Olhos X ouvidos! Assim não dá!

    Autor Mensagem
    Gilly
    Veterano
    # dez/06 · Editado por: Gilly


    Pessoal, já toco "de ouvido" ha um bom tempo usando as cifras para a mão esquerda nos malfadados arranjadores.Só que ja estou de saco cheio com ritmos automaticos e gostaria de aprender partitura de maneira autodidata e estou com grande dificuldade para estudar (começar a ler) as partituras.Estou começando pelos exercicios porque alem de ser produtivo para a independencia das mãos,vou tambem decorando as notas nas duas claves (Fá e Sol).O meu problema é que tenho um exelente ouvido,não absoluto,creio ,mas muito bom. Se eu tiver por exemplo a melodia "na cabeça" tiro instantaneamente no teclado e em qualquer tonalidade,pois ja conheço as escalas e tenho um conhecimento,digamos medio ,em teoria.Assim,decoro muito rapido qualquer coisa que estou estudando e no fim das contas estou sendo guiado pelos ouvidos e não pelos olhos na partitura.Antes mesmo de identificar a nota na partitura o ouvido ja mandou as "ordens" para os dedos.
    Peço umas dicas dos nossos amigos que enfrentam ou enfrentaram a mesma situação.
    Abraço a todos!

    Ricardo_Adorador
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Isso também acontece comigo, leio só a clave de sol, a de fá vai pelo ouvido mesmo, e muitas vezes me pego fazendo outras notas além do que está escrito na partitura.

    Nasch
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Gilly
    Se eu tiver por exemplo a melodia "na cabeça" tiro instantaneamente no teclado e em qualquer tonalidade,pois ja conheço as escalas e tenho um conhecimento,digamos medio ,em teoria

    Quanta inveja...no bom sentido.....rsrsrsrsrsr

    kosmo
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    conheço gente que toca piano a uns 6 anos e ainda não tem a pratica da leitura muito boa.

    basta você sabe que estás "te trapaciando" não tira o olho da partitura.

    e é normal. toco a 1 ano usando partitura e ainda vou decorando aos poucos.

    Mitilico
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    o pior é quando eu mudo o tempo de uma certa nota, pq na minha cabeça soa melhor do que a original, mas o certo e saber ler o original e não mudar nada automaticamente....

    Ken Himura
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Solfeja a música antes de tocar. Nas duas claves.

    Ken Himura
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    o pior é quando eu mudo o tempo de uma certa nota, pq na minha cabeça soa melhor do que a original, mas o certo e saber ler o original e não mudar nada automaticamente....
    Rubato é aceitável =]

    harofloww
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Ken Himura
    Rubato é aceitável

    rubato seria a mudança que a pessoa faz na música pra ficar mais legal? oO

    várias músicas eu já quis mudar algo... mas não o fiz para não fugir do que está escrito na partitura :P

    flww

    fernando tecladista
    Veterano
    # dez/06 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    rubato seria a mudança que a pessoa faz na música pra ficar mais legal?

    rubato são modificações no tempo e velocidade uma segurada ali... uma corridinha aqui...

    é diferente de mudar toda a metrica de uma musica ex: uma música toda em tercinas eu tocar como:
    | | | (colcheia semina e colcheia)

    Ken Himura
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    harofloww
    Rubato, literalmente, é roubar tempo duma nota e aplicar noutra hehehehe


    É o que faz cada interpretação ser pessoal =]

    Mas é como o Fernando disse, rubato é diferente de mudar a métrica da música toda.

    harofloww
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    ahh... rubato eu faço direto xD eu num consigo escutar aquelas músicas por exemplo... Fur Elise... tudo como está na partitura... :P sempre tem q ter uma corridinha e umas paradinhas...

    flww
    haroflow

    Ken Himura
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    harofloww
    Mas esse é o espírito! =P

    Só não pode exagerar muito, e tem aquelas peças que você tem que ser fiel mesmo, senão fica esquisito.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Olhos X ouvidos! Assim não dá!