dúvida de conceitos - Juno-D ou GW7

    Autor Mensagem
    Mitilico
    Veterano
    # out/06


    Galera,

    A pegada é a seguinte..... faz tempo que tô querendo um Juno-D para ser meu primeiro sintetizador....até hoje só tive um CA110 e 03 PSR´s sendo o ultimo um PSR 530, mas o que acontece é o seguinte, pode ser que eu acabe ficando sem ter com quem tocar (como só toco por hobby), nesse caso fico com receio de ficar limitado com um sintetizador apenas....... com esse receio surgiu a opção pelo GW7, afinal em questão $$$$ eles são parecidos....qual a sugestão que vcs me indicam:

    - Usar o Juno-D com o computador e aprender usar algum "simulador" de ritmos (nem sei se isso existe ou se uso um sequenciador qualquer);

    - Usar o GW7 que é um arranjador e possui alguns poucos recursos de synth;

    PS: não tenho experiência/conhecimento em sequenciadores e synth...sou um amador que quer se aprofundar em equipamentos mais atuais
    valeu!!

    ROTTA
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Mitilico

    Pelo seus comentários, me parece que você prefere um arranjador. Das duas alternativas que você coloca para tocar com ritmos, a segunda é seguramente a mais acessível e tranquila. Portanto: GW-7.

    Abraços.

    storrecilha
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Mitilico

    fala man... concordo com o Alan pois vc parece mais inclinado a um arranjador... e ainda pelo seguinte, o GW7 tem basicamente as mesmas funcões do Juno-D + a parte de arranjador... então vc não vai perder nada que o Juno ofereceria a vc...

    tecladomax
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Cara como vc só toca por hobby

    Dava pra vc arrtiscar com um Juno-D

    Por que vc não tem a obrigação de Tocar

    Por que se vc for profissional vai que o Juno piff rsrsrs...

    to brincando

    pra vc é melhor o GW-7

    abraços!

    Mitilico
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Na verdade a minha preferência inicial seria o Juno-D, .....mas como existe a possibilidade de não ter uma banda pra acompanhar, o synth ficaria limitado
    Se o PSR 530 ainda fosse meu, seria mais fácil escolher pq eu usaria os dois (juno + 530) conforme a minha necessidade... vamos ver o que rola

    os presets dos dois equipamentos são semelhantes em qualidade??

    No GW7 consigo dividir por exemplo (1ª e 2ª oitavas EP + strings, 3ª e 4ª oitavas orgão etc..)

    Mitilico
    Veterano
    # out/06
    · votar


    sobre o problema das teclas do Juno, eu pesquisei bastante, inclusive com o pessoal daqui que tem ou já teve....nem tô pensando muito nisso não.....tô levando em conta que esse problema foi zerado

    Se tiver mais algum equipamento nessa faixa de preço (entre 2300 até 2800) que possa sugerido, fiquem a vontade!!! só tenho a preferência por um equipamento atual e se possível novo...

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # out/06
    · votar


    No seu caso o GW-7 é a melhor escolha... Primeiro... Alguns recursos de sintetizador, próximos ao do Juno-D... Bons timbres, não tem todos os timbres do Juno-D, mas tem qualidade semelhante... Nada de tão diferente... Vc tem um sequenciador de 16 pistas, pra usar arranjos automáticos, e pra brincar com suas idéias também...

    Agora.. .O GW-7 é um pouco mais caro que o Juno-D!!!

    Abraços..

    Mitilico
    Veterano
    # out/06 · Editado por: Mitilico
    · votar


    O GW-7 é um pouco mais caro que o Juno-D!!!

    percebi!!!!!! acho que uns 300 paus de diferença

    Pelo o que eu li no forum, a minha dúvida entre dividas as oitavas com timbres diferentes e misturados, chama-se dividir em camadas?? me corrijam se eu estiver errado...

    por enquanto tô totalmente em dúvida, pq e achava que alguém fosse me dar alguma alternativa com algum software...mas blza..se for o caso (como não pretendo trocar de teclado tão cedo, estou inclinando ao GW7).
    valeu pelos toques..

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Cara... Quanto aos modos SPLIT pode ficar sossegado que os dois tem...

    Quanto ao modo LAYER... No JUNO-D vc pode utilizar o modo PERFORMANCE e o DUAL para misturas mais simples... No GW-7 eu não sei se vc consegue criar performances tocando PARTs no mesmo canal MIDI, porém, ele tem o recurso DUAL...

    Abraços..

    abararil
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Mitilico

    Possuo os dois teclados: O GW-7 e o JUNO-D

    Quanto ao GW-7, tem timbres semelhantes ao JUNO-D (50% são os mesmos), possue excelentes ritmos e dá sim para dividir em 2 sons no modo performance, seja em split (dividido no teclado) ou em dual (os dois sons soam ao mesmo tempo). O poder de edição do GW-7 é limitado, contudo, não diminui a qualidade dos timbres. Realmente ele possui timbres muito bons.

    Quanto ao JUNO, possui alguns sons que não têem no GW-7 e estes timbres são muito "encorpados", ótimos. Inclusive fiquei na dúvida de juntá-lo ao meu setup, já que eu possuia o GW-7 que tem sonoridade semelhante, porém, quando testei o JUNO-D não deu outra. Os dois se completam direitinho. No juno vc pode criar no modo patch (modo que vc utiliza para banda) 2 sons diferentes (em split ou dual), não mais que isso. Lembrando que edição no Juno-D é bem melhor, vc cria o som do geito que quiser.

