Autor |
Mensagem |
cacero Veterano |
# abr/07
Olá amigos ..sou novo aqui tenho uma duvida.....
alguem aqui sabe ou conseguio copiar aquele timbre do roland Singing'Mini acho q está na linha Xp/Jv timbre muito bom pra solos e detalhes de músicas......
alguém consegue ou conseguio um timbre ao menos parecido no Korg N364/ X5dr........????????
|
Mellomoog Veterano |
# abr/07 · Editado por: Mellomoog
· votar
cacero,
Esse timbre (o Singing'Mini), em termos de arquitetura sonora, é um dos mais simples do Roland XP-30. Não sei se é possível transferi-lo diretamente de um sistema para o outro; creio que não se possa fazer isso. Mas é um som muito fácil de programar.
Ele utiliza 1 (apenas uma) wave, com o som de Triangle (Triângulo) -- que é o formato de onda mais elementar de síntese que existe, depois da Sine Wave. Depois você deixa o filtro (cutoff) fechado pela metade, mais ou menos, e sem praticamente nenhuma ressonância. Define o timbre como monofônico, aciona o portamento e insere um LFO, também em formato Triangle, com baixa amplitude e com attack de mais ou menos 1,5 segundo.
Espero ter ajudado. E espero que você tenha entendido esse palavrório. Desculpe, mas não existe nenhuma outra forma mais fácil de explicar, principalmente porque nunca toquei esses teclados da Korg que você citou.
|
cacero Veterano |
# abr/07
· votar
muito obrigado pela ajuda...vou tentar aqui...obrigado mesmo!!!
|
cacero Veterano |
# abr/07
· votar
só uma dúvida..que tipo de wave que eu utilizo????
|
Mellomoog Veterano |
# abr/07
· votar
O tipo de wave é Triangle. É o sample desse formato de onda (triangular), que era muito comum nos sintetizadores analógicos, e consta como som wave em praticamente todos os sintetizadores digitais atuais. Era isso que você queria dizer com "tipo de wave"?
|
cacero Veterano |
# abr/07
· votar
kra.....fucei pra caramba...cheguei num resultado bem proximo.....mas gostaria de saber qual é o som wave que vc utiliza...o timbre de origem.....ficou super semelhante...mas o timbre está um pouco diferente....quem não puder ouvir o roland e o korg vão achar q o som é igual....mas quem comparar perceberá são diferentes...acredito que é o timbre de origem..que não acertei qual é....vc poderia me ajudar????
|
cacero Veterano |
# abr/07
· votar
acho que postamos juntos por isso não vi seu comentário acima.....
na verdade..... é o timbre original que vc utiliza pra fazer este timbre Singing'MIni[b][/b] valeu obrigado por todas as informações...ja foi de grande ajuda até aqui.....rsrs
Abrs..
|
Mellomoog Veterano |
# abr/07
· votar
O som de Triangle é um dos waveforms que já vêm no teclado. Não tem nada sampleado, até mesmo porque o XP-30 não aceita novas waveforms. O que você pode fazer para tentar deixar o som mais próximo é adicionar um chorus e/ou tentar regular melhor o filtro.
|
cacero Veterano |
# abr/07
· votar
bom achei dois sons e misturei eles....... uma ocarina e um voice......uma oitava acima...bem baixinho......ficou com um timbre pouco mais agudo do que o Singing'MIni da roland...mas ficou bem parecido......quem ouve a 1ª vez acho q num nota diferença....mas se comparar e ouvir ve muita diferença..a menos que a pessoa conheça o timbre perfeitamente eu acho......
de qualquer forma vc me ajudou muito obrigado por todas as informações.......valeu kra!!!!
|
bortoli Veterano |
# abr/07
· votar
Mellomoog, parece que você entende bastante do XP-30. Então, por favor, veja se consegue me ajudar. Eu estou usando o SONAR 5 e já instalei no SETTINGS/INSTRUMENTS/DEFINES os timbres que vem no arquivo ROLAND.INS. Já cada um dos 16 canais com o XP-30 que aparece na lista inserida. Mas, quando vou gravar acontece o seguinte: escolho um canal, defino o instrumento e o timbre que quero, mas o meu XP responde com o número do timbre correspondente GM. Ou seja, se eu escolher o timbre 100 da placa Session (na lista que aparece no SONAR) o timbre que é selecionado no XP é o 100 do GM. O que eu faço?
|
Mellomoog Veterano |
# abr/07
· votar
bortoli,
Eu uso o CakeWalk e funciona normalmente com o XP-30. Como você parece configurar direitinho o seu Sonar 5, o problema deve estar nas configurações do próprio XP-30.
