escrever as notas abaixo da partitura ajuda ou atrapalha? ou dá na mesma?

    Autor Mensagem
    Henrique Leal
    Veterano
    # out/08


    pode ser um bom método de estudo escrever o nome das notas (ou cifra) Dó, C, Ré, D. .etc.. abaixo das notas na partitura, para ir pegando um pouco mais de "intimidade" com a localização das notas?

    Mas tipo.. pegar umas partituras mais complexas com as 2 clave, e ir colocando as notas em baixo, não para tocar, mas só para ir pegando a localização das notas..

    e aproveitando, se for um bom método, seria melhor escrever o nome da nota ou a cifra?

    link paglon
    Veterano
    # out/08 · Editado por: link paglon
    · votar


    bom:
    não sei

    mais vou te dar uma ajudinha q serve pelo menos pra clave de sol:

    pense em clave de sol
    como um sol feliz sorrindo -sorriso lembra rosto-rosto -face

    agora lembre da palavra face

    e no pentagrama da clave de sol escreva

    -------------------------
    e (e)
    -------------------------
    c (do)
    -------------------------
    a (la)
    -------------------------
    f (fa)
    -------------------------

    assim voce ja mata uma porrada de notas e fica mais facil.
    espero ter ajudado

    fernando tecladista
    Veterano
    # out/08 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    não para tocar, mas só para ir pegando a localização das notas..
    pelo que eu entendi você quer usar alguma partitura pra exercitar a leitura das notas e não pra facilitar na hora de tocar e ter as notas marcadas e não ter o trabalho de pensar

    isso é bom
    baixe alguma partitura imprima e use a folha como exercicio pra ir marcando nomes das notas
    quando eu comecei aprender e era tudo no caderno a professora entupia uma pagina inteira de notas aleatorias e eu tinha que ficar colocando os nomes, na outra aula tinha outra leva em clave de fá...

    você pode tambem copiar uma partitura pra algum caderno e além de treinar isso acima você treina também sua caligrafia musical

    lembrando que isso você faz nas partituras como treino, nas partituras que você usa pra tocar deixa em branco.... no maximo alguma nota nova daquelas com 2, 3, 4... linhas suplementares que você não acostumou, mas a partir do momento que decorou já para também
    -----------------------


    aproveitando, se for um bom método, seria melhor escrever o nome da nota ou a cifra?
    nome da nota, que é como músico se comunica por ai
    dá arrepio ouvir músico falando
    a nona sinfonia é assim: E-E-F-G-G-F-E-D.......
    quando o certo é mi-mi-fa-sol-sol-.....

    toca um Gê sete no lugar de "Sol com 7ª"

    mesmo que você fale correto mas escreve assim, isso acaba se tornando um conversão e isso acaba te deixando lento

    Henrique Leal
    Veterano
    # out/08
    · votar



    mais vou te dar uma ajudinha q serve pelo menos pra clave de sol:

    pense em clave de sol
    como um sol feliz sorrindo -sorriso lembra rosto-rosto -face

    agora lembre da palavra face

    e no pentagrama da clave de sol escreva

    -------------------------
    e (e)
    -------------------------
    c (do)
    -------------------------
    a (la)
    -------------------------
    f (fa)
    -------------------------



    aheauhe, já vi isso em outro lugar... ma tipo.. á conheço as posições, e as notas fora do pentagrama... tenho experiência com partitura já... mas fiquei um bom tempo (acho que 1 ano e pouco) sem olhar para elas.. só tocando de ouvido, com cifra.... (só fazendo umas improvisações baseando nos acordes)...

    desvirtuando um pouco....

    Então agora, na hora de pegar partitura pra ler to muiiiito lento.... tirei uma musica esses dias, imprimi a partitura (do guitar-pro) e tirei a musica... mas como eu podia ouvir a musica, não me preocupei em ler o tempo das notas... e agora que estou percebendo.. acho que nunca me dei bem com os tempos "quebrados" (quando a musica é "quadrada" é facil... mas basta quelas quiálteras.. á me embolo todo... é uma decada pra tirar o trecho (se for um trecho rápido).. enfim.. tempo é mais problema que posição das notas...

