O que é Samplers e VSTi? Qual o melhor?

    Autor Mensagem
    Igor.Kbça
    Veterano
    # abr/08


    O que é samplers e o uqe é vsti? Qual a diferença e qual o melhor?

    JeffersonX
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Sampler é um instrumento com a capacidade de "capturar" os timbres de outro instrumento para serem tocados. Um sample é o arquivo de timbre "samplado". O VSTI nada mais é que Samples de instrumentos.

    mano_a_mano
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    JeffersonX
    O VSTI nada mais é que Samples de instrumentos.
    Não. Os timbres dos VSTi's são gerados a partir deles próprios, não de amostras (como é o caso dos samples).

    JeffersonX
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    mano_a_mano
    Sério? Como funcionaria então? Tipo como um geração digital? Me corrija se eu estiver falando besteira...

    johnny_floripa
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Pera aí!

    Tanto existem VSTi's que geram seu próprio som (ex.: Arturia Minimoog, FM8) como existem aqueles que dependem de samples (Battery, Akoustik Piano, Sampletank).

    victorio
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Isso é piada de 1 de abril? hehehehe

    VSTi é Virtual Studio Technology Instrument

    Nada mais é que a SIMULAÇÃO de um instrumento real (tipo um Yamaha DX7, um Hammond...). Se ele usa samples ou não, depende do instrumento que ele está simulando e forma de síntese que usa.

    Ele pode usar FM(não tem samples), ADSR (tem sample), síntese física etc

    Com o tempo, passaram a surgir VSTis que não necessariamente simulavam instrumentos existentes, mas mesmo assim continua valendo o que eu falei.

    Resumindo: é um teclado por SOFTWARE, sem hardware nenhum pra ajudar.

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    sem hardware nenhum pra ajudar.

    e o software roda em cima de software??? onde ele fica armazenado? Onde ele é processado? Onde é carregado? Os fios que levam o audio para as caixas de som são programados em C?

    XD

    Salvio
    Membro Novato
    # ago/16
    · votar


    Boa tarde, estou começando com os VESti e gostaria de boas indicações de VST com timbres de piano, sintetizador, cordas e metais. Se forem grátis melhor mas indicação com bom custo beneficio me ajudariam bastante! Obrigado à quem puder ajudar. PS. serao utilizados num Roland A800 PRO, FAST TRACK PRO M AUDIO E DESKTOP.

    Edson Caetano
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    Salvio
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/206135/

    Seja feliz, tem muita indicação boa aí no meio, Free

    Os melhores são pagos, muito bem pagos, procure pelo Kontakt uma grande opção

    Wertys
    Membro Novato
    # ago/16
    · votar


    Salvio Há diversos samples ótimos do Júnior Porciúncula (JR Samples) que são gratuitos e são muito melhores que esses teclados sintetizadores de R$4000,00 do mercado atual. Estes samples, a maior parte, podem ser tocados pelo Kontakt Player Free.

    Vou reunir esses samples em minha conta no Drive e compartilhar aqui.

    Como opção de Host Sequênciador, há o Cockos Reaper que pode ser gratuito e de excelente qualidade.

    Edson Caetano
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    Wertys
    Reaper não pode ser gratuito, ele tem um trial que não vence... Mas é um programa pago, se você gosta e usa, seria legal comprar para ajudar no desenvolvimento do mesmo

    E quanto aos samples, se não souber usar, não vai resolver nada, por isso que os teclados ligue na tomada e saia tocando ainda garantem seu fiel mercado

    mas primeiro o colega precisa primeiro saber usar vst, mandar ele baixar Kontakt, instalar bibliotecas de samples , configurar tudo e sair usando ... Surreal kkk

    Wertys
    Membro Novato
    # ago/16 · Editado por: Wertys
    · votar


    Para entender como funciona a síntese virtual, precisamos entender como as coisas funcionam no mundo real.


    Um teclado sintetizador qualquer é composto de duas partes: pelos controles e pelo módulo de som.
    - Controles: a parte de controle é formada por todos os botões, teclas, slides, knobs e pedais de um teclado. Enfim, tudo o que podemos mexer, pisar, apertar, rodar e deslizar no equipamento. Vamos chamar isso de "Controle Remoto".
    - Módulo: é a parte geradora de som, que recebe as informações da parte controladora (do controle remoto) para fazer o gerador de som "mandar" som para a saída do módulo.


    Assim, entendemos que qualquer teclado comum tem dentro de si um módulo de som e seu respectivo controle remoto.


