Juno-G - Reviews de timbres

    Autor Mensagem
    Victor_Cavalcante
    Veterano
    # mar/07


    Olá pessoal,

    Há alguns meses, 4 para ser mais exato, comprei meu primeiro teclado synth, ou workstation, como é o caso. Fiz um upgrade de um E-66 e fui direto ao Juno-G. Nem preciso dizer a todos do aumento da qualidade de timbres, etc...

    O que gostaria de discutir aqui é o comportamento do teclado em palco, sugestões do que os proprietários (que não são poucos) fazem, etc.
    Toco numa banda que vai do pop ao metal, fazemos covers de canções de bandas japonesas. Tocamos J-Rock. Sendo assim, nada mais nescessário que um grande gama de timbres de qualidade, e nesse quesito, estou satisfeito com meu novo teclado.
    Agora notei, talvez por "noobice" minha, que o teclado exige uma preparação muito grande antes de se ir até o palco com ele para que se perca o mínimo de tempo e se aproveite o máximo do instrumento que adquirimos.
    Nesta primeira apresentação, criei performances para cada música, com o respectivo nome desta. Colocando os patches em ordem de uso, apenas para poder trocar os timbres sem o corte no som. Em algumas músicas, criei performances para reproduzir "um timbre" apenas, reunindo layers, fazendo splits.
    Dentre os timbres que pude criar para minha apresentação em específico, gostaria de destacar algumas "experiências criacionistas" minhas, espero que façam o mesmo.
    Em uma das músicas, precisava de um piano elétrico com suave, que se mantesse durante alguns compassos, e que em dado momento da música, soltasse um harmônico.
    Criei uma performance, reunindo os Os "strings do 106" e o um El. Piano chamado "EP Belle" precisava de um efeito de agua neste timbre, e ao invés de usar SFXs, coloquei um wah-wah leve sobre o timbre de piano. Foi muito incrível a semelhança com a música.

    Como não estou em casa, não estou com o teclado para verificar as configurações da maneira mais detalhada possível, ou postar uma demo do timbre criado, contudo seria bastante interessante que façamos desta forma, detalhando o máximo, para que possamos aumentar em muito a biblioteca de timbres na internet pra esse teclado maravilhoso =D
    Lembrando que há ainda a possibilidade de upar arquivos do Juno-G librarian.

    mano_a_mano
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Victor_Cavalcante
    Você toca JRock? Interessante... Eu sou grande fã do Malice Mizer :-)
    Você pode ter certeza de que tem um excelente teclado em mãos. Eu só acho as teclas deles um pouco moles demais (é minha opinião, viu?). E é claro: você trocou o fácil E-66 por algo muito mais difícil, então é óbvio que você deve primeiro estudar o novo instrumento antes de levá-lo ao palco.

    ROTTA
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Victor_Cavalcante
    Nesta primeira apresentação, criei performances para cada música, com o respectivo nome desta.
    [...]
    Em algumas músicas, criei performances para reproduzir "um timbre" apenas, reunindo layers, fazendo splits.

    Este é o modo de operação mais comum (e eficiente) não apenas para o Juno G, mas para boa parte das workstations da Roland. Ocorre que pouca gente usa as performances para o gerenciamento de palco.

    Abraços.

    Victor_Cavalcante
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Você toca JRock? Interessante... Eu sou grande fã do Malice Mizer :-)

    Rá! Nesse momento to montando uma performance para tocar "Gekka no Yasoukyoku" deles. Church Organs, Cravos...
    Alguém aqui usa o "Live Performance"? A primeira vista achei complicado demais, muito pouco intuitivo, diferente do resto do teclado.

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Galera... Cada dia aprendo usar ele um pouco mais... Ele é muito versátil pra palco...

    Muitas pessoas já me perguntaram a respeito dele, pois não acreditam que aquele pequeno teclado tem todo esse poder timbrístico... Em questão de timbragem e de recursos de timbragem é um excelente teclado...

    Atualmente uso o Live Setting.. O meu está meio bagunçado devido eu acrescentar PATCHS ou PERFORMANCES aletóriamente... Aliás, isso é perfeito... Poder criar acesso para PATCH e PERFORMANCE no mesmo lugar ou banco de memória... Coisas que costumo usar também é o PART MIXER para mudar a dinamica da PERFORMANCE em tempo real sem alterar a PERFORMANCE original... Outra coisa bacana é usar o PART SELECT para desligar TONES (Double Waveform) de um PATCH em tempo real sem alterar o PATCH original... Foram isso os 6 KNOBS com 3 camadas e 18 ajustes esbanja verstatilidade...

