Windows Vista e VSTS (Experiências)

    Autor Mensagem
    Ricardo_Adorador
    Veterano
    # fev/09


    Pois é galera, há um tempo atrás resolvi mergulhar no mundo dos VSTs, comprei um notebook e comecei as experiências com vários programas. Quero compartilhar com vocês minhas impressões com o Windows Vista e VSTs x Windows XP e VSTs.
    Pois bem, comprei um notebook com uma configuração razoável, processador dual core, 2GB de RAM e som onboard mesmo. Inicialmente o mesmo veio com o Vista e resolvi usá-lo para testar uns programas, comprei uma interface midi x usb (M-Audio Uno) e mandei ver.

    Instalei os seguintes programas:

    Truepianos
    The Grand 2
    Akoustik Piano
    FM7
    Lounge Lizard
    Hammond B4
    Forte Essemble
    Alguns Vsts pequenos de synth e strings e um rack de efeitos.

    Em todo o tempo que usei estes programas utilizei o Asio4ALL v 2.8 como driver ASIO.

    Pois bem, brinquei com esses programas ao vivo e em gravações caseiras simples sem problemas com latência ou travamentos. Dia desses resolvi formatar o notebook pois estava com muita porcaria e o Windows Vista estava me irritando, instalei o XP e reinstalei todos os progrmas citandos anteriormente. Para minha surpresa ao configurar o Asio4ALL do mesmo jeito que usava no Vista o som ficava todo distorcido, uma porcaria mesmo. Como solução aumentei um pouco o buffer do mesmo sacrificando a latência mas não adiantou, tive que aumentar mais ainda o buffer e isso implicou numa latência que acabava com qualquer chance de usar os programas. Pois bem, pensei ser alguma configuração com os drivers de som ou o gerenciamento de energia do notebook; então, instalei os drivers de som mais atuais disponibilizados pelo fabricante e desativei todos os recursos de gerenciamento de energia. Bom nessa altura do campeonato vocês já devem estar de saco cheio de ler isso e querendo saber o que aconteceu, pois bem, vamos lá :D. Não adiantou nada, os mesmos problemas continuaram, resolvi então voltar para o Vista e tudo voltou ao normal. Como exemplo, posso abrir todos os Vsts no Forte, colocar todos para tocar ao mesmo tempo com uma latência de 10 ms e o som não se distorce. No Windows XP abrindo só o Truepianos com 15ms de latência ainda ficava uma porcaria distorcendo o som as vezes.

    Não gostei muito do Vista porque ele é muito pesado, chato e lento. Mas como gosto mais de VSTs tive que voltar pra ele.

    Alguém mais já presenciou/testou algo do tipo?

    pedro_tecla
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    amigo hoje em dia o melhor vista são os ultimade,bussinese,e o premium,são pra jogos é são mais leves,com no mínimo 3 gb o vista vai ótimo e com uma placa de vídeo de 256mb ele roda é com hd de 120 gb de alta leitura,64 bits e com uns programas mais leves(sem essa de msn,media player e outras coisas que você não vai utilizar),e um bom antivírus!!e cortando os recursos de bloqueia os programas !!

    dtplayer
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Duas coisas.

    1) Não usa o Vista com VST que da problema direto. O XP é melhor pra isso.

    2) Se tu tem a M-audio Uno e essa interface possui drivers próprios, aniquila o Asio4all de vez do PC

    johnny_floripa
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    dtplayer

    Acredito que a M-Audio Uno é interface MIDI-USB. Não serve.

    Ricardo_Adorador

    Uma placa de som melhor pode melhorar a performance no seu computador. Eu acho que 10 ms é tocável, mas tá ruim para o que seu sistema pode oferecer.

    pedro_tecla

    Que bom que você voltou para animar o forum!

    MauricioBahia
    Moderador
    # fev/09
    · votar


    O Vista é um elefante branco!

    gege_correa
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Ricardo_Adorador

    Hehehe acontece! no meu note eu não consegui usar vsts nem com o vista nem com o xp... essas plaquinhas onboards de hoje só servem pra ouvir música mesmo, e olhe lá... voltei pro vista (já que tinha licença e tudo hehe) e comprei uma interface usb daquelas da beringher, uca alguma coisa... ficou beleza! :)

    johnny_floripa
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    gege_correa

    comprei uma interface usb daquelas da beringher, uca alguma coisa... ficou beleza! :)


    Ficou bom mesmo? Estou pensando seriamente em comprar uma dessas...

    gege_correa
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    johnny_floripa

    Ficou bom mesmo? Estou pensando seriamente em comprar uma dessas...

    Ó cara, eu rodava o sound forge, adobe audition, vsts tipo o yellow tools, fazia trilhas baixo/bateria as vezes mais algum teclado, depois gravava as trilhas de guitarra e funcionava normal. As vezes durante a reprodução (geralmente quando tinha bastante coisa gravada já) ouvia uns pequenos estralos, mas não saia nada na gravação em si, apenas na reprodução mesmo... latencia se tiver é minima (eu não percebi), dá pra gravar tranquilo, nada comparado as placas onboard... resumindo em custo x beneficio vale a pena, vai fundo... comprei a minha no mercado livre do joaberosa se não me engano. Abraço!

