Dicas de Equalizações

    Autor Mensagem
    Ricardo_Adorador
    Veterano
    # fev/07


    Resolvi criar este tópico com o objetivo de compartilharmos todos os nossos conhecimentos sobre equalizadores. Neste espaço poderemos postar ajustes que criamos para nossos timbres, lembrando de esclarecer qual timbre está sendo usado e o modelo do teclado. Espero que todos colaborem com alguma dica. Valeu pessoal. :D

    Ricardo_Adorador
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Bom, primeiramente um pequeno texto para esclarecer sobre o que é um equalizador:

    É um aparelho que permite o ajuste individual de determinadas frequências escolhidas de um som. O equipamento divide o som em uma série de faixas de frequências (da maior para a menor ou vice-versa) e permite o ajuste individual do volume de cada uma delas através de botões específicos. O equalizador permite eliminar (ou pelo menos atenuar) estas frequências indesejadas e ao mesmo tempo também aumentar ou reforçar outras frequências do som. Existem dois tipos principais de equalizadores, o equalizador paramétrico e o equalizador gráfico. É comum encontrar a presença de equalizadores embutidos em mixers.

    Equalizador gráfico

    Tipo de equalizador que não permite o controle flexível das faixas de frequência como ocorre no equalizador paramétrico. No equalizador gráfico estas faixas são definidas, fixas e acionadas por botões deslizantes, que permitem aumentar ou reduzir individualmente seu volume. Por outro lado, apresentam um display onde, em forma de curvas, é mostrado um gráfico do tipo decibéis x frequência.

    Equalizador paramétrico

    Tipo de equalizador que permite controle mais refinado e abrangente em relação às faixas de frequência do que o possibilitado pelo equalizador gráfico. Na realidade, no equalizador paramétrico a extensão da faixa de frequências escolhida para ser trabalhada pode ser ajustada conforme o desejo do operador, mais larga ou mais estreita, um pouco mais para a esquerda ou para a direita no espectro das frequências.

    Ricardo_Adorador
    Veterano
    # fev/07 · Editado por: Ricardo_Adorador
    · votar


    Para maior aprofundamento sobre acustica e fenômenos físicos do som recomendo este site:
    http://www.audioacustica.hpg.ig.com.br/

    Ricardo_Adorador
    Veterano
    # fev/07 · Editado por: Ricardo_Adorador
    · votar


    Creio eu que os metódos para configurar os teclados da mesma marca sejam parecidos, portanto vou postar aqui uma configuração que uso num piano Roland.

    Utilizo um efeito chamado Spectrum, ou ainda pode-se usar o Stereo Equalizer. A diferença é que o Spectrum permite trabalhar com 8 faixas de frequências fixas e o Stereo Equalizer permite trabalhar com 4 faixas de frequências variáveis.

    Stereo Equalizer:

    Band 1 - 250Hz +7dB
    Band 2 - 800Hz + 4dB Q=0.5
    Band 3 - 3150Hz + 3dB Q=0.5
    Band 4 - 8000Hz + 6dB

    OBS: Band 2 e 3 correspondem aos médios e o valor de Q corresponde a área de atuação do ganho em dB, quanto menor o valor de Q, maior a area de atuação. Os procedimentos para aplicar este efeito podem variar de teclado para teclado.

    Uso essa equalização no piano acústico, obtive bons resultados, porque encontrei um equilibrio entre peso e brilho, sem tornar o som muito metálico. É ideal para tocar em conjunto, se tocar sozinho esses valores podem ser um pouco maiores.

    É isso aí pessoal, depois posto mais, estou esperando um Korgueiro dar umas dicas aí.

    Eduardo 336
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Excelente iniciativa!
    Pena eu não poder contribuir com nada, pois não sei nada :P

    Ricardo_Adorador
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Eduardo 336

    Claro que pode, da uma olhada no site que postei acima, depois de uma boa leitura la você já pode se considerar especialista... huehaueha

    Você nunca editou nenhum timbre, nunca mexeu nos controles de uma mesa de som? Se já, você já pode contribuir....hehehe

    Raphael cox
    Veterano
    # fev/07 · Editado por: Raphael cox
    · votar


    Ricardo_Adorador

    Eu só não concordo quando você disse que num equalizador gráfico não premite um controle de largura bandas de frequencias tão bem como num parametrico. Como pode?

