Controlador MIDI + Latência + Softwares

    Autor Mensagem
    gwallner
    Veterano
    # abr/08


    E aí galera!!
    Faz 1 mês comprei um controlador CME-UF5. Uso alguns programas para criação e gravação de música, principalmente Fruity Loops, Acid Pro e Ableton Live e também uso vários VSTs como FM8, Korg Legacy, Toxic III... e por aí vai. O que não entendo é porque que usando esses VSTs no Fruity Loops dá tanta Latência.... não consigo baixar de 16ms, enquanto no Acid Pro por exemplo é quase 0. Meu computador é um Dual Core 3.2Ghz com 1Gb de SDRAM e uma placa Realtek onboard, pois pensei que não precisasse de uma placa melhor para MIDI. Alguém aí usa os mesmos programas que eu e sabe resolver este problema com o Fruity?

    mano_a_mano
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    gwallner
    Estranho. Aqui em casa é o ACID que dá a maior latência. Quando quero fazer experimentos com VSTi, uso o Cantabile, que é bem simples, suporta até 2 VSTi's, mas funciona maravilhosamente, com latência super baixa (consegui usar 1,4ms já).
    Mas quando o assunto é tocar ao vivo, ainda prefiro usar os bons e velhos teclados e módulos. Tenho muito mais confiança neles do que em notebooks, por mais rápidos e poderosos que sejam.

    gwallner
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Tu tem razão... para "ao vivo" módulos são melhores do que PCs ou Notebooks.
    Qual a configuração do seu PC?.... O engraçado é que abro 1 VST para cada pista no Acid Pro e ainda consigo colocar outros VSTs de efeitos juntos e não rola latência alguma... quase zero. Mas no Fruity a maioria dos VSTs dão latências acima de 16ms (nas teclas e não nos knobs de efeitos do meu controlador MIDI).

    ophius
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    gwallner
    mano_a_mano
    Como gravo teclados no computador?
    Pluguei um yamaha psr 800 (simplesinho mesmo...) só pra controlar os plugins....mas...nuam rola. Pq?

    Como faço pra ele controlar por ex...o Kontackt, o Absynth 2????????????????

    AGCC
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    gwallner
    Pô o meu pc é assim:

    Pentium 4 3.06ghz
    1.5Gb DDR 400mhz
    SB Audigy 7.1 24bits (Processamento do Som)
    SB Live 5.1 16bits (Entrada Serial)
    FX 6200 256mb DDR2 532mhz
    HD 80gb 7200rpm

    E mesmo com o ASIO ainda rola latência, torno de 10ms, usando 1024 no buffer-size e rodando em 24bits.

    Isso em programas como TruePianos (VSTi), Lounge Lizard EP(VSTi), Bosendorfer 275(VST)... em geral... todos sempre pegam uns 10ms de latência. Uso interface MIDIxSerial da placa de som SB Live 5.1 16bits. Como fazer pra melhorar isso? E vocês indicam algum SoundFont que seja bom?

    Falou!

    gwallner
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    ophius

    Por exemplo, em todos os programas tem-se que entrar em suas configurações para escolher o driver de MIDI do seu teclado/controlador. No seu caso, creio que a configuração devería ficar em "microsoft general MIDI", algo assim. O Kontakt é um modulo que utiliza waves para gerar sons. Você tem algum banco de waves, de timbres de instrumentos? Eu utilizo o Prominy LPC Electric Guitar no Kontakt por exemplo. Esse programa vem com um banco de dados de timbres de guitarras que precisam ser carregados pelo Kontakt para funcionar. Mas é um programa muuuuuito pesado. Precisa-se de 70Gb de HD e 2Gb de memória SDRAM. Claro, esse é um dos mais pesados, mas você pode utilizar outros timbres em formato wave para serem carregados no Kontakt. Tente carregar um timbre e tocar. De preferência conecte seu teclado ao computador, via MIDI ou USB se tiver, antes de abrir o programa. Entre nas configurações do Kontakt e procure os drivers de MIDI a serem utilizados. Procure um tal de "Microsoft General MIDI". Um sintetizador que gosto muito é o Legacy da Korg, procure por ele. É bem fácil de lidar e tem um banco ótimo de sons. Lembre-se, o Kontakt não funciona sozinho.

    gwallner
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    caio_albertassi
    Cara, não sou um expert no assunto, mas já faz algum tempo que estou aprendendo sobre configurações de placa de som.
    10ms não é tão mal assim, mas o ideal é abaixo dos 8ms. O driver ASIO ajuda a diminuir isso. Eu descobri que no Fruity Loops tenho que colocar o máximo de samples no audio out na parte de "latency Compensation" e a latência some. A latência não depende só de hardware, também depende do setup do seu software. A minha placa de som é realtek e é onboard. Para gravações via MIDI tá bom demais. Sua placa de som é melhor que a minha. Mas há alguns softwares que ficam com bastante latência às vezes, como é o caso do Kontakt para mim.

