroX da Korg tem duas oitavas, alguns controles em tempo real e mais um monte de sons, como metais que você disse que usa).

    Mas um XK1 e o Nord Electro é um setup pequeno (dois teclados relativamente leves) e um Nord Rack e você terá um som para tocar em qualquer lugar do mundo com qualidade TOP...

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    OBS: citei o XK1 (e não o módulo XK2) porque com o XK1 você terá dois teclados com teclas, o que acho muito melhor do que ter que dividir todos os sons em apenas um teclado...

    gustavocp
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Olha, eu uso um Privia px300 e um Hammond Xk1.
    É um parto pra levar pros lugares, porque meu carro é bem pequeno, mas os timbres compensam.
    Se esse é teu objetivo mesmo (bons timbres de piano ac, ep e hammond) não tem muito o que fazer.
    Pesa um pouco mais, mas vale a pena...

    dtplayer
    Veterano
    # abr/09 · Editado por: dtplayer
    · votar


    Por que não pega um Nord Electro pra Piano e Orgão e substitui o Fantom?

    Ou então, um nord electro, o Hammond e um nord lead pra synths

    Ou então, um Nord Stage e o Hammond

    Ou então, um Nord Stage e o teu Triton Extreme (afinal, os nords tem um belo hammond)

    gustavocp
    Veterano
    # abr/09 · Editado por: gustavocp
    · votar


    É, se tu quer timbres bons de hammond e umas teclas waterfall legais, pega um Nord.
    Agora, te digo uma coisa... tu vai sentir falta das teclas pesadas. :\

    É que são dois mundos diferentes, um com teclas pesadas e com balanço e outro mundo com teclas leves e de ação extremamente rápida.

    É meu amigo, se tu não te importa com isso, pega um Nord.
    Eu gosto do timbre do Nord (não bate o xk1, mas gosto). Gosto também do timbre de Rhodes dele... só que teclas waterfall pra tocar ac e ep (qualquer tecla waterfall), pra ac e ep... nhécas.

    Scoth_Pr
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Eu particularmente só gosto dos timbres de Ac Piano nos Nord na série Stage. Os Eletro tem uns timbres beeeem fraquinhos de piano. Eu, se fosse pegar um teclado mesmo, pegaria um Kurzweil PC-3x + TX-5 Classic (ou, nesse caso XK-1).

    pomtwo
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    roland vr760 ... esse tem todos os timbres que vc precisa , e mais teclas waterfall, com a possibilidade de expansao de duas placas

    ou um nord stage.. esse tambem possui todos os timbres citados ..

    kurzweil pc2x +hammond

    com o set que vc tem , da pra adquirir muita coisa .. com sorte vc consegue com o preço do extreme , comprar um hammond xk1 ..e com o valor do fantom da comprar um desses socegado .. e olhe la se nao sobrar dinheiro .. o valor do nord deu uma caida ...

    o legal de se ter pc2x ou nord e que junto com o hammond da pra ter dois manuals, ou seja da pra simular bem o proprio hammond b3 , com o dinheiro que sobrar vc compra uma pedaleira , e boa .. tem os melhores organs , os melhores pianos eletricos e bons synhts .. se precisar de outros timbres , agrega um modulo ao nord e faz a festa

    Tecladista Congregacional
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    AlanMS

    Brother, todas as sugestões dadas são excelentes e dificilmente vc ficará decepcionando ... como sempre é questão de gosto.

    Agora ...

    Eu não trocaria nada no seu setup ... e não compraria nenhum harmmond ...

    O lance do harmmond vc pode resolver explorando os recursos dos samplers dos teclados ... o Extreme tem harmmond´s bem interessentes ... (mas tem de mexer um pouquinho) ...

    Se ainda assim vc deseja um set mais compacto ... avalie o a seguinte possibilidade ...

    1 - Trocar o X8 por um KURZWEIL PC1SE (caso não se incomode em abrir mão de um 88 por um 76), perdendo um pouco da qualidade das teclas.

    2 - Adicione um módulo XV-5080 para não perder os sons da ROLAND.

    3 - Fique com o Extreme ...

    Ainda acho que vc não deveria mexer em nada no seu set ...
    Lembre-se ... mesmo fazendo alterações vc ainda terá bastante trabalho para transportar e configurar tudo ...

    Um abraSOM.

    Scoth_Pr
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    O lance do harmmond vc pode resolver explorando os recursos dos samplers dos teclados ... o Extreme tem harmmond´s bem interessentes ... (mas tem de mexer um pouquinho) ...

    Isso só serve pra quem não tem o Hammond como um dos timbres fundamentais pro estilo que toca. Serve pra tecladista de pop fazer aqueles "fundos" com acordes em leslie fast o refrão inteiro. Pra quem tem um som um pouco mais Classic Rock, Soul, Blues, esses timbres de workstations não enganam não. No máximo, no máximo, um Kurzweil a partir do PC2 ou um VR 760.

