restaurando um Suette

Autor Mensagem
lukharp
Veterano
# jul/08


Olá galera,estou restaurando um SUETTE e preciso do esquema dele,se alguém puder me ajudar,agradeço.

Marcos Bruxo
Veterano
# jul/08
· votar


lukharp
Bah!!! vc vai restaurar , q legal o suette é uma piano bem legal!!!

lukharp
Veterano
# jul/08
· votar


Marcos Bruxo
É bem legal,preciso fazer a parte elétrica,colocar os pés e pedal de sustain.E vou colocar um amp valvulado embaixo igual aos fenders rhodes .
Eu também toco em uma banda gospel,fazemos blues gospel.

_BLACKMORE_
Veterano
# jul/08
· votar


lukharp

velho... eu tentei contato com o sr claudio a algum tempo justamente pq ouvi noticias q ele ainda fazia suettes por encomenda e reformava os antigos ... mas nunca mais tive resposta dele ...
outra coisa ... se tu tens um suette basta olhar a montagem e tirar dela o esquema .. e passar para nós aqui!! :D
qqer coisa .. entra em contato ..

abrax!

Rick Pac
Veterano
# jul/08
· votar


Recomendo falar com esta pessoa pois é parente do Clomildo Suette que construía este maravilhoso piano( tive por quase uma década).

lukharp
Veterano
# jul/08
· votar


Olá galera,obrigado pela força.
Peguei esse SUETTE quinta feira,fiquei duas noites sem dormir e coloquei o "bruto"para funcionar agora sófalta regular 3 teclas,testei ele em um PHELPA 40W reverb 2x12" que eu também refiz tudinho(olhe o amp em www.lukharp2.nafoto.net ),agora falta construir o pedal de sustain e os pés/apoio(tarefa para um amigo meu que constrói pedal steel)e dar uma geral na estética da "criança".Logo postarei foto nesse endereço acima.
Abraços.

ThyagoAmaral
Veterano
# jul/08 · Editado por: ThyagoAmaral
· votar


Galera olha isso: http://www.till-kopper.de/elka.html

Um bucado de coisa "veia" tudo abertinho... =P

fernando tecladista
Veterano
# jul/08 · Editado por: fernando tecladista
· votar


lukharp
tarefa para um amigo meu que constrói pedal steel
já que comentou sobre o pedal steel, você sabe qual a função daquele jogo de pedais, mesmo vendo alguns videos não entendi muito o por que

pra não fugir do tópico:
já tem foto do piano reformado

lukharp
Veterano
# jul/08
· votar


fernando tecladista
Olá,vou colocar o antes hoje à tarde no meu blog www.lukharp2.nafoto.net.
Cara vou colocar fotos de uma hoje,mas não são só pedais,existem também alavancas que são acionadas com os joelhos.
Postarei as fotos e te darei um precer técnico melhor ,ok.
O SUETTE está com o som bem legal,agora vou trabalhar para fazer a caixa que vai embaixo(como em alguns RHODES),talvez eu use um Phelpa 40W(pois tenho 3)e use 1x15"+1x10"+2xmidrangers de alnico,pense na loucura.

fernando tecladista
Veterano
# jul/08
· votar


lukharp
não são só pedais,existem também alavancas que são acionadas com os joelhos.
mas o que se faz com isso, bends?

_SIDERADO_
Veterano
# fev/09
· votar


{modo coveiro on}

Galera, desculpa a desenterrada, mas olha só essa pérola no ML: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-89377065-piano-eletrico-suette- _JM

Quem dera eu morrasse em Minas. Ficava com o piano na hora.