    Preciso aprender configurar os controles de D-BEAM e até mesmo criar outras alternativas a ele.... Exemplo... o ORG Multi-Rotary é um HAMMOND bem aveludado e bacana pra base... Quando se usa o D-BEAM ele incrementa a Lesley em Slow... Como eu posso deixar essa Lesley acionada indenpendente do D-BEAM.

    Abraços!!!

    Victor_Cavalcante
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Isso foi uma pergunta Jefferson? Bem... se foi, é simples de se resolver =D

    A performance "Rotary Multi" tem em seus efeitos programados "Rotary" no MFX1. Você pode clicar em "Edit Effects" selecionar o MFX1 e verificar o primeiro item da lista, que é "Speed", ela por default (padrão) fica em "SLOW" mas você pode deixar por padrão em fast.

    Existe algo bem mais útil: nos controls do efeito você pode colocar pra ele apenas mudar a velocidade de forma fixa. aumentar de slow pra fast quando você passar a mão pelo d-beam por exemplo, e depois mudar de fast pra slow quando você fizer a mesma coisa de novo.

    mano_a_mano
    Veterano
    # mar/07 · Editado por: mano_a_mano
    · votar


    Victor_Cavalcante
    Church Organs, Cravos...
    Isso eles usavam direto... E numa performance que eu vi no YouTube de 白い肌に狂う愛と哀しみの輪舞 tinha também um quarteto de cordas... Fantástico, mesmo!
    Mas então, vocês só tocam as músicas ou também tem todo aquele jogo de cenário, figurino e etc., típico do JRock e do JPop?

    Victor_Cavalcante
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Tem que ter né? Chama-se "Visual Kei" seja com roupas de época ou "styles", maquiagem.

    mano_a_mano
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Victor_Cavalcante
    Chama-se "Visual Kei"
    Isso eu sei, hehe :-P
    Mas enfim, a banda tem alguma página na Internet (Orkut, site, MySpace, etc.)? Gostaria de ver o trabalho...
    E sobre o Juno-G, como ele é de timbre, dentro do contexto da banda? São bons mesmo os órgãos, cravos e strings?

    Victor_Cavalcante
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Opa! Entra na comunidade ! =D
    http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=2270403

    O ponto forte do teclados são os pianos, sejam elétricos ou acústicos. Ainda estou apanhando para fazer um bom rock organ ou hammond, mas em orgão de igreja, tem timbres poderosos.
    O juno tem poucos sons de cravos no preset, o Amadeus que é um cravo com strings de acordo com a dinamica; o Couple Harpschord, que tem o seu som duplicado, como se um tecla ativasse duas pinças ao invés de uma... e o JG Harpschord, clássico e muito bom, mas com um problema apenas, quando a tecla é soltada, ele insiste em soltar o barulinho da pinça segurando a corda novamente... =P
    Agora eu acho que a maior diferença entre o meu teclado antigo e o Juno são os Pads, Strings e Metais (usados nas músicas de Tokusatsu, vide Jaspion, Changeman, etc). Os pads são fenomenais, dificilmente vi algo tão bom quanto aqueles pads em minha vida...

    vmanzoni
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Para quem quer conhecer um pouco mais dos patches do Juno-G
    vai aí uns vídeos q eu postei no youtube:

    64VoicePiano do XP-80 configurado no Juno-G:
    http://www.youtube.com/watch?v=8ZckA5AD_kc&mode=user&search=

    tocando no modo perform no Juno-G:
    http://www.youtube.com/watch?v=t_sGZCjeKnI&mode=user&search=

    Alguns pianos e EP's do Juno-G:
    http://www.youtube.com/watch?v=QpOq1SGAYww


    Aí nesse site tem mais alguns demos q eu gravei dos patches:
    http://www.4shared.com/dir/1462592/3db54684/sharing.html
    nesse é tudo mp3.
    O arquivo .jgl (Só abre no Juno-G Librarian) só funciona para Juno-G e contem todos os patches da linha XV que podem ser gravados no teclado!

    um abraço
    quem ver os vídeo lá, se possível comenta

    Bob Wilson
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Legal vc colocar os vídeos cara. Eu tenho algumas dúvidas em relação a ele:

    1- Melhoraram o timbre de orgão (e a leslie)? Eu toquei num Juno-D/RS-70 e "tinha" (nao tinha na verdade) uma leslie horrivel. Os timbres até que eram legais.

    2- As cordas solos, estão boas?

