Concorrente Roland para o Korg Tr

    Autor Mensagem
    KORG TR
    Veterano
    # fev/07


    Fala galera,

    Atualmente qual é o principal concorrente (na mesma faixa de preço) da ROLAND para o Work KORG TR ??

    AUTOBOT
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    KORG TR

    Puts, tá havendo uma enchurrada de tópicos Korg TR, hein?

    Cara, dá uma olhada na lista de tópicos e tu vai ver umas perguntas bem familiares a essa tua.

    Mas só pra constar: Roland Fantom Xa.

    Pronto. Respondida tua questão. Pode fechar esse tópico.

    Ricardo_Adorador
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Roland Fanton XA

    Ricardo_Adorador
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    AUTOBOT

    Respondemos no mesmo minuto... heuheuahea, pelo menos o cara não vai ficar com dúvidas....

    KORG TR
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Mas o Roland Xa ainda é vendido novo nas lojas ou já não é mais fabricado ?? Ele existe na versão 76 teclas ??

    AUTOBOT
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Ricardo_Adorador

    Bah! Esses aconteceu a mesma coisa comigo e outro cara aqui. =)

    Ricardo_Adorador
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    KORG TR

    O Xa só possui na versão de 61 teclas, além disso ele parou de ser importado para o Brasil.
    Se não se importa com bons sons de piano pode pegar o TR sem medo.

    Turista86
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    [i]Se não se importa com bons sons de piano pode pegar o TR sem medo./i]

    Os pianos do TR são tão ruins assim?
    Me falaram isso noutro tópico...

    Ricardo_Adorador
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Turista86

    Cara, na verdade é uma questão de gosto pessoal. Eu particularmente testei e não gostei, mas vai que você testa e gosta...hehehe
    O ideal é você namorar bastante um teclado antes de comprar, pra ter certeza que é aquilo que você procura.

    fábio_soul
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Turista86

    Com relação aos pianos do TR, tem aquele que é o sampleado em estéreo, derivado do OASYS, que tem gente que gosta. Particularmente, eu tenho que estar meio "de lua" para usar esse timbre. Prefiro usar um outro que eu editei. Atualmete, estou usando aquele so OASYS mais para músicas mais agitadas (toco em banda católica), porque ele é menos brilhante e um pouco mais legal para fazer essas músicas do que o que eu editei, que fica bem brilhante quando eu bato mais forte. Esse que eu editei, gosto de usar para músicas lentas. Até que fica legalzinho. Mas, o mais breve possível, vou botar um sample de piano ferrado nele (não é Ricardo_Adorador? hahaha).

    Mas é uma questão de gosto.

    AUTOBOT
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Turista86
    Ricardo_Adorador
    fábio_soul

    O piano do TR é muito bom mesmo. Vejam aqui uma amostra do piano acústico clássico do TR que é preset. Vejam que eu (baretta73) formulei a pegunta para esse cara para saber se poderia ser um sampler e ele respondeu que não, que é o TR mesmo.

    Então, pra mim tá jóia.

    fábio_soul
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    AUTOBOT

    Esse piano do cara ou está muito bem editado, ou está ligado num ótimo equipamento...

    Turista86
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Galera,

    E o MO6? tem bons pianos?

    eu estava interessado nele tb, mas ouço falar muito mal das teclas...
    Vou testar na loja, pra tirar a dúvida...
    Se as teclas não forem ruins, talvez eu opte por ele ao invés do TR, se bem que o TR tem um bom gerador de som.

    fábio_soul

    Pelo que vc falou, acho q dá pra editar legal o piano, não é?
    Caso eu consiga arrancar um bom som dele, vou ficar muito na dúvida entre eles...

    Há tb o Fantom Xa, que parece ser bacana, mas o preço dele sobe uns 400 reais aqui em salvador em relação ao TR, e o preço deste já é meu limite...
    Então terei que escolher direitinho entre o TR e MO6

    Mas e o juno-g? é MUITO inferior a estes dois?
    É 1000 reais mais barato que os outros dois, será q dá pra competir?

    Abraços...

    AUTOBOT
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    fábio_soul
    Esse piano do cara ou está muito bem editado, ou está ligado num ótimo equipamento.
    Ou bem equalizado, como o Korgan explicou em outro tópico.

    Cara, se aquilo é um piano ruim, eu não sei o que é um piano bom...

    Outra coisa: Tu já experimentaste escutar o teu TR nos fones de ouvido? Não é bom?