    Por suas colocações, acredito ser o mais apropriado para vc o GW-7, visto que o mesmo dá para se tocar sozinho (com ritmos) e tb em banda, tranquilo. O único problema do GW-7 é não ter teclado numérico para escolha dos timbres, mas dá para se trabalhar com ele.

    Abraços.

    Mitilico
    Veterano
    # out/06 · Editado por: Mitilico
    · votar


    O único problema do GW-7 é não ter teclado numérico para escolha dos timbres, mas dá para se trabalhar com ele.

    como assim cara?? poderia me explicar melhor?? eu liguei na loja em que estou vendo a compra e o GW7 só sob encomenda....ou seja, não tem como eu testar.....vou ver se acho em outra loja...

    *****

    valeu!!!

    abararil
    Veterano
    # out/06
    · votar


    como assim cara?? poderia me explicar melhor??

    Mitilico

    No GW-7 a escolha de timbres é feita pelo "dial", sendo que vc tem 10 botões de categorias dos timbres e mais um botão favoritos que vc pode mapear até 10 sons preferidos para estes botões. Em resumo vc pode ter acesso instantâneo para atés 20 timbres sendo 10 timbres sem apertar o botão favoritos e 10 timbres apertando o botão favoritos. Talvez explicando assim fica complicado, o melhor é vc pegar no teclado para ver. Mesmo assim eu adoro meu GW-7 pois organizei os timbres no banco user de forma a ter acesso fácil à meus timbres preferidos. Claro que com teclado numérico seria melhor. Mas fique tranquilo que dá para aprender a se trabalhar tranquilo com o GW-7.

    O conselho que dou à vc é: tente, em sua cidade, achar um meio p/ vc testá-lo. Essa é a melhor forma de decisão pela compra. Eu, somente depois de testá-lo é que vi que era perfeito para mim, veja se será para vc tb.

    Abraços.

    Mitilico
    Veterano
    # out/06
    · votar


    como todo ser com uma dúvida cruel.....me surgiu mais uma idéia, afinal um investimento de mais de R$ 2000 deve ser bem pensado pra não ter arrependimento depois.....Minha vontade é um synth e o Juno-D foi o meu preferido por tudo o que eu vi entre os synths nessa faixa;

    - Ficando com o Juno-D, caso eu necessite da função arranjador mais adiante (já que no momento não uso styles) eu pensei em adquirir um arranjador simples (E303 ou algum outro usado). Financeiramente falando, eu economizo um pouco com o Juno-D, e caso eu venha precisar eu uso essa diferença pra comprar esse outro arrajandor....

    Vcs acham essa idéia viável ou não??

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Quer um teclado pra usar como arranjador??? e complementar o SET com o JUNO-D?
    Pelo preço desse E303 você compra um PSR520 usado... que é muito mais divertido... !!!!

    Mitilico
    Veterano
    # out/06
    · votar


    então.... hoje com certeza eu não precisarei de um arranjandor, mas adiante pode ser que eu precise sim..... o modelo do arranjador não vou me preocupar agora... a minha dúvida é se vcs acham viável ficar com um set desse para uso pessoal..

    valeu

    Schroeder
    Veterano
    # out/06 · Editado por: Moderador
    · votar


    Proibido negociações. Não insista.

    Mitilico
    Veterano
    # out/06
    · votar


    bom....dando andamento nos meus planos....estou pensando na minha necessidade atual e vou ficar com o Juno-D mesmo e se preciso for eu compro algum arranjador PSR da vida mais pra frente, se der tudo certo, amanhã vou buscar na loja.....tem a pronta entrega!!!!

    valeu pelas opiniões postadas....mesmo que a maioria tenha dito pra eu ficar com GW7, mas como eu disse.....meu desejo é um synth mesmo

    Depois eu vou tirar um monte de dúvida sobre o Juno-D e passo minhas impressões sobre o equipamento
    valeu novamente!!!!

    Mitilico
    Veterano
    # out/06 · Editado por: Mitilico
    · votar


    bom..só pra não fazer como um monte de pessoas que enchem vcs de perguntas por qual equipamento é melhor e depois some sem dar satisfação do que decidiu, confirmo a compra do Juno-D :)
    Já o peguei e estou bem contente com a quantidade de recursos que ele possui...os timbres comparados aos que eu estou habituado são muito bons (por favor, levem em conta que eu estava há 6 anos num PSR-530) e estou com uma série de dúvidas/dificuldades de operação..mas eu preciso ler o manual com mais calma...ler os tópicos existentes...as dúvidas que eu não conseguir sanar recorrerei aos amigos do FCC

    Como eu disse anteriormente não manjo nada de sintese e não pretendo me aprofundar nisso agora, mas ou vi dizer que o poder de sintese dele é limitado, então nem imagino o que não é o "ilimitado".rsrs...vou esperar mais um pouco mexer com isso..quero entender a estrutura do equipamento...depois eu compro o livro que todo mundo indica sobre sintese...acho que é do Paquito... e o mais importante.....vou poder voltar estudar em casa com mais regularidade, afinal o PSR530 já não era mais meu....no ano que vem os planos são de voltar ter aulas particulares...

    valeu pela habitual ajuda de todos

    abararil
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Mitilico

    Parabéns pela aquisição!

    Como indicação, tem uma comunidade no ORKUT chamada Roland JUNO-D, aí vai o link:

    http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=3441994

    Lá vc vai tirar muitas dúvidas sobre este equipamento.

    Boa sorte!

    Mitilico
    Veterano
    # out/06
    · votar


    abararil
    obrigado pela ajuda e pela indicação da comunidade..já aderi, só falta um pouco de tempo para ler e tirar dúvidas...

    abraços

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a dúvida de conceitos - Juno-D ou GW7