Olhos X ouvidos! Assim não dá!

    Autor Mensagem
    Gilly
    Veterano
    # dez/06 · Editado por: Gilly


    Pessoal, já toco "de ouvido" ha um bom tempo usando as cifras para a mão esquerda nos malfadados arranjadores.Só que ja estou de saco cheio com ritmos automaticos e gostaria de aprender partitura de maneira autodidata e estou com grande dificuldade para estudar (começar a ler) as partituras.Estou começando pelos exercicios porque alem de ser produtivo para a independencia das mãos,vou tambem decorando as notas nas duas claves (Fá e Sol).O meu problema é que tenho um exelente ouvido,não absoluto,creio ,mas muito bom. Se eu tiver por exemplo a melodia "na cabeça" tiro instantaneamente no teclado e em qualquer tonalidade,pois ja conheço as escalas e tenho um conhecimento,digamos medio ,em teoria.Assim,decoro muito rapido qualquer coisa que estou estudando e no fim das contas estou sendo guiado pelos ouvidos e não pelos olhos na partitura.Antes mesmo de identificar a nota na partitura o ouvido ja mandou as "ordens" para os dedos.
    Peço umas dicas dos nossos amigos que enfrentam ou enfrentaram a mesma situação.
    Abraço a todos!

    Ricardo_Adorador
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Isso também acontece comigo, leio só a clave de sol, a de fá vai pelo ouvido mesmo, e muitas vezes me pego fazendo outras notas além do que está escrito na partitura.

    Nasch
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Gilly
    Se eu tiver por exemplo a melodia "na cabeça" tiro instantaneamente no teclado e em qualquer tonalidade,pois ja conheço as escalas e tenho um conhecimento,digamos medio ,em teoria

    Quanta inveja...no bom sentido.....rsrsrsrsrsr

    kosmo
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    conheço gente que toca piano a uns 6 anos e ainda não tem a pratica da leitura muito boa.

    basta você sabe que estás "te trapaciando" não tira o olho da partitura.

    e é normal. toco a 1 ano usando partitura e ainda vou decorando aos poucos.