USB do Fantom S não funciona como MIDI?

    Autor Mensagem
    Hammond B3
    Veterano
    # set/07


    Ae pessoalm tudo jóia?

    Fiquei por uns tempos fora, muita correria, mais to de volta, com o setup resumido a um Fantom S 61.

    To com um problemão aqui: O USB dele não funciona como MIDI, como nos Fantom X e no Juno G?

    Será que vou ter que comprar uma interface MIDI USB?

    No Cd que vem com ele, só tem o FS Editor e Librarian. mais nada de driver USB como nos outros citados.

    Alguem tem esse teclado?

    Valeu gente

    keys_all
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Hammond B3
    fala Brow!!!

    Poxa o que houve com o Setup massa q vc tinha??

    Hammond B3
    Veterano
    # set/07
    · votar


    keys_all

    $$$

    Dei meu piano pra Igreja, fiquei só com o Juno G.
    Depois de tentar de tudo fazer negocio em um VR760, acabou que nao fiquei com o teclado, e por ultimo, to testanto esse Fantom S pra ver qual é a dele.

    Meu Juno G deu problema no visor, ta misturando uma boa parte das letras, embaçando tudo, e já tem aquele antigo problema do sustain, e então... to saindo fora dele.
    consegui vender por 3 mil rsr

    keys_all
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Hammond B3

    Puts... mas vc nao pegou o VR? E deve que devolver brow??

    E tipo, que buxa essa do JunoG hein...

    Eu to precisando de grana e quero vender meu Fantom XA, ou Trocar tbm...

    fogo neh?

    Mas boa sorte rs =]

    Hammond B3
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Caralho, o foda é que fui pegar um teclado que qusse ninguem tem ou conhece
    to me sentindo tão sozinho...

    Scoth_Pr
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Já comprou mesmo ele? Pq?

    mikemax2
    Veterano
    # set/07 · Editado por: mikemax2
    · votar


    sabe o que é engraçado, todo mundo fala do fanton que bom e tal , mas nos foruns é muito mais comentado dos tritons motifs, etc..

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # set/07
    · votar


    mikemax2
    sabe o que é engraçado, todo mundo fala do fanton que bom e tal , mas nos foruns é muito mais comentado dos tritons motifs, etc..

    também percebi isso...

    Hammond B3
    Veterano
    # set/07 · Editado por: Hammond B3
    · votar


    Scoth_Pr

    Meu Juno G deu um problemão, e apareceu a oportunidade de trocar pelo Fantom S, voltando uma graninha, e aproveitei.

    A propósito, é um ótimo teclado, ainda mais expandido do jeito que ta aqui rsrs

    Pena que saiu muito rápido de linha, era caro e quase ninguem tem pra falar a respeito.

    A galera diz que não, mais como ja tive os 2, posso falar: O Juno G é umn resumo do Fantom S, só não sei do Fantom X, pq ainda não testei um, mais pelo que me parece, a Roland deixou de investir em timbres pra fabricar visor colorido e outras frescuras.

    É um absurdo, teclados como os Fantom S, X, não ter um timbre de orgão decente, mais nenhum!! NÃO TEM!!
    Se quiser, tem que recorrer aos simuladores que temos no mercado, ou no ultimo caso, uma SRX 07 pra quebrar o galho!
    Outra coisinha bem chata: Pega o XV 88, e vai passando por todos os Fantons, e escuta o banco GM. os timbres são os mesmos! nada a mais nada a menos.

    Os chips XV, Fantom e Fantom X já cansaram, e é por isso que a galera ta recorrendo aos ótimos concorrentes, Motif XS, Triton Extreme...
    Fora isso, os teclados são ótimos!

    Vamos ver o que a Roland vai oferecer nos proximos meses...

    Scoth_Pr
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Hammond B3

    E aquele notebook que vc tinha? Não rolou o uso de VST's?

    Obs: Tô precisando saber o nome daquela loja com os preços bacanas de notebook hehe.

    Hammond B3
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Scoth_Pr
    Kra, não rola
    Nada melhor que ter um teclado com os timbres na mão!

    Imagina o note no palco, batendo aquele sol violento na telinha? ou da uma xuviscada e molha ele? é foda

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Hammond B3

    Quais as expansões que ele tem??? De Sampler de armazenamento??? Tem alguma SRX??? Qual??? O Sampler dele já lê arquivos mapeados? Dá pra utilizar aquele sampler do NIB4 nele???

    Abraços...

