Autor |
Mensagem |
tonyjv Veterano |
# fev/07
olá pessoal estou com um pedal da yamaha FC4 e está ao contrario quando eu aperto ele não dá o susten como faço pra arrumar isso tentei inverter os fios mais não adiantou o que fazer???
|
kevinmoore Veterano |
# fev/07
· votar
normalmente invertendo os fios dá... à não ser que vc inverteu e inverteu, aí fica na mesma...
vc pode tb tentar ligar o teclado com o sustain apertado...
normalmente vc liga o teclado com o sustain não apertado... liga com ele apertado e testa...
se o teclado for um pouco melhorzinho, lá no system dele deve ter uma configuração para inverter a polaridade do pedal... procure
|
Leo KB Veterano |
# fev/07
· votar
olha só... não conheço o seu teclado, mas procure no manual (se não tiver, caça na net!) se existe alguma forma de "inverter a polaridade".
Por exemplo... no SP-76 da Kurzweil, para inverter a polaridade o procedimento é simples: é só vc apertar o pedal com o teclado desligado e depois ligar o teclado, e ...pronto! Já está invertido! Tente no seu teclado...
|
tonyjv Veterano |
# fev/07
· votar
legal vou tentar valeu !!
|
emanuel macedo Veterano |
# fev/07
· votar
para alguns teclados como o technics
não adianta enverter os fios,pois o sistema reconhece apenas se a chave
do pedal esta ligado/desligado.
----------------------------------
nomal .
1=quando pisa liga a chave liga .O teclado pode mudar pelo setup.
Para alguns teclado.
normal.
2=quando pisa a chave desliga.o teclado não pode mudar no setup
neste caso tem que se mudar a chave dentro do pedal.
Existem pedais expecifico para este teclados.
|
Jeferson Fernandes Veterano |
# fev/07
· votar
Os pedais de sustain podem conter duas lógicas diferentes: NA (Normalmente Aberto) ou NF (Normalmente Fechado)...
Tem teclados que reconhecem o pedal automaticamente quando se liga! Isso ocorre com o SP-76. Nesses teclados, ao ligá-lo com o pedal assional ele inverte a lógica de funcionamento déle mesmo, e não do pedal.
Em outros teclados como os Rolands é necessário ir em System, Control e na opção HOLD POLARITY inverter a lógica de funcionamento. Na maioria dos sintetizadores é possível fazer esse ajuste.
No caso do meu pedal (cansei dos modelos piano como DP-7, FCP-1 que escorregam pra caramba) estou usando o MS-5 da Onerr que tem uma chave de inversão NA/NF embaixo dele...
Abraços...
|
tonyjv Veterano |
# fev/07
· votar
mas o pedal yamaha FC4 não tem chave nenhuma ??
|
fernando tecladista Veterano |
# fev/07 · Editado por: fernando tecladista
· votar
tentei inverter os fios mais não adiantou o que fazer???
se você só trocou os dois fios de lugar (um com o outro) ou trocou no plug dá ná mesma
geralmente o pedal vai ter uma chavinha com 3 pontas pra solda, e o cabo vai estar usando duas, tem que trocar uma delas pela que está sobrando (algo +/- assim)
|
som Veterano |
# fev/07
· votar
se eu ligo o teclado (DGX-505) com o pedal pressionado, fica invertido. daí tenho que religá-lo, deixando o pedal solto, o que corrige a inversão.
|
LuisKoppe Veterano |
# fev/07
· votar
Vamos lá: existe um modelo de pedal estilo piano que a Kurzweil usa, a Ensoniq usava também e quem sabe seja o estilo do Yamaha.
A lógica é a mesma: existem dois tipos, o "normalmente aberto" e o "normalmente fechado", ou seja, no aberto é preciso pisar no pedal para fechar o contato, enquanto no fechado o contato é constante, precisando pisar no pedal para abrir o circuito.
Dentro desses modelos de pedal está o mecanismo-chave do funcionamento. É uma pecinha semi-cúbica de plástico, de onde partem duas lingüetas, uma bem mais longa do que a outra.
Nos pedais "normalmente abertos", a lingüeta mais longa está EM CIMA e afastada da lingüeta mais curta, de modo que quando se pisa se faz essa parte mais comprida tocar na mais curta (elas têm uma espécie de bolinha pra fazer o contato).
Para transformar esse tipo de pedal num "normalmente fechado", basta desencaixar essa peça (o cubinho de plástico com as lingüetas) e virar de cabeça pra baixo, deixando a lingüeta mais longa EMBAIXO da mais curta. É preciso, é claro, dar uma "entortadinha" na lingüeta mais curta para que o contato fique constante. Aí, quando você pisar no pedal, ele vai afastar a lingüeta maior da menor, fazendo o sustain funcionar.
Eu mesmo já fiz essa alteração uma vez.
Espero que tenha ficado bem-explicado.
Qualquer dúvida avise.
Abraço.
PS.: E também pode ser que o seu pedal não funcione nesse mecanismo, mas a chance de que seja assim é grande.
|
ACSL Veterano |
# abr/08
· votar
para alguns teclados como o technics não adianta enverter os fios,pois o sistema reconhece apenas se a chave do pedal esta ligado/desligado.
Acho que isso acontece com o meu teclado. Tenho um Casio WK-1630 e coloquei um pedal Roland de um amigo. Tenho que precionar o pedal para ativar o sustain e pressioná-lo novamente para então desativar o sustain. Isso é muito ruim. Acaba atrapalhando na hora de tocar. Não vi no meu teclado alguma opção no sistema para alterar o funcionamento do pedal.
|
fernando tecladista Veterano |
# abr/08
· votar
ACSL precionar o pedal para ativar o sustain pressioná-lo novamente para então desativar
esse pedal tá com cara de pedal pra efeito de ampli, um toque liga, outro toque desliga, você tem o modelo dele? geralmente quando é pedal de sustain de outra marca quando você pisa ele corta o sustain, quando solta volta o sustain, sem ter que pisar novamente
|
Música de Preto Veterano |
# abr/08
· votar
esse pedal tá com cara de pedal pra efeito de ampli, um toque liga, outro toque desliga, você tem o modelo dele? Abre esse pedal e tira um pedacinho de metal que trava ele. Aí ele vai voltar sozinho igual um pedal sustain de verdade.
|