Korg TR X Roland XP-60 (Um duelo pau a pau?)

    Autor Mensagem
    fábio_soul
    Veterano
    # jan/07


    Olá pessoal.

    Criei este tópico porque nunca vi ninguém comparando estes dois Workstations. Além disso, uma vez eu já tive que optar por um desses dois. Na ocasião, fiquei com o TR, pelo fato de ele ser mais novo, etc. O cara que vendeu para mim (eram dele os dois teclados) me explicou que o Roland tinha melhores pianos acústicos e o Korg, melhores metais, strings, EP's, organs e pads. Eu sou um tecladista de banda católica. Como a maioria dos tecladistas, uso mais piano acústico, mas pela minha "área de atuação", também uso muito os outros timbres. Então, pela quantidade de timbres em que o TR superava o XP-60, optei pelo Korg, mas foi duro ter que deixar aquele lindo som de piano acústico para trás, ainda mais porque aquele Roland tinha aquela placa de expansão de pianos (acho que é Session).
    Enfim, é a vida... Qualquer dia desses eu compro um S-90, ou um MOTIF, quem sabe um OASYS, daí eu resolvo meu problema de piano...
    ...huahuahuahuahuahuahua...
    ...Como se eu tivesse dinheiro para isso... Ainda nem terminei de pagar o TR!

    Mas o Tópico é: Korg TR X Roland XP-60

    Desculpa aí, me empolguei um pouco e fugi do assunto.

    Opinem, por favor!!!

    keys_all
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Boa Escolha!

    fernando tecladista
    Veterano
    # jan/07 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    Korg TR X Roland XP-60

    quando comprei meu 01/W (novinho)eu tive a oportunidade de antes mexer bem no 01/w e em um xp-80 e optei pelo korg, hoje comparar um TR que é duas gerações acima com o XP não sei se é justo

    Scoth_Pr
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    fabio_soul

    Comparar um dos últimos lançamentos da Korg com um modelo já meio antigo da Roland é meio que covardia não?

    O XP-60 pode ter sim um piano mais bonito, mas nada como um bom sampler de piano dentro do TR pra deixar ele comendo poeira. Timbres, conexões, controles, expansões, edições, sampler, sequencer etc... Em tudo o TR é mais novo, e, consequentemente, melhor.

    É como comparar um Fantom Xa com um Korg 01/w.

    kevinmoore
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    oloko... xp60 perde feio...

    AUTOBOT
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Em compensação, no recente show de Gdansk, o Jean Michel Jarre usava um XP 80 no set-up.

    fábio_soul
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    keys_all
    fernando tecladista
    Scoth_Pr
    kevinmoore
    AUTOBOT

    Obrigado pelas opiniões que postaram, mas eu não fiz este tópico imaginando que a opinião geral dos tecladistas seria que o XP perde feio. A questão é que eu sempre vejo tecladistas famosos usando XP-80 (inclusive o Caçulinha usou um uma vez, se bem que ele usa um teclado por domingo), e nunca vi ninguém usando o TR, daí eu fiquei na dúvida. Mas fico feliz em saber que fiz a melhor escolha, pois na época que comprei o teclado, não entendia nada de Workstations (tinha um PSR-740), e não tinha testado, de verdade, nenhum deles, só tinha brincado um pouco no TR, e ouvido o cara tocar nos dois (a gente estava tocando junto num encontro). Na verdade eu só comprei porque eu confio muito no cara que vendeu.

    Obrigado, e continuem opinando.

    AUTOBOT
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    fábio_soul
    sempre vejo tecladistas famosos usando XP-80

    nunca vi ninguém usando o TR,

    Por uma razão simples, meu caro: MÚSICOS FAMOSOS TEM GRANA!!! Se eles querem um Korg, eles vão de Extreme duma vez, ou de OASYS.

    O TR é muito bom, mas ele é um teclado mais barato, um tipo de acesso para o mundo dos Workstations. Já o XP80 era top na época dele, e ainda hoje possui muitos admiradores, porque já está sobre a aura "vintage".

    fábio_soul
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    AUTOBOT

    Acho que concordo com o que você disse.

    Scoth_Pr
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    fabio_soul

    Sem contar também que TR é lançamento, e o XP tá no mercado há séculos né, razão pela qual uma tonelada de músico ainda usa XP. O XP-60 ainda é um teclado muito bom, porém perde feio perto de uma workstation como o TR.

    AUTOBOT
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Além do mais, o XP80 aparenta ser um bom controlador. E os timbres dele são muito aproveitáveis, excelentes em sua maioria.

