Quem NÃO toca em bandas gospel ou em igrejas?

    Autor Mensagem
    brunoamaral
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: brunoamaral


    Pessoal, é o seguinte: já percebi que a galera gospel e das diferentes igrejas domina este fórum. Nada contra: muito ao contrário, venho de família muito religiosa (católica) e possuo minhas crenças também. Mas nunca envolvi música com religião (nem pra ouvir nem pra tocar), então não me sinto à vontade para opinar nos tópicos que fazem essa interação.

    Por outro lado, possuo uma experiência que difere bastante daquela de quem toca com bandas gospel ou em igrejas, e acredito que devam haver alguns neste fórum que sejam como eu: tocam o bom e velho rock'n roll, ou mesmo ritmos mais populares, em casas noturnas, bares ou grandes eventos, em ambientes enfumaçados, repletos de pessoas embriagadas... Aliás, nestes ambientes, muitos ouvintes também realizam verdadeiras "adorações" (lembrem o clássico mantra "toca Raul!!!"), e boa parte do público faz do som de seus ídolos quase que uma religião.

    Pois bem: criei este tópico para aqueles que se dedicam à música de forma profissional (ou mesmo semi-profissional), desde que não vinculados a bandas gospel ou de igrejas. Me senti um pouco desprestigiado no Fórum, pois a galera das igrejas troca mil experiências, que acredito que devam enriquecer muito cada um, e acho que aqueles que estão fora desse meio podem fazer o mesmo. Fica aí, sem muito direcionamento, um tópico para aqueles que, independentemente de suas convicções religiosas, mostram sua música para públicos heterogêneos, formados pelas mais diversas crenças e pelos mais diversos níveis de intoxicação por álcool e nicotina: os frequentadores de bares, casas noturnas e grandes eventos. Por favor, se esses músicos existem dentro do fórum, por favor apareçam!

    mazza
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    eu não toco em igreja mas não tenho nada contra. Toco num estaurante de terça a sábado à noite e faço uns free por fora. Mas não sei bem que experiências posso compartilhar, muito do que o pessoal que toca em igreja comenta eu aproveito e compartilho, independente de tocar ou não no meio gospel (é isso??!) sou músico profissional desde 2002.

    brunoamaral
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    mazza

    Cara, não me entenda mal: eu não tenho nada contra quem toca em igreja, pelo contrário: eu deixei bem claro que estava quase que com inveja das experiências que eles compartilham aqui. Só que muitas vezes o que pra eles soa engraçado, ou emociona, não é o mesmo que me parece engraçado ou me emociona. Muitas vezes leio os tópicos, mas me sinto um peixe fora d'água. Agora, você também faz um trabalho bem diferente do meu, podia abrir um tópico "Quem toca em restaurantes"... rsrs... brincadeira. Mas é que realmente o público de restaurante é bem diferente, em geral não vai pra ver o show, embora possa ser muito positivamente surpreendido por uma grande apresentação. Se você não tem experiências a compartilhar, espero que outros te passem algumas que você possa aproveitar. Abraço!

    Faop
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Eu tambem faço parte da minoria do forum hehe, bom cara, conselho agora eu num sei o que passar, mas acho que o melhor é: Leve sempre pencas de adaptadores, nunca se sabe se vai te que liga dois instrumentos no mesmo canal, nunca se sabe se o ambiente vai ter mesa, ou você vai ter que ligar em caixinhas de som de pc hehe.

    rapha_netto
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Eu acho uma boa iniciativa deixando bem claro que: Além d'Eu tocar numa Igreja e ser envolvido somente nessa área... Eu só compartilho experiência e faço comentários de cunho religioso nos tópicos específicamente GOSPELs...

    E também incentivo que os músicos da NIGHT também merecem um espaço!

    E VIVA a Democracia do FCC

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    brunoamaral
    Toco Rock tb... Anos 80... hehehe

    Bares... Restaurantes... Grandes Eventos... extamente isso... Toco por "brincadeira" tenho carteira para não ser preso e pronto... hehehe

    Mas minha Banda aqui em Recife é conhecida do povo que curte Balada e principalmente anos 80... enfim... ja abrimos shows pra um bucado de gente... (Marcelo D2, Blitz, Léo Jaime...) enfim... assim como ja acompanhamos outros artistas dos anos 80.. (podem rir!!!) Já tocamos com: As Paquitas, Simony, Kid Vinil, Afonso Nigro (Ex-dominó), Silvinho Blau-Blau... (pqp)

    Já vi muita coisa de cima do palco... já aguente mesário de todas as etnias... Sons do caralho... outros um lixo... então aqui estou!!!

    Dicas:
    1 - Andem sempre com um estabilizador bivolt, automático de preferência e só ligue suas coisas nele...

    2 - Nunca use BAG ou coisa parecida nos teclados... apenas HARD CASE... evita surpresas durante o transporte!!!

    3 - Toque longe de guitarrista!!!