    Scoth_Pr
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Hammond B3

    Cara, vc pode me passar o contato daquela loja com os prçeos legais de notebook?

    Hammond B3
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Jeferson Fernandes

    Ta com uma SRX 02, + 128 mega pra Sampler e é só jogar os arquivos Wave dentro dele que ele cria o multisample automaticamente e salva como patch, podendo inserir até 3 MFX.

    Eu sampleei aquele orgão do B4, puts, acho que foi uns 20 segundos de trampo rsrs
    muito facil de operar

    Hammond B3
    Veterano
    # set/07
    · votar


    http://br.youtube.com/watch?v=UaFXei8R4lk

    Ae, fiz um video do bixão

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Hammond B3
    Show de bola Mineiro...rs... O que achou das teclas??? Curtiu... Pow.. Já pensou se fosse o FANS-88??? Mas é bem legal... Já tem os PADS do FANX... Tem um sampler show... A síntese dele já é a nova??? 128 vozes, estereo, 8 tones patatipatatá???

    Abraços..
    Jeferson..

    Hammond B3
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Jeferson Fernandes

    Ahahah

    teclas boas pra caramba!! melhores que as do XP 80 ( até então, as melhores semi-pesadas que tinha tocado).

    São iguais as do Fantom X6,7, e proporcionam a pegada super confortável! da pra tocar piano sem se comprometer.

    Acho que ele foi o primeiro Fantom com o chip Fantom da Roland, pq o Fantom Fa76 tinha o chip XV ainda.

    A respeito do novo chip, até o que eu sei os únicos teclados portadores do nono chip da Roland são os Fantom X.

    Informações do site da Roland:

    Fantom X7:

    Turbinados com o Novo Chip de Sintetizador da Roland
    A série Fantom-X representa um novo marco: o novo chip gerador de som da Roland. Este chip é o mais poderoso já criado até o momento, tornando possível tocar patches com até 4-tones sobrepostos, 8 formas de onda simultâneas, polifonia total de 128 vozes. O Fantom-X é totalmente expansível: com todas as placas de expansão e memória RAM, chega a aproximadamente 1GB. Além disso, a memória ROM interna, dedicada às formas de onda, foi dobrada, trazendo ainda mais sons de qualidade para o músico exigente.



    O chip do Juno G por exemplo, é derivado desse ae, pq ele não tem todo esse poder não.
    Digo isso pq o Fantom S tem todas as amostras do Juno G, identicas, e mais uma pancada!!

    A polifonia do Fantom S ainda é de 64 vozes, 4 tones por patch, 8 formas de onda.

    É claro que pra usufruir disso tudo, teria que ter pelo menos 128 de polifonia! Ponto pro Fantom X heheheh

    Memoria Sampler é de 288 mb expandida, contra as 544 do Fantom X.

    A diferença entre os 2 não é grande não.

    O Fantom S com a SRX 02, é quase um Fantom X pelado, sem expanção nenhuma rsrs.

