Autor |
Mensagem |
Sashsiam_2 Veterano |
# dez/06
Todo mundo sabe que o Hanon é essencial para quem quer ter técnica, mas todo mundo também sabe que os exercícios dele são um saco. Minha professora me sugeriu o seguinte: acrescentar um metrônomo na prática do Hanon e fazer tudo em staccato. E mais: sem "pular" com as mãos, mexendo só os dedos. A dificuldade aumenta bastante, principalmente em altas velocidades.
Isso não é bem uma inovação, pois a idéia é absurdamente simples, mas sem dúvida torna o Hanon muito mais interessante.
|
LuisKoppe Veterano |
# dez/06
· votar
Amigo, metrônomo é o mínimo pra fazer exercícios, e mexer só os dedos também é a essência da coisa. Se você ler o prefácio do livro vai descobir isso. Mas já que você quer "inovação", tente o seguinte: procure fazer a mão esquerda à metade da velocidade da direita, depois inverta. É claro que no segundo caso você vai ter que começar com a mão direita bem mais acima no teclado. Depois faça stacatto numa só das mãos. Depois, faça stacatto na direita para um "grupo", depois muda pra esquerda no outro "grupo" - estou chamando de grupo cada 8 notas. E por aí vai. Boa sorte e bons estudos.
|
som Veterano |
# dez/06
· votar
<o>
|
Sashsiam_2 Veterano |
# dez/06
· votar
procure fazer a mão esquerda à metade da velocidade da direita
Não entendi o que você tentou dizer. Interpretei isso como se a mão esquerda fizesse colcheias enquanto a direita faz as semicolcheias. As mão não vão terminar juntas dessa forma.
metrônomo é o mínimo pra fazer exercícios
Comecei a me dar conta da importância do metrônomo há pouco tempo. Fiquei mais de 2 anos treinando sem metrônomo. Por isso, ele se tornou um grande desafio para mim.
LuisKoppe
Estou começando a estudar piano direito depois de levar várias duchas frias do pessoal aqui do fórum. Meus conceitos estavam completamente errados, e agora vejo o quanto perdi tempo. Obrigado por me esclarecer mais ainda, me fazendo ver que se eu me mato para fazer tudo em staccato ainda estou longe de alcançar um nível razoável.
|
fernando tecladista Veterano |
# dez/06
· votar
ha professores que passam com variações de tempo e acentuação
no lugar de tocar tudo com semicolcheia
tocar por ex:
uma nota colcheia pontuada e outra nota semicolcheia
semicolcheias mas ligando de duas em duas
|
KBRD Veterano |
# dez/06
· votar
Sashsiam_2
Há edições do Hanon que vem com diversas variações dos exercícios.
|
LuisKoppe Veterano |
# dez/06
· votar
procure fazer a mão esquerda à metade da velocidade da direita
Não entendi o que você tentou dizer. Interpretei isso como se a mão esquerda fizesse colcheias enquanto a direita faz as semicolcheias. As mão não vão terminar juntas dessa forma.
Isso, é exatamente isso: enquanto uma anda em colcheias a outra anda em semi-colcheias. Como resultado, enquando uma mão percorre uma oitava, a outra percorre duas. Comece com a direita em semi-colcheias e com a esquerda em colcheias. Você vai ver que as duas vão sim chegar ao final ao mesmo tempo, com a diferença de que uma vai percorrer duas oitavas e a outra quatro. Experimenta que fica mais fácil de entender. Um abraço.
|
Eder Muchiutti Veterano |
# dez/06
· votar
depois faz o mermo exercício descrito acima, mas com tercinas em uma mão... rs
|
LuisKoppe Veterano |
# dez/06
· votar
É, Eder, é por aí mesmo hehehehe. A cabeça reclama, mas aprende. Muito bom para ritmo. Ah! E procure tocar as duas notas, quando simultâneas, que sejam REALMENTE simultâneas. Parece bobagem falar isso, mas eu precisei treinar muito para que as escalas e os exercícios em uníssono soassem realmente em uníssono. E acredite: isso faz uma diferença absurda.
|
# dez/06
· votar
LuisKoppe
exatamente. Esse real uníssono é um pouco complicado e vai ficando cada vez mais quando vc evolui velocidade sem treino. E é essencial pras peças de Bach, em sua maioria.
|
Ken Himura Veterano |
# dez/06
· votar
Coloca em largetto, faz em semicolcheia com sextina na esquerda e fusa na direita.
