quero tocar apenas com cifras

    Autor Mensagem
    FER_PHN
    Veterano
    # ago/08


    Oi por favor alguem me ajude!
    eu leio partituras , mais como acompanha uma banda na missa, preciso aprender a fazer acompanhamento com as duas mãos usando as cifras . Preciso que alguem me ajude explicando claramente

    mazza
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    estude harmonia.

    FER_PHN
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Não sei como, vc pode ser mais específico, me indicar alguma apostila ou mandar no meu e-mail estou desesperada!!!!

    leviribeiro
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    vc sabe ler partitura mas nao sabe ler cifra?

    caramba hein?

    tu vê lá na cifra....

    C D E F G A B
    dó ré mi fá sol lá si

    e pronto...

    se for acorde menor.. tem um " m" do lado... tipo Cm...

    e pronto

    aí tu joga a tonica, a terça e a quinta, pronto, tá feito o acorde

    suiSAIS

    rapha_netto
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    estude harmonia.(2)

    Procure um professor que possa te auxiliar... compre livros de harmonia funcional... e tenho certeza que você não terá dificuldades!

    FER_PHN
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Leviribeiro
    vc me entendeu mau, eu leio cifras afinal eu faço acordes com a mão esquerda usando elas e com a partitura eu faço a mão direita. o que eu quero saber é como se toca com a mão direita usando as cifras

    Artref
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Fer, isso não se ensina num tópico de internet. É algo que você vai ter que estudar, aprender, tentar, criar e testar. Eu toco teclado há 20 anos e até hoje estou aprendendo.

    Tudo depende da música em questão, do ritmo, do timbre, enfim, de muita coisa. E o "feeling" é só seu. Use a criatividade! Use o bom senso. Veja outros músicos bons tocando.

    É um negócio complexo e não haverá respostas rápidas, objetivas e prontas para você. E se houver, desconfie de quem falou...

    Mesmo que houvesse uma receitinha de bolo, você gostaria de tocar sempre do mesmo jeito quadradinho? Sempre que visse uma cifra ia fazer o bolinho do jeito que você aprendeu, sempre do mesmo jeito, não importando a música? Pense nisso e bons estudos.

    FER_PHN
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Eu sei que cada um toca diferente do outro, com seu estilo proprio
    Mais eu preciso de uma luz pra começar!!!
    uma dica de um acorde pelo menos.

    E-09
    Veterano
    # ago/08 · Editado por: E-09
    · votar


    Olha sempre tocar acordes cheios na mão direita nem sempre fica bom, tente tocar a I e V notas na mão esquerda e a III VII ou VIII na mão direita, dá um efeito legal, ou tente tambem conhecer acordes tipo Am/C tem um negocio que é legal, que é fazer assim:

    Ebmaj7/C = Cm9 na mao esquerda so o Dó e na direita o Eb

    Cm7/Ab = Abmaj9 na mao esquerda so o Lábemol e na direita o Ab com a setima invertido

    D7#9 na mao esquerda so o Ré e na direita Fa#Si&Fá

    G+7

    tenta fazer isso aí depois você cria sobre isto, tente olahr algo do Ramon Tesman no youtube, tem muita coisa lá...

    mazza
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    FER_PHN
    desculpe se fui muito direto, o fato é que como o Artref
    falou, não dá pra passar isso em uma dica pelo fórum, isso leva anos de treino e estudo, só a prática, procure livros de teoria, procure livros do Almir Chediak, veja DVD e livros do Wilson Cúria, procure entender harmonia, procure tocar com outros músicos que tocam por cifra, ESCUTE a música como está sendo tocada por outros músicos e LEIA as cifras pra entender como eles montam os arranjos, enfim, não existe uma receita de bolo como o colega falou.
    Boa sorte

    FER_PHN
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Valeu as dicas galera!Vou tentar criar alguma coisa
    obrigado

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a quero tocar apenas com cifras