Autor |
Mensagem |
LeandroDoria Veterano |
# out/03
Nunca soube esta escala. Se alguém puder me ajudar.
Ps: estou me aprofundando mais em escalas agora.
|
Dennis_Tecladista_Doido Veterano |
# out/03
· votar
ixi, esqueci, acho que tira a terceira e a sétima... tipo, na escala pentatônica de dó tiramos a nota mim e a nota si!
nossa! hauihauhauhauha
|
Chick Rudess Veterano |
# out/03
· votar
É a escala mais usada, principalmente no Rock. É composta por 5 notas, 1ª, 2ª, 3ª, 5ª e 6ª da escala diatônica referente ao acorde em q se está tocando.
Ex. Acorde de C / Escala Pentatônica: C, D, E, G, A
Sacou brother?
|
CIRO Veterano |
# out/03
· votar
é uma escala bem simples...e muito manjada...
|
Chick Rudess Veterano |
# out/03
· votar
Pode crer CIRO, mas se usada corretamente... o resultado é muito bom.
|
Tripa Seca Veterano |
# out/03
· votar
Chick Rudess
qual penta eh aquela?
LeandroDoria
penta maior = Diatonica maior sem IV e VII grau
penta menor = Diatonica menor antiga sem II e VI grau
existem outras pentas tipo m6 e etc
|
Chick Rudess Veterano |
# out/03
· votar
Tripa Seca
É uma penta tradicional maior mas também pode-se improvisar com ela no campo harmônico menor.
|
Tripa Seca Veterano |
# out/03
· votar
Chick Rudess
acho q é M6, não sei vou pesquisar
|
oTaD2 Veterano |
# jan/04
· votar
é a escala usada no blues....vc coloca a 7 , 5 , 5 menor , 4 , 3 menor e a fundamental do tom...
por ex: tom C vc usa sib sol solb fá mib e dó
blz????
|
mazza Veterano |
# jan/04
· votar
toca uma nota de cada vez... :-)
|
Geraldo Luís Veterano |
# jun/05 · Editado por: Geraldo Luís
· votar
Aí pessoal, dêem uma olhada e uma tocada nessa: C - Db - F - G - Ab -C.
Parece que é indiana. Pelo menos, oriental. Muito gostosa.
|
Geraldo Luís Veterano |
# jun/05
· votar
Tem também uma egípcia que parece que é assim: A - B - C - E - F. Também muito interessante e soa com jeito oriental.
|
mano_a_mano Veterano |
# jun/05
· votar
Para saber o que é um escala pentatônica, basta observar as teclas pretas de um piano/teclado/órgão:
F# G# A# C# D# ou Gb Ab Bb Db Eb
|
roggerss Veterano |
# jun/05
· votar
no piano popular existem aplicações mais interessantes que dão sonoridades diferentes, puxando pro Jazz...
Ex:imagine a sequencia C7+ F7+ Dm7/9 e G7/5+
o trabalho das pentas consiste em executar escalas sobre acordes, cada acorde uma escala ou um grupo de escalas, o resultado é ótimo...
sobre C7+ ou C7M, lembrando que usaremos a fórmula 1 2 3 5 6 ou seja para C teremos C D E G A...
Para C podemos usar>> a penta de C mesmo ou a penta da quinta a quinta é sol aplicamos a formula G A B D E, e a penta da 9 a nona no caso de C é D então= D E F# A B com o F# teremos intervalos de 5menor dando dstaque no acorde C7+
ao chegar em F fazemos a mesma coisa
penta da primeira F G A C D
penta da quinta de F C D E G A
nos menores usaremos a penta da setíma Dm setima = C logo, C D E G A, podemos usar a penta da terça menor
terça menor de D=F
logo F G A C D...
NO G7/5+ poderemos usar várias como por exemplo:
penta de G de C de G# de D# de F.... entre outras cada uma dá uma sonoridade diferente e intervalos típicos do Jazz... por ser o G um mixolídio a variedade é grande de escalas como Dim Dom Dom Dim alteradas, hexafonica entre outras.......
mas o objetivo principal desse estudo é as pentas numa aplicação fácil de ser aplicada desde que seja decorada...
espero ter ajudado....
|
junynhosousa32 Veterano |
# fev/07
· votar
Alguém poderia me falar quais a disposição dos dedos que devo usar para executar a escala???
|
Fernando de almeida Veterano |
# fev/07 · Editado por: Fernando de almeida
· votar
LeandroDoria
Nunca soube esta escala. Se alguém puder me ajudar.
Ps: estou me aprofundando mais em escalas agora.
Kara a penta é muito fácil, vc pega a escala maior (jônio) que tem os graus I, II, III, IV, V, VI e VII, e retira dela o 4º e 7º grau.
Então a penta é I, II, III, V, VI graus.
PS. Existem vários tipos de pentas e essa que eu passei é a mais simples.
|
junynhosousa32 Veterano |
# fev/07
· votar
por favor gente, tirem essa minha dúvida...
|
leandro rodrigues Veterano |
# fev/07
· votar
Escalas pentatônicas são escalas contendo apenas 5 notas, elas surgiram com as músicas celtas, até hoje são dominantes nas músicas européias, possuem uma conotação triste, melosa e hoje em dia são encontradas em muitos tipos de música, como por exemplo o Blues, a Música Country, etc...