{modo coveiro off}

Jonathas Lacerda
Veterano
# fev/09
· votar


lembrando que o blog do criador do tópico ainda está na ativa...

http://lukharp2.nafoto.net/

Isso ai tem som de que? Rhodes?

macaco veio
Veterano
# fev/09
· votar


tem um som parecido com rhodes um pouco mais puxado pro Wurly. eu tenho um rhodes 73 keys (1982 dos ultimos da linha ja com teclado todo de plastico) e tenho um suette (jogado as trassas) , nao sabia que davam tanto valor. nao tem circuito eletronico nenhum internamente como o rhodes, so os captadores ligados metade em serie paralelo formando um humbuking (igual guitarra). eh pesado pra cassete, deve pesar um rhodes e meio.

Jonathas Lacerda
Veterano
# fev/09
· votar


macaco veio
Valew pela informação!

Então deve ter um puta som né?

macaco veio
Veterano
# fev/09
· votar


bom, na epoca eu achava bom esses pianos, ate preferia o som do suette, mas hoje eu nao me iludo mais. estes pianos sao coisa do passado. por exemplo aqui tem um Roland EXR7 que tem um presset "Rhodes 1" (os XR5 XR5s nao tem) que acho que eh o som do rhodes melhor que o proprio rhodes e muito mais macio e rapido na volta das teclas.
o problema do rhodes e do suette era a mecanica dos martelos, era tipo brinquedo zanga burrinho, (abaixa um lado enquanto levanta o outro), a extencao da continuacao da tecla para acionar os martelos era o mais curto possivel (para o teclado nao ficar muito grande) entao isto fazia que o acionamento do martelo fosse um pouco lento (alem de ter que apertar muito a tecla) e sendo o retorno do martelo via acao da gravidade ocorria que em cidades tipo Belo horizonte que a altitude esta a quase 1 km acima do mar o retorno das teclas parecia ficar mais lento ainda. (o martelo cai leve). hoje os pianos tem a mecanica de matelos muito mais bem bolada, algumas lojas de musica tem uma caixinha de acrilico com um par de teclas mostrando como eh o acionamento.
comparando o suette com o rhodes, o suette eh muito mau feito, todo artezanal e assim como o rhodes desrregula quando eh muito transportado. foi se o tempo.

Jonathas Lacerda
Veterano
# fev/09
· votar


macaco veio

E o que você diria dos novos Rhodes, da Rhodes Music Corporation, que reconstruiram o modelo original, mas com as facilidades do século 21?

Novidades:

-In, Out and Through MIDI ports
-USB communication
-Modulation and pitch wheels
-Pedal
-Volume knob
-Menu / select knob
-Polyphonic Aftertouch
-2x20 LCD
Added functions, providing
master keyboard functions:
-Channel adjustments
-Split zones
-Velocity Curves

http://www.rhodespiano.com

A série com esses recursos é a AM Series
Rhodes AM Series

Fora os outros modelos...

A S Series parece ser o modelo mais simples, com os recursos originais e nada a mais.
Rhodes S Series

Os modelos da A Series, contam com equalizador, além de Tremolo, Stereo vibrato circuit, triangle-wave based, Variable speed & depth

Rhodes A Series

Todas as séries contam com acabamento Gloss nas cores preta, branca e vermelha. E em acabamento fosco, também nessas três cores.

Demo: Rhodespiano.com Music Player

macaco veio
Veterano
# fev/09
· votar


pelas fotos do site a unica diferenca que deu pra ver eh que no meu as teclas sao toda plastica (inclusive as laterais) e a extencao da tecla eh uma especie de plastico preto prenssado. Nesses do site parece que voltaram a fazer tudo de madeira. Adicionaram aparatos digitais. Se na epoca existissem pianos digitais como agora eu jamais compraria um rhodes desses. Mas ha quem goste dos vintagens.

tecladoprofusao
Veterano
# fev/09
· votar


macaco veio
Se na epoca existissem pianos digitais como agora eu jamais compraria um rhodes desses. Mas ha quem goste dos vintagens.