    ..mas voltando...


    isso é bom
    baixe alguma partitura imprima e use a folha como exercicio pra ir marcando nomes das notas
    quando eu comecei aprender e era tudo no caderno a professora entupia uma pagina inteira de notas aleatorias e eu tinha que ficar colocando os nomes, na outra aula tinha outra leva em clave de fá...


    agora que você falou... eu lembrei que fiz um curso de musicalização.. e tinha mesmo exercícios desse tipo.... afff... faz um bom tempo.. mas era pra eu ter lembrado...


    nome da nota, que é como músico se comunica por ai
    dá arrepio ouvir músico falando
    a nona sinfonia é assim: E-E-F-G-G-F-E-D.......
    quando o certo é mi-mi-fa-sol-sol-.....

    toca um Gê sete no lugar de "Sol com 7ª"

    mesmo que você fale correto mas escreve assim, isso acaba se tornando um conversão e isso acaba te deixando lento



    na verdade perguntei pela possibilidade de ser um bom método.. mas sempre preferi me referir às notas pelos nomes.... quando vou escrever cifra mesmo.. eu já converto automático... escrevo D7 falando "Ré com 'sétima'", mas o contrário não é verdadeiro.... escrever ré pensando em D... aliás... cifra pra mim só pra acordes mesmo" (nessa hora eu apanho quando o acorde tá escrito em partitura...)

    aff.. depois do post enorme....

    ... agradeço às dicas hoje mesmo imprimo umas partituras para ficar escrevendo as notas no horário do almoço no trabalho... num faço nada mesmo... vou aproveitar o tempo .. e no ônibus de ida e volta dou uma treinada na leitura direta (sem as notas escritas)... vou começar a me empenhar mais no estudo teorico...

    Abraço galera!

    silvG8
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Henrique Leal
    sem muita enrolação e te ajudando com a sua leitura...
    bom, se for pra apenas melhorar a leitura, acho q até rola fazer isso que vc está pensando, desde que não seja uma música que vc está tirando no momento

    pegue uma partitura anos luz da sua técnica e passe a ler e escrever oq está escrito (partituras com acordes principalmente) sem se preocupar muito com o tempo, já que a partitura é bem acima do seu nível e lê-la pode ser dificil...

    pegue alguma música de rachmaninov e tente fazer a leitura anotando as notas... vai ser bem divertido!
    HAuhAS

    flw

    Renan Russo
    Veterano
    # out/08
    · votar


    link paglon

    Muito legal o lance da 'face".

    Henrique Leal
    Veterano
    # out/08
    · votar


    pegue alguma música de rachmaninov e tente fazer a leitura anotando as notas... vai ser bem divertido!

    eu ia acabar de perguntar se tinham alguma indicação ... já ouvi falar desse "rachmaniaco" aee.. boa idéia... assim eu foco mais no objetivo de só colocar os nomes...

    valew!

    mazza
    Veterano
    # out/08
    · votar


    escrever o nome da nota só vai te trazer dificuldade pra aprender leitura musical mais rápido, não acredito nesses "atalhos" que só prejudicam o aprendizado, se fosse melhor, então não existiria escrita musical, punha logo o nome das notas e pronto. Pra que inventar um sistema de notação musical complexo se pode ser escrito? Então não faz sentido. Esquece esse tipo de "quebra galho", o melhor é aprender o certo de uma vez. No começo pode parecer pior, mas depois que vc pega a prática, vai ver que esse tipo de "atalho" só prejudica.

    liliane.coimbra
    Veterano
    # out/08 · Editado por: liliane.coimbra
    · votar


    Se vc pegar uma partitura de um tamanho médio e começar a colocar as notas (dó ré mi...) embaixo das figuras musicais na pauta vc vai acabar decorando rapidinho só de fazer isso.

    Como tenho dito, estou fazendo uns exercicios do livro do musico sobre cadência. Eu já uso isso no teclado naturalmente, mas o meu maior desafio está na leitura e na escrita da pauta, com o tempo, ja consegui identificar algumas posições na clave de sol.

    Ou seja, o proprio ato de escrever é um exercicio e tanto.

    Quanto a usar as notas ou as cifras correspondentes, vc pode deixar as cifras para quando vc tiver notas tocadas ao mesmo tempo (harmonia) quando for só melodia, é melhor colocar só a nota.

    Assim vc vai identificar as notas, e as crifras na pauta, com suas respectivas inversões e possibilidades.
    ;)

    Mas dá um trabalhão!