    4 - Evite se desconcentrar olhando os moving ligth no palco (já errei muita nota olhando pra luz) kkkkkk

    Depois posto mais dicas...

    dtplayer
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Eu não toco em igreja e também sinto isso as vezes. Nada contra quem toca em igreja, claro. Eu toco quando surge algo, até porque não corro muito atrás. Toco o bom e velho Rock and Roll nos mais variados tipos de lugares, como muitos aqui.

    Henrique Leal
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Eu toco em igreja(católica) primeiramente porque comecei tocando assim, e meu pai canta também... mas acho que hoje só estou tocando por costume.
    Durante um tempo que toquei paralelamente numa banda cover foi que eu senti de verdade o que era TOCAR TECLADO... e logo logo vou acabar saindo da igreja (parando de tocar, quero dizer) por pura insatisfação...(que eu não sentiria tocando lá se não tivesse conhecido o outro lado da história)...

    A unica dica que eu tenho é "Curta o som que está tocando!, e enquanto está tocando, se concentre nas passagens difíceis... e "pire" durante os pads no teclado enquanto o guitar sola!!!" heheh

    flw!

    silvG8
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    brunoamaral
    nunca toquei em igreja... e não pretendo faze-lo.

    toco basicamente rock, de todos os estilos (quando se tratando de teclado), mas toco mesmo, essencialmente piano clássico (no piano de verdade, não no brinquedo! hehehehh) .

    legal finalmente ter se manifestado um outro grupo de músicos!
    mas, perguntando bem vagamente,..... oq cada um de vocês toca? digo a nível de banda mesmo.

    eu costumo tocar kamelot na brincadeira (acho os arranjos de orquestra fenomenais) e dream theater pra treinar algo mais elaborado tecnicamente... além de outras coisas... se o pessoal for citando alguma coisa vou comentando.

    espero que o tópico renda alguma coisa!
    se tiver aquela porrada de páginas que os tópicos de música gospel tem vai ser legal.

    vlw.

    brunoamaral
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    ThyagoAmaral

    Primo, a gente tem que se conhecer um dia. Eu toquei anos em uma banda exatamente igual à sua (rock'n roll anos 80). Toquei com toda essa galera também. Minha banda era a banda oficial em Minas da Festa Ploc, que é originária do Rio (tinha até propaganda do DVD na Globo). Também toquei com Kid Vinil (ele até deu canja com a gente), Paquitas, Afonso Nigro, Silvinho Blau-Blau, fora Rosana, Bozo (acredita?), Gretchen, entre outras coisas bizarras. Mas a minha banda era responsável pela parte rock'n roll do show (Plebe Rude, Legião, Capital, Titãs, Uns e outros, Paralamas, Engenheiros etc.), os outros faziam as "palhaçadas". A gente chegou a fazer um puta show acústico só de anos 80 em um teatro centenário, e repetimos a dose junto com o Nenhum de Nós no mesmo teatro. Pena que essa onda está morrendo, curti muito os shows de anos 80. Daqui a pouco começa a fase dos 90... Depois dá uma olhada no site da banda - www.zonablue.com.br - . Nas páginas de vídeos e de fotos tem muita coisa sobre esses shows. (P.S.: ainda vou te acionar sobre aquele projeto do teclado, as peças já chegaram no Brasil, devem estar na minha mão em até 15 dias).

    rapha_netto

    Que bom que você entendeu o espírito do tópico, fiquei com medo de acharem que eu estava sendo grosseiro. Mas a intenção é apenas juntar pessoas que vivem experiências semelhantes, como a galera gospel já faz.

    dtplayer
    Henrique Leal

    Tocar o que nos dá prazer é a melhor coisa. Já toquei em diversas bandas (principalmente de baile, daquelas que tocam tudo), cheguei mesmo a tocar com uma banda baiana (Gera Samba, a banda que deu origem ao É o Tchan). Mas isso é uma página negra da minha história... rsrs... Bom mesmo é tocar o que a gente gosta. No meu caso é o rock'n roll. Como hoje em dia não dependo mais da música, embora toque profissionalmente, optei por tocar só o que me dá prazer. E com isso não consigo nunca abandonar a música, tem horas que invisto o que não tenho pra comprar um bom teclado, só pra chegar no fim de semana e ter ainda mais prazer nos shows.

    silvG8

    Minha base também vem do piano clássico, estudei clássico dos 5 aos 16 anos, depois fiz alguns anos de popular com o maestro de uma orquestra de jazz da minha cidade. Também curto muito tocar clássico, mas em casa, no pianão de verdade. Em shows curto rock em diversas vertentes, mas principalmente os clássicos (onde dá pra abusar nos hammonds) e os progressivos (onde a gente realmente pode aparecer).

    tiago scott
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Aí pessoal,

    Existem alguns casos raros que mergulham nos dois mundos, eu me cito como exemplo. Desde criança eu sou de igreja aprendi e me desenvolvi tocando em banda gospel. Mas uma coisa para vocês saberem, não é por que eu toco em igreja que não vou mais tocar em nenhum outro lugar. Quando comecei a levar a música para o lado profissional depois de me formar em piano popular, percebi que igrejas e eventos gospel não são o lugar de maior aprendizado musical levando para o lado de harmonia, improvisação etc. Então decidi estudar 2 anos com um guitar de jazz e levar a música para um lado profissional e não religioso. A partir daí comecei a tocar em alguns barzinhos na Vila Madalena, São Paulo, Bela Vista etc. Mas conciliando também o meu lado gospel que nunca vai morrer.