    Antigamente víamos muitos tecladistas usando diversos módulos conectados a apenas um controle remoto, havia a versão "Full" do teclado (teclado que tinha teclas e som) e sua versão em módulo (apenas o coração do teclado, era o teclado sem as teclas, para ser controlado por outro teclado/controle remoto). Podemos ver esse exemplo no Kurzweil K2600 (sintetizador com 76 teclas) e no Kurzweil K2600r (versão rack, sintetizador sem as teclas).

    Hoje em dia, temos a opção de "Racks Virtuais", que nada mais são que programas para computador que simulam um módulo de teclado. Assim como no mundo real, no mundo virtual temos as opções de:
    - Síntese: o timbre é gerado de forma eletronica dentro do módulo de som.
    - Samples: o timbre é formado por pequenas amostras reais do intrumento, Ex: Timbre de Violino, tem uma (ou várias) amostra do som de verdade dentro do módulo que serve como base na criação do timbre.
    - Híbrido: trabalha com samples e síntese ao mesmo tempo.


    Como funciona?
    O sistema de comunicação entre vários teclados e módulos reais e/ou virtuais se dá atraves do protocolo MIDI. As mensagens MIDIs são recebidas/enviadas pelos equipamentos atraves das portas MIDI In e MIDI Out (entrada MIDI e saída MIDI) dos equipamentos e tem seu funcionamento semelhante ao sistema de transmissão e recepção de canais de TV pela emissora e pelo televisor. Cada emissora manda sua programação por um canal e nós escolhemos qual programação queremos assistir atraves da escolha dos canais.A diferença neste caso é que nós somos responsáveis por configurar quem vai transmitir algo pelo canal 1 ou 2 ou 3 e quem vai receber estas informações por estes canais.

    Para entender melhor este funcionamento, vejamos a seguinte situação:
    -Eu tenho um teclado que transmite informações MIDI em 16 canais diferentes. Este teclado é o meu "Master", é meu controle remoto.
    -Eu tenho um módulo de som Yamaha com sons de PianoDx que recebe informações MIDI em 16 canais diferentes.
    -Eu tenho um módulo Roland com sons de Strings que recebe informações MIDI em 16 canais diferentes.
    -Eu tenho um módulo Korg com sons de Organ que recebe informações MIDI em 16 canais diferentes.


    Meu teclado envia MIDI por todos os 16 canais e todos os meus módulos recebem MIDI por todos os 16 canais. Se eu não configurar nada, quando eu for tocar acontecerá uma bagunça, pois meu teclado estará enviando MIDI por todos os canais e todos os módulos estarão sendo tocados ao mesmo tempo.


    Assim, o correto é configurar primeiramente o teclado controlador (chamado de Master = principal/mestre) e depois os módulos (chamados de Slave = escravos), como exemplo:
    -Módulo Yamaha programado para receber MIDI apenas pelo canal #01.
    -Módulo Roland programado para receber MIDI apenas pelo canal #02.
    -Módulo Korg programado para receber MIDI apenas pelo canal #03.


    Assim, toda vez que eu quiser usar timbre de PianoDx eu coloco meu teclado Master para enviar MIDI pelo canal #01, toda vez que eu quiser tocar com som de Strings eu coloco o meu teclado Master para enviar MIDI pelo canal #02 e assim por diante.

    Edson Caetano
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    Wertys
    Muito bom o texto, porém sem ser chato, só entende pessoas escoladas no nosso ramo... Para novatos você falou grego

    E que saudades dos racks quando eles eram comuns

    Wertys
    Membro Novato
    # ago/16
    · votar


    Pois é Edson Caetano, era lindo ver alguns Racks bem organizados numa case.

    Eu nunca fui dessa linha de "só presta teclados lançamentos" portanto, ficaria muito feliz com um rackzinho contendo:
    * Yamaha TX816
    * Yamaha TX216
    * Roland MKS-20
    * Kurzweil K2600R
    * Yamaha Motif Rack
    * Korg 01R/W

    Tudo isso controlado por um Kurzweil PC88MX

    Nossa, viajei agora. E ainda imagino uma estante com um Roland D-50, Yamaha DX-7 e um Korg 01W ProX (que nunca vi em lugar nenhum, nem no site reverb.com !!!)

    Wertys
    Membro Novato
    # ago/16
    · votar


    Edson Caetano Nunca mais vi o Reaper, mas até onde tinha visto era um software muito barato (acho que menos de R$150,00).
    Você poderia baixar ele gratuitamente do site do fabricante e usa-lo integralmente sem registro custando apenas esperar uns 30s para fechar a tela de notificação, após isso o programa estaria em modo Full. O pagamento era necessário para uso profissional, onde seria necessário faturamento, emissão de NF de serviços e etc.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O que é Samplers e VSTi? Qual o melhor?