| Autor | Mensagem | 
| Bruh_figura Veterano
 | # jan/07 
 
 Oi povo como anda?...então eu fiz a busca mais não achei naa que respondesse minha duvida uma vez que ela é especifica...
 
 Parei de estudar teoria e piano uns 2 anos para tocar violão flamenco o que fez com que eu perdesse algumas coisas que tinha aprendido...e uma dela foi a tal da historia do campo harmonico...Hoje tomei vergonha na cara e resolvi estudar um pouquinho até mesmo porque vou precisar disso para slar no violão...
 
 A pergunta...
 
 Como recomecei hoje resolvi começar pela situação das escalas maiores onde eu procuro primeiro um "X"7 precedido de um "x"maj7...dando a eles a seguencia quinto e primeiro grau...aih baseado no acorde que estiver em "x"maj7 eu monto a formula para entrar na tonalidade...
 
 ex:Amaj7-B7-Emaj7
 
 Peguei então a tonalidade de MI MAIOR montado a seguinte sequencia de acordes...
 
 Emaj7-F#m7-G#m7-Amaj7-B7-C#m7-D#m7(b5)
 
 E cheguei a conclusão que os acordes "Amaj7-B7-Emaj7"Faziam parte da tonalidade de MI maior com a seguencia de graus "Quarto Quinto e Primeiro"..
 
 Até aqui tudo bem...
 
 Até que cheguei a uma sequencia mais complexa...que seria...
 
 Am7-D7-Gmaj7-Cmaj7-F#m7(b5)-B7-Em7
 
 Até o acorde de F3m7(b5) eu estaria usando a tonalidade Sol maior ou Mi menor(ja que elas são equivalentes)...mas a questão é que agora eu não sei como faço pra descobrir da onde diabos esse B7-EM7 surgiram uma vez em que nem a escala melodica,harmonica nenhuma dela na tonalidade mi menor ou sol maior me da um B7 e sim um Bm7..
 
 Da onde surgiu esse Bm7 o que estou fazendo de errado??
 
 Se alguem pudesse ajudar e afzer o dia da crinaça feliz...
 
 Briagada ;)
 
 
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| fábio_soul Veterano
 | # jan/07 · votar
 
 É o seguinte:
 
 Am7-D7-Gmaj7
 
 Isto é uma cadência perfeita (II - V - I) e, ao mesmo tempo está no campo harmônico de G.
 
 Gmaj7-Cmaj7
 
 Mudança normal, dentro da tonalidade. Você sai do "repouso" para o "afastamento", para simplificar.
 
 Já nesta parte: F#m7(b5)-B7-Em7, seria conveniente que você não considerasse o F#m7(b5) como do campo harmônico de G, pois assim, ele não terá uma função específica. Considere que houve uma cadência perfeita para preparar para o Em7.
 
 Entendeu?
 
 Se eu estiver errado, (o que eu acho meio difícil, nesse caso, siga-se de passagem) me corrijam, por favor.
 
 
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| Ken Himura Veterano
 | # fev/07 · Editado por: Ken Himura · votar
 
 Tem cor de empréstimo modal isso. Mas tá meio esquisita a preparação.
 Pode ser modulação cromática também, mas volta pro tom original muito derrepente.
 
 No caso de empréstimo modal:
 Seqüência: IV - VII natural - III - VI - II meio diminuta - V do tom homônimo (E maior) - I
 
 No caso de modulação cromática:
 F#m7(b5) = F#ø
 
 E ---------- D#
 C ---------- B
 A ---------- A
 F#---------- F#
 
 F#ø          B7 (2ª inversão)
 
 
 Tem certeza que é B7?
 
 
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| victorio Veterano
 | # fev/07 · votar
 
 Há duas possibilidades:
 
 1 - A música está em tom menor.
 