    Tá vendo pessoal, não é por que somos músicos gospel que nos limitamos só a este estilo de música, e peço desculpas aos brodhers que se sentiram desfocados em tópicos criados pela galera do gospel. Eu sou bem sincero Futebol, politica e religião não se descute, por isso sou contra esses tópicos tipo: Que toca música gospel !

    Por que aí teremos de começar a criar vários outros tipo: Quem toca música católica, Budista, Hindú etc. Não acho isso proveitoso pois sempre terá pessoas que vão fcar perdidas nesses tópicos. O melhor mesmo é falarmos sobre MÚSICA, EQUIPAMENTOS, ESTUDOS etc. Eu como músico sou evangélico e muito sincero, se você quer tocar boa música de qualidade e alto nível de conhecimento não ouça só música gospel, ouça ED MOTTA, CESÁR CAMARGO MARIANO, GEORGE BENSON, JAMIROQUAI, PEDRO MARIANO, HERBIE HANCOCK, DIANA KRALL, DJAVAN e mais um monte de outras boas influências, aí sim digo que você pode chegar num nível de profissionalismo e não músico-religioso.

    Abraços e fiquem na paz todos rsrsrsrsrs.

    brunoamaral
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    tiago scott

    Muito legal, gostei das palavras. Acho que é bem por aí mesmo. Parabéns pela mente aberta, assim você consegue extrair o melhor dos dois mundos.

    JowR
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Eu não tocava na igreja, to começando a tocar agora. Mas eu não fico só tocando na igreja, eu vou "no mundo" para buscar boas influencia e melhorar como músico. Mas na igreja é bom, porque você tem uma contato mais próximo com os instrumentos, por exemplo, depois que eu cheguei lá já aprendi a tocar guitarra, baixo, e um pouquinho de bateria.

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    brunoamaral
    Perfeito primo... pois minha banda é ''PLOC'' daqui de Recife... kkkkkkk

    Sobre o teclado vamo tocar o barco pra frente pode contar cmg... pra gente modelar ele em 3D e detalhar no CAD...

    Tocar com GeraSamba??? Vixe... kkkkk e as dançarinas??? kkkkkkk


    Meu passado ''Negro" diria q foi ter começado tocando em igreja... cara e sinceramente??? Lá eu aprendi como nao se faz um banda... aprendi a ser individualista... aprendi a não ter companherismo... tudo de ruim eu aprendi tocando em banda de igreja... owww povinho era aquele viu??? Espero que nas igrejas de vcs tudo seja diferente.... pois é o lugar onde "não deve'' ter essas coisas, e por incrível que pareça é onde mais tem!!!

    CheshireCat
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Bom, eu ainda tô longe de ser profissional ou semi-profissional(?), mas venho aqui dar apoio moral. o/

    Por enquanto eu só me apresento nos recitais da minha escola de música, que por sinal é predominantemente crente. Às vezes eu me sinto um peixe fora d'água lá, como no coral(TODOS menos eu cantam em coral de igreja).

    Mas enfim, o que eu mais toco é música erudita. Também gosto de tocar game music e rock. \o/

    nex
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    eu toco na igreja, mas também faço parte de uma banda de metal progressivo...

    amo a música com um todo. Claro que os ambientes(e o público) são bem diferentes, mas o aprendizado e o prazer fazem o esforço valer a pena.

    a igreja foi o meu berço, e ainda hoje eu gosto muito de tocar juntamente com a orquestra de cordas e metais.

    na outra banda nós compomos, da letra aos arranjos, e eu posso me expressar de uma forma mais livre, apesar de que eu ainda sou novato e minha banda ainda não é conhecida...

    Bia on the wing
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Eu também não toco em igreja. Toco rock'n'roll clássico (principalmente músicas do Pink Floyd) com minha banda e toco piano nos recitais da minha escola de música (ano q vem eu me formo).
    Quando eu fazia crisma me chamaram pra tocar na igreja, mas eu não quis porque senão eu ia ter muita coisa pra fazer (tocar na banda, na escola e na igreja ia ser complicado).

    Faop
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: Faop
    · votar


    Cara, a minha dúvida em questão é: O que aconteceu para se popularizar tanto assim a música gospel? Tipo, parece até que foi um boom demográfico, eu não sei se no passado era assim, mas hoje eu sei que grande parte dos músicos são gospel. Lembrando que eu num tenho nada contra, até se precisam eu toco na igreja (Messiânica, não Evangélica), mas lá é música erudita que pedem para tocar.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Quem NÃO toca em bandas gospel ou em igrejas?