Roland Alpha Jr - Alguém pode me ajudar

    Autor Mensagem
    Dessa_teclado
    Veterano
    # set/06


    Olá!!!

    Tenho um Roland Alpha Jr há quase um ano e nem sei fazer quase nada nele (além de tocar...)
    é claro q já to doida por outro, um Korg... mas enquanto não posso, queria entender as funções dele, e como usá-las...

    Só sei misturar timbres, usar o Programa do Usuário, transpor tonalidade... mas no botão FUNÇÃO tem um monte de coisa q não sei como usar...

    Alguém pode me ajudar (me explicando o q posso fazer nele) ou me dizer um site onde posso conseguir isso??? :D

    Abs


    Dessa :)

    fernando tecladista
    Veterano
    # set/06
    · votar


    mas no botão FUNÇÃO tem um monte de coisa q não sei como usar...

    eu tive um alpha-1 e deve ser parecido
    nesse botão tem coisas basicas do tipo: volume de cada timbre, seleção de oitava, escolha de efeitos, controle da sensibilidade do teclado

    tem algumas coisas de midi do tipo: local on/off, clock int/ext... que você só vai mexer quando você ligar o teclado com outro teclado ou em um PC

    cita alguma função que você tem duvida

    yanni540
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Dessa_teclado
    Eu lembro que abaixo do botão "SOBREPOR" tem um asterisco. Este botão apertado pela segunda vez mistura os timbres (piano com estring....) Observe no painel que aparecem dois teclados.
    Agora se vc segurar este botão apertado vc consegue ir mudando os timbres da segunda voz.
    DICA: todos os botões marcados logo abaixo dele com um asterisco é para ser apertado e segurado. Alguma mudança vc fará. Vai sem medo, ok?
    Espero ter ajudado.
    Abração.

    mano_a_mano
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Dessa_teclado
    Eu (ainda) tenho meu Roland EM-50 e nele tem dois botões MENU [^] e [v], que servem para inúmeras funções, inclusive para alterar a configuração do D-Beam (controle em tempo real que utiliza dois lasers infravermelhos e é utilizado com a mão "no ar"). Logo, no seu Alpha-JR (que é, na verdade, um EM-25 com ritmos brasileiros), não deve ser muito diferente. Para maiores detalhes, se você não tem o manual, entre no site http://www.rolandus.com para baixar o manual do EM-25 (em inglês).

    Dessa_teclado
    Veterano
    # set/06
    · votar


    fernando tecladista

    cita alguma função que você tem duvida

    Dentre as milhares de dúvida, vou dar um exemplo besta:

    Tipo... tem as opções LOWER (que deve ser o baixo - mão esquerda), e UPPER 1 e 2 (q deve ser mais o agudo - mão direita), é isso?

    Mas como utilizá-los? o Que esta opção faz?

    E neste teclado tem como deixar um timbre no LOWER, e outro no UPPER? ( é isso ou to falando besteira???)

    fernando tecladista
    Veterano
    # set/06
    · votar


    UPPER 1 e 2 (q deve ser mais o agudo - mão direita), é isso?

    são os controles dos timbres que você consegue juntar: Só sei misturar timbres,
    deve ter algo assim Vol upper 1, octave upper 1... igual pro upper 2 com isso da pra deixar os volumes diferente pra cada timbre que você mistura


    Tipo... tem as opções LOWER (que deve ser o baixo - mão esquerda)

    pode ser baixo ou um outro timbre


    não lembro do painel do seu mas deve ter um botão grande escrito organ que divide o teclado em duas partes as funções lower devem ser iguais as que comentei do upper 1 e 2
    talvez tenha algo com o nome de hold lower que o teclado segura o timbre da esquerda enquanto o ritmo toca (otimo pra fundo de strings)
    talvez tenha algo com nome de lower on/off que abilita ou não essa divisão do teclado

    kseven
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Dessa_teclado
    Pessoas como vc que já começam a demostrar interessa em "mexer" em tudo, devem começa a pensar nao num teclado maior, mais caro, etc. Mas sim num que pelo menos TENHA DISQUETE, dd, pois imagina vc passar horas mexendo a te conseguir algo interessante e num "apagar" do teclado se perde tudo!!! É o q irá acontecer com esse teclado (a mais baixa versao dos semi-novos Roland). Troque ele com mais R$ 500 por um bom teclado com dd, como o Psr630, Alfa1, Exr3 ou mesmo com um pouco mais num Psr1100, Exr5, etc. Vale o investimento pois ai poderá ate montar timbres e ritmos, e isso é o maximo num teclado.

    Dessa_teclado
    Veterano
    # set/06 · Editado por: Dessa_teclado
    · votar


    kseven
    Troque ele com mais R$ 500


    E qto vale o meu???

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Roland Alpha Jr - Alguém pode me ajudar