Duvidas Formação de notas

    Autor Mensagem
    Pedro-Ska-Jazz
    Veterano
    # jul/07 · Editado por: Pedro-Ska-Jazz


    Bom e ai galera...
    Vou explicar o que entendi de um metodo que estou lendo e queria que alguem me falasse se esta certo o que eu consegui entender.
    Exemplo usando a nota C:
    C maior
    I grau ao III grau fica em 2 tons a diferença, do III ao V fica 1 tom e 1/2 sendo assim teclas: C + E + G

    C Menor
    I ao III =1 tom e 1/2
    III ao V = 2 tons
    Teclas = C + D# + G (ai esta outra duvida como é o jeito certo de colocar a nota seria RE# ou Eb pq eu estou lendo do sentido crescente ou nao tem nada a ver?)

    C Aumentada
    I ao III = 2 tons
    III ao V = 2 tons
    Teclas = C + E + G#

    C diminuta
    I ao III = 1 tom e 1/2
    II ao V = 1 tom e 1/2
    Teclas = C + Eb + Gb

    Quando envolve o setimo grau todas as notas menores é regra as setimas serem maiores tbm?
    Tambem se aplica nas menores, todas as notas menores é regra a setima serem menores tbm?
    E no caso de diminutas e aumentadas?
    um exemplo no caso estamos falando de C maior:

    C maior com setima maior
    I ao III = 2 tons
    III ao V = 1 tom e 1/2
    V ao VII = 2 tons

    C menor com setima menor
    I ao III = 1 tom e 1/2
    III ao V = 2 tons
    V ao VII= 1 tom e 1/2

    A aumentada e diminuta nao sei como ficaria a setima

    E tenhu tbm outra duvida a respeito de saber ao certo como montar as escalas certas, notas que se encaixam perfeitamente no caso de eu improvisar e fica um som harmonico. Eu li um jeito só não sei se posso aplicar a todas as notas e que vou obter as escalas certas, por exemplo:

    Escala de C
    ---------T----T-----ST----T-----T-----T-----ST- (esses t e st sao tons e semi tons)

    ------I----II----III----IV----V----VI----VII----VIII
    -----C----D-----E-----F-----G-----A-----B-------C

    Agora se eu fizer uma escala de outra nota posso usar o mesmo metodo que dara certo????
    Escala de La
    ---------T----T-----ST----T-----T-----T-----ST-
    ------I----II----III----IV----V----VI----VII----VIII
    ------A----B----C#----D----E-----F-----G-------G#

    Desculpa o tamanho do topico mais é muita duvida e eu quero muitoooooooooooooooooooo aprender do jeito certo, é muito dificil aprender sozinhu sem alguem que conhece de verdade do lado ehhee abraço desde ja agradeço.

    Tekila
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    ai esta outra duvida como é o jeito certo de colocar a nota seria RE# ou Eb pq eu estou lendo do sentido crescente ou nao tem nada a ver?

    bom, aqui varia da tonalidade. pra saber isso voce precisa saber achar os acidentes de uma escala. (procure na busca q deve ter algo a respeito)

    entao digamos numa escala de dó maior. voce poderia colocar assim do-re-mi-mi#-sol-la-si mas isto esta errado pois alem de nao conter o Fa a nota Mi# nao faz parte da escala de do maior

    então voce sempre tem que se perguntar "essa nota existe na tonalidade em que eu estou" . basicamente tudo depende da tonalidade =P

    Quando envolve o setimo grau todas as notas menores é regra as setimas serem maiores tbm?
    Tambem se aplica nas menores, todas as notas menores é regra a setima serem menores tbm?
    E no caso de diminutas e aumentadas?


    nao entendi o que voce quis dizer com Notas Menores. voce se referiu a Intervalos menores? (lembre q a nomenclatura correta é sempre importante)

    tbm não entendi o que voce quis dizer com "formar as escalas certas"

    tente reformular o seu tópico usando os termos corretos . pq por mais que sua pergunta faça sentido, eu nao consegui entender direito

    abraço

    Pedro-Ska-Jazz
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    OK desculpa a ignorancia hehee é que nao sei mesmo como falar do jeito certo entende ehehe...

    Entao seguinte na verdade queria saber um jeito com que eu possa entender a estrutura de como se faz as notas e as escalas tipo assim tudo tem uma formula como essa que eu expliquei la em cima das notas maiores e menores os acordes, pelo menos os acordes acho que estao certo a estrutura do 2 tons e 1tom e meio para os acorder maiores.

