Programando um PIANO

    Autor Mensagem
    NillMaker
    Veterano
    # mai/08


    Ola galera! Como vao? BOm, fiz uma busca geral aqui no forum mas nao consegui em lugar nenhum isso que solicito agora... Eh o seguinte... gostaria que alguem me ajudasse a sintetizar um piano no Juno-D... ou pelo menos, melhor o som dele... Nao somente falando : Aumente isso, ou aquilo... gostaria se nao for pedir muito a configuracao completa da programacao..... o Juno te um som muito seco... e ter muito aftertouch nele.... Obrigado desde ja pela ajuda!

    expedifer
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    O problema é saber QUE TIPO de piano vc quer. Pesado, sonoro, "seco", limpo, composto, "aveludado", com hall/echo, fino, tc.

    Existem tantos tipos e marcas de pianos no mecado qu comprova que cada um tem um gosto, mesmo pros "Grand Piano". Eu por exemplo montei num Juno G um piano peado, de trieto e bem sonoro pra ser ouvido numa banda. Bem diferente de um piano de sala de música ou pra músicas romanticas. Se quiser te mando a configuração (nem sei se serviria num JD), é por isso que "ainda" não comprei a placa SRX11 pois tenho muuuuito o que montar nesse juno.

    expedifer
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Eu por exemplo consegui editar pianos a partir do "Juno-G Grand" muito próximos a alguns da placa SRX11. Deu muito trabalho mas consegui, principlamente nos "Grand" como o nº 1 e 5 entre outros. É por isso que não pretendo mais comprar essa placa (e nem qualquer outra). Acredito que essas placas são mais pra quem quer alta qualidade na mão sem sacrificios e "quebrar a cabeça" editando. O editor do JG e dos demais FX é extremamente poderoso, juntado-se a edição Patch, Efects, Menu e part mixer. Faz coisa que nem "Deus acredita". Resisti em comprar e valeu ate agora.

    (obs: deve-se lembrar que o processador que "toca" os samples dessa placa e o que "toca" os editados é o mesmo, dai a se conseguir resiltados muito similares, mas é claro não os mesmos, mas imperceptíveis a um "leigo" não expert em pianos, valendo o mesmo pro resto).

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    NillMaker
    muito aftertouch nele....

    Como assim ?

    Faop
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Cara, quando eu vo fazer qualquer config em pianos, eu uso o piano daqui de casa, um Schwartzmann, e vou comparando, pelo menos o peso, com as teclas e o som do piano.

    winder
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    expedifer

    olá tenho um juno-g
    se não for pedir muito... =)
    vc poderia me mandar esse patch que vc fez?

    sou leigo ainda em sintese.. +ja tirei até um bom resultado .. editando um piano aqui .. ta +/- ..

    meu email é winder_marconsini @ hotmail . com

    NillMaker
    a comunidade do juno-D la no orkut tem bastante configurações inclusive piano.. da uma olhada la q tem.... =)

    abraços amigos

    klautma
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    a minha duvida e igual a do NillMaker
    queria saber a melhor programação que eu possa fazer pra montar um piano no juno d que fique o mais real possível de um piano de cauda..
    queria um piano pra tocar solto...musicas romanticas..
    desse tipo ..
    que eu possa chegar num restaurante e mandar ver...
    acho que a duvida do amigo ai ..deve ser essa..valeu..

    expedifer
    Veterano
    # mai/08 · Editado por: expedifer
    · votar


    klautma
    Cara, andei vendo o manual do JD é falta nele praticamente quase tudo do que editei no JG. Nem saberia te dizer o que fazer nele pois em 1º lugar, não tem os mesmos pianos do JG e os do JD eu teria que ouvir pra saber o que lhes falta editar. Não há como eu te dizer algo infelizmente (cada piano é único e deve se ouvir pra editar/modificar no que necessitar ou no gosto).