    Hammond B3
    Veterano
    # set/07
    · votar


    FANTOM S

    General
    64-voice, 16-part synthesizer
    4 tones per patch
    Each pair of tones can be joined into 10 different structures (serial -24 dB/octave filter, Ring Modulator or Booster)
    Each tone consists of wave generator (WG), filter (TVF), amplifier (TVA) and 2x LFO generators
    General MIDI Level 2 compatible sound bank
    Generator
    Preset ROM wave, SRX wave, single sample or multisample can be used in generator
    FXM with color and depth controls
    4-stage pitch envelope
    Filter
    -12 dB/octave resonant/self-oscillating filter
    Types: LPF, BPF, HPF, Peaking, non-resonant LPF2, LPF3
    4-stage envelope
    Amplifier (TVA)
    Tone velocity switching/cross-fading
    4-stage envelope
    LFO
    Rate tempo sync
    Waveform: sine, triangle, saw up/down, trapezoid, square, one-shot up/down, S&H, random, chaos, v-sine, programmable 16-step LFO (step/smooth modes)
    Standard destinations: pitch, filter cutoff, amp level, amp pan
    Matrix Control
    4 sources (controllers, LFOs, envelopes)
    4 destinations per source (generator/filter/amp parameters, LFO depths/rates, envelopes)
    Effects
    3 MFX processors with 77 algorithms each (COSM speaker and guitar amp simulation, filters, choruses, flangers, phasers, lo-fi, radio, tape echo, turntable, 3D RSS effects, step-programmed effects, etc.)
    24-bit reverb unit
    Chorus/delay unit
    3-band mastering compressor
    Sampler
    Sampling via mic/line input with pre-effect (compressor, limiter, EQ, noise gate, center canceller) with auto/manual divide and auto-trim
    WAV/AIFF import/export
    Sample editing (truncate, normalize, envelope, chop, time-stretch)
    Up to 128 multisamples, 128 zones max in each
    Skip-Back Sampling always retains up to 40 last seconds of everything you hear/play
    Sequencer
    16-track x 16-channel sequencer
    up to 100 patterns per song, each with 16 channels
    RPS for triggering patterns with keyboard and pads
    Shuffle/grid/groove quantize
    Piano roll and full micro edit, SysEx editor
    Any on-screen realtime sound/effects edits can be recorded as SysEx messages
    Programmable arpeggiator, rhythm generator and chord memory
    SVQ song format stores all performance/patch/effects data
    Memory
    64 MB wave ROM (1228 waves), up to 4x SRX boards
    32 MB sample RAM (up to 288 MB with 1x DIMM board)
    16 MB internal flash storage RAM
    SmartMedia card slot (128 MB max)
    User memory - performances: 64, patches: 256, multisamples: 128, arpeggio: 128, rhythm: 128, chord: 128
    Card memory - performances: 64, patches: 256, multisamples: 128
    Controls
    61 keys with velocity and aftertouch
    16 backlit pads with velocity/aftertouch sensitivity
    Infrared D-Beam for controlling and triggering sounds and playing the analogue-modeling Solo Synth
    4 context-sensitive control knobs
    320x240 dot 4-shade LCD
    Connections
    Stereo line and direct outputs
    Coaxial and optical digital output
    Stereo line input, mono mic input
    USB port with USB-storage mode
    MIDI in/out/thru


    FANTOM X

    128-voice, 16-part synthesizer
    4 tones per patch
    Each pair of tones can be joined into 10 different structures (serial -24 dB/octave filter, Ring Modulator or Booster)
    Each tone consists of wave generator (WG), filter (TVF), amplifier (TVA) and 2x LFO generators
    General MIDI Level 2 compatible sound bank
    Generator
    Preset ROM wave, SRX wave, single sample or multisample can be used in generator
    FXM with color and depth controls
    4-stage pitch envelope
    Filter
    -12 dB/octave resonant/self-oscillating filter
    Types: LPF, BPF, HPF, Peaking, non-resonant LPF2, LPF3
    4-stage envelope
    Amplifier (TVA)
    Tone velocity switching/cross-fading
    4-stage envelope
    LFO
    Rate tempo sync
    Waveform: sine, triangle, saw up/down, trapezoid, square, one-shot up/down, S&H, random, chaos, v-sine, programmable 16-step LFO (step/smooth modes)
    Standard destinations: pitch, filter cutoff, amp level, amp pan
    Matrix Control
    4 sources (controllers, LFOs, envelopes)
    4 destinations per source (generator/filter/amp parameters, LFO depths/rates, envelopes)
    Effects
    3 MFX processors with 78 algorithms each (COSM speaker and guitar amp simulation, filters, choruses, flangers, phasers, lo-fi, radio, tape echo, turntable, 3D RSS effects, step-programmed effects, etc.)
    24-bit reverb unit
    Chorus/delay unit
    3-band mastering compressor
    Sampler
    Sampling via mic/line input with pre-effect (compressor, limiter, EQ, noise gate, center canceller) with auto/manual divide and auto-trim
    WAV/AIFF import/export
    Sample editing (truncate, normalize, envelope, chop, time-stretch)
    Up to 128 multisamples, 128 zones max in each
    Skip-Back Sampling always retains up to 40 last seconds of everything you hear/play
    Sequencer
    16-track x 16-channel sequencer
    8 stereo audio tracks (OS upgrade 2.0)
    up to 100 patterns per song, each with 16 channels
    RPS for triggering patterns with keyboard and pads
    Shuffle/grid/groove quantize
    Piano roll and full micro edit, SysEx editor
    Any on-screen realtime sound/effects edits can be recorded as SysEx messages
    Programmable arpeggiator, rhythm generator and chord memory
    SVQ song format stores all performance/patch/effects data
    Memory
    128 MB wave ROM, up to 4x SRX boards
    32 MB sample RAM (up to 544 MB with 1x DIMM board)
    32 MB internal flash storage RAM
    PC card slot
    User memory - performances: 64, patches: 256, multisamples: 128, arpeggio: 128, rhythm: 128, chord: 128
    Card memory - performances: 64, patches: 256, multisamples: 128
    Controls
    76 keys with velocity and aftertouch
    16 backlit pads with velocity/aftertouch sensitivity
    Infrared D-Beam for controlling and triggering sounds and playing the analogue-modeling Solo Synth
    4 context-sensitive control knobs
    320x240 dot 256-color LCD
    Connections
    Stereo line and direct outputs
    Coaxial digital input/output
    Stereo line input, mono mic input
    USB port with USB-storage and USB-MIDI modes
    MIDI in/out/thru

