Meu novo teclado: CME UF-7 !

    Autor Mensagem
    AC_TEC
    Veterano
    # fev/07


    Olá, amigos! Gostaria de compartilhar com vocês minha felicidade (queira Deus, hehe) em até que enfim, após onze anos com meu CTK-650 velho de guerra, comprar um teclado de nível profissional. Chegou ontem, 2-2-2007, e inicialmente vou usar com meu módulo JV-1010. Como vocês já devem saber, é um controlador (sem nenhum timbre) midi, com alguma versatilidade para utilizar com computadores (já incorpora interface usb e, opcionalmente, firewire). São 76 teclas semi-pesadas, e construção muito robusta, a princípio (isso saberemos daqui a algum tempo, hehe). No contato inicial, estranhei um pouco as teclas, especialmente a ligeira diferença de resposta das pretas, mas é questão de acostumar a técnica e achar o melhor ajuste da sensibilidade (são quatro curvas). Mas já estamos fazendo amizade, e a implementação midi me pareceu muito eficaz inicialmente, exceto pelo que a falta de teclado numérico para endereçamento direto é notada. Abraços, e volto a postar assim que tiver mais novidades!

    MarcosPPA
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Cara tb estou muito feliz!!! Mais ou menos como vc (só que vc ainda ta na minha frente pq vc já tem um módulo...heheheheh) depois de 12 anos com meu PSR 220 (não riam por favor.. hehehe, eu posso...) fazendo aula de piano e tocando no piano dos outros, consegui comprar meu SP76LB. À princípio eu ia comprar um UF7 tb... só que fiquei MUITO na dúvida com relação as teclas, que apesar de serem semi pesadas,( como diz no manual, pq eu li o manual dele umas 5 vezes assim com o de uma centena de teclados hehehee...) são vasadas em baixo né??? Tipo, como fica isso???

    Agora, ele tem umas vantagens muito boas tipo essa conexão usb e o Breath control, além de controle de sequencer com botão play, stop e talz.... que o sp76 num tem. Fora isso ele dá mais facilidade pra controlar em tempo real que falta no SP76 (podia ter, pelo menos, só mais um slidezinho ou knob).

    Mas, eu vi vantagens no SP76 que atendem melhor minhas necessidades: primeiro, os timbes internos que são realmente muito bons, só não gostei muito dos orgãos pq eu geralmente gosto de usar uns mais sujos, mais pesados pra minha banda. Segundo, a possíbilidade de armazenar os setups mid já com tudo configurado acessível por um toque. Terceiro as teclas (esse foi meu maior medo de comprar um UF).

    Mas eu ainda não desisti de comprar um controldar mid como o UF principalmente pelo custo benefício dele aqui no Brasil. Haja visto o Keystation pro da M-audio que é muito doido e tem knob, slide e botãozinho pra tudo quanto é lado(acho que são mais de 100) além de 88 teclas com hammer action... o foda é que eu cheguei a ver dele por 399 dolaras nos EUA e aqui por 3000... muita diferênça!!!!

    Ou, aproveite bem seu novo teclado e felicidades!!!!

    A. Cordeiro
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    AC_TEC

    Parabéns...e vi que desde o outro tópico vc tava querendo conprá-lo. É um bom controlador. Só uma coisa: vc não estranhou a forma que essas 76 teclas são (começando pelo lá e terminando em dó)?? Se não me engano, vi assim...

    mayconcvel
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Olá, amigos! Gostaria de compartilhar com vocês minha felicidade (queira Deus, hehe) em até que enfim
    Desculpe desvirtuar seu tópico, mas me sinto assim como vc, desde quarta.
    Eu sempre usava teclados da linha PSR e ultimamente usava um CT-670.
    Mas, finalmente consegui comprar algo que dê pra chamar de teclado, não que os PSR e o CT-670 não sejam teclados, pelo contrário, me quebraram um galho por muito tempo. O fato é a pequena diferença na qualidade. Quarta peguei o meu (agora posso dizer com orgulho), o meu korg N264, tá certo q é usado, mas tá interão e é outra coisa ! ! !
    Eu sei que não tem nada a ver com controladores ou com teclas pesadas, mas essa felicidade que você tá sentindo, com certeza não tá muito longe da minha!