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Pow galera eu to pensando seriamente em começar a brincar com VST... tenho um NOTE... com Dual Core, 2GB, 160HD... meu problema maior é as porras do AutoCAD e o 3Ds Max que não posso deixar o note sem isso... é meu ganha pão... e se eu jogar VST dentro dele não sei como o note vai se comportar com os VSTs e com os programas de arquitetura... sei que deve ser algo dedicado... e talz... mas se parti do principio de particionar o HD... ou criar duas contas no vista... um pra VST e outra pra Arq... Vale a pena ???

    mazza
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    comprei uma interface usb daquelas da beringher, uca alguma coisa... ficou beleza! :)


    Ficou bom mesmo? Estou pensando seriamente em comprar uma dessas...


    eu utilizo uma dessas e fui tocar domingo passado, DEU PAU!!! No meio da apresentação ( rodando Forte e The Grand), o som sumiu, ficou muito baixo e distorcido, e não mandava mais os comandos MIDI pro módulo, tive que continuar utilisando o timbre de piano do teclado, e mesmo depois de resetado e carregado de novo, tocava uma pouco e dava pau de novo!!! tô ficando de saco cheio, não sei se é problema da interface (UCA202) ou alguma outra coisa, utilizo um note Core2duo com 2GB de RAM, windows XP, não sei exatamente aonde está o problema....

    mazza
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    sei como o note vai se comportar com os VSTs e com os programas de arquitetura
    ??? qual o problema, eu tenho o AutoCAD e mais um monte de programas de arquitetura no meu note, isso pode influenciar??? nem sabia.... se vc não carrega tudo junto, qual o problema?

    Ricardo_Adorador
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    dtplayer

    1) Não usa o Vista com VST que da problema direto. O XP é melhor pra isso.

    2) Se tu tem a M-audio Uno e essa interface possui drivers próprios, aniquila o Asio4all de vez do PC


    1) Não é o que comprovei pelos meus testes, o Vista se deu muito melhor pra gerenciar o audio do que o Windows XP. Acontece que só testei no meu notebook, então, ainda não temos parametros suficientes pra falar qual é o melhor

    2) A M-Audio Uno é uma interface midi x usb, somente para ligar o teclado ao notebook. Não é uma interface de audio.

    johnny_floripa

    Uma placa de som melhor pode melhorar a performance no seu computador. Eu acho que 10 ms é tocável, mas tá ruim para o que seu sistema pode oferecer.

    Consigo até 5 ms tranquilo no Windows Vista sem dar problemas com audio distorcido se tiver rodando vsts leves como o Truepianos. 10 ms de latência é um cenário onde estou com todos os programas abertos e tocando simultâneamente.


    ThyagoAmaral

    Pode usar tranquilo sem problemas, desde que é claro não vá abrir o AutoCAD e os VSTs ao mesmo tempo... hehehehe
    Eu trabalho com Eng. de Telecomunicações e tenho o Matlab, AutoCAD, EWB, Java e tantas outras porcarias da área instaladas nesse notebook sem dar problemas (pelo menos no Vista).
    Uma dica, depois de instalar tudo, não esqueça de ver quais programas descenessários estão rodando na memória e também desfragmente o disco.

    pedro_tecla
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    po vei se até no xp a musica fica meio com distorção,o problema dos timbres e se ter distorção então começo a opinar por teclados,alguns são mais baratos que um notebook bom !!

    processador 2 núcleos ou 4 núcleos !!alta taxa de transmissão!!

    de 2 a 4 de memória(pode ser mais)

    hd de 320 a 500!!

    placa de vídeo 256mb dedicada(pode ser mais pro pc não ficar lerdo)!!

    visor acima de 15 pol!!

    design bonito(dell,sony,hp,e apple tem)!!

    adicione o que você querer!!

    pedro_tecla
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    eu acho que o vista não fica com as equalizações pra ele!!

    R Santiago
    Veterano
    # out/10 · Editado por: R Santiago
    · votar


    Pessoal

    To "ressuscitando esse tópico" pois to numa dúvida cruel... Tenho um COMPAQ HP dual core com 2G e 120G de HD e o Windows Vista Home Basic.
    Uso ele junto com minha esposa (Internet basicamente) e salvo fotos, games (Mega Drive, Atari, coisas de coroa, kkk)etc... Fora isso não tenho nenhum outro programa pesado.
    Depois de muitos anos só trabalhando com synths to querendo, brincar também com os VSTs e estou com uma dúvida: Instalo o XP ou deixo esse Vista mesmo?? Como o Vista é original fico meio sem vontade de formatar... Pelo que li aqui nesse post o Vista roda legal :)) fiquei até mais animando em não formatar :))
    Seriam poucos VSTs (True Piano, Mr. RAY, wave! e mais algum outro que achasse legal)

    Rick Santos
    Veterano
    # out/10
    · votar


    R Santiago


    cara, uso esses mesmos vsts em meu desktop, usando o windows vista, rodo os VSTS pelo FL studio, uso o True Piano, Mr.Ray, Minimogue VA, FM8, FM7 e etc. São VSTS leves, mais com um poder de fogo bem grande, a latencia é mt baixa, quase imperceptivel, uso o ASIO.

