Metronomo para definir compasso

    Autor Mensagem
    wittemberg
    Veterano
    # mar/08


    Bom dia pessoal.
    Eu toco Hinos Evangélicos em uma Igreja Tradicional, e eu (e toda a Igreja )temos um problema quanto ao andamento dos hinos. A maioria é 4/4 mais tem muitos q são 6/8, 3/4, 6/2, enfim, varia muito o andamento. o teclado em que eu toco, um PSR 540 tem a opção de ativar o metronomo. A minha pergunta é: Qual o valor do metronomo para cada compasso? Ex: 4/4 é 80 etc.
    Obrigado!

    mano_a_mano
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    wittemberg
    Qual o valor do metronomo para cada compasso? Ex: 4/4 é 80 etc.
    Isso é relativo. Esse valor de 80 bpm pode servir para qualquer fórmula de compasso, tanto faz 4/4, 6/8, 3/4, 7/8, etc. Pelo que eu sei o PSR-540 tem a função "Metronome", e ali é possível escolher a fórmula de compasso pelo teclado numérico.
    Qualquer coisa dá uma olhada no manual dele (só achei em inglês):

    http://www2.yamaha.co.jp/manual/pdf/emi/english/port/PSR540E.pdf

    storrecilha
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    wittemberg
    não tem uma relação entre o compasso e seu andamento, vc pode tocar um 4/4 em 40 bpm ou 180 bpm, como vc deve saber, a notação do compasso serve para vc dividir as figuras no compasso...

    mas, convencionalmente, pelo menos na igreja que eu frequento, usa-se entre 60 e 80 bpm

    fernando tecladista
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    wittemberg

    não sei se o metronomo é vinculado ao ritmo que está selecionado no teclado, se for por exemplo tem que colocar uma valsa pra selecionar o metronomo em 3/4
    mas quanto ao resto não tem nenhuma relação de tempo X formula
    -----------------------------------------------

    o hinario tem alguma indicação de andamento no começo de cada hino, algo como: andante, presto, allegro, moderato....?

    Faop
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Que eu saibe, o tempo é indiferentemente do compasso, o que muda é só o momento da batida mais forte, a mudança de compasso.

    victorio
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Que eu saibe, o tempo é indiferentemente do compasso, o que muda é só o momento da batida mais forte, a mudança de compasso.

    Disse tudo.

    Lord fafe
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Qm aki usa metronomo??????

    storrecilha
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Lord fafe

    eu, para estudo

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    eu, para estudo (2)

    Fabinhomusic
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    eu, para estudo (3)

    Lord fafe
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Éh... se bem que não adianta nada usarmos metronomo...

    Quem precisa mesmo éh o baterista... principlmente na hora dos LoopingS...

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # mar/08 · Editado por: Jonathas Lacerda
    · votar


    Éh... se bem que não adianta nada usarmos metronomo...

    Isso pode ser verdade no seu caso, q desenvolve a musicalidade em cima da do baterista. Todos devem manter o sync da música. Ninguém deve se basear nos outros da banda para definir o andamento que vai tocar. Se o andamento da música é 120 BPM, de nada adianta o baterista estar a 120 BPM se o tecladista estiver a 118 e o baixista a 123.

    Metronomo DEVE ser usado se o seu objetivo é tocar com precisão nos tempos. Ao menos até adquirir o mais habilidade na divisão dos tempos da música.

    E antes que comecem a falar: "E o feeling", "pegada" e "qualquer outra coisa", Não estou falando que precisão é a coisa mais importante. Estamos falando de metronomo e precisão no tempo (já que foi para isso que o metronomo foi inventado) e isso é uma coisa que também deve ser trilhada para ser um bom músico. Junto com o Feeling e os outros componentes de uma boa música

    Lord fafe
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Jonathas Lacerda

    Cara eu acho que a batera substitui parcialmente e as vezes até totalmente o metrono...

    Ken Himura
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Sem metrônomo, você não sabe fazer subdivisões corretamente, aí acaba lendo errado muitos trechos de partitura.

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Cara eu acho que a batera substitui parcialmente e as vezes até totalmente o metrono...

    vc divide apartamento ou é casado com seu baterista?

    Lord fafe
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    vc divide apartamento ou é casado com seu baterista?

    nenhuma das opções....

    engraçadinho....

    El_Cabong
    Veterano
    # out/09 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    Aproveitando o tópico.
    Alguém sabe se o Motif XS7 tem saída de som de metrônomo individual para baterista, separada da saída de som normal dos instrumentos do teclado.
    Talvez alguma configuração da saída (phones out)???

    * Estamos pensando em colocar um baterista na banda, mas nós temos muita coisa de teclado nas nossas músicas. Aí em shows teríamos que disparar em midi estes sons de teclado, porém sincronizados com o baterista.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Metronomo para definir compasso