    A. Cordeiro
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    O fato é a pequena diferença na qualidade

    Pequena?? Acho que o que mais incomoda é essa grande diferença!! (vê o piano por exemplo)

    mayconcvel
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    eu disse a diferença que quis dizer foi entre os meus equipamentos, q o "pequena" não é tão pequena

    com certeza em relação às teclas dá muita diferença entre o seu e o meu, sem discussão!

    A. Cordeiro
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    mayconcvel

    Calma..foi mal...vê se leva na esportiva, blz!? Pensei que se referia a diferença de timbres (foi o que entendi). Digo isso pq na igreja que toco tem um PSR-550..

    mayconcvel
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Tudo bem, hehehe
    Sem crise
    Mas bem editado o piano do N264 fica bom(eu espero)

    A. Cordeiro
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    mayconcvel

    Eu gosto do N264. Apesar de meio antigo, é um teclado e tanto. Talvez o que me chama mais atenção nele é o órgão, e as 76 teclas, é claro...eheh (pra tocar piano é bem melhor).

    AC_TEC
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    MarcosPPA
    mayconcvel

    Valeu, amigos. A emoção de realizar o sonho de ter o teclado desejado deve ser a mesma em todo mundo. É a mesma emoção que senti quando meu pai chegou com aquela caixa "enorme" do CTK-650, há onze anos... (ele demorou um bom tempo pra pagar o teclado, coitado!), e a que tive quando chegou a caixa enorme do UF-7. Espero pagar mais rápido que o meu pai, hehe.

    A. Cordeiro

    Cara; agora que você falou, achei muito estranho a primeira vez que liguei com o JV-1010, tinha que tocar lá em cima, hehe; agora desloquei uma oitava para cima, e tudo bem. E acessei agora um site pra conferir, é mesmo diferente dos outros de 76 teclas!!!
    Mas analisando bem, observe que com essa configuração ele começa e termina igual a um 88 teclas, só que uma oitava desaparece! Então, fica até mais fácil, acredito, pois você só vai precisar deslocar uma oitava acima ou abaixo, e nem vai estranhar tanto, pois começa e termina como um piano!

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    AC-TEC

    Nunca tinha pensado nesse ponto (Então, fica até mais fácil, acredito, pois você só vai precisar deslocar uma oitava acima ou abaixo, e nem vai estranhar tanto, pois começa e termina como um piano!)
    , mas realmente você tem razão, pois no meu SP 76, se desloco para cima ou para baixo, ou sobra se um lado ou de outro.
    E parabéns, só quem pega um teclado novo sabe qual é essa emoção. Aí é assim: "peraí, mina, não tá vendo que eu tou testando o teclado", "depois eu almoço, mãe", etc... hahahahahahahaha
    Abraços.
    Mauro.

    mano_a_mano
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Será que o CME UF-7 é bom mesmo? Por esse preço... Eu ando meio desconfiado. Já ouvi bons e maus comentários sobre esse controlador. Pelo menos ele tem assistência técnica?

    FabioSalgado
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Pra quem não sabe a CME é uma divisão da Yamaha. Agora, se ela possui componentes Yamaha ou apenas a distribuição dos componentes aí já é outra história. Eu achei um controlador interessante, embora os botões, Knobs, Faders e outros, um pouco tanto grandes. Mas, como sempre foi dito, gosto é gosto. Abraços!

    AC_TEC
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    mano_a_mano

    Olá, amigo. Depende muito do que você chama de bom mesmo. Na verdade, comprei o UF-7 primeiramente pelo preço, e com base em muita pesquisa em fóruns internacionais e tal. Eu já tinha um JV-1010 comprado há pouco tempo, e um Casio CTK-650, com implementação midi pé-de-boi. Como a construção (robustez) havia sido muito elogiada, confiei, pois made-in-China, hoje em dia, é tudo, inclusive os micros da IBM que abrimos na empresa em que trabalho. Ia comprar o UF-8, pra compor um piano digital, mas um dia todo mundo precisa de teclas leves/semi-pesadas, então fui na versatilidade por enquanto, e num mais barato pra testar a qualidade de uma marca nova (sou tão ou mais até desconfiado que você...). E pelo preço (paguei 1200,00 + frete), o que posso te adiantar é que estou muito satisfeito. Não posso te dizer muito a respeito das teclas, pois não tenho outras referências. Gostaria de tocar num SP-76 que a maioria elogia pra ter uma idéia. Pra você ter uma idéia, as teclas do UF-7 são do tipo com chapinhas de metal embaixo e acabamento aberto, tipo synth. Como ponto negativo, apenas o acabamento dos botões/faders: o plástico é muito pobre, destoando do geral, que gostei muito. Quanto ao piano digital, vou ver se pego um Privia mais pra frente, se for continuar com o módulo (devido à polifonia ser 32...), ou algo mais polifônico. Estava até pensando na linha DGX, mas você mesmo me desanimou a tempo!

