casio wk 110 – primeiras impressões

    Autor Mensagem
    musiker
    Veterano
    # fev/09


    A minha intenção inicial era comprar um teclado portátil com 76 teclas pesadas de piano. Porém todos os teclados que são chamados de PIANOS DIGITAIS possuem 88 teclas pesadas e no mínimo, 18 kg, podendo chegar, no caso dos STAGE PIANOS, até 28 kg, comprometendo a portabilidade. Então desisti da teclas pesadas e passei para as semi-pesadas ou do tipo Box que são menos leves que teclas comuns e com teclados até 10 kg onde acabei escolhendo este teclado da CASIO que pesa apenas 7 kg com 76 teclas tipo box. Este teclado é classificado pela CASIO como um teclado de estudo pois ele vem com lições, livro de partitura e muitas músicas gravadas como exemplos práticos. O meu interesse é usar como controlador MIDI e estudar piano. Aqui vão as minhas primeiras impressões:

    TIMBRES:

    Ele traz 500 timbres incluindo os 128 do padrão GM e mais 15 kits de bateria/percussão. Os sons de piano (30) são muito bons confirmando a boa tradição da CASIO em se tratando de pianos. Existem também sons de piano misturados com cordas ou sintetizadores e que são muito bons. Nos sopros e nas cordas existe um som muito interessante que é um aumento de volume 2 segundos depois que se pressiona o teclado dando uma dinâmica interessante ao instrumento. Muitos sons são parecidos e alguns sons não são tão bons. Aproveita-se alguma coisa desses 500 timbres.

    POLIFONIA

    Possui uma polifonia máxima de 32 notas, ou seja, conforme o timbre escolhido é de 16 notas. A maioria dos pianos possui polifonia de 16 notas.

    CONFIGURAÇÃO DOS TIMBRES

    Uma característica muito interessante deste modelo é a possibilidade de se misturar timbres e dividir o teclado de forma simples e rápida. Admitem-se 4 configurações:

    1 – um timbre apenas;
    2 – dois timbres misturados;
    3 – um timbre pra cada lado do teclado;
    4 – dois timbres misturados em todo o teclado e um terceiro timbre do lado esquerdo;

    Lembrando que:

    Ao se misturar sons a polifonia final se reduz. Por exemplo, dois sons de 16 notas ficam com uma polifonia de 8 notas. Um som de 32 com um som de 16 ficam com uma polifonia final de 12 notas. Ao se dividir o teclado para sons à esquerda e à direita pode-se escolher o ponto de divisão.

    ESTUDO

    Possui 3 Demos e 97 canções para exemplos de estudo. Acompanha ainda um SONG BOOK com todas esta 97 canções na partitura incluindo a SONATA AO LUAR de Beethoven e alguns temas folclóricos mais populares. Ao executar esses exemplos é mostrado no visor quais os dedos das mãos direita e esquerda que devem ser usados para cada nota. É realmente muito didático justificando a especificação da CASIO como teclado de estudo e por esta razão não vem com disquete ou nenhum outro dispositivo externo de memória. Segundo o manual toda a memória interna é apagada depois de desligado da corrente elétrica. Os acompanhamentos devem ser então usados para estudo ou execução ao vivo e não para sequenciamento de músicas. Não possui PITCH BENDER.

    EFEITOS E SENSIBILIDADE AO TOQUE

    Possui 4 tipos de REVERB e 4 tipos de CHORUS. A sensibilidade ao toque na posição 2 parece ser pouca coisa menor que na posição 1. Pode estar em OFF (desligado).

    OUTRAS CARACTERÍSTICAS

    É um equipamento muito simples de se operar e com funções muito básicas tornando-se assim muito prático e de fácil compreensão. O visor é simples e intuitivo. Possui 2 alto-falantes de 2,5 W cada. Vem com manuais em Árabe, Português, Inglês, Espanhol e Chinês, CD com Drive de instalação do conversor SMF para importar arquivos MIDI para o teclado e conexão com a porta USB.

    Apesar de não ter teclas pesadas a CASIO desenvolveu um tipo de teclado que se aproxima muito da sensibilidade de um piano.

    Com estas características esse teclado tem atendido às minhas necessidades até que eu tenha algum espaço a mais por aqui para poder colocar um teclado pesado de 88 notas com teclas pesadas em um local mais reservado onde ele possa ficar por muitos meses em um mesmo lugar.

    Marcos Bruxo
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    cuidado!!!!!
    casio é casio!!!
    olha acho q vc consegue koisa melhor pelo na questão de mercado!!!

    fernando tecladista
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    vi o preço de um novo em um site desse WK por 1300,00

    kurzweil sp 76 usado (menos de um ano) vi no ML por 1800

    se "eu" estivesse pensando em piano digital e com o orçamento curto, eu corria atras de um SP 76 usado, claro que vendo o estado em que ele se encontra

    Marcos Bruxo
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    se "eu" estivesse pensando em piano digital e com o orçamento curto, eu corria atras de um SP 76 usado, claro que vendo o estado em que ele se encontra
    se "eu" estivesse pensando em piano digital e com o orçamento curto, eu corria atras de um SP 76 usado, claro que vendo o estado em que ele se encontra(2)

    tbm os Kawai com bom preço p/ai!!!

