Autor |
Mensagem |
JeffersonX Veterano |
# set/06
Bom pessoal, é o seguinte. Estou com um Roland Juno D e queria tocar algumas músicas com MIDI. Tipo, eu pegaria um MIDI das bandas que gosto e tocaria como se eu tivesse tocando junto com banda, com eu tocando minha parte no teclado e o MIDI fazendo a parte do resto da banda no teclado.
Sou iniciante neste assunto e gostaria ver se entendi. No meu caso eu preciso de um programa sequenciador, tipo Sonar, Encore e Cakewalk, correto? Para fazer o que eu quero é com esses programas? Como funcionaria isso? Quais desses programas e outos recomendam?
|
mazza Veterano |
# set/06
· votar
JeffersonX
bom, vamos por partes.
A sua idéia está correta, é bem por aí, com um programa sequenciador dos que vc mencionou e um micro, tranquilo. Os problemas que eu vejo são os seguintes:
. Não conheço seu teclado em particular, mas para que o som do MIDI saia legal, vc precisa conectar seu micro em um teclado que reconheça o padrão GM (General Midi), para que o som dos instrumentos seja mais real do que aquele produzido pela placa de som do seu computador. Existe também a possibilidadde de vc trabalhar com plugins no seu software que emulam o padrão GM, como por exemplo o Edirol no Sonar, mas daria o maior trabalho para carregar e tocar ao vivo, levaria tanto tempo que na prática isso se torna inviável. Talvez tenha um programa que carregue o MIDI e já carregue junto um plugin que fique legal, mas tenho procurado já há bastante tempo e nunca encontrei...
. Portanto, seria necessário que vc trabalhasse com um teclado ou um módulo que tivesse o padrão GM ou então, no seu próprio teclado, se ele aceitar esse padrão.
No entanto, ficaria difícil vc reproduzir a MIDi e tocar no mesmo instrumento, pois o volume do seu solo nem sempre seria compatível com o volume geral do MIDI, portanto vc teria que fazer um trabalho anterior, abrindo cada MIDI e regulando a altura do som, de modo a ficar compatível com o seu teclado.
Eu trabalho muito com MIDI, teve uma época que eu não fazia, achava que isso não era legal, mas aí eu vi que perdia muito trampo, e hoje não tenho nenhum pudor em trabalhar desse jeito.
No meu caso, uso um teclado PSR630 para tocar as MIDI e um SP76 conectado num módulo JV1010 para fazer os solos, e dá pra trabalhar tranquilo, já pensei em levar um laptop e usar o programa Sonar, que entre eles eu considero o mais fácil de trabalhar com MIDI, mas prefiro trabalhar com hardware do que com software.
É isso aí, veja se mais alguém tem outra dica, bons sons.
Abraços
|
JeffersonX Veterano |
# set/06
· votar
Bom, o meu teclado é compatível com GM e GM2. Então acho que vai rolar né.
Uma coisa que não entendi muito bem é o que você disse sobre usar o mesmo equipamento para tocar o MIDI e tocar nele. Isso aplica no meu caso né?
Uma coisa: caso não use software no meu micro, como poderia fazer isso, já que o meu teclado não tem suporte leitura de disquete e cartão e não tem sequencer? Usaria um módulo? Que tipo de módulo deveria usar? Quais me recomenda no padrão BBB (bom, bonito e barato)? hehehe
|
mazza Veterano |
# set/06
· votar
Uma coisa que não entendi muito bem é o que você disse sobre usar o mesmo equipamento para tocar o MIDI e tocar nele
é que se vc quiser aumentar o volume do seu timbre, fazendo isso com o teclado tocando uma MIDI junto vai ser meio complicado, pois vai aumentar o volume geral do som, por isso que eu acho melhor trabalhar com um teclado separado da MIDI.
caso não use software no meu micro, como poderia fazer isso, já que o meu teclado não tem suporte leitura de disquete e cartão e não tem sequencer?
não poderia. não tem outro jeito, vc precisa de um micro com um software pra rodar a MIDI.
Que tipo de módulo deveria usar? Quais me recomenda no padrão BBB (bom, bonito e barato
JV1010. É o mais barato que eu conheço que aceita o padrão GM, mas nem por isso é ruim, vale cada centavo que vc investir nele. Minto, o Edirol da Roland também aceita o padrão GM, e é mais barato, mas na minha modesta opinião, não vale o que custa...
Aguarde mais dicas, essa é minha opinião, veja a de outros também, antes de decidir.
Abraços.
|
Marcelo Shell Veterano |
# set/06
· votar
é que se vc quiser aumentar o volume do seu timbre, fazendo isso com o teclado tocando uma MIDI junto vai ser meio complicado, pois vai aumentar o volume geral do som, por isso que eu acho melhor trabalhar com um teclado separado da MIDI.
Se o seu teclado tiver um slide de CC é só endereçá-lo para CC7 (volume) e vc vai controlar o volume individual da parte q estiver tocando ou então um pedal de expressão q vai sair mais barato do q um outro teclado.
|
mazza Veterano |
# set/06
· votar
Se o seu teclado tiver um slide de CC é só endereçá-lo para CC7 (volume) e vc vai controlar o volume individual da parte q estiver tocando
putz cara desculpe mas não manjo nada disso poderia me explicar melhor??? honestamente não manjo nada de comando MIDI... que qui é um slide de CC????
|
Marcelo Shell Veterano |
# set/06
· votar
mazza
Pelo q eu andei vendo o juno-d não tem nenhum slide e sim o d-beam para controlar, não sei qual é o seu teclado, mas se ele possuir algum tipo de controller (na forma de slide no xp80, jv90 p.ex.) vc pode endereçá-lo para atuar como Control Change 07 q é o volume, e controlar um módulo externo ou somente uma parte timbral do seu teclado, ou usá-lo para outro parâmetro. Geralmente ele vem atuando como Modulation (CC01). Outro tipo de controlador externo é o pedal de expressão q também pode ser usado para qualquer tipo de CC.
|
mazza Veterano |
# set/06
· votar
Marcelo Shell
meu teclado é um SP76, ele tem aquelas fitas do lado esquerdo, seria possivel controlar com elas, me de uma luz, seria por ai???
|
Marcelo Shell Veterano |
# set/06
· votar
Cara eu não conheço o seu teclado, mas deve ser isso sim, vc controla modulation por ela, certo? Então é provável q tenha como trocar o CC dela para atuar como volume (CC07)
|
mazza Veterano |
# set/06
· votar
Marcelo Shell
valeu, vou dar uma lida no manual e ver se posso fazer esse ajuste, brigadao!!!!
|
Fernando IOtaipu Veterano |
# set/06
· votar
Tenho ouvido comentários de que um execelente teclado para tocar usando MIDI, e creio que portanto atendendo as expectativas do nosso colega, é o Roland Discover 5. Eu mesmo não tenho nenhuma experiência com este teclado e gostaria que os companheiros que pudessem falar alguma coisa fizessem esta análise pois eu mesmo tenho interesses neste teclado, caso os seus timbres sejam de boa qualidade. A p´roósito os teclados que venho analisando para uma futura(e bota futura) eventual compra são, o PSR-3000, o Korg PA-50 e o Roland E-50, infelizmente ainda inexistente no Brasil para compra, e naturalmente também este modelo da Roland, o Discover 5.
|