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Turista86
    Mas e o juno-g? é MUITO inferior a estes dois?
    Em termos de timbres é uma questão de gosto, agora em termos de engine os números dizem tudo... É no mínimo de igual pra igual, porém com uma expansão de sampler 64X maior (há...não cromatiza uma nota, mas sampleia nota por nota (sample patch) e sampleia audio pra loop (sample phrase), com mais que o dobro de polifonia 128 contra 62, e com maior número de waveforms...
    Com relação as teclas, o JunoG é tem um mecanismo muito semelhante ao do Trinton LE, pelo menos eu não senti diferença... Ele se enquadra na categoria do TR e com um custo benefício muito grande...

    AUTOBOT
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Jeferson Fernandes
    porém com uma expansão de sampler 64X maior (há...não cromatiza uma nota, mas sampleia nota por nota (sample patch) e sampleia audio pra loop (sample phrase), com mais que o dobro de polifonia 128 contra 62, e com maior número de waveforms...

    É do Juno G que tu tá falando?

    fábio_soul
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    AUTOBOT

    Ou bem equalizado, como o Korgan explicou em outro tópico.

    É verdade. Até copiei aquilo pra fazer no TR.

    Cara, se aquilo é um piano ruim, eu não sei o que é um piano bom...

    Realmente, o timbre está legal, mas sei lá...

    Outra coisa: Tu já experimentaste escutar o teu TR nos fones de ouvido? Não é bom?

    Já fiz isso sim, e, realmente, melhora bem, principalmente, porque o meu cubo é um METEORO Wector 50. Ele é bem potente, mas a qualidade... não reproduz com fidelidade o som do teclado, ele puxa muito médio e médio-agudo, pouco grave e agudo normal! Bom, para quaiquer efeitos, vou usar um fone e botar aquela equalização que o Korgman disse. Depois, posto aqui as minhas impressões.

    Turista86

    Vou postar aqui a tal equalização do Korgman do outro tópico.

    fábio_soul
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Como eu disse, equalização do piano:

    40Hz Ganho +09
    600Hz Q (0,5) Ganho +11
    1.40 kHz Ganho +10


    Caso queira mais informações, leia a postagem do Korgman nesse tópico (forum.cifraclub.com.br/forum/8/155202)

    korgman
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Valeu Fabinho e Autobot por mencionar meu esquema de equalização EQ Master neste tópico.

    Acrescento apenas que como o Amplificador dele é um Meteoro e conforme ele mesmo disse puxa demais para os médios, sigiro que ele após ajustar para as frequencias que eu passei, que as rastreie com o Meteroro em Flat

    Rastreando as frequencias como fazer.

    Medu antigo professor do IAV Marcelo Claret, havia me dado uma dica que gostaria de passar a quem interessar possa.

    EXEMPLO

    A- RASTREANDO A FREQUENCIA GRAVE NO TR ou X50

    1- Ajuste o Amplificador em Flat e com o volume que vai usar no palco

    2- Vá até a frequencia de GRAVES do equalizador master e ajuste o ganho para +12

    3- Deixe o controle master de volume do teclado pela metade.

    4- Selecione a parametro de frequencias GRAVES , ajuste a frequencia inicialmente para 20Hz.

    5- Toque na região esquerda do teclado, e ao mesmo tempo vá aumentando a frequencia de rastreamento de 20Hz para.. 40..60.. até você perceber que o timbre do instrumento ficará de repente grave é audível sem embolar o som, isto significa que o timbre alcançou a frequencia de resposta grave do amplificador utilizado, volte por enquanto o volume da frequencia grave para o meio do ajuste.

    B- RASTREANDO A FREQUENCIA MEDIA NO TR ou X50

    1- Manter a equalização do amplificador em flat e bem como o volume anteriormente ajustado

    2- Vá até a frequencia de MEDIOS do equalizador master e ajuste o ganho para +12

    3- Mantenha o controle master de volume do teclado pela metade.

    NOTA IMPORTANTE - Ajuste o fator de mérito que é o parametro [Q] para 0,5 com isso ao rastrear as frequencias e adicionar ganho para as frequencias médias, você irá elevar também as frequencias que estarão abaix e acima da frequencia selecionada, e isto trará um médio global muito mais encorpado, ao contrário de se ajustas para fator Q para 10, onde apenas a frequencia selecionada será audível, não recomendada para este tipo de ajuste de equalização global para equilibrio sonoro.

