O que é arpegiador?

    Autor Mensagem
    Faop
    Veterano
    # dez/07


    Bom gente, eu sou meio principiante em quesito de sintetisadores, e tenho visto em vários tópicos (além de vários sites de marcas), uma função chamada arpegiador. O que é exatamente essa função e para que ela serve?

    fernando tecladista
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    já que ninguem respondeu....

    a grosso modo a função do arpegiador é arpejar um acorde
    exemplo você toca um acorde parado de C = dó-mí-sol-dó(8ª)
    e o teclado executa essas notas uma de cada vez de acordo com o "desenho" que você escolher:
    up: do, mi, so,l do(8ª) / do, mi, sol, do.......
    down: do(8ª) sol mi do \ do(8ª) sol mi do...
    up e down: do mi sol do(8ª) sol mi / do mi sol.......
    entre outros desenhos programaveis ou de fabrica

    os teclados mais novos tem mas recursos onde você pode somar varios desenhos ao mesmo tempo e ter efeitos mais interessantes

    é diferente do recurso de acompanhamento automatico dos PSRs onde você faz um acorde e o teclado executa um padrão pronto indiferente da formação (ou inversão) do acorde
    e também difere da função RPS que trabalha com loops

    no arpegiador se eu faço um acorde com as 2 mãos o que escuto é diferente do que só tocar uma triade

    como exemplo do que ouvir, muita musica do "jean michel jarre" possui isso ao minimo de introdução é só ouvir um looping de notas que geralmente é o uso do arpegiador

    felipe_001
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    olá, comprei um s03 a pouco tempo,ainda ñ sei mexer nele direito,em relação aos multis,preciso tocar uma musica em q divide o teclado em piano e violino,piano:G3 e inferiores e violino:A3 e superiores! sera q tem jeito???
    espero respostas
    um grande abraço a todos!

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: Jonathas Lacerda
    · votar


    felipe_001

    ao invés de bombardear os tópicos com mensagens iguais, você pode esperar alguém responder no tópico que você criou exclusivamente pra sua dúvida.

    Excelente resposta Fernando Tecladista

    vou tentar complementar...

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    deixa pra lá... a resposta do fernando tecladista tá ótima :P

    rodolfo1982
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Pessoal, aproveitando o tópico...
    Nunca tive e ainda não conseguí testar um teclado para conhecer melhor (sonoramente falando) o que é e o que pode fazer um arpejador.
    Tive até hoje apenas um Korg X5 e um Roland FP-4, nenhum dos dois tem esse recurso.

    Procurei no Youtube e aqui no fórum músicas ou vídeos que demonstrassem esse recurso, mas não achei.

    Alguém tem algum link, música, vídeo, apenas para que eu possa ouvir e poder identificar o que a função de arpejador é capaz mais ou menos de fazer ?

    tiko_y
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    rodolfo1982

    Olá Rodolfo. O MM6 tem essa função (se vc procurar o vídeo oficial da Yamaha dele vc vai ver o cara usando essa função em timbres de violão e sintetizadores ...). Mas na demo q eu fiz de violões e guitarra eu usei esse recurso (vc vai perceber esse recurso após os 50 seg da demo, em forma da batida de violão, onde eu seguro um acorde e o teclado executa a batida de acordo com o BPM q estiver). Escuta ae:

    MM6 Violões e Guitarras

    Ramsay
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Um arpegiador é uma função de um teclado que cria uma sucessão de notas que se repetem indefinidamente!!

    Ken Himura
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Um arpegiador é uma função de um teclado que cria uma sucessão de notas que se repetem indefinidamente!!

    Muito vago. Que notas e como se repetem?

    Parabéns, Fernando, pela resposta.

    ferretti
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Ainda esta faltando a resposta certa..

    O que realmente serve e ..pra que serve o Arpegiador....como usar..em que situação ele serve..?

    ferretti
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Ou digo mais..em que momento eu posso usar ele..qdo estver tocando..

    rodolfo1982
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    tiko_y
    Já havia baixado esta sua demo no outro tópico, e foi justamente ela que me deixou curioso quanto às potencialidades ou não-potencialidades de um arpejador nos synths.
    Vou olhar o vídeo oficial do MM6 então... valeu pela dica !

    ferretti
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Ainda esta faltando a resposta certa..

    O que realmente serve e ..pra que serve o Arpegiador....como usar..em que situação ele serve..?

    _Rattu_
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: _Rattu_
    · votar


    ferretti


    http://www.youtube.com/watch?v=fOWBX_xP5y8
    Essa música aqui é puro arpegiador, tem no verso e principalmente no strings do pré-refrão. Ouça atentamente as escalas subindo e descendo bem mecanicamente.

    _Rattu_
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    ferretti

    Ai você pergunta: pra que eu vou querer um teclado com arpegiador se eu posso fazer esse arpejo sozinho? Simples: Você pode só largar o acorde (ou nota) no arpegiador que ele faz a parte rítimica (os ataques) tudo sozinho, isso enquanto você toca outro teclado com outra mão. Quer dizer, você pode fazer arpejos gigantescos com uma só mão, enquanto sola com a outra ou segura um pad. Muito útil em new wave e música eletrônica em geral.

    rodolfo1982
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Olhei ontem vídeos demo do MM6 e do Roland Juno Di. Deu para ver mais ou menos o que o arpegiador de cada um faz. Na verdade, gostaria de assistir justamente mais reviews de arpegiadores em outros teclados, pois o do Juno, por exemplo, era bem fraco.

    Outra pergunta: vocês tecladistas profissionais ou quase-profissionais, com banda, igreja, utilizam muito este recurso ? Ou é um recurso para uso mais quando se está tocando sozinho mesmo ?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original