    Minha duvida é assim eu queria aprender na verdade improvisaçao sei que um nivel muito altissimo mais eu queria começar a entender como que é a estrutura de escalas para dar uma nota na mao esquerda e acompanhar uma escala de notas CERTAS harmonicas na mao direita..

    Se eu seguir essa regra pelo menos acho que esta certo pq tentei com todar as notas e deu certo quando eu fui conferir

    NOTA Menor
    I ao III =1 tom e meio
    III ao V = 2 tons

    NOTA Maior
    I ao III = 2 tons
    III ao V = 1 tom e meio

    NOTA Diminuta
    I ao III = 1 tom e meio
    III ao V = 1 tom e meio

    NOTA Aumentada
    I ao III = 2 tons
    III ao V = 2 tons

    é disso que eu estou falando tipo uma estrutura na qual eu so aplico a nota que eu quero e tenhu um mmolde no qual eu descubro a nota.

    Eu queria saber que regra é essa de
    I-----II-----III----IV------V-----VI------VII-----VIII
    -\---/-\-----/\-----/-\----/--\----/--\------/\-------/
    --\-/---\---/--\---/---\--/----\--/----\----/--\-----/
    ---T-----T-----ST-----T-------T--------T------ST
    T = Tom
    St=Semi tom

    Entao se eu usar uma nota qualquer é so usar essa regra que vai apresentar uma escala cromatica, isso seria os intervalos de tons de grau para grau.

    LeandroP
    Moderador
    # jul/07 · Editado por: LeandroP
    · votar


    Pedro-Ska-Jazz

    É por aí mesmo.

    Você montando tríades empilhando intervalos de terças. (terça + terça da terça).

    As terças são menores (1,5 tom) e maiores (2,0 tons).

    Tríade maior = 3M + 3m (2 tons + 1,5 tom)

    Tríade menor = 3m + 3M (1,5 tom + 2 tons)

    Percebeu que uma é o contrário da outra?!

    Tríade aumentada = 3M + 3M (2 tons + 2 tons)

    Tríade diminuta = 3m + 3m (1,5 tom + 1,5 tom)

    É aumentado porque existem duas 3as maiores sobrepostas, e a diminuta é porque tem duas 3as menores sobrepostas.

    Exemplos em C

    C maior --> 3M + 3m = C, E, G
    C menor --> 3m + 3M = C, Eb, G
    (a nota é Eb porque estamos na 3a. A nota D# é uma 2a aumentada).

    C aumentado --> 3M + 3M = C, E, G#
    C diminuto --> 3m + 3m = C, Eb, Gb

    Como você empilhou dois intervalos de 3as, você conseguiu formar as tríades básicas (maior, menor, aumentada e diminuta). Se você adicionar mais uma 3a (3a da 5a), você encontrará os intervalos de 7a.

    As 7as podem ser maior (5,5 tons - 7M), menor (5,0 tons - 7) e diminuta (4,5 tons - b7).

    Utilizando as notas de uma escala diatônica, você pode empilhar as duas terças e formar as tríades, ou adicionar mais uma terça e formar as tétrades:

    TRÍADES:

    C = C, E, G
    Dm = D, F, A
    Em = E, G, B
    F = F, A, C
    G = G, B, D
    Am = A, C, E
    B° = B, D, F


    TÉTRADES:

    C7M = C, E, G, B
    Dm7 = D, F, A, C
    Em7 = E, G, B, D
    F7M = F, A, C, E
    G7 = G, B, D, F
    Am7 = A, C, E, G
    Bm7(b5) = B, D, F, A

    O Bm7(b5) é um acorde meio-diminuto, porque a 7a é menor. Pra ser diminuto a 7a deve ser diminuta também, ou seja, ele é quase um diminuto. Também pode ser grafado como BØ.

    Experimente observar os outros intervalos de cada modo, como as 2as, 4as e 6as. Assim como acontece de uma 3a ser menor e outra maior, uma 7a ser menor e outra maior, também aparecem intervalos interessantes, como 2a menor, 4a aumentada, 6a menor, etc.

    Procure os tópicos sobre harmonização, campo harmônico, tríades, intervalos. Eles poderão te ajudar a compreender melhor este assunto.

    fernando tecladista
    Veterano
    # jul/07 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    Teclas = C + D# + G (ai esta outra duvida como é o jeito certo de colocar a nota seria RE# ou Eb

    os acordes são em terças, então a grafia é Mib
    Quando envolve o setimo grau todas as notas menores é regra as setimas serem maiores tbm?
    Tambem se aplica nas menores, todas as notas menores é regra a setima serem menores tbm?