    Ahh, só pra lembrar, tenho um desktop com um Intel Duo Core E4500, 2 gigas de RAM, placa mãe gigabyte e placa de audio onbord.

    marcusVinicius
    Veterano
    # out/10
    · votar


    R Santiago
    Eu uso um laptop HP com 2MB de ram e processador AMD Turion 64x2 com Windows Vista... basicamente com o B4, mas testei de tudo já... funciona muito bem - só não uso a placa de som onboard como o Rick Santos. Uso o ASIO da interface externa (Yamaha).

    SamplerMan
    Veterano
    # out/10
    · votar


    galerinha, só postando o que acontece por aqui, uso vsts há um ano já, rodando o asio, nunca dá latencia e toco em bandas com o pc, que não é lá o melhor do mundo não... 1 giga de ram, 2 GHZ de processador e uma placa de audio usb comprada aqui na feira, pra usar VST voce so precisa de duas coisas: Paciencia e Configurações adequadas...

    saber mexer bem nos volumes pra nao distorcer é essencial, assim como configurar o asio corretamente, e não usar nada no PC a nao ser o HOST e os VSTS.. xD
    assim acontece comigo aqui...

    R Santiago
    Veterano
    # out/10 · Editado por: R Santiago
    · votar


    Rick Santos
    marcusVinicius

    Blz! Obrigado pelas opiniões. :)) Vou dar uma limpada no meu notebbok e por enquanto deixar o vista. Tem muita "sujeira" que acaba deixando mais lento.
    No momento não vou usar ao vivo, até porque to sem $$ para pegar uma plca de áudia externa. Nesse momento eu quero me ambientar com os VSTs.
    Rick Santos
    Você usa o ALSIO para "hospedar"os VSTs é isso? Ontem eu baixei o VSTHOST. Não tive tempo para mecher muito mas vi que não deve ser complicado. E acho que da para fazer como o Mauro Lacerda fez, mudando pelos canais midi.
    Tenho que baixar os VSTs ainda.... baixei o Mr Ray73 mas acho que foi uma demo.... ele tá fazendo um som de "TV fora do ar" de 10 em 10 segundos... Na verdade não sei se a versão demo é a do VSTHOST ou a do Mr73...

    R Santiago
    Veterano
    # out/10
    · votar


    SamplerMan

    É... o ideal para tocar ao vivo é usar uma máquina "dedicada" para isso. Sem outros programas. Sim e paciência,kkkkkk confesso que nunca me aprofundei muito nesse assunto devido a falta dela...kkk quando vejo que não tá dando certo deixo de lado ..kkkkk vou tentar mais uma vez..kk

    Rick Santos
    Veterano
    # out/10
    · votar


    R Santiago

    Você usa o ALSIO para "hospedar"os VSTs é isso?


    não, uso o FL studio, não sei porque, mas muita gente não gosta dele para "hospedar" VSTS

    marphy
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Cara, falando meio fora do assunto do tópico.

    Nunca usei Vsts com o Vista e não pretendo usar, mais só por desabafo, to a 3 semanas baixando um maldito Vst que chama Symphonic Choirs (não sei se voces conhecem) e essa disgraça ta na metade ainda (ufa, depois desse desabafo to mais aliviado) =D

    SHAUHSUAHSU.... ps: to baixando a 10kbps... =S

    R Santiago
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Rick Santos

    Se tá funcionando blz...:)) deixa o povo falar..kkk Ele é fácil de trabalhar?

    marphy

    Se eu não me engano esse VST é bem pesado... acho que vi algum post aqui sobre ele.


    Vcs tão usando qual programa para baixar os VSTs? Eu tava usando o EMULE mas baixa muito virus...

    marphy
    Veterano
    # out/10
    · votar


    R Santiago

    Emule cara ? Sai dessa... no emule de cada 3 megabytes que voce baixa 1megabyte é virus. Eu to baixando por torrent mesmo, por isso que as vezes fica meio lento (por que tem poucos seeds). Mais se voce quiser tem uma otima comunidade de Vsts no orkut, la tem de tudo, so que la voce vai ter que baixar pelo megaupload e pelo rapidshare. Se voce estiver afim é so digitar na busca do orkut VSTS e entrar na primeira comunidade. Valew, abraço;

    R Santiago
    Veterano
    # out/10
    · votar


    marphy

    Pois é esse emule tá perdido...kkkk Meu irmão que trabalha com publicidade falou a mesma coisa sobre baixar por megaupload e rapishare.
    Vou ver lá no ORKUT.
    Valeu pelas dicas!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Windows Vista e VSTS (Experiências)