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    se "eu" estivesse pensando em piano digital e com o orçamento curto, eu corria atras de um SP 76 usado, claro que vendo o estado em que ele se encontra

    Eu vendi o meu em dezembro por 1300. Aliás, o mesmo preço que paguei, ao "finado" Tecladomax, ex-usuário do fórum

    musiker
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    kurzweil sp 76 usado (menos de um ano) vi no ML por 1800

    Me disseram que o SP76 pesa 12Kg...pesadinho.

    tecladoprofusao
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    musiker
    Bom review. Pode dar uma completada postando uns sons dele pra gente ouvir. :)

    (...) confirmando a boa tradição da CASIO em se tratando de pianos. (...)
    Isso confere? Piano da Casio costuma ser bom mesmo?

    musiker
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: musiker
    · votar


    Isso confere? Piano da Casio costuma ser bom mesmo?

    Sempre me identifiquei bem com os timbres de piano da CASIO. Quando se usa um teclado como controlador no CAKEWALK pode-se ajustar a sensibildade através da VELOCIDADE onde 0 é sensibilidade máxima e 127 sem sensibilidade. Neste teclado da CASIO os timbres de piano já vem com um ajuste próprio que facilita muito na dinâmica do insturmento. Mas o WK 110 não é sampler e sim PCM.

    johnny_floripa
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    tecladoprofusao
    Piano da Casio costuma ser bom mesmo?

    Sei não... são bem mal equalizados, muito médio e pouco grave, não resolve nem com o equalizador DSP no meu WK.

    Há outros timbres com muito mais presença que o piano no mesmo teclado.

    musiker
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    johnny_floripa
    muito médio e pouco grave

    Você testou misturar o som 002 com o 003?

    johnny_floripa
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    musiker

    Não tenho um WK110, tenho um WK3200.

    musiker
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    TECLADOPROFUSAO
    Pode dar uma completada postando uns sons dele pra gente ouvir

    Atendendo a pedidos...aí vão as demos:

    http://www.4shared.com/file/87264617/89a0bce2/Demo_01_CASIO_WK_110.htm l

    http://www.4shared.com/file/87266121/e4a8941a/Demo_03_CASIO_WK_110.htm l

    Divirtam-se!!!

    tecladoprofusao
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    musiker
    Quando começou a primeira demo, eu gostei muito do som. Que agudo lindo esse piano tem! Mas quando começou a tocar os médios realmente não foi o que esperava. Esse piano soou meio artificial, meio "na cara" de quem tá ouvindo, pareceu destacado do resto da música.

    A segunda demo foi outra história: gostei do som do início ao fim, inclusive do solo que começa em 1:41. Esse soou bem mais autêntico, não sei se foi pelo estilo da música, mas encaixou bem melhor. Sem graves exagerados, agudos incisivos, médios irritantes... Tudo redondinho.

    Meu resumo: Piano pra palco! Pronto pra sair bem no meio dos outros instrumentos, e não só no piano e voz! :D

    Quanto aos outros sons:
    Cordas - gostei muito. Metais - Bons. Baixo - meio apagado, mas bonito. Bateria - a caixa não me agradou.

    musiker
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: musiker
    · votar


    johnny_floripa
    Não tenho um WK110, tenho um WK3200

    Você pode executar o MIDI abaixo com o seu piano favorito

    http://www.4shared.com/file/87263245/8007b9ee/4_PIANOS.html

    e comparar com o som do piano desse CASIO.

    http://www.4shared.com/file/87591459/a17bd7d4/piano_CASIO_WK_110.html

    AGCC
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Meu primeiro teclado foi um CA-110 hehehe... O nome é quase o mesmo, dever ser um novo modelo hehehe...

    musiker
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: musiker
    · votar


    caio_albertassi
    Meu primeiro teclado foi um CA-110 hehehe... O nome é quase o mesmo, dever ser um novo modelo

    O CA-110 também tem 76 teclas e conexão MIDI via USB?

    musiker
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    A cantora Bárbara Torquetti passou por aqui e deixou uma canja pra batizar esse Casio de 76 teclas. Confiram!

    http://www.4shared.com/file/89728698/6e62d8ed/CASIO_e_a_BARBARA.html

    NillMaker
    Veterano
    # set/09
    · votar


    E osa syths desse teclado são bons? Digo leads, pads, etc.. preciso comprar um tecladinho bem basicão porque estou sem e esse Casio está na minha mira porque uso muito piano na igreja. E os pianos eletricos dele sao bons?:

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a casio wk 110 – primeiras impressões