Depois aumenta pra moderato, depois pra vivaci.
E depois começa a tocar Improviso "Fantasia" op. 66 de Chopin! xD
Essa questão de variação rítmica é boa pra métodos, mas não pra repertório. Muitos professores dizem que você acaba tendo um bom controle de mãos, mas não da peça a ser tocada. E se, por acaso, tiver que ser uma interpretação fiel?
Aí fudeu heheheh.
Então usa isso no Hanon, no Czerny, nas invenções de Bach, nos estudos de Chopin, Liszt, Godowsky e Czerny, mas não nas peças de repertório.
|
liliane.coimbra Veterano |
# fev/07
· votar
Comecei hoje a fazer o primeiro exercicio do livro de hanon, o virtuoso pianista.
Objetivo:fazer funcionar a minha mão esquerda no teclado.
Maior dificuldade: sincronia com a direita.
Estou usando o metrônomo.
Aceito sujestões.
obrigada.
|
fernando tecladista Veterano |
# fev/07
· votar
liliane.coimbra
se você esta treinando no teclado vai ter que adaptar alguma coisa devido ao tamanho reduzido do teclado comparando com o piano
evitar tocar na decoreba, assim você treina leitura, livros do tipo hanon é muito facil pra decoreba já vi casos em que o exercicio terminou e o cara continua tocando... até o fim do piano ai para e fala "ai, esqueci de voltar" não adianta a mão no piano e a cabeça na lua
sem contar as vezes que já vi a pessoa se perder na metade do exercicio 4 (por exemplo) e passa sem querer a fazer o desenho do 3 ou do 2 e jura de pé junto que estava lendo o 4
|
# fev/07
· votar
hummm
estou no teclado sim (61 teclas), terei cuidado quanto as adaptações quando for necessario... obrigada por avisar.
Quanto a leitura... já percebi isso... estou olhando muito para a mao esquerda, quando tinha que estar olhando mais para a partitura. no entando, eu ainda nao consegui chegar nem na metade do exercicio um ainda... sao 2 oitavas ascendendo antes do retorno. e nem isso eu acertei ainda.... rsrsr
|
doido pelo mo Veterano |
# abr/07
· votar
Kra os niveis de vc's estaos muito a minha frente!!!!! rsrsrsrs!!!! + p/ conseguir pegar vc's vou ter q tumar muito neston!!!!!!! Sem bricadeira alguem por aki pod me enviar o hanon porq eu to estudando c/ metodos q todos ou quase todos comecao como meu piano e divertido e etc!!!!
|
leandro rodrigues Veterano |
# abr/07
· votar
doido pelo mo
Passa seu e-mail que te envio
|
TG Aoshi Veterano |
# abr/07
· votar
Acho que logo no começo do Hanon, há inúmeras sugestões de maneiras alternativas de se exercitar com o livro!
fernando tecladista
LoL! É foda, esse negócio de decoreba! Mesmo não olhando a partitura, a gente acaba sabendo onde que tem q "voltar" só pelo som mesmo! =p Mas as vezes começamos a divagar no meio do exercício (depois de 15 minutos com akela "música" nos ouvidos.................... =p) ... e aí de repente:
"tá mto agudo isso...
(e a mão vai subindo)
...
...OPA! esqueci de voltar!"
liliane.coimbra
Outro problema de se fazer esses exercícios no teclado é que as suas teclas são mto leves!
