Programas para tocar com MIDI

    Autor Mensagem
    JeffersonX
    Veterano
    # set/06


    Bom pessoal, é o seguinte. Estou com um Roland Juno D e queria tocar algumas músicas com MIDI. Tipo, eu pegaria um MIDI das bandas que gosto e tocaria como se eu tivesse tocando junto com banda, com eu tocando minha parte no teclado e o MIDI fazendo a parte do resto da banda no teclado.

    Sou iniciante neste assunto e gostaria ver se entendi. No meu caso eu preciso de um programa sequenciador, tipo Sonar, Encore e Cakewalk, correto? Para fazer o que eu quero é com esses programas? Como funcionaria isso? Quais desses programas e outos recomendam?

    mazza
    Veterano
    # set/06
    · votar


    JeffersonX
    bom, vamos por partes.
    A sua idéia está correta, é bem por aí, com um programa sequenciador dos que vc mencionou e um micro, tranquilo. Os problemas que eu vejo são os seguintes:
    . Não conheço seu teclado em particular, mas para que o som do MIDI saia legal, vc precisa conectar seu micro em um teclado que reconheça o padrão GM (General Midi), para que o som dos instrumentos seja mais real do que aquele produzido pela placa de som do seu computador. Existe também a possibilidadde de vc trabalhar com plugins no seu software que emulam o padrão GM, como por exemplo o Edirol no Sonar, mas daria o maior trabalho para carregar e tocar ao vivo, levaria tanto tempo que na prática isso se torna inviável. Talvez tenha um programa que carregue o MIDI e já carregue junto um plugin que fique legal, mas tenho procurado já há bastante tempo e nunca encontrei...
    . Portanto, seria necessário que vc trabalhasse com um teclado ou um módulo que tivesse o padrão GM ou então, no seu próprio teclado, se ele aceitar esse padrão.