    FabioSalgado

    Olá, amigo. Tenho algumas dúvidas da " profundidade" da relação com a Yamaha, devido ao detalhe das teclas, por exemplo (aquela pequena mas perceptível diferença de ação das pretas em relação às brancas). Quando tocamos a extremidade de uma tecla preta, o arco (semi-círculo) descrevido tem perímetro menor que quando tocamos uma tecla branca, considerando o ponto de pivotamento sendo o vértice do arco. Como geralmente os sensores de velocidade são montados em duas fileiras na extensão do teclado, não existe aí diferença entre as brancas ou pretas, sendo que isso deveria ser então compensado na eletrônica do teclado, coisa relativamente simples de fazer, já que não houve compensação mecânica, geralmente mais complexa. Ora; no meu Casio nunca percebi essa diferença, e nem nos poucos yamaha que já toquei. Ou seja: a Yamaha teria cantado a pedra! O que mais me intriga: percebi a coisa no primeiro contato com o teclado, talvez até pela característica de velocity switch padrão do timbre de piano do JV-1010 bater num ponto crítico das curvas de sensibilidade do UF-7, pois nos outros timbres quase não se nota. Então, será que ninguém lá viu? Ou só tocaram peças em C (ha,ha, ha...)? Ou a humildade/disciplina da cultura oriental não permita criticar o chefe, talvez...

    Brincadeiras à parte, acho que o teclado vale a pena, especialmente por custar pouco para os padrões, oferecer muitos controles e uma implementação midi eficaz. Pena não ser multitimbral, embora permita trocar o canal de transmissão.

    FabioSalgado
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Olá amigo, como lhe expliquei no meu post, se é uma divisão da Yamaha não quer dizer que ele é um Yamaha. A M-audio, por exemplo comprou a linha de controladores Evolution, e lançou uma nova séire isso há uns 3 anos atrás. Pode ser algo parecido com a CME, mas nnca sabemos os meandros por onde caminham as grandes empresas.

    Mas realmente achei as teclas um pouco "diferentes" para tocar. Mas, realmente no custo benefício o teclado é interessante sim.

    Abraços e felicidades com sua recente aquisição.

    AC_TEC
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Fabio Salgado: "...nnca sabemos os meandros por onde caminham as grandes empresas."

    É bem verdade. Não sei se vocês concordam, mas acho que as grandes querem há muito matar o midi. Muitos teclados nem vêm mais com a conexão, a não ser por USB, como se os módulos não existissem. E está mesmo difícil achar módulos bons e baratos, a não ser usados, claro. Até porque, chega a ser um contra-senso: como te convencer a comprar um teclado caríssimo, se eu te vendo um módulo e controlador mais em conta? Mas elas sabem também que é uma faca de dois gumes: se simplesmente abandonam a coisa, perdem muito numa eventual virada do disco, hehe. Elas sentem essa pontada ao ver o crescimento do mercado para marcas como a M-Audio, a própria CME. Não duvido dessas marcas pertencerem a outras gigantes desfarçadas mesmo, devido àquele contra-senso. Então, acredito que a tendência futura seja que as grandes fabriquem basicamente bons controladores, com várias opções de construção, e bons VST's, pois as possibilidades de um computador em termos de máquina são superiores a qualquer teclado.
    Mas perdem feio no quesito sistema operacional dedicado, muito mais simples e eficiente num teclado. Quem viver, verá, e espero que estejamos todos lá!