    Henrique Leal
    Veterano
    # out/08
    · votar


    mazza

    escrever o nome da nota só vai te trazer dificuldade pra aprender leitura musical mais rápido, não acredito nesses "atalhos" que só prejudicam o aprendizado, se fosse melhor, então não existiria escrita musical, punha logo o nome das notas e pronto.


    é então.. pensando bem acho que faz sentido... até porque seria como pegar um texto em português e toda vez que ter um "ch" colocar um 'x' embaixo para lembrar do som... ou colocar 'z' embaixo do 's' de 'casa'...


    hoje eu fui lendo uma partitura no onibus indo ara o serviço e vi que da pra pegar facil as notas assim (sem precisar escrever), mas queria saber se com esse metodo "direto" eu vou decorar as posições...

    mas é legal, porque depois de repetir o mesmo trecho algumas vezes, e via que eu não tinha decorado o trecho e sim, estava realmente lendo a nota pela posição dela... muito mazza!!! ehhehe.. ta meio difícil a clave de fá ..que há muito, muito tempo.. eu nao lia nada...

    que estou tendo certa facilidade com a leitura direta, posso largar mão dessa historia de escrever, e ficar só praticando mentalmente (ou falando quando possivel) ou o mpetodo bom pra decorar é escrevendo mesmo?

    liliane.coimbra
    Ou seja, o proprio ato de escrever é um exercicio e tanto.

    estou procurando um caderno pautado que eu tenho por aqui... ou treinar escrita também.. quero ir adiantando os estudos enquanto não chega o teste pra entrar no conservatório...

    Ken Himura
    Veterano
    # out/08
    · votar


    hoje eu fui lendo uma partitura no onibus indo ara o serviço e vi que da pra pegar facil as notas assim (sem precisar escrever), mas queria saber se com esse metodo "direto" eu vou decorar as posições...
    Tô estudando clave de dó assim, hahaha.

    CheshireCat
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Henrique Leal
    Já que estou tendo certa facilidade com a leitura direta, posso largar mão dessa historia de escrever, e ficar só praticando mentalmente (ou falando quando possivel) ou o mpetodo bom pra decorar é escrevendo mesmo?
    Na minha primeira aula de piano, o professor passou de tarefa uma penca de notas nas duas claves, pra eu colocar o nome. Depois na aula de teoria, o professor também passou uma série de exercícios. Mas fora esses exercícios, eu nunca coloquei nome de nota em nada...

    Acho legal fazer alguns exercícios no começo, pra fixar um pouco. Depois já vai exercitando a leitura direto, sem colocar nome. Se você acha que não tem mais necessidade de escrever, leia direto agora. =)

    mazza
    Veterano
    # out/08
    · votar


    .. muito mazza!!! ehhehe..
    huahuahuahuahuahua boa!!!

    Henrique Leal
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Ken Himura
    ...
    Tô estudando clave de dó assim, hahaha.


    acho que vou ter que pegar mas partitura em clave de fá separado.. pra treinar.. continuei treinando hoje.. e realmente to apanhando para a Fá... ou talvez...


    CheshireCat
    Acho legal fazer alguns exercícios no começo, pra fixar um pouco. Depois já vai exercitando a leitura direto,

    eu faça isso com a clave de fá até me "refamiliarizar" melhor com as posições.. principalmente das notas suplementares inferiores... essas tem que ir contando, uma a uma, do Sol (1ª linha) pra baixo...


    Já emendando, é melhor ainda treinar com o teclado junto?.. lembrando que não tenho noções corretas de dedilhado, então posso acabar me atrapalhando com os dedos...

    posso contar no dedo(coincidência essa expressão?) as escalas que faço certa: cromática e maiores.. hehe... só... o resto é tudo "na gambiarra"...

    Ken Himura
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Henrique Leal
    É, pra estudar leitura em clave é melhor pegar ela separada mesmo e destrinchar.

    Henrique Leal
    Veterano
    # out/08 · Editado por: Henrique Leal
    · votar


    É, pra estudar leitura em clave é melhor pegar ela separada mesmo e destrinchar.

    e to pegando mesmo... cara.... é muito bom ver que os resultados são rápidos!... em 2 dias já facilitou bem a clave de Fá (ainda apanhando na suplementares)...