    o menor se refere somente a terça do acorde
    a setima é menor pra qualquer tipo de acorde, mesmo que não tenha nada marcado ex: em C7 ou Cm7 é setima menor (Sib),
    se eu quero uma setima maior eu tenho que anotar ao lado do 7
    -------------------------------------------------------


    como montar as escalas certas
    Eu li um jeito só não sei se posso aplicar a todas as notas e que vou obter as escalas certas, por exemplo

    a pergunta está meio embolada
    nos exemplos você quer montar as escalas Maiores que sequem essa ordem:

    ---------T----T-----ST----T-----T-----T-----ST
    na parte de grafia você não pode ter nomes de notas repetidas e nem pular nome de notas
    então toda escala vai ter as notas em ordem:
    do, re, mi, fa, sol, la, si
    ou sol, la, si, do, re, mi, fa
    ou mi, fa, sol, la, si, do, re
    a partir disso você vai ter os (#) ou (b) nas notas

    seguido o exemplo se quero montar a escala de Mib
    então a primeira nota é Mib (logico)
    a segunda é Fá, a terceira Sol, a quarta é Lab (não pode ser sol#, porque já tenho o sol natural)
    a quinta é Sib (igual, não pode ser La# porque já iteve Lab)
    e etc...

    a escala de lá que você montou na verdade é
    la, si, do#, re#, mi, fa#, sol# (teve um errinho no VI grau que você colocou lá)
    mi para fá é ST então tem que ser mi para fa# para dar tom, e fa# a sol# a proxima (VII)
    o VIII é sempre igual a I

    Agora se eu fizer uma escala de outra nota posso usar o mesmo metodo que dara certo????
    dá certo para todas as escalas maiores
    somente a grafia que fica estranha em escalas com muitos (#) ou (b)
    por exemplo a escala de DO#
    vai ter:

    Do#, Re#,Mi#, FA#.......
    ai você ve que Mi# é a nota fá natural, se você pensar como fá vai dar rolo com o fa# fica mais facil pensar nesta nota como Mi#
    um acorde de C#
    são as notas do# mi# e sol#, já que o acorde C é dó, mi, sol

    Pedro-Ska-Jazz
    Veterano
    # jul/07 · Editado por: Pedro-Ska-Jazz
    · votar


    Ah entao sempre que eu estiver escrevendo um escala cromatica nao posso nem pular nenhuma nota nem repetindo a mesma, por exemplo um re re# seria um sib ai ficaria o certo escrever re sib.
    E na questao do T---T---ST---T---T---T---ST isso entao é uma formula para escala cromatica posso partir desse principio para obter escalas e notas harmonicas ou essa formula é exclusiva para se obrter escala de uma de um campo harmonico so?
    Tipo se eu usar um C partindo dessa escala de tom e semitom a escala vai sair certinha do mesmo jeito que eu usar um F# na escala de tom e semitom claro que partindo da nota diatonica certa se for escala de F# irei usar a primeira nota F#.


    E outra coisa vou colocar aqui as notas maiores pq tem lugar que eu olho que bate certinhu mais tem lugar que fala que é outras triades que devo tocar:

    1
    C= do + mi + sol
    D= re + fa# + la
    E= mi + sol# + si
    F= fa + la + do
    G= sol + si + re
    A= la + do# + mi
    B= si + re# + fa#

    ou 2

    C= do + mi + sol
    D= re + fa + la
    E= mi + sol + si
    F= fa + la + do
    G= sol + si + re
    A= la + do + mi
    B= si + re + fa

    bom acho que essa segunda triade é exatamente da escala harmonica ao qual eu estava me referindo vi que o certo mesmo é a 1 que eu toco

    LeandroP
    Moderador
    # jul/07
    · votar


    Pedro-Ska-Jazz

    Você está confundindo escala cromática com escala diatônica.

    A escala cromática evolui de meio em meio tom e tem 12 notas. A escala diatônica é formada por 7 notas, mais a repetição da primeira.

    Pedro-Ska-Jazz
    Veterano
    # jul/07 · Editado por: Pedro-Ska-Jazz
    · votar


    verdade entao agora que eu prestei atençao hehehe tomei uma coca respirei e li tudo de novo me toquei que estava juntando duas coisas distintas. mais agora consegui intender

    nossa valeu mesmo galera consegui intender tudo hehehe

    fernando tecladista
    LeandroPanucci
    Tekila

    Muito obrigado pela paciencia de me explicar hehehe
    Abraços

    fernando tecladista
    Veterano
    # jul/07 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    E outra coisa vou colocar aqui as notas maiores pq tem lugar que eu olho que bate certinhu mais tem lugar que fala que é outras triades que devo tocar:

    1
    C= do + mi + sol
    D= re + fa# + la

    .....