Existem 2 tipos básicos de escala pentatônica, a menor e a maior, ambas derivadas das escalas maior e menor:
junynhosousa32
Alguém poderia me falar quais a disposição dos dedos que devo usar para executar a escala???
Vc quis dizer posição dos dedos?
Não existe posição, vc usa os dedos que se achar melhor e que seja mais confortável, seja criativo.
|
Chicobg Veterano |
# jun/08
· votar
junynhosousa32 Acho que entendi a sua dúvida.... creio que seja o seguinte:
---------------------------------------------------------------------- ------------------------------3---------6- ---------------------------------------------------------------------- --------3----------------6---------------- ---------------------------------------------------------3------------ ---5-------------------------------------- -------------------------------------3---------------5---------------- ------------------------------------------ -------------------3------------5------------------------------------- ------------------------------------------ -3---------6---------------------------------------------------------- ------------------------------------------
É um exemplo... eh sempre lembrar, 1-4, 1-3, 1-3, 1-3, 1-4, 1-4.... Dai vc comeca na casa 3, na 5, na 7...e assim por diante.... Nao manjo disso tb, nao manjo nada de teoria, mas acho q eh isso... o pessoal ae pode confirmar...
|
Vini_Negao Veterano |
# jun/08
· votar
O LeandroDoria ja deve ser o cara das pentatônicas, quase 5 anos depois!!! hauahaua
|
Faop Veterano |
# jun/08
· votar
Meu querido amigo Chicobg, nada contra o seu post, porém tem algumas coisas meio irrelevantes pra mim. Primeira: Você postou em forma de tab no fórum de teclado, o que é uma coisa que nós, digamos, NÃO usamos E a segunda: Será que o cara que fez esse tópico ainda frequenta o fórum? É que esse tópico é de 5 anos atrás.
|
Aleciano Fuckin Roses Veterano |
# jun/08
· votar
Caramba, tem mta gente que enriqueceu com a ajuda desse fórum!!
:D :D
|
liliane.coimbra Veterano |
# jun/08
· votar
O tópico é antigo, mas ainda funciona!!!
Segundo a explicação do roggerss, se estivermos usando um acorde maior, podemos usar as escalas pentatonicas da 5a ou da 9a. Já num acorde menor, poderemos usar as escalas pentatonicas da 7a ou na terça menor.
Existe alguma regra para isso? Só se pode pegar esses graus? Isso tem explicaçao?
|
tchago_celi Veterano |
# set/08
· votar
eu sei q minha duvida pode ser idiota,mas eu queria saber quais os dedos q se usam na escala pentatonica..eu nao consegui achar uma forma mto pratica pra isso... nao sei se me entenderam,mas é mais ou menos assim.. na escala de C,temos: 1-2-3-1-2-3-4-5 C D E F G A B C
e na penta?qual o esquema dos dedos? (desculpem a falta de sabedoria!) ushausu
|
storrecilha Veterano |
# set/08
· votar
tchago_celi
cara, não tem uma regra especifica... a unica "regra" que eu conheço sobre dedilhados é, depois da ultima nota preta, a proxima nota branca deve ser tocada com o polegar, ou seja, passando o polegar por baixo.
em pentatonicas simples (sem adição de 6a ou 7a notas) vc pode usar 12345 em cada oitava, agora se vc já adicionar uma 7a, ai fica a regra de cima...
|
tchago_celi Veterano |
# set/08
· votar
storrecilha vlw cara..acho q o lance mesmo é só praticar,até pegar a manha.. vlw
|
Slocker Veterano |
# nov/08 · Editado por: Slocker
· votar
Chick Rudess
Talvez vc nem responda mas quem ver ai a pergunta e puder responder eu agradeço bastante.
"É a escala mais usada, principalmente no Rock. É composta por 5 notas, 1ª, 2ª, 3ª, 5ª e 6ª da escala diatônica referente ao acorde em q se está tocando"
Qual é a essa escala diatonica???
|
bokinha Veterano |
# jan/09
· votar
Chick Rudess:
kra faz tanto tempo isso que acho que vc nem vai olhra mais...essa escala é a simples... morô!!!!
|
_SIDERADO_ Veterano |
# jan/09
· votar
Chick Rudess:
kra faz tanto tempo isso que acho que vc nem vai olhra mais...essa escala é a simples... morô!!!!
Que é isso gente?????? Faz tempo que não vejo uma "contribuição" tão grande, tão imensamente completa, tão eloquente (agora sem o trema), para uma dúvida aqui no FCC. Bem que eu podia ter ido dormir sem essa [desenterrada totalmente sem sentido e sem qualquer novidade.]. hehehe.
|
Danielnaka Veterano |
# mai/12
· votar
Assunto interessante sobre aplicação da penta m7, no II - V - I.
http://www.danielnakamura.com.br/blog/post/2012/05/23/Pentatonica-Alte rada!.aspx
|