Tocar musicas com cifras

    Autor Mensagem
    FADARUS
    Veterano
    # dez/08


    Bom dia!
    Sou iniciante. sei as notas das cifras. sei fazer baixo com a mão esquerda e arpejar com a direita. toco uma pá de musica improvisada com o acompanhamento automatico e até fica legal, agradável aos ouvidos, mas pra tocar as musicas cifradas, não vai, ou eu não tenho muita paciÊncia.Estava tendo aulas particulares, mas desisti, pois o prof, falava mais de outras coisas, que de musica. Meu sonho é poder interpretar as partituras como um verdadeiro musico, mas até lá, quero ir treinando as cifras. Percebi que tenho uma facilidade extraordinária para aprender rápido, mas preciso ver alguém tocando.
    Se puderem dar umas dicas para estas musicas, para começar, eu agradeço:
    How could I know- Raul Seixas (Sou fã do maluco)
    Porque brigamos - diana (Para minha mulher, rsrsr)
    Filha - Rick & Renner (Para minha adorada filha)
    Morango do Nordeste - qq um q canta
    Comprei um teclado meia boca para começar e depois q aprendi um pouco, não gosto de 99 % dos seus tones. É um CASIO CTK710, que como descobri, não tem ritmos brasileiros, só um de samba.
    Forró acho que nem vou comentar, pois li alguns no forum e parece que as feras dos teclados torcem o nariz para esse tipo de musica no teclado. Não entendi muito bem, mas.. por enquanto, quem sou eu para discutir.
    Obrigado gente.

    tecladoprofusao
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    FADARUS
    Bem vindo ao FCC/Teclado!

    Bom, se vc tá começando no teclado agora, a dica é praticar, praticar, praticar... e depois praticar mais rsrs...

    ou eu não tenho muita paciÊncia
    Esse defeito é um que vc [u]vai ter que corrigir[/b]. Música é arte e arte não se fabrica. Dedique-se a estudar cada música por algum tempo, parar quando errar e repetir tudo, sem pressa. Pode parecer chato no início, mas em algum tempo vc já tá muito melhor, tocando as cifras de olhos fechados.

    Meu sonho é poder interpretar as partituras
    Ótimo! É só se dedicar.

    não tem ritmos brasileiros, só um de samba.
    Correção: não tem ritmos brasileiros. Samba da Casio e Yamaha não é samba rsrs... O "Brazilian Samba" do meu teclado parece Mambo!
    Mas dá pra improvisar com o que a gente tem na mão: se pegar o samba e reduzir o andamento, vira bossa-nova. Se aumentar vira pagode. Mexendo com cuidado no andamento dá pra transformar algum rock estranho em forró, ou marcha em baião, etc... Não fica "aquela coisa" mas quebra um galho.

    Forró acho que nem vou comentar, pois li alguns no forum e parece que as feras dos teclados torcem o nariz para esse tipo de musica no teclado.
    Não liga pra brincadeira do pessoal. Aqui tem gente aqui de tudo quanto é tipo: quem toca forró, rock, clássico, eletrônico, axé... Não é por um estilo que o pessoal vai de discriminar, nem se vc é fera no teclado ou comprou um CA-110 ontem e não sabe a fonte que usa. Estamos aqui pra trocar dicas.

    Putz, o post ficou grandinho rsrs... Mas de qualquer forma, pratique. E muito. :)

    liliane.coimbra
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Vou dar minha opnião pessoal:

    1 - Continue tocando de ouvido, pois isso é bom para o seu desenvolvimento, mas... como vc faz isso? vc usa baixos na mao esquerda e acordes fechados na direita? Como monta esses acordes? Já os conhecia?

    2 - O tocar com cifra é meio viciante... (palavras de uma viciada em cifras, em pleno tratamento anti toxicológico rsrs) não que as cifras sejam toxicas, mas que de certa forma acomodam. Se vc já conhece as cifras e sabe a formula para monta-las, relaxa que com o tempo vc pega o jeito.

    3 - Se quer tocar por partitura, PRECISA estudar muito e preferencialmente com um professor de verdade. Mas pode começar a procurar alguns bons livros de teoria musical.

    4 - Se vc ja tiver essas musicas que quer aprender (em audio, seja mp3 ou cd), tente equalizar o som de maneira que a voz pareça mais baixa que os instrumentos. Assim vc ouvira melhor o acompanhamento.

    5 - Seja Brasileiro, e nao desista nunca! rsrs

    FADARUS
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Obrigado Liliane e "tecladoprofusão".
    É! Meio que eu ja sabia a resposta. É aquele vicio maldito de pegar atalhos p se chegar a um destino, que maioria das vêzes acaba por ser mais longo. rsr
    a musica "FILHA" do Rick Renner, fiquei tocando umas tres horas, com alguns intervalos, ouvindo a original. Foi ficando cada vez melhor. Eu mesmo nem percebi o progresso, mas meu ouvido ja ta gostando dos dedos. rsrsr. Sou meio perfeccionista e sei q p tocar igualzinho ao original, vou ter que suar muito.
    Quanto aos acordes, eu li as fórmulas, mas não entendi, todos tutoriais mostram só um exemplo, depois eu fico boiando.
    Aprendi que tinha que fazer arpejos largos na esquerda, mas depois que me vi sozinho com o teclado, fui treinando as sequencias de C, D,E e F sómente, aí cansei de ficar repetindo, pus o acompanhamento e fui colocando as sequencias, inventando musicas, e ficou tão legal que meu filho disse: Ô véio, sonzinho maneiro, hein? Já ta tocando bem mano. rsrsr. Mal sabia ele que minha frustração era poder tocar daquele jeito, mas em uma musica conhecida, p não ouvir novamente de alguém: legal! Agora toca aquela......."
    consegui até arrancar um forró "morango do nordeste" com o ritmo de samba, como disse o "teclado.." rsrsr
    blz gente, ja esta nos meus planos, fazer um curso sério, pois, dentre os muitos outros, obrigatórios na carreira, esse é um que quero pura e simplesmente pelo prazer e satisfação pessoal.
    ABÇS
    desculpem o tamano do post. É q gosto de escrever também, e se puder, eu vou longe. rsrsr

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tocar musicas com cifras