    No equalizador grafico eu de 1/3 de oitava eu tenho 31 bandas de equalização onde eu posso ajustar uma por uma precisamente e exatamente como eu quero, fazendo os mais diversos tipos de configuração. Já no parametrico eu controlo uma largura de banda pre-definida, impossibilitando o controle total de todas as frequencias naquela faixa. Não acha?

    Agora, claro que filtros Parametricos são bem melhores que filtros semi-parametricos, Sheaving e Sweep, sem dúvida nenhuma.

    Lembrando que equalizador é um filtro e filtro serve para tirar frequencias. Sempre procure tirar fas frequencias de um equalizador e não colocar.

    Muito boa a iniciativa do tópico, gostei mesmo!!!
    Abraço

    Eduardo 336
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Ricardo_Adorador


    Nunca mexi mesmo... :P
    Todos os teclados que tenho nenhum tem synth.
    No PC eu mexo muito no Minimoog e no Moog Modular, mexo em tudo até sair uma coisa boa, mas o problema é que não tenho conceito de nenhuma função.

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Ótima iniciativa... Eu uso a mesa de som para filtrar as frequências do meu synth. Como não tenho um filtro da Moog, usando o filtro do synth com a mesa dá para fazer coisas interessantes, tipo deixar o synth com o filtro bem de leve, e "filtrar" os agudos dele pela mesa. Dá uma diferença enorme, e só pensei nisso porque estava lendo que as mesas são filtros, aí pensei: filtro - moog - CZ, e deu certo...
    Abraços.

    ROTTA
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Eduardo 336
    Pena eu não poder contribuir com nada, pois não sei nada :P

    Todos sabem um pouco. Se você sabe o que são médio, graves e agudos, já sabe boa parte do que precisa para equalizar um som ao seu gosto. =)

    Abraços.

    Ricardo_Adorador
    Veterano
    # fev/07 · Editado por: Ricardo_Adorador
    · votar


    usando o filtro do synth com a mesa dá para fazer coisas interessantes, tipo deixar o synth com o filtro bem de leve, e "filtrar" os agudos dele pela mesa. Dá uma diferença enorme


    Mauro Lacerda

    Ótima idéia, as vezes também faço algumas combinações assim, dependendo do PA que está sendo utilizado podemos ter execesso de graves, médios e/ou agudos. Então uso o equalizador do teclado para atenuar algumas faixas que estão dando problemas e uso o filtro da mesa para reforçar alguma frequência se necessário.

    Ricardo_Adorador
    Veterano
    # fev/07 · Editado por: Ricardo_Adorador
    · votar


    Alguns esclarecimentos sobre o que é Frequência

    Frequência é um termo empregado na Física para indicar a repetição de qualquer fenômeno em um período de tempo(frequencia é o número de ocilações em um segundo). A unidade de medida da frequência é o hertz (Hz), em honra ao físico alemão Heinrich Rudolf Hertz. 1 Hz corresponde a um evento que que ocorre uma vez por segundo. A frequência de uma onda, por exemplo, pode ser identificada verificando-se a quantidade de ondas completas (ciclos completos) que ocorrem em uma unidade de tempo (usualmente medido em segundos). Desse modo, se no intervalo de um segundo ocorrerem 10 ciclos completos de onda temos uma frequência de 10 Hz.
    Conhecer as frequências é essencial para entender o funcionamento do equalizador, é através delas que definimos o ponto onde será aplicado o filtro. Quanto menor a frequencia (quanto menos Hz tiver) mais grave será o som, e progressivamente quando maior a frequencia (quanto mais Hz tiver) mais agudo será o som.

    Ricardo_Adorador
    Veterano
    # fev/07 · Editado por: Ricardo_Adorador
    · votar


    Uma palavrinha sobre o Fator Q

    A equalização ocorre como um aumento ou diminuição da amplitude de um sinal em uma dada frequência. No entanto, as frequências vizinhas também são aumentadas ou diminuidas em menor intensidade para que não haja uma transição brusca entre o sinal não equalizado e a frequência alterada. À largura da distribuição nas frequências vizinhas é chamado de fator Q, ou fator de qualidade. Amplificadores que possuam tal controle permite que se regule se a alteração será agressiva (Q alto, pouca distribuição nas frequências vizinhas, criando um pico ou vale acentuado na resposta em frequência) ou se será suave (Q baixo, alta distribuição nas frequências vizinhas, cria um pico ou vale diluído na resposta em frequência).