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Ta muito bom esse tópico!!! hehehehe

    Uma vez conversando em off (msn) com o Elizeu (O Doidinho do Mano_a_Mano) trocando em miolos que módulos tava virando coisa "múseu" ja que não lançam comunicação USB entre módulos e keys, realmente a diferença de preço chega a ser absurda entre um MOTIF e um MOTIF RACK, entre outros módulos e teclados tb (Xx da Roland com o XR)... porém um módulo nao aparece tanto quanto um teclado (ficar ali no palco de paisagem, com o nome das "grandes" escrito atrás)... mais mesmo assim a relação entre controladores e módulos ou notbooks estao cada dia ganhando mais adeptos!!! Eu tow querendo agora um EMU de 25 teclas pra ligar no meu S03 para usar os Knoobs pra controlar em tempo real e subdividir o teclado, ja da pra fazer isso com o SP76 jogar timbres do S03 por outro canal e ficar como se estivesse com 2 S03 usando o SP76, dividindo ele tb em ate 16 partes... lógico essa divisão sempre somara 16, independente da quantidade em cima e em baixo...

    mano_a_mano
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    AC_TEC
    Muitos teclados nem vêm mais com a conexão, a não ser por USB
    Isso é uma baita cagada que a Yamaha fez desde o PSR-295. Até parece que módulos não existem mais mesmo... O que eles não fazem para forçar o pobre coitado tecladista a comprar um notebook?!
    E eu andei sabendo que os novos Privia e WK (Casio) também não têm mais o MIDI OUT.
    É... O MIDI está com seus dias contados...

    Joker
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    O Doidinho do Mano_a_Mano

    nofa

    :*

    kevinmoore
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    O Doidinho do Mano_a_Mano

    nofa

    :*


    rolou um clima e Joker ficou triste...

    Joker, seu doidinho...

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Que povo estranho...


    Sobre o USB, realmente acho que o MIDI está com os dias contados. Lógico que não vai sumitr de uma hora para a outra, mas o USB vai sendo sutilmente "empurrado" para nós pelas empresas, que devem levar algum nisso...Viajando um pouco mais, poderia dizer que futuramente os teclados devem ser bem parecidos com aqueles Neko, teclado e computador integrado, e o USB vai servir para transporte e armazenamento de dados, mais do que simplesmente o protocolo Midi.

    Abraços.
    Mauro.

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Joker
    kevinmoore
    Oia a frescura... kkkkkkkkkkkk pow foi pra nao dizer q ele eh doido diretamente... kkkkkkkkkkkkkkkkk vcs levam td pra o lado errado!!!

    AC_TEC
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Mauro Lacerda:

    "(...)o USB vai servir para transporte e armazenamento de dados, mais do que simplesmente o protocolo Midi."

    Olá, amigo. É aí é que está o problema: vale lembrar que o USB (Universal Serial Bus) é uma especificação de meio físico; não é um protocolo. Já o MIDI, é um protocolo COMPLETO (meio físico e mais as outras "camadas" que formam um protocolo). Observe que os teclados com conexão USB to Host, como o UF-7, na verdade incorporam uma interface midi-usb internamente, ou seja: USB como meio físico + MIDI nas outras camadas do protocolo. Ainda que pense que esteja usando USB, o usuário está rodando o protocolo MIDI (já vi um pessoal aqui do fórum decendo o cacete no MIDI, dizendo que o PSR dele tinha conexão USB, HAHA)! Isso significa que o usuário apenas ligará a conexão USB do teclado a um PC, e nunca a um módulo ou a um outro dispositivo qualquer compatível com MIDI, o que reduz as possibilidades. Por outro lado, acho que a tendência de "teclado controlador + notebook + vst's" vai acabar pegando pra valer mesmo...

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    AC_TEC

    Valeu pelas informações, agora deu pra entender beleza ; )
    Támbem acho que esse esquema de notebook vai ser uma coisa que vai rolar, e também acho que não demora muito pra isso. Imagina daqui a cem anos quem vai ter um minimoog, daqueles antigões... Vai ser difícil...

    Abraços.
    Mauro.

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Mauro Lacerda
    Da qui a 100 anos eu num tow vivo nao pra ve!... =( q saco!!!

    mikemax2
    Veterano
    # ago/07 · Editado por: mikemax2
    · votar


    AC_TEC

    Amigo após alguns meses de uso qual sua conclusão Uf-7 + Jv 1010.

    se alguem tiver um setup parecido por favor opinem, to com uma urgência miseravel.

    recursos obvios a parte, ve se essa conta da certo Uf 7 + jv 1010 = Xp 80 ou ainda ta muito longe disso.

    Ajudem ai galera por favor.
    grande abraço

    mikemax2
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    ninguem tem....

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Meu novo teclado: CME UF-7 !