Pra ser sincero... Apesar de eu venerar o som de uma bugiganga eletromecânica analógica a todo volume, pra mim esses novos Rhodes também não fazem muito sentido... Se a intenção for tocar no palco, é mais prático usar piano digital e se for pra estúdio VST dá conta do recado...
Qual vantagem teria em usar um Rhodes vintage-futurista?

Jonathas Lacerda
Veterano
# fev/09
· votar


Qual vantagem teria em usar um Rhodes vintage-futurista?

Ter um som de um autêntico Rhodes, eletromecanico, com as facilidades do século 21 :D

Se eu tivesse $$$, eu teria um. Aliás, se eu tivesse $$$, meu set seria um Rhodes de verdade (um desses novos, provavelmente), um Hammond de verdade e um piano digital top. O resto é resto. Acústico só se fosse pra gravar um DVD, hehehe

tecladoprofusao
Veterano
# fev/09
· votar


Jonathas Lacerda
Ter um som de um autêntico Rhodes, eletromecanico, com as facilidades do século 21 :D

E qual a diferença do som autêntico gravado em mídia digital pra um gerado por software em um VST? Eu já acharia mais lógico escutar ele ao vivo, em um amp analógico (de preferência valvulado), sem mixer digital, reverb digital, chorus digital e outras frescuras... No máximo um tremolo analógico.
Tá bom, exagerei! :)

Se eu tivesse $$$, eu teria um
E eu não? hehe.. Esses aí q vc disse e mais um pianinho de 1/4 de cauda. E alguns sints das décadas de 70 e 80 tb.

pomtwo
Veterano
# fev/09
· votar


eh a mesma coisa de um cara falar do piano e timbre de piano no teclado , dizem que teclado nunca dara o mesmo timbre que um piano .. igualmente o rhodes .. puxa quem ja tocou num rhodes ou pode conferir de perto, jamais vai achar a mesma coisa de um teclado, pra se tocar um rhodes , existe uma tecnica, ate mesmo por causa das teclas com subida lenta como disseram .. e cada jeito de apertar um as teclas de um rhodes , te da uma timbragem diferente , sem contar amp valvulado e outras coisas mais .. puts o cara disse que o exr 7 tem som de rhodes melhor do que o rhodes .. como isso eh possivel ? se ele for diferente do rhodes entao nao tem o mesmo som de rhodes , entao nao pode ser melhor , pode ser diferente mais melhor nao !!! eh a mesma coisa de um cara trocar um b3 real pelo native b4 , o b4 eh um sampler do hammond..como um sampler pode ter um timbre melhor do que o original , isso nao existe nunca ...

do total apoio a restauraçao do rhodes .. e se morasse na minha cidade , te ajudaria com maior prazer a carregar o rhodes pra cima e pra baixo .. se vc me desse um ingresso pra ouvir o timbre do rhodes na banda ... boa sorte , espero ver fotos do bichinho

macaco veio
Veterano
# fev/09
· votar


sei nao cara, nao tive como ainda botar os dois lado a lado por que EXR7 ta aqui onde moro e o meu rhodes ta no Brasil. mas o rhodes do EXR7 que eu me lembre do original da igualzinho com efeito de pressao de tecla e tudo em dois falantinho de teclado. ainda puserem o nome do presset de rhodes. Penso que se ligar ele numa caixona de um rhodes de 88 teclas que eh o forte do rhodes (rhodes ligado num ampli qualquer vira um pianinho) ele ira falar de igual pra igual assim como muitos pianos de armario digitais da yamaha falam igual aos mesmos pianos de armario da propria yamaha que nao sao digitais. Agora eh claro que se taparmos os olhos de um tomador de cerveja e pedir a ele pra identificar qual marca so pelo sabor, muitos vao errar e alguns vao acertar. pode ser que eu tambem errasse mas ficaria com aquela que decesse mais ao meu gosto. questao de opiniao.