    El Musicista
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Alguém aí pode me explicar o que é latência?

    E a partir de quantos ms ela passa a ser imperceptível, não influenciando no resultado final?

    gwallner
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Alguém aí pode me explicar o que é latência?

    E a partir de quantos ms ela passa a ser imperceptível, não influenciando no resultado final?



    Latência é o atraso que dá entre vc tocar a tecla do controlador midi e ouvir o som sair nos falantes.
    De 10ms pra baixo começa a ficar ideal.

    Eu tenho uma placa de som onboard mesmo... só uso meu controlador MIDI e a latência é de 6ms.

    Para chegar à essa latência baixa, utilizo o driver ASIO 4 all.

    Instale-o se estiver tendo problemas de latência.

    El Musicista
    Veterano
    # set/08
    · votar


    gwallner

    Obrigado man!!!

    Se não me engano, a configuração (padrão) do Asio4all é 15 ms...
    Toda vez que eu usava eu escutava o atraso "extremamente indesejável".
    Eu vou reinstalá-lo, e diminuir a latência.
    Vamos ver no que é que dá...

    Valeu!!!

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # set/08
    · votar


    El Musicista


    Lembre-se que você pode mudar as configurações do Asio pelo próprio Asio, lá tem as configurações e voce ajusta do jeito que ficar melhor para você...

    Saullito Batera
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Por isso que agora inventaram o MIDI sem ser a porta para game e sim na USB.
    Deve ser bem melhor.

    gwallner
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Obrigado man!!!

    Se não me engano, a configuração (padrão) do Asio4all é 15 ms...
    Toda vez que eu usava eu escutava o atraso "extremamente indesejável".
    Eu vou reinstalá-lo, e diminuir a latência.
    Vamos ver no que é que dá...

    Valeu!!!


    De nada!
    Mas o driver ASIO tem algumas pegadinhas.
    Se for utilizado com Fruity Loops por exemplo, a latência fica absurda, aí é só ajustar na "Latency Compensation" a opção "Out" toda pra direita.
    Demorei para sacar isso.
    Se utilizado em outros programas, pode deixar em "Out:32 Samples".
    O padrão é deixar como está na primeira figura deste link aonde mostra o painel de configuração:Configuração ASIO

    gwallner
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Por isso que agora inventaram o MIDI sem ser a porta para game e sim na USB.
    Deve ser bem melhor.



    Com certeza USB é bem melhor. A maior vantagem é vc poder ligar o controlador somente via USB sem precisar de fonte. A USB alimenta toda a energia.

    yellowsubmarine
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Olá, pessoal!

    Tenho um PSR-730 e adquiri um cabo MIDI USB e conectei no meu PC. Não tenho placa de vídeo off é apenas para brincar, mas acredito que pela minha configuração roda tranquilo, pelo que li por ai com voces....

    Minha config:
    Intel Core 2 DUO 1.8 2MB Cache L2
    2GB RAM 800MHz
    MB. Abit Fatalyt1 FP-IN9 SLI

    Acontece que seja lá o software que utilizo, Cantabili, Forte, VSTHost, todos eu consigo usar o tecladinho virtual e o som sai lá no meu teclado, mas o contrário não funciona, ou seja, quando toco no meu PSR não usa sai no PC, na verdade, não sai em tempo real/completo. Tipo, eu pressiono uma tecla, sai o som, ai espero 2 segundos, pressiono sai denovo. Mas se eu pressionar uma vez atras da outra nao faz nada, como se tivesse sendo gerado uma latencia infinita se voce ficar pressionando varias vezes.

    Já baixei o ASIO4ALL_2_9_English e depois selecionei no software Cantabile como Audio Driver a opção "ASIO - ASIO4ALL v2", e deixei nas configurações padrões, mas mesmo assim, tenho o mesmo atraso, não resolveu. O pessoal fala sempre de atraso mais é em milisegundos, e eu parece que não se trata tanto de atraso, mas sim uma sobrecarga do canal.