Hehehe! mas com o tempo a gente se vira! =p
Eu tbm já passei por isso!
|
TG Aoshi Veterano |
# abr/07
· votar
LuisKoppe
Eder Muchiutti
hehe! o interessante deve ser juntar padrões que não façam nenhuma nota s
soar junto com outra!
Ou, mais simples, fazer uma coisa sincopada! =p
Ken Himura
HuAUhUAhuHAUh!
Bom mas concerteza ajuda na hra de vc pegar uma peça dessas!
|
# abr/07
· votar
Comecei com o Hanon, mas nao consegui ir muito longe.
Quanto ao peso das teclas, quantidades de oitavas, nao era problema... eu nao toco piano..rsrs eu estou querendo é fazer a mao esquerda pegar jeito, nem que for no tranco.
Entao passei a estudar com czerny. Nele estou tendo maior progresso nos exercícios, mas como ele tem exercicios menores, decorar é quase inevitável.
Tenho notado algumas coisas que estou ganhando de Brinde com esses exercicios: o ouvido está melhorando, a percepção de campo harmonico tb, a criatividade ja está começando a florir.
E tem mais boas notícias. Quando comecei a estudar, eu nao conseguia fazer nada com a esquerda no teclado... eu só simulava um baixo, usando dois ou 3 dedos, e somente para notas de passagem.
Já estou fazendo cifras com a mão esquerda e fraseando com a direita!!
Proximo passo por mim requerido é fazer frases com a esquerda.
O Hanon, por enquanto está parado. Mas vou retomá-lo mais a frente.
Dei uma boa lida no livro I de Almir Chediack (Harmonia e improvisação) e já estou tentando por em pratica.
(1h por dia e indo dormir tarde)
Mas ainda estou aceitando mais sujestões. Como nao tenho professor e nem tempo $$ pra ter um, estou indo pelas dicas do forum e pelo que encontro na net.
|
# abr/07
· votar
liliane.coimbra
O Livro "100 Estudos Diários" do Czerny é ótimo, eu tenho ele aqui e talvez até em PDF. E bem mais difícil de decorar do que Hanon.. rs
|
doido pelo mo Veterano |
# abr/07
· votar
leandro rodrigues
Kra sabia q iai conseguir esse metodo com a galera daki!!!! Os kras da minha cidade falam q tudo se axa aki!!! O meu eh paulo.segundo@hotmail.com!!!!
|
doido pelo mo Veterano |
# abr/07
· votar
liliane.coimbra
Liliane estamos na mesma situaçao $$!!!!!! rsrsrs!!!!! Kso vc tenha esses metodos (digitalizados) q sitou agora pouco mand pra se fosse abusar!!!!
O meu eh paulo.segundo@hotmail.com
Eder Muchiutti
E tambem fasso o mesmo pedido a vc Eder!!!!
Aguardo!!!!!
|
# abr/07
· votar
doido pelo mo
Eder Muchiutti
Adicionei vcs ao meu msn para troca de dicas etc.
|
doido pelo mo Veterano |
# abr/07
· votar
Vou le adicionar!!!!!!!
|
leandro rodrigues Veterano |
# abr/07
· votar
Hanon==Hanon==Hanon==Hanon
Quem ainda estiver a fim de ter o Método Hanon, o site CLAVE DE SUL tem para quem quiser, inteiramente grátis.
E tem mais novidades, tem agora o Blogger, está abaixo do Links
http://pessoal.portoweb.com.br/clavedesul/
|
Ken Himura Veterano |
# abr/07
· votar
TG Aoshi
Na verdade, quando for a hora de pegar uma peça dessas, você vai estar estudando lá pras coisas mais cabeludas que existem, tipo "Sugestão Diabólica" de Prokofiev e os estudos de Liszt e Brahms.
Aí a chapa esquenta.
|
JeffersonX Veterano |
# abr/07 · Editado por: JeffersonX
· votar
liliane.coimbra
Poderia me mandar também esses métodos? jeffersonhenrique arroba gmail ponto com
|