    Faop
    Me deu uma excelente ideia e vou na tua pra dar a dica abaixo

    winder

    Cara, procurei no meu memcard esses patch montados (são muitos e de vários timbres além de perfom) e não encontrei nos arquivos "PNL, SMPL, SND, BMP, TEXT", etc. Só no SND tem um arquivo grande JunoG.SVD, mas acredito que deva estar TUDO o que graveis, editei, montei, etc e é muita coisa e muito particular e não gostaria de enviar esse, se for isso.


    Mas como disse o Faop, não vou te "dar o peixe" mas vou dar dicas de pescas, ou iniciar isso. Mas deixando ao teu gosto a edição. Na verdade são "milhares" de pontos que se pode editar ou simplesmente 1, 2 ou 10 itens, vai do que vc quer. Vou te dar um ÚNICO ponto pra vc começar. E como de inicio, vai junto 3 mp3 modelos de musica romantica como o Klautma pediu. São pianos "tocados" por um "pianista duvidável", mas pelo menos é num Stainway. É claro que nunca um Roland vai chegar nem "ao pé" de um piano de cauda, mais ainda dessa marca, nunca pense que indiquei um "milagre", mas dá "pra quebrar o galho".

    A dica única e inicial pra acompanhar esses mp3 é vc selecionar o patch PRA-3 "Soft Grand". Depois tecle np Edit-Patch (editor gráfico do Patch que não há no JD) e mude o cutoff pra 50 e depois pra 35 (toque nos 2 números). É ai que tá um dos segredos: se vc não alterar, a configuração original fica, mas se vc alterar 1 único número apenas pra + ou -, zera a configuração original e vai pra esse valor, mudando muito a qualidade do timbre nesse aspecto cutoff. Só citei isso pra ter ideia do que o JG altera quando vc entra em alguma edição, zerando tudo nesse item. Faltaria "centenas" de outras ediçoes, mas pra inicio, apenas nisso, toque o mp3 no mesmo som ligado as caixas (sem equalização, efeito, etc, pra ter o fiel piano dessa música do contrário não funcionará a comparação) e compare nesse piano do JG. Só sentirá diferença o tocando junto.

    Ai aos poucos, ao seu gosto deve obrigatoriamente ir editando o resto, e desde a sensibilidade e velocidade no menu, ate os efeitos do "effect" e no part mixer depois de salvado esse timbre pois ainda dá pra mudar mais ainda nesses 2 últimos citados com o novo timbre alterado (sobreposição). Muitos dos meus novos timbres só precisei editar no patch. Mas outros (a maioria) acrescentei edições perform/effects. E alguns foi mais o part mixer. É bem complicado, mas rende se vc se esforçar e tiver "bons ouvidos".

    Bom trabalho (eu levei horas pra chegar onde queria em cada timbre e todos fazendo comparativo com alguma música/som simultaneamente).

    pianos-modelos pra comparativos:
    http://www.mediafire.com/?rximtjefqbx

    Walter Girao
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Cara... o Juno-D pode nao ter esse editor grafico mas todas as especificaçoes podem ser alteradas. Nada que voce falou ai é impossivel no D

    NillMaker
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Bele!expedifer

    Valeu mesmo cara! Mesmo nao "dando o peixe" como vc falou, ja ajudou muito.. me dar um rumo para comecar! Assim que eu fizer alguma coisa eu gravo e tento postar ai no Cifra...



    klautma
    Vou tentar fazer o timbre de piano ( meu uso eh para a mesma necessidade sua) e ai te passo a configuracao bele! Inclusive, se voce tiver um lead ai legal para me passar eu agradeco! Abraco! A paz!

    Sei que o Juno-D eh uma baita maquina.. e quero explora-lo o maximo possivel! Um abraco! Obrigado a todos!

    klautma
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    NillMaker

    tenta ai e posta que vou editar um lead aqui legal.
    fico atento ao post.
    valeu..

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Programando um PIANO