    Não sei se meu cabo pode ter problemas, mas acabei de comprar e tem configurações que faço que eu uso o teclado virtual no PC e então é reproduzido este som no Teclado sem problemas.

    Alguma sugestão para eu verificar? Algumas software mais leve para testar? Aquele questão dos canais não tem que configurar um a um? No meu PSR deixo como 16 Canais?

    mazza
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: mazza
    · votar


    Alguma sugestão para eu verificar?
    troca sua placa de som, latência é problema só dela. E o motivo de você não conseguir tocar mais de uma nota por vez é por causa dos conversores de áudio da sua placa, não suportam o processamento que vc tá enviando, e aí não sai som nenhum. Se o seu PC suporta placa onboard, coloca um Audiophile 2496 ou outra semelhante e seus problemas acabaram. Ah, e a sua placa de vídeo não tem nada a ver com esse problema.
    Eu tive a mesma experiência com o cabo MIDI que vc, tenho uma placa dessas num PC AMD 1.2 com 1GB de RAM, e toco os VSTs nele sem problemas.
    E por favor não fique colocando a mesma pergunta em todo tópico que vc entra, entendo que vc tá ansioso pra colocar seus VSTs pra funcionar, mas isso é contra as regras do fórum.
    Abraços.

    yellowsubmarine
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    opa, mazza muito obrigado pela tua resposta, e peço desculpas, por ter feito todos estes posts.... foi realmente ansiedade, tanto que larguei de mão depois de toda essa ansiedade minha... mas vamos lá:

    bom, cara, errei quando escrevi placa de video, realmente queria dizer audio onboard. Acho que voce perguntou se meu PC suporta video OFF board né? Bom, tenho PCI, logo daria certo a Audiophile 2496, só achei um pouco cara para quem brincar em casa (ate consigo por R$ 280 com um contato no PY mas..). Como voce viu sou tecladista de PSR-730 e misgando pra tentar comprar um MM6, logo, minha grana eh curta mesmo pra essa area.

    Eu achei que na minha onboard iria funcionar, pois vi muita gente aqui no forum falando que roda com audio onboard do notebook e tem latencia de 10~15ms usando o driver da Asio, e eu nao chego nem perto, poxa audio vagabundinho esse meu entao.

    Por aqui posso conseguir um notebook HP DV4-1430 US, Intel Core 2 DUO, 4GB de Ram e tal... com Audio Altec Lansing speakers.. será que rolaria diferente o negocio?

    mazza
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: mazza
    · votar


    yellowsubmarine
    quanto aos posts, sem crise. Dá pra entender a ansiedade hehehe
    Agora, quanto ao notebook, nocamente o que mais importa é a qualidade da placa de som, com a configuraçção que vc colocou, roda VST tranquilo, agora se vc tem problema de latência, e a grana é meio curta, já que vc só quer brincar em casa, tem uma saída mais em conta, que é uma placa Behringer UCA 202, tá na faixa de mais ou menos uns cento e cinquenta reais, e dá pra rodar tranquilo e com bem pouca latência, eu uso uma com um note Core 2 duo e 2GB de RAM e roda tranquilo. Na verdade a qualidade da placa de som é o ítem que mais pesa em todo o processo.
    Só pra esclarecer, eu tentei rodar os VSTs no note sem essa placa, utilizando a placa onboard, e foi uma decepção total, mas ela resolveu meu problema. Só não recomendo pra uso profissional, mas pra usar em casa já tá de bom tamanho.

    tarcisiomandrade
    Veterano
    # set/09
    · votar


    galera, sou novato aqui no forum. Mazza, eu vi que vc falou do placa behringer UCA 202 e eu estava querendo uiliza-la, mas tmb em shows! Pq ela vc nao recomendaria? Eu fiz um teste com o meu teclado ligado num notebook usando o reason e ficou quase perfeito, com apenas um pouco de lag. O UCA 202 não seria uma boa placa de som externa?

    jorge tecladista
    Veterano
    # set/09 · Editado por: jorge tecladista
    · votar


    Olá amigos do cifra clube! tambem tenho problemas com latencias, e se for possível por favor me ajudem a soluciona-los. Quando conecto o meu Motif XS no cubase acontece um atraso imenso na resposta do notbook, que é um celeron de 1.8 de processamento com memoria SDRAM de 1G. alguem ai tem alguma dica de como soluciono este problema me ajudem. Desde já agradeço!!!

    yellowsubmarine
    Veterano
    # set/09 · Editado por: yellowsubmarine
    · votar


    Olá, (denovo)

    Estou retomando ao tópico pois tenho uma informação muito importante relacionada com esta conexão MIDI x USB:

    Li muito aqui no fórum e em comunidades do Orkut de pessoas que utilizavam tranquilamente para brincar, não uso profissional, seu notebook, um cabo MIDIxUSB e um teclado controlador ou teclado normal, servindo como controlador. Depois de ler isso foi correndo comprar meu cabo MIDIxUSB no Mercado Livre, paguei R$ 50,00 com Sedex e não via a hora de chegar.