    3- Que lance é esse de 128 notas de polifonia divididos com as pistas de audio?

    []s

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Bob Wilson
    A Lesley dele juntamente com o Fantom-X é uma das melhores já vi em teclados Roland (uma vez que ela tem a má fama)... Bem melhor por exemplo que os orgãos do XP... Ele vem com um MFX do VK-Rotary muito bacana... O modo Fast dele é muito legal, acima da média dos equipamentos Roland em modo geral... (Tirando o V-Synth, o VK-88)... Abraços...

    Bob Wilson
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    valeu pela resposta. E eu tenho controle dele em tempo real sem ser pelo D-Beam?

    E sobre as cordas, vc poderia me falar a respeito?

    []s

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    vmanzoni
    Vinícius... Muito bom os timbres, e as músicas bem legais... Mas fala a verdade!!! Vc queria mostrar os timbres e o teclado ou essas pernas finas e esse pé torto pro pessoal aqui??? ... hehehehheh...

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Bob Wilson
    E eu tenho controle dele em tempo real sem ser pelo D-Beam?
    Total!!! São 6 Knobs com 3 variações de filtro... Dependendo do PATCH ou PERFORMANCE são até 18 possibilidades de ajuste de filtros + controle por D-BEAM + controles das PARTS através do TONE/PART SELECT, PART MIXER e etc...

    E sobre as cordas, vc poderia me falar a respeito? `
    Ponto alto também cara... Com certeza o JG é referencia em sons orquestrais e cordas... Eu uso muito o Films Octave (herdado do XP)... É animalescente... Existem timbres vintages (alguns remakes do D50 e do Juno 106) e existe uma gama de timbres de nipes e solos...

    O metais também são excelentes... Além dos sintetizados e dos nipes completos, existem sets de alguns intrumentos e intrumentos acústicos com características espetaculáres...

    Os orgãos não são lá essas coisas... Toma pau fácil do X5D... Mas já é possível brincar bem... Até tentar simular um XK3 com o VK-Rotary... Mas a possibilidade de colocar uma SRX-07 nele já é o suficiente pra turbinar ele com bons orgãos e timbres acústicos de qualidade...

    Bob Wilson
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    hohohoho então parece ser bem controlável o bichinho. Quando eu tocava num RS-70, ele até tinha controles em tempo real, mas endereçá-los era um saco! Lembro que ele tinha um timbre de strings marcato MUITO bom, que usava à exaustão :) Mas os timbres solo, como violino, me decepcionavam, assim como os saxofones.

    Estou juntando grana para comprar um teclado, e estou pensando seriamente em pegar este JUNO-G.

    Bob Wilson
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    ah, uma outra duvida: como funcionam os live settings? É realmente o que está na página da Roland, que vc pode gravar as mudaças de timbres do teclado durante o tempo de execução de uma música e ele trocar sozinho?

    Por ultimo: ele troca de timbre sem cortar o anterior?

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Bob Wilson
    O Live Setting é bem bacana... Porque? Ele é uma área com 20 bancos com 12 posições para timbres... Nessas posições vc cria acesso para PATCHS / PERFORMANCES independente de MODO ou BANK... Isso é uma inovação, pois não se precisa estar dentro de um MODO e usar a sua MEMORY USER... Do Live Setting vc Seleciona qq timbre que quiser!!!

    Quanto ao corte...
    Se vc selecionar a opção PATCH REMAIN dentro de SYSTEM para [ON] o timbre não será cortado durante a troca, porém existe um agravante. Cada PATCH /PERFORMANCE no JunoG funciona com até 3 inserts MFX. Ao se trocar de timbre, apesar dos TONES continuar sendo reproduzidos será acionado a configuração de MFX do timbre novo. Dependendo do timbre escolhido, há uma modificação um tanto quanto abrupta na reprodução do timbre. Para trabalhar com a condição de alterar timbres sem cortes, utilize o modo Performance. Crie PERFORMANCES com os PATCHS que vc deseja alterar. No modo performance não há corte de som pelo fato de ele copiar apenas os elementos de onda dos timbres e não seus efeitos... Logo vc cria um cenário MFX Comum para toda a PERFORMANCE ou seta individualmente por PART, podendo manter a mesma configuração de MFX para PARTS distintas... logo mantendo a reprodução de um timbre anterior uma vez que arternar para o timbre de uma nova PART.

    Abraços...

    Bob Wilson
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Caracas, então a criança é melhor do que eu pensava!

