Autor |
Mensagem |
Ribeiro Tecladista Veterano |
# out/06
Gostaria q vcs postassem aki os modos gregos "em partitura" porfavor.. por sites ou msn se preferirem... Brigado!
MSN: mateus.dm@hotmail.com
|
leandro rodrigues Veterano |
# out/06
· votar
Ribeiro Tecladista
Modos gregos em partituras?
|
Akira TGC Veterano |
# out/06
· votar
Hãm ?
|
El_Cabong Veterano |
# out/06 · Editado por: El_Cabong
· votar
Eu sei que os intervalos entre os graus dos Modos Gregos são estes
T = intervalo de Tom ST = intervalo de semitom
1ºgrau 2ºgrau 3ºgrau 4ºgrau 5ºgrau 6ºgrau 7ºgrau 8ºgrau
Jônio: | | | | | | |
T T ST T T T ST
Dórico: | | | | | | |
T ST T T T ST T
Frígio: | | | | | | |
ST T T T ST T T
Lídio: | | | | | | |
T T T ST T T ST
Mixolídio: | | | | | | |
T T ST T T ST T
Eólio: | | | | | | |
T ST T T ST T T
Lócrio: | | | | | | |
ST T T ST T T T
|
Eder Muchiutti Veterano |
# out/06 · Editado por: Eder Muchiutti
· votar
na boa cara, é muito mais fácil vc entender como funciona o básico dos modos gregos - que diga-se de passagem, é muito fácil - do que pedir pra alguém mandar em partitura. Aprendendo como funciona vc vai ver como a lógica é simples.
Ache a lógica no post de cima.
|
LeandroP Moderador |
# out/06 · Editado por: LeandroP
· votar
Ribeiro Tecladista
Neste link tem a partitura dos 7 modos, partindo da escala de sol maior.
O exemplo está em partitura e tablatura. No seu caso é só ignorar a tablatura.
Você também tem os acordes (básicos) gerado por cada grau.
http://www.bendseligados.hpg.ig.com.br/esc_greg.htm
(clique sobre cada escala e ouça a execução - em tercinas - em midi).
|
harofloww Veterano |
# out/06
· votar
Eder Muchiutti
Aprendendo como funciona vc vai ver como a lógica é simples.
Ache a lógica no post de cima.
se eu tiver com um acorde de dó maior na mão esquerda, e tocar a escala de dó maior a partir do dó... vai ser jônio... se eu começar a partir do ré usando a mesma estrutura da escala de dó, vai ser dórico e assim por diante?
flw
haroflow
|
anonymous4 Veterano |
# out/06
· votar
harofloww
se eu tiver com um acorde de dó maior na mão esquerda, e tocar a escala de dó maior a partir do dó... vai ser jônio... se eu começar a partir do ré usando a mesma estrutura da escala de dó, vai ser dórico e assim por diante?
Exatamente, mas mas aí sua mão esquerda teria que montar o acorde de ré para poder encaixar o som direitinho.
Lembrando que alguns dos modos são menores e um é diminuto.
|
harofloww Veterano |
# out/06
· votar
anonymous4
hmm vlw ae...
flww
haroflow
|
Bob Marques Veterano |
# set/08
· votar
Muitos músicos se matam em decorar todos os shapes dos modos gregos, sem saber que nada disso é preciso. Para isso devemos ter em mente algumas definições, são elas:
Escala Maior Natural Devemos saber que a escala maior natural é formada pelos intervalos
T T ST T T T ST
Os modos eles também obedecem estes intervalos (T T ST T T T ST) Devemos saber também que a seqüência dos modos é:
Jônico Dórico Frigio Lídio Mixolidio Eólio Lócrio
Agora vamos colocar os intervalos entre dos modos, pois cada modo representa um grau separado pelos intervalos:
Assim fica:
Jônico T Dórico T Frigio ST Lídio T Mixolidio T Eólio T Locrio ST Jonico Agora vamos a uma simulação:
Que Escala Maior eu uso, por exemplo, no Mi Frigio?
Bem, se o MI é Frigio vamos colocar –lo no modo frigio, assim fica:
Jônico T Dórico T Frigio======Mi ST Lídio T Mixolidio T Eólio T Locrio ST Jônico
Se o mi é frigio, Quem é o dórico? Resposta: Ré
Jônico T Dórico====Ré T Frigio======Mi ST Lídio T Mixolidio T Eólio T Locrio ST Jônico
Quem é o Jônico (Escala Maior)? Dó
Jônico===Dó T Dórico====Ré T Frigio======Mi ST Lídio T Mixolidio T Eólio T Locrio ST Jonico
Assim no mi frigio eu uso a escala maior de Dó ,começando pelo MI. Assim eu não preciso decorar todos aqueles shapes chatos!!!
Outra questão:
Que Escala Maior eu uso no Dó Mixolídio?
Bem, vamos colocar o Dó no mixolidio assim fica:
Jônico T Dórico T Frigio ST Lídio T Mixolidio====Dó T Eólio T Locrio ST Jonico
Se o Dó é mixolidio,Quem é Lídio?Resposta: Si bemol Se o Si bemol é lídio, Quem é Frígio? Resposta : La Se o La é frigio, Quem é Dórico?Resposta: Sol Se o Sol é DóricoQuem é o Jônico?Resposta:Fa
Assim fica:
Jônico=====Fa T Dórico====Sol T Frigio==La ST Lídio===Si bemol T Mixolidio====Dó T Eólio T Locrio ST
Note que eu tenho que descobrir SEMPRE quem é o jônico!!
Assim no Dó mixolidio eu uso a Escala Maior de Fa começando pelo Dò. Assim eu não preciso decorar todos aqueles shapes chatos!!!
Flw
|
wesleymessias Veterano |
# jan/09
· votar
para aprender os modos o melhor modo é esse mesmo. Mas se toda vez que for usar um modo no improviso vc pensar na escala original, vai perder totalmente o sabor modal. Até porque cada modo tem suas notas orgânicas, de tensão e notas a serem evitadas. A música pode estar em C (dó maior) e quando vc usar o acorde Em, utilizar o modo dórico (mi - fá# - sol - lá - si - dó# - ré - mi) no improviso.
Tente isto: toque uma sequencia em C.
Em todos os acordes menores (Dm7, Em7, Am7) utilize o modo dórico, em todos os acordes com setima maior (C7M, F7M) utilize o modo lídio e na dominante (G7 e demais variações da dominante) utilize a escala dominante diminuta.
Vc vai perceber a diferença de sonoridade e a riqueza do improviso.
|