Nightingale ajudaa !

    Autor Mensagem
    Ribeiro Tecladista
    Veterano
    # nov/06


    Oi pessoal,

    sou meio ruim em ouvido e não consegui tirar uns solos que eu achei enteressante de duas musicas do Nightingale quero ajuda do pessoal experiente com mais tempo que na vida musical..

    As músicas são The Glory Days e Better Safe Than Sorry.

    Eu não sei como botar links aqui no forum, então vou postar meu msn para quem estiver disposto à me ajudar. Agredeço.

    msn: mateus.dm@hotmail.com

    som
    Veterano
    # nov/06 · Editado por: som
    · votar


    Eu comecei pelo seguinte sistema:

    (todos riem e acham absurdo quando eu o digo... mas funciona) :|

    Considere que a melodia é feita de notas musicais, portanto ouça-a e depois vá tocando as notas até encontrar uma em que sinta que é o início, a primeira de todas, talvez não seja a certa, mas é preciso uma nota para começar. Feito isso, agora há três opções para a nota seguinte:

    1) ela se repete;

    2) ela se torna mais aguda;

    3) ela se torna mais grave.

    Portanto, a nota seguinte é a mesma, ou alguma abaixo ou alguma acima. Por pior que seja sua percepção musical, se você começou por um dó central como a inicial de uma melodia, vai ter noção de que a próxima nota está por ali mesmo, não pode estar muito longe, não vai estar na primeira oitava nem na última, caso contrário a melodia nem teria o sentido melódico que lhe é inerente. Geralmente não passa de uma oitava, para o grave ou para o agudo, a distância de uma nota entre a outra.

    Um sistema de tentativas. Todo mundo diz “Porra! Vai demorar a vida inteira!” e dizem sem tentar, porque é muito simples e fácil.

    Para mim, no início, era literalmente de tentativas, mas ainda assim não demorava muito para conseguir a melodia, até por que em questão de poucos segundos pode-se percorrer a oitava inteira com tentativas, e chegar-se à nota certa.

    Hoje consigo perceber se a nota seguinte é mais 'grave', mais 'aguda' ou a mesma e ainda até determinar a nota, o que torna o processo mais simples e pouco mais rápido (não tanto assim, antes demorava cinco minutos, por exemplo, e agora são dois ou três)

    Também não é tudo que consigo tirar assim; passagens muito rápidas ou trechos muito adornados ficam incompletos, apenas com as notas principais e uma ou outra dos floreios; no caso de arranjos muito pesados e poluídos; etc.

    A maioria das pessoas que conheço que dizem não conseguir “tirar de ouvido” é porque querem que a música lhes venha inteira, de uma vez, como se uma partitura fosse lhes surgir diante dos olhos. Nota-por-nota é um caminho acessível a todos, funcional e uma forma de melhorar e aperfeiçoar tal habilidade.
    Agora há passagens em que até consigo dizer corretamente as notas sem a necessidade de tocá-las ao piano, coisas simples naturalmente, mas algo que já me deixa muito contente.

    Ribeiro Tecladista
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Eu não sei porque existem pessoas que pensem (como você disse) que isso não funciona.. me parece bem lógico..
    Muito obrigado. Vou Tentar.

    harofloww
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    todos riem e acham absurdo quando eu o digo

    não achei isso nada absurdo... acho que não há outro meio de tirar uma musica sem ser desse jeito oO inclusive eu uso esse jeito ai mas nunca tinha pensado que só pode haver essas 3 opções ae xD

    flww
    haroflow

    Akira TGC
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    som
    Kr anao tem anda absurdo ou errado nisso, axo q eh asism q se faz inicialmente, com o tempo o ouvido vai se desenvolvendo e se cria uma percepção de q vc jah imagina ond estara a proxima nota...
    mas em geral, no começo eh por aí sim...pelo menos eu tenho o mesmo princípio..

    som
    Veterano
    # nov/06 · Editado por: som
    · votar


    Ribeiro Tecladista

    boa sorte com suas tentativas

    harofloww
    Akira TGC

    é... do que jeito que eu disse até parece que falei isso para milhares de pessoas, não... foram poucas, cinco no máximo, mas essas cinco riram e disseram algo parecido ao "porra, vai demorar muito", daí a razão de eu imaginar que ia ouvir algo parecido por aqui.

    Ribeiro Tecladista
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Eu tentei fazer isso, mas não consegui... eu keria que vocês tentem.
    mas antes me ensinem como botar download de musica no forum..
    obrigado

    emanuel macedo
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    e se for um relativo?
    vc pode pensar pôxa é Am
    C MAIOR.
    só como exemplo:!!!?

    som
    Veterano
    # nov/06 · Editado por: som
    · votar


    Ribeiro Tecladista

    não tenho idéia de como sejam essas músicas que você deseja 'tirar', mas uma dica: comece por coisas mais simples, 'parabéns pra você', atirei o pau no gato, o cravo brigou com a rosa, qualquer melodia que lhe seja familiar.

    Se não conseguir mesmo, baixe a versão midi das tais músicas, abra-as num editor e veja as notas.

    billy ramone
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    som

    eh exatamente desse jeito que faco no meu violao

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Nightingale ajudaa !