Alguém que saque de eletrônica já tentou construir um synth em casa?

    Autor Mensagem
    Música de Preto
    Veterano
    # abr/07


    Sabemos que o princípio é relativamente simples, mas não é taõ simples na prática. Achei um CI que funciona como dois VCO's integrados, mas eles pedem uma entrada de hard sync e soft sync que eu nunca ouvi falar. Outra idéia seria construir filtros comuns - como os equalizadores para alterar alguns parâmetros do timbre depois da saída do teclado. Eu já testei o princípio e deu certo. Bom, se você conhece algum projeto sobre o assunto, poste aqui! A saber, eu já encontrei um site que falava sobre synth explicando todo o funcionamento que dava os circuitos de suas partes e no final o circuito completo e ainda uma lista de CIs que desempenham os papéis das partes de um synth (VCO, VCF, LFO, etc.), só que eu simplesmente não sei mais qual é o site e perdi o conteúdo que peguei de lá.

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Música de Preto

    pow ,... isso tem em alguns lugares .. inclusive tem kits para vender ... em sites gringos claro ... qdo eu estiver no meu pc posto os links aqui ...
    ixcrusivi .. eu estava fazendo um .. mas o tempo esta me prejudicando !! hehe

    gustavorino
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Música de Preto

    vi um cara no orkut que construiu um minimoog e o visual pelo menos ( o som eu nao cheguei a escutar ) ficou muito legal.. o cara importou os potenciometros dos EUA e ficou muito igual a um..

    Música de Preto
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Nossa! Esse fórum é rapidíssimo! Sobre a idéia de modificar timbres depois do teclado, o princípio é o seguinte: Os filtros serão filtros normais, como os e equalizadores paramétricos, que possibilitariam ter cutoff e resonance. Precisaria também de um VCA para construir um LFO que seria o MOD desse VCA para criar o tremolo. Esse é o único ponto onde eu poderia colocar um LFO. Acho poderia também colocar um EG também nesse VCA. Acho que ele poderia entrar na mesma entrada MOD desse filtro. Se isso for mais barato do que comprar um synth acho que é uma boa opção paraquem não pode comprar um synth ainda.

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Música de Preto

    como te prometi ...

    http://www.musicfromouterspace.com/index.php?page=HOME

    http://www.mfberlin.de/index.html

    achei isso por acaso ... li ... reli... ouvi .. tem uns papo bacana ...
    se for fazer alguma coisa dae me dah um aviso ... gostaria de aprender tb ...

    Mellomoog
    Veterano
    # abr/07 · Editado por: Mellomoog
    · votar


    Construir synths é algo ainda meio misterioso para mim, menos por desconhecer o funcionamento de um (seqüência de componentes, como VCO, sync, FILTRO, VCA e MOD) e mais por temer me aventurar no fantástico mundo da engenharia elétrica.

    Todavia, não acredito que seja tão difícil. O Bob Moog começou a projetar e construir theremins quando ainda estava na High School. Tá certo que o theremin tem uma arquitetura mais simples que a dos synths comuns e o Bob Moog era o Bob Moog, mas, ainda assim, já serve como indício.

    Para encerrar este post de não-contribuição ao tópico, digo que, hoje, o único synth que eu montaria seria uma interligação de moogerfoogers... :)

    Música de Preto
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Mellomoog

    O que é o sync? Pq soft sync e hard sync?

    Mellomoog
    Veterano
    # abr/07 · Editado por: Mellomoog
    · votar


    Música de Preto,

    Até onde sei -- pode ser que haja algum outro significado ou alguma outra função para isso --, sync é útil quando se tem mais de um oscilador. Quando se quer que todos os osciladores soem na mesma freqüência (pitch), pode ser trabalhoso -- e nunca se conseguirá um resultado perfeito -- afinar cada um individualmente. Em vez disso, aciona-se o sync. Aí o "oscilador-mestre" controla os outros, trazendo-os para a mesma freqüência. Quando o oscilador-mestre "reseta" (isto é, emite a onda sonora novamente), força os outros a "resetarem".

    A diferença entre hard sync e soft sync é um pouco mais complicada -- tem muito de engenheirês -- e não sei se vou conseguir explicar satisfatoriamente.