    Quanto à comparação, eu penso o seguinte:

    Muitos aqui dizem que um Trinity completaço é ainda superior a um TR... Por que cargas d'ádgua não ocorreria o mesmo em relação ao XP80-60, que eram teclados concorrentes diretos do Trinity?

    Tecnologia atual não significa que é melhor.

    Mas só pra tu não ficar chateado... Eu também compraria o TR.

    AUTOBOT
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Só pra ilustrar: Entre escolher um Maverick ou um Gol Bolinha, ficaria com o último, porque preciso do carro pra trablhar e ele tem que ser econômico. Mas o Maverick, mesmo sendo dos 70, é muito mais carro. E bota carro nisso.

    De qualquer modo, meu carro é um Gol bolinha. Mas um dia... Um Maverick será meu.

    fábio_soul
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    AUTOBOT

    "Mas só pra tu não ficar chateado... Eu também compraria o TR."

    Obrigado pelo consolo...

    fernando tecladista
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    inclusive o Caçulinha usou um uma vez

    não use muito como referencia músicos que tocam em programas de TV, nada contra eles, mas como TV é um espaço comercial é bem provavel que role um patrocinio por lá

    -----------------------------------------------
    Mas o Maverick, mesmo sendo dos 70, é muito mais carro
    meu tio tinha um, ele dizia que na noite que ele tinha um sonho com o carro dele o tanque de combustivel no outro dia já estava mais baixo

    AUTOBOT
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    fernando tecladista

    (:- D Hahuhauahaauhaahhahahauahua... É vero! Bota carro chegado numa mardita duma gasosa.

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    O XP-80 é um teclado antigo, mas ganhou sua cadeira... Pra performance ao vivo tem bagagem pra suprir a maioria dos tecladistas... Mas... Ficou no tempo com seus recursos e sua simplicidade.... Porém está longe de ser um brinquedo... Tenho um JV-1080 e timbres para qualquer repertório...rs...
    Lógico que queria uma workstation com sampler, sequenciador, 128 vozes de polifônia, 8 ondas por patch e tauz... Mas fica pra depoi$...

    mano_a_mano
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Entre Roland XP-60 e Korg TR?! Não tem nem comparação. É o TR e assunto encerrado!

    A. Cordeiro
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Os recursos que o TR oferece batem de dez a zero no XP-60, apesar do seu clássico e famoso piano,uma poderosa máquina que até hoje é lembrada e tocada...entretanto, ficaria com o TR.

    DOUGLASALTIVO
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    O TR é de longe, mt melhor!!!1

    DOUGLASALTIVO
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Vcs falam que o piano do XP é melhor. Vcs ja perceberam como embola nos graves? Façam a experiencia e tirem suas proprias opinioens!

    cacero
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    eu tenho este Piano.. e digo.. embola sim.... mas é muito superior e muito mais bonito o piano do que meu rele N364 rsrs.. eu ficaria com o TR mas como não tenho dinheiro e ja tenho o piano do XP-80 ainda vou tentar comprar o X-50.....rsrs quem quiser comprar um N364 só dizer...

    mikemax2
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    olha eu ja penso diferente, apesar da linha xp ser antiga, na questão de timbres, tem muita coisa que não tem no TR.

    Alias isso em geral não deve ser comparado porque não tem nada a ver, logicamente tem alguns recursos mais modernos que fazem a diferença, porem no final das contas o que eu valorizo são os timbres.

    Adoro os timbres do xp assim como o do meu triton e do meu falecido i5s, as particularidades de cada instrumento que é legal apesar do meu i5s ser um tecladinho bem veinho ainda tem muitos timbres que me fazem uma puta falta, são gerações diferentes, instrumentos diferentes, nos novos mesmo tem muita coisa que melhora com certeza mas tem muita coisa que eles pioram tambem, não concordam?

    mikemax2
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    pra mim no final das contas, no meu tenho setup simples mais bem eficiente tenho um triton le com varios samples e um modulo jv1010. To contente mais agente sempre tem a mania de sempre querer mais hehe.

    DOUGLASALTIVO
    Veterano
    # nov/07 · Editado por: DOUGLASALTIVO
    · votar


    Eu era um ardoroso fan da roland, até ouvir uma gravaçao, eu com minha banda. Estava usando um XP-80 e um N346. Percebi q os timbres do N3 tinham uma qualidade superior e cada timbre destacava melhor, dentro da sua especifica frequencia, enquanto os do XP, embora soavam mais bonitos quando tocava sem a banda, dentro do contesto nao tinham uma presença satisfatoria e o grau de realismo era bem inferior.
    Essa foi a conclusao, quando ouvi a gravaçao!
    Mas respeito a opiniao de todos...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Korg TR X Roland XP-60 (Um duelo pau a pau?)