No modo PERFORM, clique em SYSTEM e, depois, em 4/12 (MIDI). Veja se os parâmetros LOCAL e REMOTE, que aparecem na tela, estão configurados como OFF. O ideal é que estejam. Se houver qualquer problema, tenta ir mexendo nesses parâmetros e testando.
|
bortoli Veterano |
# abr/07
· votar
Mellomoog,
Fiz um teste em casa e quando aciono o LOCAL e REMOTE em OFF não sai som do meu teclado.
|
cacero Veterano |
# abr/07
· votar
olá amigos......bom de uns dias pra cá comecei a mexer no meu korg pra caramba tentando colocar uns timbres nele que existe em meu roland Jv-1010..... um dos timbres é o Singing'MIni , gostaria que vcs dessem uma ouvida no timbre que to tentando reproduzir ja que nem os timbre de fábrica e nem os fuçadores de plantão do teclado fizeram ele depois de 11 anos de existencia do n364....rsrsrs....ouçam e diga pra mim oque acham e oque tem q mudar pra simular o timbre da roland
http://rapidshare.com/files/26155030/Singing_Mini_Cacero_No_korg_N_e__ X.mp3
Bom acho que cheguei num resultado bem bacana sobre este timbre da roland........no Korg......(ja que sou leigo e novato nesse negócio de edição dos timbres) caso alguém que tenha um N364 ou um X5dr se interessar me da um toque aqui no tópico mesmo....
por enquanto acho q o timbre ta de bom tamanho pra quem faz apresentações ao vivo enão tem um roland e sim um korg N ou X.....mas se for fazer uma gravação ainda achho q esse timbre do roland é muito melhor!!!!!!!
falow abrs.
Ps.: toquei qualquer coisa só pra ouvir o timbre rsrsr
|
bortoli Veterano |
# abr/07
· votar
Mellomoog,
Valeu cara! Consegui gravar deixando o LOCAL em ON e o REMOTE em OFF. Mas, está acontecendo o seguinte: consigo escolher o timbre só no primeiro canal. Quando vou gravar no segundo, o SONAR continua recebendo o timbre do primeiro canal. Acho que fazendo alguma coisa errada ainda. Vou explicar o que estou fazendo e, se você puder, me explique o que está errado. 1º. No INSTRUMENT SETTINGS estou colocando XP-Perform para todos os 16 canais. 2º quando crio um novo arquivo para gravação, escolho a opção de 16 canais MIDI. 3º coloco o XP no PERFORM 12. 4º quando escolho o canal 1 seleciono (por exemplo) o PERFORM A, timbre 26 (o XP agora está respondendo direitinho). 5º quando seleciono o canal 2, tento escolher um outro timbre, mas aí o XP não responde mais. Ele continua gravando o timbre anterior.
O que eu estou fazendo errado!
De qualquer forma, muito obrigado pela dica anterior. valeu mesmo.
|
Mellomoog Veterano |
# abr/07 · Editado por: Mellomoog
· votar
cacero
Para ficar mais próximo do original, tire o delay, tire o leve attack do filtro e ponha um LFO (modulação) no oscilador (no caso, na wave ou no pitch -- não sei como é o exato nome da configuração no seu teclado) com attack de 1,5 segundo +/-.
Acho que, assim, o som ficará igual ao do Roland, em termos de configuração sonora.
bortoli
Eu controlo o meu CakeWalk com o LOCAL em OFF e o REMOTE em OFF. Quando toco o meu teclado (XP-30), não o controlo diretamente. Por causa dessa configuração, o sinal entra no computador (CakeWalk) e depois retorna para o teclado, "controlando a si mesmo". Ficou claro? O teclado controla o CakeWalk, que, por sua vez, retransmite o controle para o teclado, aí sim o tocando.
Não sei que problema pode estar havendo para que você não consiga tirar som do seu teclado com o LOCAL em OFF. Talvez seja alguma configuração nos MIDI DEVICES, ou algo que o valha, no próprio SONAR. Desculpe, não sei se posso ajudar mais; é difícil descobrir o problema apenas trocando posts.
|
cacero Veterano |
# abr/07
· votar
Mellomoog
Fiz o que vc falou.... O esquema do delay blz ficou melhor mesmo.....mas no korg num ta rolando as outras especificações que vc me disse.....
vc acha que o timbre ta muito fora do timbre da roland?
Será que para performances ao vivo num rolaria????
|
Mellomoog Veterano |
# abr/07
· votar
cacero
Acho que o timbre já está bastante próximo! Está bem feito! As minhas sugestões foram apenas para tentar deixar igual ao da Roland, mas já está um bom timbre.
|
bortoli Veterano |
# abr/07
· votar
Mellomoog,
Você estava certo. Deixando tanto o LOCAL quanto o REMOTE em OFF, o XP responde normalmente ao SONAR. Entretanto, se você deixar o LOCAL em ON, também funciona perfeitamente. Já consegui fazer algumas gravações. Mas, gostaria apenas que você me respondesse a uma última dúvida: eu fiz as minhas gravações utilizando o XP no modo PERFORM e utilizando um PERFORM USER criado com os timbres que me interessavam em cada uma das partes. E, no SONAR, eu utilizei o mesmo PERFORM USER para todos os 16 canais e, em cada canal, eu liguei a uma parte específica do meu PERFORM USER (ou seja, canal 1 do SONAR utilizado para gravar o timbre da parte 1 do PERFORM USER. Canal 2 do SONAR utilizado para gravar o timbre da parte 2 do PERFORM USER... e assim por diante). Estou fazendo de forma correta? Ou a gravação deve ser feita de outra forma. De qualquer forma, muito obrigado pela dica. Não teria conseguido sem a sua ajuda.
|