    DECEPÇÃO: Ao utilizar qualquer software com o meu PSR-730, estava havendo algum problema com a conexão, pois eu pressionava a tecla e respondia corretamente, mas se pressiona várias vezes, parece que ocorria um "congestionamento" do canal de comunicação. Para você ouvir o teclado no software, somente pressionando uma tecla em intervalos de 3 segundos. Horrível.

    Lembrando que estou falando de sinais que não passam pelo cabo, o LED do cabo não acende após pressionar as teclas várias vezes. No software no computador, a tecla que foi pressiona fica pressionada, e isso ocorre com cada tecla que vou pressionando no teclado. Portanto, não é uma latência, mas sim uma transmissão anormal destes sinais MIDI.

    Segundo análise de muitas pessoas aqui no FCC e em comunidades do Orkut, o meu problema estaria relacionado com o áudio Onboard do meu PC, que não conseguia processar todas as informações. Recomendaram aquele driver ASIO4All e muitas outras rezas brabas, finalizando dizendo que só resolveria com placas de aúdio externa, como essas da M-Audio. Respeito muito a opinião de todos, mas eu gosto de ir bem a fundo no assunto e continuei pesquisando, ou melhor, perguntando.

    Só pra frizar, existem sim pessoas que utilizam VST para brincar, com notebook e áudio onboard. Basta vocês pesquisarem no fórum ou no Orkut que vão encontrar. Existe latência, claro, mas não este comportamento que têm no meu.

    Continuando esse post enorme, que dúvido que alguém tem coragem de terminar, digo que encontrei no Orkut um colega que sugeriu um teste muito bom: Dado que o LED do Cabo de envio de dados para o PC não acendia em todos os momentos que as teclas do teclado eram pressionadas, era visto que podia existir um problema com a saída MIDI do teclado ou no CABO. O teste consistia em comprar LEDS (R$ 0,30) e conectar na saída MIDI OUT do teclado, e verificar, se a cada tecla pressionada, os sinais eram transmitidos pela porta. Bingo! Ao pressionar as teclas do teclado, o LED se mostrava intermitente, e respondia a todas as ações instantaneamente, diferente do comportamento do LED do cabo MIDI USB.

    Para completar a história, apareceu outra pessoa me dizendo que estava com os mesmos problemas que o meu, e havia comprado o mesmo cabo com o mesmo vendedor no Mercado Livre. Conferindo no Mercado Livre, encontramos mais 2 reclamações, sendo 4 pessoas ao total conosco, vejam:

    PERGUNTA 1: Boa tarde! adquiri um cabo interface USB com vcs e estou conectando nas portas MIDI um rack valve fx DIGITECH ao meu PC com WINDOWS XP, e não está funcionando.Gostaria de saber se é necessário a instalação de algum programa ou tem alguma configuração a ser feita.

    RESPOSTA 1: não precisa de instalação é plug and play. c deve encaixar o out no in e o in no out para funcionar. Obrigada.

    PERGUNTA 2: Comprei um cabo midi usb de vcs dia 14/08, porém ele não funciona no meu teclado pc200 roland, ele liga e toca uma tecla por vez....nao esta funcionando tocar 2 ou mais teclas ao mesmo tempo.....que seria o acorde.....exencial para tocar qualquer musica. e agora?

    RESPOSTA 2: Somos loja, não temos como saber se a intalação está feita da forma correta ou se seu pc tem os codecs necessários, ou se seu teclado precisa de algum software, ou se seu teclado é apropriado para utilizar com esse cabo. Nós oferecemos garantia de 3 meses para defeitos de fábrica, como manda o cod de defesa do consumidor. Obrigada.

