Modos gregos de novo?

    Autor Mensagem
    liliane.coimbra
    Veterano
    # abr/08


    É gente, eu pesquisei, li e reli, mas a dúvida permanece.

    Aliás muito boas as explicações, mas eu estou pensando numa coisinha....
    Posso estar misturando tudo, mas por favor, me expliquem pra eu nao pirar...

    Eu posso tocar uma música em G usando o modo dórico?

    t-st-t-t-t-st-t
    G-Ab-Bb-C-Db-Eb

    ou algo assim?

    Estou perguntando pq todos os exemplos estao baseados na escala de Dó maior e eu fico muito presa a ela... Quero saber se pe possivel tocar o modo em um tom que nao o gerou.

    fábio_soul
    Veterano
    # abr/08 · Editado por: fábio_soul
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    Edit.

    Droga!!! Errei mais uma...

    Faop
    Veterano
    # abr/08
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    "Denovo" é junto...

    Na verdade é separado mesmo, "de novo" advérbio de tempo, no dicionário se encontra no verbete novamente: "De novo + -mente"

    Mas em questão do tópico, eu num faço a mínima idéia do que seja modos gregos.

    mano_a_mano
    Veterano
    # abr/08 · Editado por: mano_a_mano
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    MODOS GREGOS:

    - Jônico: T T ST T T T ST
    - Dórico: T ST T T T ST T
    - Frígio: ST T T T ST T T
    - Lídio: T T T ST T T ST
    - Mixolídio: T T ST T T ST T
    - Eólio: T ST T T ST T T
    - Lócrio: ST T T ST T T T
    - Dórico plagal: idem Eólio
    - Frígio plagal: idem Lócrio*
    - Lídio plagal: idem Jônico
    - Mixolídio plagal: idem Dórico

    OBS. 1: Os modos gregos utilizados no antigo Canto Gregoriano eram somente quatro: dórico, frígio, lídio e mixolídio, com suas variantes "plagais", que consistiam nas mesmas notas, porém começando pelo V grau melódico (com exceção do Frígio plagal, que começava pelo IV grau melódico).

    OBS. 2: Mais tarde surgiram variações do modo Mixolídio com o IV grau melódico aumentado (bem popular na antiga música nordestina brasileira), assim como do modo Lócrio com o IV grau abaixado (também conhecido como Superlócrio).

    CheshireCat
    Veterano
    # abr/08
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    mano_a_mano
    ela quer saber isto O_o

    Eu posso tocar uma música em G usando o modo dórico?

    t-st-t-t-t-st-t
    G-Ab-Bb-C-Db-Eb

    ou algo assim?



    não sei responder, ainda não estudei os modos gregos... só sei mesmo os T T ST T T T ST =\

    fábio_soul
    Veterano
    # abr/08 · Editado por: fábio_soul
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    liliane.coimbra

    Eu posso tocar uma música em G usando o modo dórico?

    t-st-t-t-t-st-t
    G-Ab-Bb-C-Db-Eb


    Respondendo a sua pergunta agora, a resposta é NÃO. Dórico é um modo menor e, se sua música for em G, vai ficar horrível, nem tem como fazer uma coisa dessas, eu acho. Aliás, a sua pergunta é muito relativa. Não é assim: "dá para tocar uma música em G no modo dórico", existe uma série de fatores que permite ou não utilizar musica modal, entre elas, a LINHA MELÓDICA, que é algo fundamental para se fazer uma reharmonização. Outra coisa é que dificilmente você vai encontrar uma música inteira modal (exceto Jônio e Eólio, né? dãããããã!!!), em geral são trechos modais, ou mesmo somente um AEM (acorde de empréstimo modal), ou seja, somente um acorde que caracteriza o modo na harmonia de uma música inteira.

    Resumindo: musica modal não é tão fácil como parece às vezes. Não é como fazer uma transposição, como o proprio nome diz, é um modo, o que é muito mais complexo.

    fernando tecladista
    Veterano
    # abr/08 · Editado por: fernando tecladista
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    t-st-t-t-t-st-t
    G-Ab-Bb-C-Db-Eb


    não manjo de modos gregos, uso alguns na orelhada, mas não sei dizer ao certo quais são, mas essa sequencia de T e sT
    ficaria assim:


    G-A-Bb-C-D-E-F-G

    G-(t)-A-(st)-Bb-(t)-C-(t)-D-(t)-E-(st)-F-(t)-G

    Aleciano Fuckin Roses
    Veterano
    # abr/08
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    Alguém tem algum material falando desses modos gregos? Era isso que eu estava procurando.... de vez em quando eu faço um sem querer ... hehe... autodidata.

    yurikat
    Veterano
    # abr/08
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    Outra coisa é que dificilmente você vai encontrar uma música inteira modal (exceto Jônio e Eólio, né? dãããããã!!!)