    Com o hard sync ativado, se você desafinar um dos osciladores que são controlados pelo mestre, o som continuará igualmente afinado entre todos os osciladores. Mas, como você "mudou a freqüência" desse oscilador secundário, ele levará mais (se você diminuiu a freqüência) ou menos (se você a aumentou) tempo para completar um ciclo de onda em relação ao oscilador-mestre. O oscilador-mestre, ao reiniciar um ciclo, força o oscilador controlado a também o fazer. Dessa forma, este oscilador (o controlado) soará com formas de onda irregulares, assimétricas, pois será obrigado a "resetar" antes de completar um determinado ciclo, já que o oscilador-mestre está obrigando-o a "resetar". O Moog Prodigy tem isso. Quando você aciona o sync, você passa a controlar esse "gap de freqüências" entre os osciladores por meio da pitch wheel. Isso cria um efeito estranho, meio metálico, no som, que, aliás, tem aplicações bastante interessantes. O Gary Numan e o Brian Eno, p.ex., usavam muito isso. Quem tiver curiosidade de escutar esse efeito, pode ouvir a música "Sky Saw", do Brian Eno, que está no disco Another Green World. O sintetizador fica com o sync acionado e ele fica, durante a música inteira, apenas mudando a simetria entre as freqüências dos osciladores.

    O soft sync é um pouco mais complicado, e sobre ele eu não tenho tanta experiência. É menos comum que o hard sync e tudo que sei vem do que já li sobre ele. No soft sync, em vez de reiniciar o ciclo quando o oscilador-mestre "reseta", o oscilador controlado tem sua onda invertida. Isso não cria aquele efeito metálico. Na verdade, acho que não traz efeito diferente nenhum; por isso é menos comum. Mas, enfim, é tudo que sei sobre o soft sync.

    É difícil falar dessas estruturas técnicas demais, principalmente quando quem fala não tem conhecimentos aprofundados sobre engenharia elétrica. Ainda, espero que dê para se ter pelo menos uma noção... :)

    victorio
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Achei um CI que funciona como dois VCO's integrados,

    Posta o link, por favor. Sou engenheiro eletrônico, mas nunca tinha procurado por isso, só q agora me interessei.. :-D

    O CI é da National, TI, Analog ? Se for, de repente pode-se até pedir um sample...

    Cleber Vaz
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Música de Preto
    Eu construi o meu sintetizador analógico com esquemas que achei em sites variados, funciona bem, o som é incrivel e tem toda aquela burocracia típica dos vintage no que diz respeito a ajustes e afinação mas vale a pena, o som dos analógicos é incomparável.
    Eu estou meio sem tempo pra detalhes agora mas qualquer coisa manda um e-mail que agente troca uma ideia.
    clebervazgarcia@gmail.com

    Cleber Vaz
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    _BLACKMORE_
    Eu conferi o site http://www.musicfromouterspace.com/index.php?page=HOME anteriormente e boto fé, andei pensando em montar aquele converssor MIDI-CV que tem lá mas segundo o projetista ele não funciona com qualquer teclado, ja os demais esquemas parecem todos viaveis, porém a lista synthDIY é o foco da informação pois todos esses "cabeções" do ramo se encontram lá pra discutir.
    Vale lembrar que só depois de muita pesquisa que se consegue botar um synth pra funcionar, não é só juntar circuitos. Eu comecei a pesquisar do zero esse assunto em 2000 e só fui conseguir tocar no synth em 2002 com muita ajuda de um técnico em eletrônica que pra minha sorte é meu amigo e colega de banda.
    No meu synth não tem circuitos moog mas o filtro é um clone do KORG MS20, o meu projeto atual é um synth modular baseado nos circuitos moog e sem teclado, ou seja, só os modulos em uma caixa acoplavel ao meu synth para aumentar as possibilidades.

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Cleber Vaz

    seria legal batermos um papo ... não montei nenhum deles ... mas como tu jah está a tanto tempo pesquisando com certeza tuas experiencias serão muito bacanas de se discutir ...
    se quiser bater um papo no msn .. stomp_handmade no hotmail ponto com ..
    avisa pra q eu possa editar ..

    abrax

    Cleber Vaz
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    _BLACKMORE_
    Tenho muito pouco tempo pra internet ultimamente, mas manda um e-mail que eu respondo assim que possível com esquemas, sugestões e links de primeira.
    Té mais!

