sequenciar música clássica possível?

    Autor Mensagem
    igorgcr
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: igorgcr


    eu gostaria de saber se alguém que possua um workstation, como fantom x, fantom g, korg m3, motif es ou xs já tentou sequenciar alguma música para orquestra (com o uso de partituras) dentro do próprio teclado...
    eu estou esperando chegar o meu fantom-g8 e estou ancioso pra saber se isso é possível...
    eu tava querendo sequenciar um piano concerto de mozart e um de chopin, pelo menos 1 movimento pra ver se o bixo dá conta...

    oq v6 acham?

    se puderem postar algo já produzido ficaria muito agradecido.

    obg.

    tecladoprofusao
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Bom, em teoria dá pra sequenciar qualquer coisa. Lembro que o Windows 3.1 vinha com umas músicas clássicas em MIDI. Mas lembre-se que quando se passa de um teclado para outro, geralmente alguma coisa muda, perde um pouco da expressão, o som fica diferente... Se for pra sequenciar e reproduzir num só, rola sim.

    Lord fafe
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Bah cara, eu jáh tentei aki num psr550, mais naum ficou legal naum¬¬¬¬¬¬

    Tive problemas com a polifonia¹2³.

    dtplayer
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Olha, sequenciar no próprio teclado é complicado por causa da polifonia. Da pra usar um sequencer no PC, acho que ficaria melhor. Isso seria legal mesmo, eu tentei algumas vezes sequenciar orquestra, mas não musica clássica num PSR550 e ficou um desastre. Não é facil, mas se tiver um bom equipo e um bom sequencier o céu é o limite. Só não esquece o metronomo porque senão fode tudo haha!

    igorgcr
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Lord fafe
    Tive problemas com a polifonia¹2³.
    mas sua polifonia era de quanto? qual o equipamento?

    dtplayer
    Olha, sequenciar no próprio teclado é complicado por causa da polifonia.
    Mas você acha q uma polifonia de 128 pode não dar conta?

    obg.

    tecladoprofusao
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    eu tentei algumas vezes sequenciar orquestra, mas não musica clássica num PSR550 e ficou um desastre
    No 550 já é forçar a barra... Agora num Fantom G8, é diferente :)
    Se 128 vozes não derem conta de Chopin, joga o teclado pela janela e compra um Steinway D!!! :D

    igorgcr
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    tecladoprofusao
    No 550 já é forçar a barra... Agora num Fantom G8, é diferente :)
    Se 128 vozes não derem conta de Chopin, joga o teclado pela janela e compra um Steinway D!!! :D


    realmente!! é oq eu realmente queria, mas falta-me o $$... sabe quanto custa um steinway d?? eu sei!! naum é naaaada barato!

    obg!

    tecladoprofusao
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    igorgcr
    É baratinho, tenho um aqui em casa. Deixo a tampa dele fechada e coloco meu Synclavier II em cima... e os dois ficam ao lado do meus Oasys e NeKo Lux...




    hehehe... se eu ganhasse na mega-sena.... =P

    igorgcr
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    tecladoprofusao
    realmente,........ se eu ganhasse eu provavelmente usaria como vc usou ai em cima! hahahahhah

    o maior problema pra mim do neko são as teclas... eu gosto d tecla pesada... eu sou pianista, então..... meio complicado essas "teclinhas de plástico"!
    mas no lugar do neko eu compraria alguns racks e tal, só por diversão!

    tecladoprofusao
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    igorgcr
    Hehe... Pensando no futuro...
    No lugar do NeKo eu usaria um desses.
    Quem sabe, até lá, um Labolida Stage Piano... :)

    dtplayer
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    igorgcr

    128 acho que da conta


    tecladoprofusao

    Concordo plenamente, mas foi só exemplificativo.

    Lord fafe
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Cara, 128 dá, pra piano, os violinos, os cellos talvez, mais acho q qnduh chegar na percussão tu se arromba¹2³.

    tecladoprofusao
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Cara, 128 dá, pra piano, os violinos, os cellos talvez, mais acho q qnduh chegar na percussão tu se arromba¹2³.

    Bom... nunca sequenciei clássica, mas acho que 128 "barulhos" tocando ao mesmo tempo já são coisa demais pra se ouvir... Vc acha que não dá? Quantos instrumentos têm numa orquestra?

    dtplayer
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    tecladoprofusao

    Se fosse assim até 32 daria. Acontece que cada instrumento toca uma porrada de notas ao mesmo tempo, principalmente o piano, isso sem falar das vozes que ocupam mais de 1 polifonia, os dual, layer, etc. O bicho pega, mas acho que 128 de polifonia guenta bem o tranco.