    se você está falando de triade isoladamente esta lista 1 esta correta


    ou 2

    C= do + mi + sol
    D= re + fa + la
    E= mi + sol + si

    .....
    se você for pensar em campo harmonico está mais dentro dessa ideia, mas os nomes do acordes estão incorretos
    C= do + mi + sol
    Dm= re + fa + la
    Em= mi + sol + si


    o acorde em si "não" se altera de acordo com o tom da música
    se em uma musica em "C" no meio aparece um "D" vai tocar D mesmo não vira Dm

    Tekila
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Aqui vai uma regra que eu aprendi, que não sei se é o modo ideal de aprender, mas foi uma das primeiras coisas que eu aprendi

    Como fazer para achar os Sustenidos de uma escala?

    # > Fa - Do - Sol - Re - La - Mi - si < b

    para achar os acidentes de uma escala seguir a ordem dos sustenidos até a sétima da escala desejada
    ou seja . Re maior , a sétima é o do, entao a escala de re maior possui Fa# e Do#

    EXCESSOES : Do maior = nenhum acidente Fa maior = Sib

    Como achar os bemois de uma escala?
    b > Si - Mi - La - Re - Sol - Do - Fa < #

    Para achar os bemois de uma escala seguir a ordem dos bemois até a nota que sucede a tônica na ordem dos bemois

    sendo assim na escala de Reb teremos Sib -Mib -Lab-Reb-Solb

    Como achar os acidentes em uma escala Menor

    Para achar os acidentes de uma escala menor, você deve procurar sua relativa maior que fica 1ton e meio (terca menor) acima da nota desejada

    ou seja, digamos que voce queira a escala de Re menor. sua relativa maior eh o Fa. o Fa eh uma das excessoes e possui apenas o Sib. entao a escala de re menor vai ter apenas o Sib

    deu pra entender? =D

    Pedro-Ska-Jazz
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    nossa entao tipo essa ai nao consegui entender nao ehhehe
    Mais a regra é simples eu acho heh se for meio tom acima é sustenido e meio tom abaixo bemol, só nao posso sair da nota do grau certo né, por exemplo

    I grau= do
    III grau= mi
    V grau sol

    se eu quiser fazer um do menor a grafia certa é mib pq se eu usar o re# estou usando o II grau aumentado certo e vamos supor que eu queira descer mais meio tom ainda ficaria mibb (que no caso seria re natural) mais teria que escrever mibb pq a grafia certo é mi no III grau certo.
    Se for do jeito que eu intendi é facil é so usar sempre a nota do grau e se subir é sustenido se descer é bemol.
    Mais ai é que esta a minha duvida no caso de escala cromatica eu queria saber a base, um molde para que eu possa descobrir onde devo subir um tom ou meio tom exemplo do T, T, ST, T, T, T, ST
    Tipo quero saber a escala de Re ai uso um molde e vou descobrir a escala com as 12 notas certas, ai usando a mesmo molde eu mudo a primeira nota para fa# ai vou descobrir as 12 notas certas de fa# entendeu?
    e assim sucessivamente.
    E u nao sei se existe um molde assim uma estrutura para que vc so coloque a primeira nota e sempre vai ser os mesmo intervalos de tempos para as escalas, igual o molde de acorde maior que é 2 tons e 1 tom e meio eu colocando qualquer nota que eu quiser se eu seguir essa regra sempre vou descobrir a triade maior certa queria saber se existe uma estrutura, um molde parecido em escala cromatica.

    LeandroP
    Moderador
    # jul/07 · Editado por: LeandroP
    · votar


    Pedro-Ska-Jazz

    Se for do jeito que eu intendi é facil é so usar sempre a nota do grau e se subir é sustenido se descer é bemol.

    A idéia é essa.

    vamos supor que eu queira descer mais meio tom ainda ficaria mibb (que no caso seria re natural) mais teria que escrever mibb pq a grafia certo é mi no III grau certo.

    Estaria certo, mas por que você faria isso? A 3a é maior ou menor. Não existe aplicação pra uma 3a diminuta. Pra uma 2a aumentada acontece em acordes dominantes alterados, e possui uma 3a maior também. Em acordes com sétima da dominante (acorde maior com 7a menor), a 2a aumentada funciona como uma "blue-note". Esse mesmo efeito surge na tríade menor, mas aí a "bola da vez" (o intervalo) é a 4a aumentada (#4). Toque e perceba o som.

    Pedro-Ska-Jazz
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    LeandroPanucci

    entao eu entendi so queria confirma se minha visao de alteraçao estava certa, usei o primeiro exemplo que eu vi hahahhaa

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvidas Formação de notas