    Uma última dúvida: O efeito de Wah-wah dele é controlável (pode ser endereçado para algum controlador) ou somente fixo? Lembro de ter sofrido bastante no RS-70 com isso, pois gosto muito de um timbre existente no Trinity, que o Derek Sherinian (Dream Theater) usava bastante - uma lead de guitarra distorcida, aonde vc controlava o quanto de wah-wah vc queria (com o bend para baixo, coisa que os rolands não fazem) e até fazendo soar um harmônico, conforme o joystick chegava na sua posição máxima.

    Valeu pela paciência em explicar. Se todo mundo fosse tão paciente como você, este fórum seria bem melhor...

    Bob Wilson
    Veterano
    # abr/07 · Editado por: Bob Wilson
    · votar


    hum, achei um vídeo que mostra o som de orgao do JG, achei legal: http://www.youtube.com/watch?v=9RAsmhNY-lY&mode=related&search=

    e o cara controla o leslie pelo pitch e por outro controle.


    edit: acabei de ouvir os exemplos. Realmente é um belo teclado! tem um piano (Delicated EP) que achei muito show! Os pianos acústicos...eu não curto muito, eles soam aquele velho piano estalado da Rolando (espero ter um timbre sem isto, como o já mencionado EuropeanPf). Sei lá, não gosto deste tipo de timbre, acho muito plástico, que fez com que eu não curtisse a Roland por anos (não trocava um Trinity por um XP-80 mas nem a pau).

    Os strings são bons! E o melhor é que ainda temos espaço para uma placa de expansão do tipo SRX, que são fantasticas!

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Bob Wilson
    Vamos por parte... Só completando a idéia do Live Setting... Nesse contexto são 240 posições que comportam PATCHS / PERFORMANCES / RITHYM.

    PATTERNS DRUMS
    ============
    Ele possuí uma série muito bacana de Patterns (loops de bateria de diversos rítimos) com opção de edição e criação de novos Loops (User Bank). Para cada Pattern existem 6 variações e a possibilidade de se trocar os kits de bateria.

    CONTROLE DE WAH
    =============
    É possível endereçar o controle de efeitos, mudanças de timbres, volumes e coisas do tipo no D-BEAM e no CONTROL PEDAL. Os Knobs fornecem até 18 configurações de filtros, efeitos e Dinâmica.

    PIANOS
    =====
    Existem os famosos pianos brightness da Roland, e possui muitas amostras de Pianos mais flats ou aveludados... O JunoG Grand Piano é um bom exemplo. Ele é bem aveludado e simula muitos harmonicos mais brilhantes de acordo com o aumento da dinamica. Existem timbres como o SOFT PIANO que é totalmente FLAT e com um bom Sustain. Existem Pianos mais secos, pianos mais brights... Existe uma infinidade de tipos de pianos, inclusive usar pianos de outros modelos da série (XP/JV/XV/FANTOM) bem como expandir suas ondas fundamentais com as placas SRX.

    RHODES/EPS
    =========
    Show a parte. Existem muitos pianos FM (FM EP, TUNE EP), existem Wulitizers vintages, sintetizados, rhodes control com distorção, timbres hibridos por dinâmica(AC>>EL), timbres mais vintages e mais modernos. Eu uso alguns importados da família XP também, como o S.A.E.P (distorção leve e flat), o MK-80 Rhodes (lendário), e alguns outros. Nesse ponto é excelente.

    ORGÃOS
    ======
    Está acima da média da maioria dos teclados Roland já conhecidos. Exceto FANTON-X, VK-88. Apesar de não ter as melhores formas de ondas na simulação de Hammonds/Farfisa o Juno G trabalha com 3 inserts MFX e com ótimos efeitos de leslei (rotary) o que aumenta muito a qualidade dos timbres de orgãos. É possível configurar ítens do gabinete, frequencia dos tweeters, mid-range, velocidade da leslei e coisas mais (não sou um entendedor dessa área). Bom. Tudo pode ser exponencialmente otimizado com uma expansão SRX (SRX-07 Ultimate Keys, por exemplo "Pianos/Orgãos/Orquestrais/Cordas/Metais").

    STRINGS
    ======
    Maravilhosos!

    Abraços..

    Carioca_2005
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    vmanzoni
    O arquivo .jgl (Só abre no Juno-G Librarian) só funciona para Juno-G e contem todos os patches da linha XV que podem ser gravados no teclado!

    Desculpe se é uma pergunta idiota! Mas, como sou leigo em workstation - a lista de Patches XV que você disponibilizou e que já baixei podem ser carregadas no Juno diretamento do CARTÃO Flash ou é melhor ficar na memória do teclado???