    Isso depende, várias músicas de Jazz foram compostas baseadas em modos...

    liliane.coimbra
    Veterano
    # abr/08
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    Isso depende, várias músicas de Jazz foram compostas baseadas em modos...

    Isso me fez pensar na escala de Blues
    "A escala de blues em Dó consiste de "Dó, Mi Bemol, Fá, Fá Sustenido, Sol, Si Bemol".

    As escalas de Jazz e Blues nada tem a ver com harmonia modal ou com escalas modais?
    http://www.jazzbossa.com/sabatella/05.07.tabeladeacordesescalas.html
    Neste link, fala sobre o Dó Lídio... eu nao entendo isso...
    Ao pensar em Dó o Jônico logo me vem a cabeça... está virando uma confusão!!

    winder
    Veterano
    # abr/08
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    alguém sabe onde posso encontrar aulas , videos, falando sobre essas escalas ? se puderem agradeço muito...

    quando falam nessas escalas eu fico sem saber nada....
    abraços =)

    liliane.coimbra
    Veterano
    # abr/08
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    www.google.com.br
    Modos Gregos
    Harmonia Modal

    Tente

    winder
    Veterano
    # abr/08
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    liliane.coimbra

    =)
    obrigado pela ajuda nos nomes, mas eu ja dei uma procurada uma vez e num achei vou tentar denovo

    abraços

    fábio_soul
    Veterano
    # abr/08 · Editado por: fábio_soul
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    yurikat

    Isso depende, várias músicas de Jazz foram compostas baseadas em modos...

    Mas você concorda comigo que é mais fácil achar resquícios modais em meio a músicas tonais do que achar uma música inteira modal?

    Ken Himura
    Veterano
    # abr/08
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    Mas você concorda comigo que é mais fácil achar resquícios modais em meio a músicas tonais do que achar uma música inteira modal?
    Depende. Pega só música do século XV pra trás só.

    Bob Marques
    Veterano
    # set/08
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    Muitos músicos se matam em decorar todos os shapes dos modos gregos, sem saber que nada disso é preciso. Para isso devemos ter em mente algumas definições, são elas:

    Escala Maior Natural
    Devemos saber que a escala maior natural é formada pelos intervalos

    T T ST T T T ST


    Os modos eles também obedecem estes intervalos (T T ST T T T ST)
    Devemos saber também que a seqüência dos modos é:

    Jônico Dórico Frigio Lídio Mixolidio Eólio Lócrio


    Agora vamos colocar os intervalos entre dos modos, pois cada modo representa um grau separado pelos intervalos:

    Assim fica:

    Jônico
    T
    Dórico
    T
    Frigio
    ST
    Lídio
    T
    Mixolidio
    T
    Eólio
    T
    Locrio
    ST
    Jonico

    Agora vamos a uma simulação:

    Que Escala Maior eu uso, por exemplo, no Mi Frigio?

    Bem, se o MI é Frigio vamos colocar –lo no modo frigio, assim fica:

    Jônico
    T
    Dórico
    T
    Frigio======Mi
    ST
    Lídio
    T
    Mixolidio
    T
    Eólio
    T
    Locrio
    ST
    Jônico

    Se o mi é frigio, Quem é o dórico? Resposta: Ré

    Jônico
    T
    Dórico====Ré
    T
    Frigio======Mi
    ST
    Lídio
    T
    Mixolidio
    T
    Eólio
    T
    Locrio
    ST
    Jônico

    Quem é o Jônico (Escala Maior)? Dó

    Jônico===Dó
    T
    Dórico====Ré
    T
    Frigio======Mi
    ST
    Lídio
    T
    Mixolidio
    T
    Eólio
    T
    Locrio
    ST
    Jonico

    Assim no mi frigio eu uso a escala maior de Dó ,começando pelo MI. Assim eu não preciso decorar todos aqueles shapes chatos!!!


    Outra questão:

    Que Escala Maior eu uso no Dó Mixolídio?

    Bem, vamos colocar o Dó no mixolidio assim fica:

    Jônico
    T
    Dórico
    T
    Frigio
    ST
    Lídio
    T
    Mixolidio====Dó
    T
    Eólio
    T
    Locrio
    ST
    Jonico

    Se o Dó é mixolidio,Quem é Lídio?Resposta: Si bemol
    Se o Si bemol é lídio, Quem é Frígio? Resposta : La
    Se o La é frigio, Quem é Dórico?Resposta: Sol
    Se o Sol é DóricoQuem é o Jônico?Resposta:Fa

    Assim fica:

    Jônico=====Fa
    T
    Dórico====Sol
    T
    Frigio==La
    ST
    Lídio===Si bemol
    T
    Mixolidio====Dó
    T
    Eólio
    T
    Locrio
    ST

    Note que eu tenho que descobrir SEMPRE quem é o jônico!!


    Assim no Dó mixolidio eu uso a Escala Maior de Fa começando pelo Dò. Assim eu não preciso decorar todos aqueles shapes chatos!!!

