Autor |
Mensagem |
fathertime Veterano |
# set/03
Eu queria saber o que diabos quer dizer modo frígio, mixiolídio, dórico, jônio....
Alguém ae sabe o que é isso????????????
|
O pianista Veterano |
# set/03
· votar
Não pensem que eu não ví esse tópico, ta tarde,amanhã explico.
|
SaintFerio Veterano |
# out/03
· votar
Pelo que eu sei, é que cada povo antigo tinha um modo de tocar e talz, e aí ficou de herança pra nós os nomes e os estilos, mas O Pianista deve ter mais conhecimento para explicar do que eu...
|
O pianista Veterano |
# out/03
· votar
Bem, vamos lá.
Como já disse o Saint Ferio, os modos são meios que os povos antigos tocavam. Muito aplicado na música medieval, renascentista, um pouco do barroco e alguns casos raros do classisimo (como a missa Solene do beethoven) e de uns tempos para cá resurgiu a música modal, como sendo pós modal, mas isso é caso a parte, não convém explicar aqui.
O esquema básico dos modos é o seguinte:
Jônio - T T st T T T st
Dórico - T st T T T st T
Frígio - st T T T st T T e assim por diante, sendo os próximos:
Lídio, Mixolídio, Eólio e Lócrio.
Ex. Ré Dórico - D - E- F - G - A - B - C - D
Com prática você se acostuma.
Saudações modais
|
Dennis_Tecladista_Doido Veterano |
# out/03
· votar
exatamente como o pianista disse
peguemos o exemploda escalada de dó maior
C D E F G A B C
se pegarmos assim pela escala de dó
C D E F G A B C
D E F G A B C D
E F G A B C D E
F G A B C D E F
G A B C D D F G
A B C D E F G A
B C D E F G A B
e analisarmos os tons e semitom que foram distribuidos podermos aplicar essa ordem de tons e semitom em qualquer tônica
por isso vemos que o modo eólio é um modo é um modo conhecido, o modo menor natural (aquele que começa na nota A)-(T-St-T-T-St-T-T)
Exemplo: E mixolidio: E F G A B C D E, essa é a escala de E mixolídio... mas existem muitas outras escalas, como escala cigana, pentafônica, hexâfonica, a escala naum precisa necessariamente ter 8 notas, podem ser quantas notas forem necessárias....
|
# out/03
· votar
aliás, naum pense que os modelos dessas escalas foram feitas a partir da escala de dó, ou com base nela. pode dar exemplo por qualquer tônica e sua escala, podendo ser de qualquer modo, isto é um assunto extenso, a partir por exemplo, pela escala de Em
E F# G A B C D E
F# G A B C D E F# e por aí vai (essa aí é fá sustenido Dórico)assim como modo maior e modo menor é uma escala, os outros modo mixolídio, frígio, lócrio, dórico, lídio, são outros modos
Jônio e eólio são mais conhecidas por modo Maior e menor
Jônio= modo maior
Eólio= modo menor natural
|
# out/03
· votar
ae pianista, c manja muito cara, po...
|
O pianista Veterano |
# out/03
· votar
Grande Dennis, explicaste tudo! Acho que não resta duvidas a ninguém agora!
|
# out/03
· votar
rs rs rs
tbm pego pesado nos estudos, tenho 14 anos e vou fazer facul de música, então tem que ir estudando senão naum passa nem na prévia neh
|
O pianista Veterano |
# out/03
· votar
Heheh, isso virou chat!!
A qto tempo estuda música?
|
# out/03
· votar
bom, estudo faz 2 anos e vc
fez facul?
|
O pianista Veterano |
# out/03
· votar
Q nada rapaiz!
Música faz 4 anos mais ou menos, piano 1 ano, sou novo na música, mas participo de 3 fóruns, leio muito e estudo muito. Música é minha paixão.
Tenho 16, facul daqui a 2 anos soh.
|
# out/03
· votar
uhn legal, vc tem icq?
tenho que estudar muito ainda
|
O pianista Veterano |
# out/03
· votar
Tenho, to on, pega ae, galera que quiser pede autorização lá também, se indentifiquem, plz.
126920244
Chega de chat em fórum, hehe.
|
SaintFerio Veterano |
# out/03
· votar
Vcs dois são fodas heheh! Ficamo fazendo chat, pensei que ia tá cheio de gente discutindo aqui e tal, hehe, eram só vcs dois LoL!
|
Syl Veterano |
# out/03
· votar
Dennis_Tecladista_Doido
O pianista
Nossa.. vcs são novos.. jurava q vcs tinham feito facu de música hehehehe! Vcs manjam mt, com certeza vão se dar mt bem no ramo da música.
|
O pianista Veterano |
# out/03
· votar
Perdão meus caros colegas com esta breve conversa via fórum. Não era a intenção fazer um chat, mas acabou virando.
Syl
Faculdade é um pouco de faxada viu, aprender mesmo, é aí fora, nas boas escolas...
|
fathertime Veterano |
# out/03
· votar
O pianista
Dennis_Tecladista_Doido
Valeu mesmo pela explicação. Agora não tenho mais nenhuma dúvida sobre esse assunto...
|
# out/03
· votar
ae gente.
valew, mas eu entendo pouco de música, hehehe
|
# out/03
· votar
fico feliz fathertime de saber que suas duvidas foram esclarecisdas
|