    tecladoprofusao
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    dtplayer
    Ops... acho que não me expressei bem... Quantas notas todos os instrumentos produzem... foi mal rsrs Tocar monofônico no piano nem faz sentido. :)

    fernando tecladista
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    128 acho que da conta
    mais acho q qnduh chegar na percussão tu se arromba¹2³.
    Bom... nunca sequenciei clássica, mas acho que 128 "barulhos" tocando ao mesmo tempo já são coisa demais pra se ouvir...
    Se fosse assim até 32 daria. Acontece que cada instrumento toca uma porrada de notas ao mesmo tempo

    depende do trabalho, se quer seqenciar pra ser uma orquestra virtual tem que ter muito, cada instrumento lá na sua trilha, mesmo assim já acho que 128 sobra
    - instrumentos de sopro toca-se uma nota de cada vez e nem sempre todos tocam ao mesmo tempo
    -percussão não gasta muito, sinfônicas tem geralmente 4 percussionistas X 2 mãos então no maximo 8 notas
    -piano só em caso de concerto, dificilmente se acha alguma obra dita erudita com piano como parte da orquestra

    algo mais pra soar ao vivo
    os teclados de hoje tem varios timbres de combinações de naipe "woodwind esemble" "sax group" o famoso "brass" "orchestra hit"
    e outros onde se percebe que realça um ou outro instrumento,
    então não precisa gravar cada um pista por pista que soa muito bom, sabendo escolher

    essa foi feita com 32 notas de polifonia com alguns timbres com 2 osciladores
    http://www.karma-lab.com/Audio/sk/pd/WKRGRadio.mp3

    igorgcr
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: igorgcr
    · votar


    fernando tecladista
    po, eu acredito que vai dar pra fazer alguma coisa sim, principalmente porque geralmente piano concerto nem tem muita percursão, ou quando tem é muito pouco...
    acho q vai dar certo...

    c eu conseguir sequenciar tudo bonitinho eu posto aqui no forum pra quem quiser dar uma olhada.

    obg.

    dtplayer
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    De fato, tem tudo pra dar certo. O que precisa, além do equipamento, é prática e muuuuita paciência! Cai dentro, depois posta o resultado.

    igorgcr
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    dtplayer
    tocar eu te garanto q naum vai ser problema,..... e metronomo tb naum me atrapalha, eu treino com metronomo.
    o negócio é saber se o teclado vai me atrapalhar na hora de escolher os timbres ahhahaaha

    obg

    Ken Himura
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    sabe quanto custa um steinway d??
    Uns 100 mil dólares.


    Pô, só tem que tomar cuidado com a execução: o solista geralmente não segue o metrônomo, o que obriga a orquestra a seguir o andamento que ele imprime à peça. Grandes solistas rallentam e acceleram copiosamente, além de muitos também tocarem em rubatto.

    Tem que se tomar cuidado com as fermatas e cadências também, geralmente essas partes são ad libitum e todos devem respeitar o solista.

    igorgcr
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Ken Himura
    concordo bastante com oq vc está falando...
    bom, oq eu pensei em fazer foi o seguinte...
    eu sequencio a orquestra toda, e como todo piano concerto exibe muitas partes em que o piano é solo, oq posso fazer pra resolver o problema de não ter q tocar como um metronomo é assinalar todas as frases para pads... como tenho 16 pads, acho q é possível fazer isso com os movimentos q eu quero.
    e ai a parte q o piano for junto da orquestra eu obviamente terei q tocar com auxilio do metronomo...

    vamos ver oq dá... espero q dê certo,... estou muito ancioso pra testar

    tecladoprofusao
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    sabe quanto custa um steinway d??
    Uns 100 mil dólares.


    E o Synclavier II, sabe? Até 500 mil hehe. Isso se vc achar algum vendendo...

    O mais importante de sequenciar é saber com certeza o que vai fazer ANTES de começar a gravar. Música clássica não tem esse problema, é tudo tão planejado que vc sabe perfeitamente como tem que ser só lendo a partitura. Isso facilita muito

    Ken Himura
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    E o Synclavier II, sabe? Até 500 mil hehe. Isso se vc achar algum vendendo...
    Mas esse é o preço de fábrica do D! Esse piano tem valorização de uns 400% em 10,15 anos e você ainda ganha um certificado da Steinway garantindo o preço integral que você pagou caso queira trocar de piano ou revendê-lo à fábrica.

    E espera só a Steinway & Sons não fabricar mais estes pianos então pra ver o salto de preço que vai ser! =P

    tecladoprofusao
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Ken Himura
    É... Dá até depressão ver quanto "gente grande" paga em um instrumento e nós espremendo teclado que já saiu de linha no Japão, e fazendo coisas incríveis... :)

    Acho que vo vender meu Steinway pra comprar um teclado que tenha um som melhorzinho, talvez o PSR 3000! rsrs

    Ken Himura
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    tecladoprofusao
    Nem fala heheheh
    Vejo gente brigar por PSR 500 até hoje hahah.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a sequenciar música clássica possível?