 Nesse caso, está tudo perfeitamente normal, pois existem três tons menores, e vc pode variar entre eles durante a música.
 Até o C7M, está sendo usado o modo natural da escala menor, e o F# e B pertencem ao modo harmônico. De quebra, eles ainda formam uma cadência II-V-I (ou cadência perfeita, segundo fabio_soul), que fica bem em qualquer parte da música. O trecho fica:
 
 IVm7 - VII7 - III7M - VI7M - IIm7(b5) - V7 - Im7
 ou
 IIm7 -  V7   - III7M - VI7M - IIm7(b5) - V7 - Im7
 |-------|-------^
 D.S. (Dominante Secundária)
 
 Vc pode achar estranho uma V7 preparar para um III, mas vou explicar embaixo.
 
 
 2 - A música está em tom maior.
 
 Nesse caso, aquele Em7 NÃO É o final da música, OU a música mudou de tom. Ou seja, tudo é DOMINANTE SECUNDÁRIA.
 Daí, o trecho fica:
 
 IIm7 - V7 - I7M - IV7M - IIm7(b5) - V7 - Im7
 |-------|-------^   ______  |-------|-------^
 _____________________________DS
 
 
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| victorio Veterano
 | # fev/07 · votar
 
 Explicando resumidamente dominante secundária:
 
 No primeiro caso (tom menor), vc quer chegar na III7M (G7M). Daí, vc pode usar uma dominante (V7) pra chegar nela. No caso, o acorde que "prepara"´para G é D7, portanto, a "dominante" de G é D7.
 Como esta não é a dominante "oficial" da música, afinal, ela está em E menor, e a dominante "oficial" é B, chamamos esta dominante de DOMINANTE SECUNDÁRIA.
 
 No segundo caso, estamos em G maior, e queremos chegar em Em. Primeiro modo de se fazer:
 
 Am7-D7-Gmaj7-Cmaj7-Cmaj7-Cmaj7-Em7
 ___fiquei repetindo o Cmaj7 até chegar no acorde desejado.
 
 Segundo modo:
 
 Am7-D7-Gmaj7-Cmaj7-Cmaj7-B7-Em7
 ____usei uma dominante secundária para "preparar para o Em7
 Lembre que a nota que "prepara" pra E é o B7.
 
 Terceiro modo:
 
 Am7-D7-Gmaj7-Cmaj7-F#m7(b5)-B7-Em7
 ____como vimos, B7 "prepara pra E. Bom, se quisermos fazer uma cadência II-V-I pra E, faríamos   F#m* - B7 - E. Foi o q fiz. "Coloquei uma IIm para "ajudar" o B7 a preparar pra Em.
 
 * O F#m pode ser substituído por F#m7, F#m7(9), F#m7(b5), ou qualquer variação desse tipo, CONTANTO que o acorde seja menor.
 
 
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| Bruh_figura Veterano
 | # fev/07 · votar
 
 Povo valeu pela ajuda...mais não era realmente isso que eu estava procurando...mas agora jah entendi é porque ela esta até um pedaço em tonalidade maior aih vai para menor e para melodica...isso explica o porque do B7 em vez do Bm7...
 Mais vlw assim msmo pela ajuda ;)
 
 
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| victorio Veterano
 | # fev/07 · votar
 
 Hehehe
 
 Expliquei altas técnicas de harmonia funcional e era só uma mudança de tom...   -_-"
 
 Flw!
 
 
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| Ken Himura Veterano
 | # fev/07 · votar
 
 Ih é, verdade. B7 é a dominante de Em harmônica. Esqueci da maldita lei das tonalidades menores. -.-
 
 
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| leandro rodrigues Veterano
 | # fev/07 · Editado por: leandro rodrigues · votar
 
 Ken Himura
 
 Esqueceu é? hehehehe...
 
 Veja isso:
 http://www.nics.unicamp.br/jonatas/aulas/arranjo/aulaO4/reharmonia.htm l
 
 
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| Ken Himura Veterano
 | # fev/07 · votar
 
 leandro rodrigues
 Hehehe foi ementa duma aula de harmonia que eu tive semestre passado.
 
 
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| kevinmoore Veterano
 | # fev/07 · votar
 
 leandro rodrigues
 
 e ae tardelli? blz?
 
 
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