    O valor de Q geralmente pode ser configurado nas frequências dos médios, assim pode-se criar um som com um pico em determinada frequência, ou criar um som com uma melhor distribuição do filtro aplicado.

    Os valores atribuíveis a Q são: 0.5, 1, 2, 4, 8. Quanto menor o valor melhor a distribuição do filtro aplicado.

    Ricardo_Adorador
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Um filtro muito bom para reforçar e atenuar faixas de frequência é o Spectrum, com ele é possivel trabalhar com 8 faixas de frequências fixas, que são: 250Hz, 500Hz, 1000Hz, 1250Hz, 1600Hz, 2000Hz, 4000Hz e 8000Hz (Teclados da Roland, não sei como funiona com outra marcas, aguardo postagens de outras pessoas que as utilizam).
    Este filtro é um pouco mais trabalhoso, porque existem mais faixas de frequencia que podem ser atenuadas ou reforçadas. No entanto, é muito eficiente em aplicações que necessitem de um ajuste fino, que uma mesa comum não oferece. Por exemplo se tenho um timbre de hammond, posso utilizar junto com o Rotary, para deixar o som equilibrado, entre graves, médios e agudos. (Só é possivel aplicar estes efeitos se o teclado tiver mais que um efeito de inserção, senão, é preferível utilizar o Rotary para não perder a característica do timbre.

    ROTTA
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Ricardo_Adorador
    Um filtro muito bom para reforçar e atenuar faixas de frequência é o Spectrum, com ele é possivel trabalhar com 8 faixas de frequências fixas, que são: 250Hz, 500Hz, 1000Hz, 1250Hz, 1600Hz, 2000Hz, 4000Hz e 8000Hz (Teclados da Roland, não sei como funiona com outra marcas, aguardo postagens de outras pessoas que as utilizam).

    Nem todos os teclados da Roland possuem oito faixas no spectrum, especialmente os mais antigos, como a série XP. Ainda assim, mesmo que o número de faixas seja menor (são 4, eu acho), ele permite que você escolha a freqüência onde quer aplicar o ganho.

    Abraços.

    Ricardo_Adorador
    Veterano
    # fev/07 · Editado por: Ricardo_Adorador
    · votar


    Marco Alan Rotta

    Obrigado pela colaboração. É que na série mais atual da Roland o efeito Spectrum possui 8 faixas de frequências fixas, e o efeito Stereo Equalizer possui 4 faixas de frequências que podem ser ajustadas. Talvez isso possa ter causado alguma confusão.

    Ricardo_Adorador
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Vou postar uma dica aqui a parte, que não serve para teclados, mas também refere-se a equalização...

    Ajustes de equalização no Windows Media Player:

    Abra o equalizador gráfico e ajustes as faixas conforme a relação abaixo:

    31Hz = 0dB
    62Hz + 1dB
    125Hz + 1dB
    250Hz + 5dB
    500 Hz + 2dB
    1KHz + 2dB
    2KHz + 4dB
    4KHz + 4dB
    8KHz + 4dB
    16KHz + 1dB

    Ajuste também o Efeito SRS WOW para 5 em TruBass e 40 em WOW.

    Com essa configuração eu consegui bons resultados. Lembrando que quanto melhores os seus alto-falantes, melhor o resultado.

    fábio_soul
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Ricardo_Adorador

    Teclados da Roland, não sei como funiona com outra marcas, aguardo postagens de outras pessoas que as utilizam

    na série mais atual da Roland o efeito Spectrum possui 8 faixas de frequências fixas, e o efeito Stereo Equalizer possui 4 faixas de frequências que podem ser ajustadas

    No TR, é assim:

    Tem um efeito que é um equalizador de 7 bandas com freqüências pré-ajustadas (existem 12 opções), além de um de 4 bandas com freqüêcias ajustáveis.

    fábio_soul
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    isso é o que tem de mais parecido com o assunto. Não tem o de 8 bandas.

    Ricardo_Adorador
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    fábio_soul

    Na verdade dependendo do teclado você pode usar mais que um efeito de inserção, então posso usar o equalizador de 4 bandas ajustaveis e o Spectrum com 8 bandas fixas. Mas isso só é possivel nos teclados mais tops da Roland

    Certo, o primeiro Korgueiro do tópico...hehehehe
    Podia postar alguma configuração que você costuma usar?

    fábio_soul
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Podia postar alguma configuração que você costuma usar?