    LuizFelipe
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=7420934&tid=2496399944956385893 &start=1
    e
    http://www.flogao.com.br/minimoog/

    ao que parece, por enquanto, ele só construi a "carcaça"...

    Mas está muito bem feito!

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Cleber Vaz

    Se tiver jeito, coloque umas fotos ou sons do seu Synth, eu acho essa idéia genial mas não tenho o menor conhecimento em eletrônica, e também não conheço ninguém que tenha...
    Parabéns.

    Mellomoog
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Este aqui é o site de um cara cujo hobby parece ser construir sintetizadores. É muito interessante. Ele tem construções inteiramente próprias e modificações de synths pré-existentes, como a inserção de knobs no Moog Source, no Poly-800 e a criação de um controle de FM no Moog Prodigy.

    Ele também traz alguns esquemas e plantas de circuitos que podem ser úteis para quem quer construir seu próprio sintetizador analógico.

    Cleber Vaz
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Mauro Lacerda
    Assim que possível colocarei fotos e demos pro pessoal ter uma ideia;
    Mellomoog
    Interessante esse site, eu não conhecia.
    A tecnologia envolvida nesse tipo de projeto é bem ultrapassada, uma vez que se trata de circuitos projetados a mais de 30 anos, o que faz com que seja relativamente facil encontrar peças, para quem mora em são paulo é piada, aqui no sul (Pelotas RS) encontrar um simples NTC é um desafio que só se pode solucionar com encomenda.
    Pra quem não sabe, o grande problema dos antigos synths analogicos é a estabilidade da afinação onde resistores que variam sua resistência de acordo com a temperatura (NTC ou tempco) são as peças chave dos osciladores.
    Alguns desses "loucos" "hobbystas" fabricantes de synths respondem e-mail e ajudam pra valer, já outros só querem exibir seus projetos e não estão nem aí pros iniciantes. Se alguém tiver interesse de atirar-se nessa jornada e tiver alguma dúvida básica é só mandar um e-mail que eu respondo assim que possível.

    sarpa
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Quando esse tópico foi criado eu sabia que já tinha visto algumas coisas pra vender em relação a criação de synths.
    Pesquisando nos meus arquivos encontrei o site...

    O site RE:ALL MUSIC vende instrumentos, acessórios e outros equipamentos através de importação.

    Dêem uma olhada no site, principalmente nesta parte, pode ser o que estejam procurando.

    Abraços,
    Juninho Sarpa.
    http://juninhosarpa.blogspot.com - Áudio, Música e afins...

    Cleber Vaz
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    sarpa
    Aquele "Moogerfooger Lowpass Filter" parece ser um cópia do filtro moog, adaptado para ser usado com pedal de efeito, o que pode ajudar no "envenenamento" do som de um teclado; mas pra quem quer montar um synth vale a pena montar o filtro também. Aqui tem um:
    http://www.euronet.nl/~rja/Emusic/Moog/
    Quem quiser os esquemas originais do minimoog de uma olhada nesse site http://www.fantasyjackpalance.com/fjp/sound/synth/synthdata/16-moog-mi nimoog.html
    Esse cara quebrou as pernas de quem tentava vender cópias dos manuais originais.

    Mellomoog
    Veterano
    # abr/07 · Editado por: Mellomoog
    · votar


    Cleber Vaz
    A tecnologia envolvida nesse tipo de projeto é bem ultrapassada, uma vez que se trata de circuitos projetados a mais de 30 anos, o que faz com que seja relativamente facil encontrar peças

    É verdade. Aliás, o preço das peças de circuito e a facilidade de elas serem encontradas são fatores relevantes na hora de se comprar uns sintetizadores antigos em detrimento de outros. P.ex., em se tratando de Moog, vale muito mais comprar um Minimoog, um Moog Prodigy ou um Micromoog, do que comprar um Polymoog. Comprar este último é bastante arriscado, pois, diferentemente dos outros, o Polymoog tem componentes de circuitos que foram fabricados exclusivamente para ele.