    4- Selecione a parametro de frequencias MÉDIAS, ajuste a frequencia inicialmente para 400Hz.

    5- Toque na região central do teclado, e ao mesmo tempo vá aumentando a frequencia de rastreamento de 400Hz até você perceber que o timbre do instrumento ficará de repente médio é audível sem ficar insuportável, tal qual como um som metálico, isto significa que o timbre alcançou a frequencia de resposta média do amplificador utilizado, volte por enquanto o volume da frequencia média para o meio do ajuste.

    C- RASTREANDO A FREQUENCIA AGUDA NO TR ou X50

    1- Manter a equalização do amplificador em flat e bem como o volume anteriormente ajustado

    2- Vá até a frequencia de AGUDOS do equalizador master e ajuste o ganho para +12

    3- Mantenha o controle master de volume do teclado pela metade.

    4- Selecione a parametro de frequencias AGUDAS, geralmente este ajuste estará ajustado originalmente para 40.000

    5- Toque na região extrema direita do teclado, e ao mesmo tempo vá ABAIXANDO a frequencia de rastreamento de 40.000.

    Quando chegar a 1.40 voce irá perceber que os agudos irão se pronunciar até o desejado, sem ficar insuportável, isto significa que o timbre alcançou a frequencia de resposta aguda do amplificador utilizado, volte por enquanto o volume da frequencia média para o meio do ajuste.

    FINALIZAÇÃO

    A seguir vá aumentando os ganhos das tres frequencias a cada ajuste toque o teclado com as duas mãos, até chegar no equilibrio .. timbre e encorpado .. sem rachar "especialmente nos médios e graves" desejado., aumente também um pouco volume master do teclado, e continue a manipular somente os controles de ganho, até a timbragem desejada.

    A seguir aperte COMPARE para verificar a diferença entre a amostra original e a amostra que editou..

    Estes ajustes com certeza irão incomodar . pais .. namoradas .. esposas..e os vizinhos, mas com certeza é o único caminho para se alcançar o equilibrio ideal para a utilização com seu amplificador.

    Entretanto acho mais importante realizar este ajuste no PA onde forem se apresentar, , montando o teclado de frete para o PA conectando o teclado na mesa de som e pedindo para o tecnico deixar a equalização do seu canal em flat, afinal uma sonoridade boa no PA. irá compensar uma sonoridade adequada em seu amplificador.

    Fabio .........Que no caso do seu Meteoro, acabará por obrigá-lo a "cortar os médios" para que o som fique bom no Meteoro, mas tornará o som no PA um tanto opaco.

    Compensa mais ajustar o sistema master EQ para o PA e "consertar a equalização ajustando a equalização do próprio Meteroro para um resultado satisfatório ao vivo.

    Pa com qualidade e amplificador de retorno satisfatório..

    Alem disso vá esperimentando també, alterar um pouco o fator Q um pouco acima de 0,5 caso queira avaliar os médios com uma região de frequencias mais proxima da frequencia selecionada..

    Em acustica vale sempre a experimentação, pois cada caso é um caso em se tratando de encontrar as frequencias de resposta de cada timbre para o sistema de amplificação..

    Um abraço a todos e boa semana..

    Korgman

    Ricardo_Adorador
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    korgman

    Valeu pelas dicas amigo.
    O que acha da idéia de abrir um tópico com dicas de equalizações e colocar suas dicas la, pois elas estão distribuídas em tópicos com nomes não muito sugestivos. Além disso todos poderiam colaborar com outras dicas. Fica aí a sugestão...

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    AUTOBOT
    É do Juno G que tu tá falando?
    YEAP... Mas escrevi errado.. Não quiz dizer 64X maior e sim 8X maior em termos de capacidade de SAMPLER.

    Abraços...

    fábio_soul
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    korgman

    Comecei a utilizar um fone de ouvido (não é dos melhores, mas já ajuda) para fazer os ajustes do meu TR, assim acho que serei menos "enganado" pelo meu cubo.

    Obrigado pelas dicas.

    korgman
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    caro Amigo Fábio,

    Se você se apresenta em algum lugar com um bom PA, o negócio é ajustar seus rimbres neste local.

    Assim ele ficará equilibrado para apresentações ao vivo, em qualquer lugar!!!

    Assim sendo quando for tocar e, algum lugar onde o PA não seja muito bom, bastará um ajuste do tecnico de som na mesa e o som irá rolar.

    Valeu

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Concorrente Roland para o Korg Tr