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Show de bola... Quando ao Juno-G eu até concordo que a memória ROM dele é diferente.. Mas tem alguma coisa estranha. A estrura é de síntese é a mesma, a dos inserts também. Olha só o que está na descrição dele:

    JUNO G

    Old-School Ease, Cutting-Edge Features
    Features


    Look familiar? True to its heritage, the new JUNO-G is affordable and user-friendly. But that's where the comparisons to yesteryear end. This modern marvel packs a studio's worth of sound, sequencing, and audio recording into one amazing instrument. Sharing the same high-powered processor as Roland's famous Fantom-X series, the JUNO-G puts a world of first-class sound and performance features under musicians' fingertips — and allows more sounds to be added via SRX expansion. Songs can be created with the onboard audio/MIDI recorder, all for an incredibly low price!

    * Powerful "Fantom-X-quality" sound engine, 128-voice polyphony
    * Audio/MIDI multitrack recorder with dedicated transport controls and mixer
    * SRX slot for expanding the internal soundset
    * Large, friendly display and front-panel controls
    * Arpeggiator, Chord Memory, and multi-effects built in
    * USB port for MIDI communication, AIF/WAV file exchange, and data transfer
    * PC Card slot (which accepts CompactFlash or SmartMedia cards via adapter)
    * Cakewalk SONAR LE software CD-ROM bundled
    * Invisible infrared D Beam controller

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Hammond B3
    A propósito. Como foi B2B dessa troca??? 3K pelo Juno-G + quanto???

    Hammond B3
    Veterano
    # set/07 · Editado por: Hammond B3
    · votar


    Jeferson Fernandes

    passei o Juno G por 3 mil, voltei mais 2500 do teclado e +400 co case, parcelado em 7 sem juro.

    O Fantom S saiu por 5500.
    Foi mei salgadinho, mais é a única saída que tive pra passar o Juno G pra frente em "silencio" já que a loja não testou o teclado e não viu o problema!

    Acho que por ser loja, por 3 mil, vendi muito bem vendido, já que o preço da roland pros lojistas é de 2850. rsrsr

    só paguei um pouco caro no Fantom, mais to sem dor de cabeça

    A respeito do chip, eu não entendo. antes de lançar o Juno G, a Roland dizia que o processador era "DERIVADO" do Fantom X. Agora já diz que é o mesmo.
    sei lá.

    Quem determina a quantidade de ROM do teclado, expanções, entradas e saídas, é o chipset do teclado não é, que seria o Fantom X.

    Se olhar por esse ponto, o Juno G tem um chip derivado sim.
    Tirando as amostras de piano no Fantom X, em timbres ele iguala com os outros, JG, FS... não sei dizer.

    Aqui tem um comparativo interessante entre os FS e FX.

    http://fantom.wilkesworld.co.uk/s%20x%20comparison.htm

    deem uma olhada

    The 1st 64 Mb of the wave ROM on the Fantom-X is the same as the Fantom-S. The extra 64Mb contains new waves including a new Piano with 700 individual samples

    Ta nesse comparativo, só pra deixar claro o que falei a respeito dos timbres ser os mesmos.

    O FX possui os mesmos 64 mb de ROM do JG, FS e mais 64 extras com amostras de pianos e outras coisas

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Hammond B3
    O FX possui os mesmos 64 mb de ROM do JG, FS e mais 64 extras com amostras de pianos e outras coisas

    Isso sim é fato!!! Levando em consideração que os Patch do Fantom-X e do Juno-G tem a arquitetura da quarta geração.

    Quem determina a quantidade de ROM do teclado, expanções, entradas e saídas, é o chipset do teclado não é, que seria o Fantom X.