    Mesmo assim, nada substitui um Hammond (ou clone) com todos os controles ali na mão: Drawbars, Prcussions, Leslie control, Vibrato etc... Fora o visual, que ajuda muito mesmo, quer queiram quer não.

    Eu acho que um PC3x + XK-1 seria perfeito, o set perfeito. Claro, pra necessidade dele. Mas tem gente que adora workstations, dai tem que ficar com MOTIFANTRITOM mesmo.

    Tecladista Congregacional
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Fala Scoth_Pr

    Isso só serve pra quem não tem o Hammond como um dos timbres fundamentais pro estilo que toca. Serve pra tecladista de pop fazer aqueles "fundos" com acordes em leslie fast o refrão inteiro.

    Mesmo assim, nada substitui um Hammond (ou clone) com todos os controles ali na mão: Drawbars, Prcussions, Leslie control, Vibrato etc... Fora o visual, que ajuda muito mesmo, quer queiram quer não.

    Concordo ... se quer um bom Hammond ... tem que tocar em um Hammond ... heheh

    Mas acho um pouco exagerado sua colocação sobre o sampler ... tem uns samples por aí de Hammond que dão um show a parte (mas são sampler´s) ...

    Sua opção de setup é realmente muito boa ... o PC3X + XK-1 ...
    Só acho que não facilitaria o lance de ter um set mais compacto ...

    Um abraSOM.

    AlanMS
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    aew galera obrigado pelas dicas....
    tenho q confessar que sou meio do sitio mesmo em relação a teclados....conservador...minha localização geografica e minhas outras atividades nao permitem muito acesso as tendencias e tal...por exemplo nunca vi um nord de perto só ouvi demos na net....e é tao bem falado aki...
    aew o preço que pago por isso é investir quase 20 mil em dois teclados (extreme e x8) pelo nome talvez e segurança de fabricantes mais falados...
    entaum´já que o negocio é gastar pela ignorancia acho q o xk1 seria um bom investimento pela opinião de vcs..falado nisso esse tal de xk3 é caro dmais ta doido....

    quanto ao piano acustico que é a minha prioridade ainda nao ouvi nada melhor que fantom x talvez porque fui muito tempo apaixonado pelo xp-80 e nao podia comprar meu ouvido ficou bitolado a Roland....dai meu medo de desfazer do x8....mas vale lembrar que só toco piano nele....aew vcs poderia citar o Rd-700 sx mas o preço é o mesmo praticamente...

    com exceçao do nord electro que nao conheço parece que não tenho muita alternativa a nao ser carregar esses monstros igual um peregrino de palco em palco...rss

    obrigado por enquanto e continuem postando por favor....é otimo aprender com experiencia de quem sabe mesmo....

    pomtwo
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Mas acho um pouco exagerado sua colocação sobre o sampler ... tem uns samples por aí de Hammond que dão um show a parte

    na verdade amigo nao eh somente pelo timbre .. o hammond b3 eh o organ mais famoso e unico que ja existiu , nao por causa do seu timbre , mais sim por todo o funcionamento , desde tone weels, ate a junçao com a leslie .. timbre de organ , varios tem , mais e as drawbars , e a simulaçao leslie .. eh isso o que realmente conta .. pra quem toca jazz nao da pra toda hora ficar mudando de preset no teclado pra se obter as chamadas tone weels.. Entao nao da pra se comparar um teclado que possui um timbre de organ , com um organ de verdade .. os teclados que chegam mais perto de simulaçao do b3 saos o que possuim o modo kb3 .. vou citar alguns como exemplo ..

    temos os k da kurzweil, o gem equinox, os pc2,e 3 tambem da kurzweil .. e por ai vai , esse simulam as chaves de um organ , por seus faders , mais quem eh organista mesmo sabe que aquilo nem conta .. e as key cliks onde estao ? e a simulaçao leslie , que parece ser tao real à original ? e por ai vai ..

    sampler sao apenas amostras tiradas de um instrumento real, ou seja num hammond o cara escolhe uma key clik e começa a samplear nota por nota , depois joga efeito leslie no timbre , mais ele mechendo as chaves e o efeito que isso da , ele nao consegue colocar num sampler .. pra ele fazer isso ele teria que usar muitos presets do teclado , e garanto a vc que nenhum cara conseguiria mudar os presets tao rapidos a ponto de fazer o mesmo efeito que ele teria num hammond real ..

    Tecladista Congregacional
    Veterano
    # abr/09 · Editado por: Tecladista Congregacional
    · votar


    Fala pomtwo

    na verdade amigo nao eh somente pelo timbre .. o hammond b3 eh o organ mais famoso e unico que ja existiu , nao por causa do seu timbre , mais sim por todo o funcionamento , desde tone weels, ate a junçao com a leslie .. timbre de organ , varios tem , mais e as drawbars , e a simulaçao leslie .. eh isso o que realmente conta ..

    Prometo que não vou esticar mais esse assunto ... hehehe ... mas está saudável ...