    PERGUNTA 3: Ola... Fiz a Compra do Cabo... e Estou com o msm Problema no Colega ali embaixo.. ele liga acende os Leds... mas o Programa que a Yamaha Disponibiliza pra Transferencia de Midis,Ritmos não ta reconhecendo... i as Teclas só são Acionadas de 1 por 1 com 1 intervalo d tempo de 5segundos... OBS: no PC ele reconheceu direitin! a ligação ta Cabo IN na Entrada OUT/ Cabo Out na Entrada IN!!

    RESPOSTA 3: eu realmente não sei te informar se é defeito do cabo ou se é alguma incompatibilidade. Se for defeito trocamos seu cabo, está na garantia, se for incompatibilidade basta nos devolver o cabo em perfeito estado que devolvemos seu dinheiro. Aguardo seu contato diretamente comigo, teste o cabo em outro aparelho e me fale. Abs.

    A minha pergunta, que seria a 4ª delas, foi removida porque dizia muitas verdades, mas todas com respeito, sempre. Neste momento, estou a trocar e-mails com a vendedora, ela se mostra muito atenciosa, mas não aceita eu dizer que pode ter tido um lote com defeito, e justifica dizendo que pode ser incompatibilidade do meu teclado, ou até, como ela disse no último e-mail, "o cabo pode não funcionar em teclados muito potentes". A vendedora me sugeriu procurar em fóruns com o o Cifra Club (wow!) para pesquisar sobre o assunto que não é tão simples. Bom, conforme recomendação dela, aqui estou! :D

    Palavras dela:
    "já tive feed backs de quem entende que ele não funciona em teclados muito potentes. Não sei se tem sentido isso. Neste caso seria limitação do cabo e não defeito. Provavelmente se outro cabo não funcionar ficará diagnosticado incompatibilidade e não defeito, pois como te falei, de mais de 200 vendidos (do mesmo lote) tive de problemas reais apenas o seu e de outro cliente, índice perfeitamente normal dentro de qualquer eletrônico."

    Não funciona em teclados muito potentes?!? Não faz sentido.

    Que fique bem claro que não estou desqualificando a vendedora, ela incusive já ofecereu um novo produto ou ainda meu dinheiro de volta, mas sim trazendo a público um caso que não aconteceu somente comigo, mas sim com mais 3 colegas. Com todas estas evidências eu acho que seja bem possível um problema nesses cabos importados. O consumidor de hoje está esperto, e é para isso que existem as redes sociais e fóruns, para gloriarmos ou sepultarmos de vez um produto que não presta, se for o caso.

    Agora a dúvida cruel é: Peço ou não um novo cabo a vendedora? Acho que o mais correto é pegar meu dinheiro de volta isso sim.

    Pessoal, quero dizer que como ser humano, posso estar enganado com minha análise, mas meu objetivo é trazer a público justamente para discutir.

    Forte abraço a todos!

    tarcisiomandrade
    Veterano
    # set/09
    · votar


    yellowsubmarine, eu comprei o cabo Midi usb no mercadolivre tmb cara, só que, comigo ele funcionou bem. Só teve um pouco de lag que deve ser a placa de som do meu netbook. Eu tocava várias notas ao mesmo tempo, como exemplo, um acorde com 7ª mais os baixos oitavados e saia tranquilo. Deve ser esse que vc comprou que está com defeito mesmo. Eu tô querendo usar uma interface de audio da Behringer, a UCA 202 pra ver se fica bom mesmo, mas ainda estou a procura de opiniões sobre ele, até pq, eu quero usa-lo em shows tmb.
    Abraço

    fernando tecladista
    Veterano
    # set/09
    · votar


    yellowsubmarine
    por esses motivos que existe o cabo midi-usb da Roland... da M-Audio... e outras marcas com algum respeito no mercado.... e no minimo custam de 100 a 150

    -------------------------------------------------

    Segundo análise de muitas pessoas aqui no FCC e em comunidades do Orkut, o meu problema estaria relacionado com o áudio Onboard do meu PC, que não conseguia processar todas as informações. Recomendaram aquele driver ASIO4All e muitas outras rezas brabas, finalizando dizendo que só resolveria com placas de aúdio externa, como essas da M-Audio. Respeito muito a opinião de todos, mas eu gosto de ir bem a fundo no assunto e continuei pesquisando, ou melhor, perguntando.

    é o tipo de resposta onde se considera:
    1- que o cabo é de boa procedência
    2- já verificou as ligações
    3- que você já testou o cabo de alguma forma e chegou a conclusão de que o cabo em si funciona

    as vezes eu respondo coisas sobre midi por aqui, a ultima coisa que eu perguntaria é: o cabo funciona?