    Pelo que entendo a memória ROM, ou o banco de waveforms não está integrado ao processador do teclado. Na verdade os teclados Roland tem como arquitetura processadores MFX individuais, Audio Engine, Flash Rom e Flash User... São blocos distintos. Creio que o processador do Juno-G opere em uma frequencia menor, uma vez que integra menos algorítimos de sampler e de alguns recursos, mas a memória wave é determinada por um bloco independente, bem como o barramento I/O também está externo ao processador, porém no mesmo bloco.

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Jeferson Fernandes
    Pelo que entendo a memória ROM, ou o banco de waveforms não está integrado ao processador do teclado. Na verdade os teclados Roland tem como arquitetura processadores MFX individuais, Audio Engine, Flash Rom e Flash User... São blocos distintos. Creio que o processador do Juno-G opere em uma frequencia menor, uma vez que integra menos algorítimos de sampler e de alguns recursos, mas a memória wave é determinada por um bloco independente, bem como o barramento I/O também está externo ao processador, porém no mesmo bloco.

    NERD! hehehehhe

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Jonathas Lacerda
    A eh!!! Nem é o Doutor Pardal que está falando... Heheheheh... Mas e aí??? Como vai o PSR-520 ES Rack???

    Hammond B3
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Jeferson Fernandes

    Ou seja, o processador do Fantom X é o mesmo do Juno G, porém com uma frequencia mais alta, o que deixa de ser o mesmo processador e se encaixe mais como derivado.

    O Fantom S tem sintese de 4ª geração tb? pq o que eu fazia no JG, faço nele sussegado e com mais facilidade.

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Hammond B3
    O Fantom S tem sintese de 4ª geração tb? pq o que eu fazia no JG, faço nele sussegado e com mais facilidade.
    A quarta geração que a Roland fala não tá muito relacionado aos recursos e poder de fogo do equipamento. A quarta geração é o fato de o equipamento ter 128 vozes, 128 osciladores estereo, Patchs com 8 elementos, 4 estereo ou 8 mono, 3 MFX, 3FX... Essas coisas... Features... Isso não quer dizer que seja diferente da terceira geração em termos funcionais, mas o termo só evidencia a geração com seus recursos. Agora pode apostar que eu trocaria meu Juno-G em um Fantom-S sem dúvidas... Só não trocaria no Fantom-FA que eu acho que na pratica é um XP-80 piorado por mais que seja melhorado, em todos os aspectos, comandos, funcionalidades, interatividade... e talz... O que determina o Juno-G estar na quarta geração é a data de lançamento dele, que faz ele participar desta linha de produtos... Agora que eu bato o pé que o Juno G é melhor que se pode comprar com o preço dele é... O meu está perfeito 100%, timbra muito bem... Outro dia tive a oportunidade de ficar no público de uma banda que usava o Juno-G e por mais que a gente ache que não cheque ele tem muita presença e muita qualidade no som, a ponto de me surpreender mesmo tendo um...rs... Minha meta hoje é esperar o Sonic Cell que vem com a mesma ROM do FANX pra se desfazer do meu JG e quem sabe usar o SC junto com o PK88sx...rs...

    Ou seja, o processador do Fantom X é o mesmo do Juno G, porém com uma frequencia mais alta, o que deixa de ser o mesmo processador e se encaixe mais como derivado.

    Então cara... Eu concordo que o Fantom-S é bem mais vantagem que o Juno-G que tem mais recursos e tem todos os timbres... Isso é fato... Agora quanto à derivação... Será que o Intel Core Duo 1.6Ghz é derivado do Intel Core Duo 1.8Ghz?? O Processador sozinho não quer dizer nada... Ele depende dos registradores, memória, I/O, controles, buffer... Do conjunto...

    Hammond B3
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Jeferson Fernandes

    É, entendo. o mesmo processador com menor frequencia, ou talvez não neh.

    Quanto ao JG, na boa, se ele não tivesse dado problema, nunca, mais jamaaaaais teria trocado ele.

    Minha meta era passar ele pra frente pra pegar um mais dedicado, VR760 que quase deu certo por exemplo, ou Nord electro, mais deu esse imprevisto, na loja só tinha o FS, tava novinho, e rolo c sabe como é neh.

    jgamarra
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Olá amigos, sei o post é antigo mas como não estou conseguindo ajuda:( comprei um Fantom S 61, ontem atarde e estava sem teclado já a muito tempo, e não estou conseguindo fazer quase nada. Quero usar o sequencer mas não estou conseguindo. Se alguem ai puder me dar um help! agradeço outra coisa queria poder passar alguns samplers pra ele tambem obrigado.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a USB do Fantom S não funciona como MIDI?