    Flw

    CheshireCat
    Veterano
    # set/08 · Editado por: CheshireCat
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    Bob Marques
    Cara... Tudo bem que você quer ajudar, mas não precisa postar a mesma coisa em todo santo tópico! <o>

    ACG
    Veterano
    # set/08
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    Daria para fazer um arranjo, o que mudaria a característica da música, por exemplo: A música Atirei o Pau no Gato solada no modo Jônico ficaria assim:
    sol fa mi re mi fa sol sol sol la sol fa fa fa sol fa mi mi mi
    E no eólico ficaria assim:
    sol fa mib re mib fa sol sol sol lab sol fa fa fa sol fa mib mib mib

    Espero ter ajudado!!!!!!!!

    liliane.coimbra
    Veterano
    # set/08
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    Bob Marques

    Então quando alguem fala em Dó mixolidio, nao quer dizer nada mais do que fá maior? E pq então não se fala em Fá maior?
    Que diferença há nisso? Apenas nominal?

    storrecilha
    Veterano
    # set/08 · Editado por: storrecilha
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    liliane.coimbra

    O que o pessoal disse acima esta correto, só acrescento que o uso mais comum dos modos é a improvisação.

    Claro que vc pode "transpor" uma melodia de um modo para outro, o que ficaria bastante estranho, mas possível. De fato, se vc olhar o modo C mixo, as notas são as mesmas de F, o que é apenas uma forma de escrever diferente.

    Mas a melhor aplicação dos modos são na improvisação. No jazz, p.e., os modos são muito utilizados, da seguinte forma:

    Para um acorde 7M-6 (I7M ou bIII7M) = Ionico ou Lídio
    Para um acorde m7/m6 (IIm7, IVm7, IIIm7) = Dórico

    e por aí vai... essa explicação *simplificada* eu tirei do "Livro do Músico" (Antonio Adolfo)

    então repare que se vc tiver uma musica com os acordes

    Dm7 / Em7 / C7M

    que é uma progressão IIm-IIIm-I em C, vc poderia usar as escalas Doricas de C para os acordes de C7M e Dm7 e a escala Ionica ou Lidia de C para Em7.

    Neste exemplo, podemos chamar as escalas C Dorica de escala de Bb maior, mas não é o caso, do ponto de vista didático pois as escalas maiores e menores estão num plano e os modos em outro, quanto a aplicação e construção...

    ainda, se vc pegasse a mesma progressão e passasse para D, ficaria

    Em7 / F#m7 / D7M(6) e as escalas seria em D dórico e iônico ou lídio

    att,

    liliane.coimbra
    Veterano
    # set/08
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    storrecilha

    O grande livro do musico.
    Comprei ele. Comecei a estudar, mas aí parei. Voltarei com os estudos assim que terminar de ler outros 2 livros que estou lendo.
    Valeu pelo esclarecimento!

    storrecilha
    Veterano
    # set/08
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    liliane.coimbra

    eu tb estou estudando por ele, enquanto não volto a estudar com algum professor, é um excelente livro!

    Ken Himura
    Veterano
    # set/08
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    liliane.coimbra
    Então quando alguem fala em Dó mixolidio, nao quer dizer nada mais do que fá maior? E pq então não se fala em Fá maior?
    Que diferença há nisso? Apenas nominal?

    Não. Fá maior e Dó mixolídio são coisas diferentes, apesar de usar a mesma escala.

    Na música modal, não tem tensão e relaxamento como na música tonal, a música tem o mesmo caráter continuamente - logo, em dó mixo, você não vai poder usar a cadência "comum" V - I, porque vai descaracterizar o estilo.

    Além do mais, a escala de Fá maior tem fá como centro, tudo converge pra ele. Nos modos, não acontece isso.

    LéoTecla
    Veterano
    # set/08
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    As escalas de Jazz e Blues nada tem a ver com harmonia modal ou com escalas modais?

    eu tb estou estudando por ele, enquanto não volto a estudar com algum professor, é um excelente livro!

    Existem uma vasta complexidade na harmonização, isto dá-se porque existem infinitas combinações. Mas cada tipo de harmonia têm um escala como origem.
    Para defini-las foi preciso criar escalas, que são chamadas gregas, pois têm seu princípio baseado nos estudos da música grega. São elas:

    Jônio
    DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI – DÓ

    Dórico
    RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI – DÓ – RÉ

    Frígio
    MI – FÁ – SOL – LÁ – SI – DÓ – RÉ – MI

    Lídio
    FÁ – SOL – LÁ – SI – DÓ – RÉ – MI – FÁ

    Mixolídio
    SOL – LÁ – SI – DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL

    Aeólio
    LÁ – SI – DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ

    Lócrio
    SI – DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI

    Toda escala, como já foi explicado, têm sua formação na escala Cromática:

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