    Valeu!

    AUTOBOT
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Jeferson Fernandes
    Cara, você já testou o Fantom X 6 (ou 7, 8)? Pergunto porque testei um Fantom Xa por uma hora e gostei dos timbres eletrônicos dele e dos strings, mas para um teclado similar ao Juno G ele tava muito caro (6.000). Daí eu gostaria de saber se os timbres desses tecaldos mais baratos são os mesmos que os de um Fantom, ou se todos os timbres do fantom X podem ser tocados sem nenhuma perda num Juno/Xa.

    AUTOBOT
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Jeferson Fernandes
    Ah, existe um recurso similar ao RPPR da Korg nele (o cara programa frases para serem disparadas por uma determinada tecla em toda extensão do teclado)?

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    AUTOBOT
    Em termos de WaveForm o Fantom-XA e o Juno-G são identicos... Normalmente toco com um Fantom-X7 de um amigo da comunidade. A linha Fantom-X exceto o XA tem o dobro de forma de ondas pois já vem expandido em ROM com a SRX-07 "Ultimate Keys" (se não me engano)...
    O Fantom XA tem a mesma ROM do JG, porém tem teclas melhores e um acabamento superior ao JG... Para um JG ou FANXA ficar igual ao FANX7 de fábrica por exemplo é necessário expandí-lo com uma placa SRX (que se não me engano é a 07). O processador de audio do JG é o mesmo do FX... Tem as mesmas epscificações quanto à polifonia, capacidade de expansão do sampler, porém o FX (inclusive FXA) tem mais funções de sampleamento e sequenciamento que o JG. Porém todos eles expandem o sampler até 512MB DIMM, expandem Waveforms com EXB SRX, expandem armazenamento até 2GB com CompactFlash e Adaptador PC CARD, gravam 16 pistas MIDI e 4 pistas de Audio. Quanto ao disparos de frases RPPR da Korg eu não conheço bem, mas ele tem o Sampler Phrase que dispara loops e frases a partir das teclas ao longo de todo o teclado sim... Cara... Ele em termos de recursos e timbres é absurdo a capacidade do JG... As teclas são inferiores (as mesmas do XP-30) ou de qualquer outro synth com teclas leves (ex TritonLE)...

    Abraços...

    Bob Wilson
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    po, valeu pelas dicas tão detalhadas cara! Já estou juntando grana para tentar pegar um desse. Mas me responda uma coisa: como é o sequencer dele, é bom? Pq o que eu mais odiava no RS-70 era o sequencer dele...eu nao podia sequenciar a musica diretamente, eu tinha que ficar fazendo pequenos loops (patterns) e ir colocando em sequência.

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Bob Wilson
    Bom...
    É um Track Sequencer... Vc consegue Sequenciar direto, pista por pista... Não é dos sequenciadores mais versáteis do mercado, mas é muito bom... trabalha perfeitamente com o Sonar.. São 16 pistas MIDI + 4 pista de Audio... E bastante recursos... Dá pra vc usar os Drums Patterns interno pra gravar no sequenciador... É só preparar um Pattern usando o set que vc escolher e começar a gravar... Vc pode usar as 6 variações automáticas do estilo sem interromper a gravação... É sussa de mexer...

    Fora isso o JUNO G vem com uma lincença do Sonar LE com manual em Português... É só comprar um cabo USB A/B de R$ 1,99 e conectar no micro... Abraços...

    vmanzoni
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    desculpem não ter respondido :D

    Carioca_2005

    Tanto faz,...
    eu prefiro ficar gravando no user mesmo e uso o cartào só pra sampler, senão fica com MUITOS PATCHES o teclado daí confunde na hora de escolher o melhor
    hehehhe

    mas vai do gosto de cada um!

    Onesti
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Foram isso os 6 KNOBS com 3 camadas e 18 ajustes esbanja verstatilidade...


    Olá Jeferson Fernandes! Estou com uma dúvida.. Sei que esse tópico já é velhinho, mas vasculhei um montão o forum mas não achei nenhum tópico que chegasse perto desse assunto...

    Quero controlar alguns efeitos (MFX) através dos 4 knobs. Por exemplo, aumentar e baixar a distorção usando o knob 1 (Do attack). Tentei de todo jeito dentro do PERFORM / menu Effects / CTRL, jogando o Distortion no CC16 (e em todo os outros), deixando a sensibilidade no máximo, mas mesmo assim não funcionou. Tentei várias outras configurações mas nenhuma deu certo. Há como fazer isso?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Juno-G - Reviews de timbres