    Cleber Vaz
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Mellomoog

    o Polymoog tem componentes de circuitos que foram fabricados exclusivamente para ele.
    Bem observado. O mesmo acontece com aqueles orgãos eletronicos dos anos 80 como o Spark e o Gambitt cujas peças hoje são raras.
    Eu encontrei a "peça chave" do Spark num site americano com um pedido minimo de 500 dolares, o que não faz sentido a menos que se queira comercializar orgãos. No caso de reparos é mais viável reconstruir os circuitos usando as peças disponíveis atualmente.

    Cleber Vaz
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Mauro Lacerda
    Criei um flogão hoje só pra divulgar as fotos pro pessoal:
    http://www.flogao.com.br/docsynthesizer
    São meio antigas mas a data que aparece na foto(2000) está errada, coisa da câmera, a data certa é a do título(2002).
    Atualmente ele esta em manutenção para melhorar o mecanismo das teclas mas ja conta com dois osciladores (na epoca da foto só tinha um) e alguns controles a mais como FM e PWM, quando estiver montado de novo eu gravarei alguns demos pro pessoal "sentir o drama".

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Cleber Vaz

    O mesmo acontece com aqueles orgãos eletronicos dos anos 80 como o Spark e o Gambitt cujas peças hoje são raras.
    q componentes sao esses?
    o processo de fabricação de um componente dedicado realmente aumenta muito o custo do produto ...

    Cleber Vaz
    Veterano
    # abr/07 · Editado por: Cleber Vaz
    · votar


    _BLACKMORE_
    Depois eu vejo o nome do componente do SPARK(não lembro o nome agora), mas basicamente é um CI pra cada oitava que gera todos os tons e suas respectivas harmonicas, o que simplifica muito o projeto.
    Já os custos tendem a diminuir já que trocam cerca de 15 CI's por um que "faz tudo" e é genérico, ou seja, não foi feito sob encomenda da SPARK(Mas é feito especificamente pra fins de utilização em orgãos ou pianos eletronicos).
    Já o Gambitt é mais delicado pois além de usar peças especificas, ainda apaga o nome original das mesmas e coloca apenas uma referencia de fabrica o que torna quase impossível saber que peça é. A mesma do spark? Talvez.

    Música de Preto
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    victorio

    Desculp a demora, mas também não consegui achar a página com os datasheets dos CI's. Só pra vc começar a busca, tem CI's de duas marcas: CEM e SSM (Curtis Electro Music e a outra eu não sei). Tem um CI pra cada parte do synth. Um deles - acho que o VCF é o CEM 3320. O VCO é o CEM 3340. Não tenho certeza disso, mas os modelos têm esses nomes mesmo. Vale lembrar que como já foi comentado, deve ser meio difícil encontrar isso por aqui (RJ)...

    Já foi falado sobre o moogerfooger e eu acho que seria muito interessante a idéia de se construir uns modificadores de timbres pós-teclado. Eu queria saber uma coisa: o VCF atua de acordo com cada frequência - sua frequência de corte depende da fundamental - ou é um filtro comum?

    Música de Preto
    Veterano
    # set/07 · Editado por: Música de Preto
    · votar


    Novidades neste tópico. Achei datasheets de CIs que funcionam como VCO, VCF, VCA e gerador de envelope. Os arquivos estão no link aí embaixo. Qum quiser se aventurar tem licença.

    http://www.4shared.com/file/25068471/345c796d/CIs_para_sintetizador.ht ml

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Música de Preto

    cara ... estou loco para fazer uns papos desses ae ... tanto q estou tentando comprar um teclado soh para as experiências ... mas o q me falta é tempo .. tu tens evoluído com as experiências??
    valeo os data!!

    abrax!

    Música de Preto
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Na verdade, eu ainda não peguei nisso, mas um dia ainda tenho coragem. Outro problema é que não entendo algumas coisas escritas no datasheet.

    Quero corrigir uma falha - não tem gerador de envelope :-(

    Vou ver se eu acho o site de onde tirei os datasheets e posto o link aqui.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Alguém que saque de eletrônica já tentou construir um synth em casa?