    Mas acredito que a "solidez" do que foi aprendido vai vir com a prática contínua.. com o ânimo que to agora! Espero que depois não aconteça de eu broxar

    CheshireCat
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Henrique Leal
    Já emendando, é melhor ainda treinar com o teclado junto?.. lembrando que não tenho noções corretas de dedilhado, então posso acabar me atrapalhando com os dedos...
    Se você ficar muito preocupado com os dedos, talvez isso prejudique um pouco o treino da leitura. Acho melhor você treinar primeiro leitura, e quando estiver bem firme, ae você treina ler e tocar ao mesmo tempo.

    Espero que depois não aconteça de eu broxar
    As guitarras também broxam! =D (não resisti)

    Henrique Leal
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Se você ficar muito preocupado com os dedos, talvez isso prejudique um pouco o treino da leitura. Acho melhor você treinar primeiro leitura, e quando estiver bem firme, ae você treina ler e tocar ao mesmo tempo.

    obrigado pelas dicas... vou organizar um esquema de estudo aqui enquanto não tenho professor (do conservatório)


    As guitarras também broxam! =D (não resisti)

    auheuahe... fiquei encucado com a tal história da rosca dura também..
    as dicas dos caras abaixo que é de mata.... uhaeha

    Aleciano Fuckin Roses
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Ressucitando:

    Ultimamente to pegando uma música por partitura, antes eu lia pouquíssimo, e agora to aprendendo na marra!! Só uso-a pra aprender a tocar as músicas, pra memorizar, daí eu fiz esse esquema de escrever em baixo pra ficar melhor de lembrar o trecho quando eu tiver tirando. Dessa forma parece que não é legal, pq ficamos escrevendo o nome ao invés de tentar ler, mas, no ato de eu pegar a partitura e ir escrevendo em baixo da clave de fá as notas, já é uma forma de treinar a leitura, não da mesma forma, mas é.

    Henrique Leal
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    ae... deu um ress no meu topico...

    Então.. depois de um tempo.. (quase 3 meses) venho aqui.. dizer que num deu muito certo o esquema que eu fiz não... faltava disciplina.. e também acho que era estranho o pessoal vendo eu lendo partitura no ônibus indo pro trabalho...

    Mas agora FINALMENTE tirei a Sonatina que tava tentando.. fui só no esquema de ler a partitura direto.. sem escrever nada em baixo em nenhuma das claves.

    Mas faço como o Aleciano falou... tiro a música, decoro.. e depois "bye bye score"... nunca mais olho... hehe.. só se eu esquecer... (vou ver se gravo um video da Sonatina pro pessoal dar uam avaliada.. (mas não prometo nada .. o som da minha camera é muito ruim!!!)

    CheshireCat
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: CheshireCat
    · votar


    Henrique Leal
    e também acho que era estranho o pessoal vendo eu lendo partitura no ônibus indo pro trabalho...
    Hehehe qual o problema? Todo mundo devia ler partituras por ae, não é sua culpa se eles não sabem! =P

    Mas faço como o Aleciano falou... tiro a música, decoro.. e depois "bye bye score"... nunca mais olho...
    Eu fiz isso por muito tempo, me aproveitei da minha boa memória pra não ter que enfrentar muito as partituras... Mas agora tô tentando me obrigar a não decorar e ficar olhando a partitura, pra treinar mais a leitura mesmo. (pra um dia quem sabe eu conseguir tocar à primeira vista)

    vou ver se gravo um video da Sonatina pro pessoal dar uam avaliada..
    Grava sim, parabéns por ter conseguido tirá-la. =) Qual sonatina é?

    AGCC
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Henrique Leal
    Totalmente normal meu caro padawan.
    É tão normal quando aprendemos as cores, lembra-se? Por ex: a professora não chegava na sala de aula e dizia essa cor aqui é o amarelo e sim chegava dizia que a cor era o amarelo e depois escrevia amarelo e te dava um monte de reforço pra você aprender.

    No início é assim mesmo, isso não lhe causará nenhum vício ou deficiência futura na leitura, pois na verdade nós aprendemos por uma técninca chamada mnemônica(acho que é assim) que acontece naturalmente... é um aprendizado, junto com lembranças e decorebas e com o tempo você vai criar os seus próprios "macetinhos" para lembrar que nota que é...

    Falou,
    Espero ter ajudado.

    Caio Albertassi.

    luissm
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    O melhor é fazer uns joguinhos lolololol

    http://canone.com.br/aplicativos/94-clave-de-fa-jogo

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a escrever as notas abaixo da partitura ajuda ou atrapalha? ou dá na mesma?