    Realmente, para falar a verdade, nunca cheguei a fazer coisas excelentes com um equalizador, mas tem uma coisa legal que gostaria de postar.

    É o seguinte, vocês lembram daquela equalização que o Korgman postou em outro tópico para os pianos do TR/X50? Então, testei ela. Gostei, o som ficou mais médio-grave, enfim, ao que parece, mais consistente. Embora tenha gostado, ainda fiz algumas alterações em cima dela, de acordo com meu gosto. Então, resolvi colocar, neste mesmo timbre a equalização postada nesse mesmo tópico:

    Band 1 - 250Hz +7dB
    Band 2 - 800Hz + 4dB Q=0.5
    Band 3 - 3150Hz + 3dB Q=0.5
    Band 4 - 8000Hz + 6dB


    Coloquei ela em um dos master efects do TR. Fiz algumas alterações, também de acordo com o meu gosto (mas nada que mudasse muito). Essa equalização, junto com a do Korgman, deixou o som do piano bem legal, pois a do Korgman deixou o som mais consistente, como já havia dito anteriormente, e a que foi postada pelo Ricardo_Adorador, neste tópico, deixou um pouco mais brilhante.

    Hoje, a hora que tiver tempo, vou colocar a equalização do Ricardo_Adorador no efeito de inserção, para ver como fica. Em breve volto a postar a esse respeito.

    Essa é a contribuição que posso dar até o presente momento.

    Um abraço a todos.

    Ricardo_Adorador
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Dica de equalização para um piano elétrico, estilo Midi Grand do XP ou os EPs da Kurzweil

    Band 1 - 250Hz + 2dB
    Band 2 - 8000Hz + 1dB
    Band 3 - 1600Hz + 3dB Q=0.5
    Band 4 - 4000Hz + 3dB Q=0.5

    Utilizo esse tipo de equalização em quase todos os pianos elétricos que uso. Da uma boa reforçada no som, sem deixar os agudos muito irritantes e os graves muito fortes.

    fábio_soul
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Hoje, a hora que tiver tempo, vou colocar a equalização do Ricardo_Adorador no efeito de inserção, para ver como fica. Em breve volto a postar a esse respeito.

    Me enganei. O equalizador já estava no efeito de inserção.

    _mineiro_
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    fábio_soul

    qual eh o post q tem a configuracao sugerida pelo korgman? procurei na busca e nao achei...

    valeu!

    AUTOBOT
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    _mineiro_

    http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=vthread&forum=8&t opic=155235&page=0#23

    Ricardo_Adorador
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    _mineiro_

    Por isso criei este tópico, para postar as dicas antigas também, mas o pessoal do fórum não se interessou muito pelo assunto, então deixei o tópico morrer.

    fernando tecladista
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Ricardo_Adorador
    mas o pessoal do fórum não se interessou muito pelo assunto, então deixei o tópico morrer.

    o tópico está interessante, pra não ficar no esquecimento até coloquei o link lá nos tópicos essenciais

    tem coisas aqui boas, mas não tem muito como usar, o meu 01/w tem só grave e agudo pra cada timbre, tem até como jogar o equalizador mas ele fica no lugar de um dos 2 efeitos, então acabo não usando

    mas se tiver mais coisa posta aqui, pra mudar também um pouco o assunto do fórum que está muito no "qual teclado comprar"

    andy_keyboards
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Ricardo_Adorador

    boa noite!!li em outros topicos q vc tem uma coleção de samples pro TR..poderia entrar em contato comigo pelo meu email
    andersonvs@ig.com.br
    e msn: newmetal_4ever@hotmail.com??


    gratissimo!

    Ricardo_Adorador
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    andy_keyboards

    Cara tenho uma coleção (enorme) de samples em formato SF2, o problema é que você precisa converter tudo pra usar no TR, e não é uma tarefa tão simples assim.
    Outro usuário tinha me pedido essa coleção anteriormente, mas não tenho como enviar pela net e não da pra mandar por e-mail (arquivos muitos grandes). O que posso fazer é gravar um CD pra vc e te enviar, mas vc tem que arcar com os custos do CD e correios....
    To sem pc em casa agora pq estragou e aqui no serviço não da pra entrar no messenger. Se quiser manter contato ta aí o meu e-mail...

    ricardonaumann arroba gmail ponto com

    fábio_soul
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Ricardo_Adorador

    Não esqueça de mim...

    hahahahahaha

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dicas de Equalizações