    -----------------------------------
    Agora a dúvida cruel é: Peço ou não um novo cabo a vendedora? Acho que o mais correto é pegar meu dinheiro de volta isso sim.
    outro cabo ela vai ter mandar um com a "mesma qualidade" peça o dinheiro de volta e procure algum outro melhor

    chico_oliveira
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    eu tenho utilizado já a um tempo o notebook e o controlado ao vivo porém quando misturo 2 timbres e toco muitas teclas com pedal sustain sempre trava e enche o buffer (vu de cpu)....neste caso será que é processador ou falta de memória...??

    acer semprom 1.8 2GB ram

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Esses cabos MIDI-USB baratinhos vendidos no ML funcionam bem. Exceto os que vem com defeito de fabricação, claro. De todos os meus colegas que recomendei tal cabo, nunca reclamaram. Quer dizer, apenas um, pois o cabo veio com defeito e não fazia a conexão. Trocaram por outro e acabaram os problemas dele. Eles usaram além do cabo, o driver ASIO4All, pois é 100% certo de que placas de som onboard são péssimas para uso com VSTis pois têm latências absurdas. Se o ASIO4All não der jeito, não tem cabo EDIROL e Roland que dê certo.

    Aliás, esses cabos MIDI-USB são todos iguais. Aposto que a Roland, Edirol e m-audio compram eles em regime OEM de algum fabricante e colocam suas marcas. A Roland já faz isso com sua estante KS-V7... A Yamaha e suas escaletas, entre outras situações. Mas isso é outra história...

    Recomendaram aquele driver ASIO4All e muitas outras rezas brabas, finalizando dizendo que só resolveria com placas de aúdio externa, como essas da M-Audio. Respeito muito a opinião de todos, mas eu gosto de ir bem a fundo no assunto e continuei pesquisando, ou melhor, perguntando.

    Cara... Audio onboard, só com ASIO4All mesmo. E pra funcionar de verdade, só com interfaces de audio dedicadas mesmo. ASIO4All é só pra brincar. Eu não usaria ASIO4All ao vivo nem a pau. Muito menos audio onboard. Você deveria ter ouvido quem lhe recomendou o tal driver, testado e só depois pesquisar a fundo a causa do problema.

    chico_oliveira
    VSTis baseados em modelagem física usam bastante CPU. Já VSTis baseados em samples, usam bastante memória. Sua Ram tá razoável. Eu trocaria essa CPU por um Turion X2 (Dual Core) com 1Mb de cache L2 pelo menos. Esse seu sempron deve ter 128 ou 256kb de L2 e isso é um fator determinante para o desempenho de uma CPU.

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # mai/10 · Editado por: Jonathas Lacerda
    · votar


    yellowsubmarine

    Boa tarde! adquiri um cabo interface USB com vcs e estou conectando nas portas MIDI um rack valve fx DIGITECH ao meu PC com WINDOWS XP, e não está funcionando.Gostaria de saber se é necessário a instalação de algum programa ou tem alguma configuração a ser feita.

    O que exatamente você quer fazer com o tal rack ligado via MIDI? Como se trata de um processador de efeitos, o MIDI IN dele deve ser para controla-lo com uma pedaleira MIDI... O MIDI OUT, eu acho que deve servir para retransmitir o sinal MIDI OUT da pedaleira (não tenho certeza deste ultimo).

    Ao liga-lo via MIDI (seja normal ou USB) no computador, faz com que você queira controlar o Rack pelo computador. Mas... Pra quê? Não entenda essa pergunta como arrogante, mas sinceramente quero saber qual seu objetivo de ligar um rack de efeitos via midi num computador.

    Chris Heron
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Eu tenho uma dúvida:
    Tenho um Teclado Yamaha E423 com conexão USB e gostaria de utilizá-lo como controlador de programas que executam sons. Acredito que isso se chama controlador VST! O meu teclado não tem conexão MIDI. Apenas USB. Eu sou iniciante nessa história de reproduzir sons através de um programa de computador usando um teclado. Na verdade, pelo que eu li, eu acho que isso se chama controlador VST ou controlado MIDI. Eu ainda não fiz esse procedimento com nenhum teclado. Eu consigo usar esse teclado com algum programa reprodutor de sons como Piano, Metais, Strings, etc,.? Qual programa devo usar? Muito Obrigado

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Controlador MIDI + Latência + Softwares