    Concordo com vc e com o amigo Scoth_Pr ... existe muito mais no som (usando o Hammond) do que simplesmente o timbre propriamente ...

    Como mencionei acima ... nada substitui o próprio Hammond ... nem sampler ou mesmo o mais moderno VST.

    O que estou querendo dizer (e tb foi dito pelo Scoth_Pr) é que se o timbre principal for o Hammond, não tem jeito.

    Agora, para o caso daquelas situações mais pop/rock... mais simples, um bom sampler, engana e muito bem ...

    É legal avaliar o custo/benefício ... uma vez que o amigo do post já tem uma grana investida em excelentes equipamentos e pode usá-los nessas situações.

    Essa saída talvez não engane os tecladistas mais exigentes (eu procuro ser um tb, na medida do po$$ível), hehehe ...

    Infelizmente, não possuo o modo kb3 no meu PC1SE ...

    Grande abraço e valeu a contribuição ...

    AlanMS
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    GALERA ACHO QUE CHEGUEI PERTO DA SOLUÇÃO....

    e se ao invés de pagar 6 mil no hammond eu pagar 4 mil num NORD ELECTRO RACK 2?

    pelo que ouvi ele chega muito mais perto do timbre do hammond original do que o extreme por exemplo, eu economizaria em peso, espaço enfim controlaria do extreme ou do fantom dependendo a situaçao..e de quebra teria outros timbres além do órgao a disposição...

    a grande pergunta que me consome é: dá pra matar a lombriga do órgão?

    alguém que conheça o equipamento pode me ajudar?

    um abraço..

    Scoth_Pr
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    É ótimo. Dos timbres de hammond em teclados, nenhum bate os Nords. Os Kurzweil chegam perto, mas os Nords levam a melhor. E vc terá EP's ótimos também.

    gustavocp
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    :)

    Acho que eras isso mesmo.
    Não vai te arrepender.

    Abraços...

    KeysMan
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    AlanMS

    Vc já tem um teclado mt bala, que é o extreme (aliás, o fantom tb... hehehe)
    mas eu desfaria do fantom e pegaria um PC3x... os orgãos não são um hammond, mas o o modo KB3 dele parece ser fantástico, além dos pianos acust e EPs muito bons... Além disso há tb os timbres de orchestral e leads, que todos elogiam bastante!

    Só por curiosidade, já que falaram tanto aí em cima sobre o Nord:

    http://www.youtube.com/watch?v=lAqjAcSvxzE

    Não sei a faixa de preço deles dois, mas q o som ficou muito parecido (pra não dizer igual!), ficou!

    Abraços!

    johnny_floripa
    Veterano
    # abr/09 · Editado por: johnny_floripa
    · votar


    AlanMS

    Seu Fantom já tem alguma placa SRX? Que tal pegar umas duas ou três para suprir a deficiência de cordas, metais e synths? Aí, você elimina o Extreme e parte para um Electro teclado...

    AlanMS
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    o fantom naum tem nenhuma srx.....mas o problema eh que preciso do fantom livre o tempo todo pros pianos que é a minha base....mas valeu a dica amigo....a verdade eh q eu nao deveria ter comprado um fantom x8 só pra piano neh foi péssimo investimento...

    pomtwo
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    seu eu tivesse o mesmo set que vc , e se tivesse problemas .. primeiro .. eu iria numa loja boa e via se eles nao pegavam os meus teclados como entrada .. se sim .. primeiro eu comprario o hammond xk , ou um korg cx3 que eh tao bom quanto o proprio , alias dizem ser melhores do que os hammonds portateis ..

    e depois investia num bom piano digital , como cp 33, roland rd ,ou controladores kurzweil , somente pra pianos e epianos eletricos .. isso se vc precisa somente de timbres

    agora se precisa de um workstation pra montar sequencer,e outras coisas mais , entao eu faria o seguinte , manteria o extreme e pegaria um nord no lugar do fantom ..

    qualquer opçao nao ficaria tao pesado como 3 teclados

    ou pegaria um pc3x + nord rack e pronto ai ja tem tudo de bom

    AlanMS
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    AEW GALERA RESOLVIDO......

    comprei o nord electro 2 rack....entaum vai ficar: Fantom X8 + Extreme6 61 + Nord....

    fiquei convendido pelas opinioes aew e pelos videos que assisti de que esse modulo seria a melhor solução pra ter bom timbre de hammond sem ter q carregar mais um teclado...

    quem sabe um dia eu consiga trocar o extreme pelo M3 e o fantom x8 por um pc3x.... mas dai só se Deus ajudar mesmo...porque é muita grana....ta doido

    valeu pela colaboração de todos....tomara que dê tempo de chegar aki antes do feriado senao vai ser um feriado de angustia...rss se eh que me entendem....mando noticias...

    um abraço

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como reconfigurar o setup FantomX8/TritonExtreme/Hammond XK1? muito pesado pra transportar