macaco veio
Veterano
# fev/09
· votar


me lembrei de um fato agora que poderia ser citado, nos anos 90 eu tocava em casamento e usava um simples Roland E15 e certa vez um trumpetista que ia tocar junto (havia sax violino etc) ficou tocando o trumpet antes de comecar enquanto eu repetia o mesmo solo dele no Trumpet do Roland e tanto eu como ele e os outros musicos ficamos espantados como nao dava pra diferenciar qual era o trumpet e qual era o teclado. E claro que tudo depende da regulagem da amplificacao alem do ataque que se da nas teclas pra se obter o efeito semelhante ao do instrumento original.
Nao entendo o espanto de um teclado (que eh de teclas)sintetizando piano nao parecer com o proprio instrumento original que tambem eh de teclas e mais facil ainda de obter o mesmo tipo de ataque. nao os engenheiros eletronicos nao entendem nada, a engenharia eletronica esta muito atrasada! so pode ser!

pomtwo
Veterano
# fev/09
· votar


o meu psr b20 tambem tem um rhodes muito bom parecido com o original , mais nunca sera o original .. entende .. o seu rhodes pode parecer com o original , mais o que me espantou foi vc dizer que ele tem o som melhor do que o rhodes .. isso nao tem como , por que o seu exr7 usa samplers do rhodes .. ou ele eh igual ou inferior , nunca melhor .. os nord tem rhodes tao bons quanto o proprio , por que os samplers tem amostras em estereo , com uma qualidade superior .. mais um nord simula um rhodes , mais nao eh identico , por que os rhodes tem os defeitos que o tornam unico .. um piano de teclado pode soar como um piano de caudas , assim escutando , mais ele nunca sera igual , por que ele apenas imita .. nao tem cordas dentro dele , nao tem a acustica de madeira , nao tem abafadores .. ou seja apenas um som quase identico .. um violao com corda de nylon nao tem o mesmo timbre de um corda de aço e assim , por diante ... um sampler pode ser muito bom mais nunca te dara o mesmo timbre .. eu mesmo alem de tecladista sou gaitista , tenho uma gaita blues corpo de madeira .. as vezes usava o timbre de gaita de teclados .. e saia o timbre de gaita , mais com a gaita de verdade , tinha o mesmo timbre mais os efeitos que a embocadura dava , ou o tremolo que eu fazia ou mesmo a passagem da lingua sobre o bocal , tudo isso da um timbre diferente na gaita e isso alguns teclados nao conseguem simular e se simulam nao ficam iguais , ficam parecidos mais nao iguais .. igual ao rhodes original e ao teclado .. fica totalmente parecido mais nao igual

_Rattu_
Veterano
# set/09
· votar


(Coveiro Desesperado Mode On)



macaco veio

Um Suette jogado às traças? Me vende, cara!

macaco veio
Veterano
# set/09
· votar


esta na minha casa em BH no Brasil (no porao, espero que nao esteja mofado) cheio de tralha por cima pois usei como mesa durante um tempo. deve estar em muito melhor estado do que muito suette por ai. Se quizer deixe um contato que quando eu for ao Brasil te passo ele por qualquer mixaria. Nao tenho interesse em mante-lo (eu ja tenho um fender rodhes que tambem nem uso). so irei ano que vem, por agora impossivel.

_Rattu_
Veterano
# set/09
· votar


macaco veio
me adiciona no msn ai: "sr.artur arroba g mail". To interessadao

www.betocontessotto.com
Veterano
# set/09
· votar


*** FUI BANIDO DESTE FORUM POR POLUIR TÓPICOS COM MEUS ANÚNCIOS ***

www.betocontessotto.com
Veterano
# set/09
· votar


*** FUI BANIDO DESTE FORUM POR POLUIR TÓPICOS COM MEUS ANÚNCIOS ***

lukharp
Veterano
# mar/10
· votar


fotos novas www.lukharp2.nafoto.net
Abraços...........nem tão novas asssim.......

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a restaurando um Suette