Yamaha DX7

Autor Mensagem
famlimaj
Veterano
# jan/12
· votar


Olá amigos, to precisando de uma ajuda. Meu DX7II-D quando liga aparece a mensagem "change batery". Já troquei a bateria e nada continua aparecendo "Change Batery" e a memória interna não funciona, só a do cartucho. Como devo fazer para resolver ess assunto?
att
José Ângelo

fernando tecladista
Veterano
# jan/12
· votar


famlimaj

o que vou comentar não ajuda muito mas talvez de uma caminho
eu tenho algo parecido com a mensagem em si de "change batery" mas no meu caso é só um botão para tirar a mensagem e uso normalmente
no meu caso o tecnico me disse que "devido a idade" o teclado não reconhece o teste de garga da bateria, mas ela em si funciona normalmente, o teste de voltagem diz que ela está fraca, quando eu coloquei uma nova

quase nessa mesmo fato eu tenho meu PC que troquei a bateria e ele não reconhece a própria toda vez que ligo entra a tela de Setup (a do F1) tenho que configurar sair ai sim ele funciona, troquei outra bateria e mesma coisa
no meu PC chuto que o encaixe está com pau, mas não fui atras de mexer

Jeferson Pedroso
Veterano
# fev/12
· votar


Olá galera.

Conectei um DX7 II FDvia interface midi/usb, para trabalhar no sonar.
Só que tenho um problema bem estranho: A sensibilidade das teclas. Quando eu toco suave, OK. porém quando eu toco mais forte soa vários "harmônicos" graves, quase como quando você toca piano com o pedal acionado e todas cordas vibram junto. E se eu pressionar a tecla mais forte ainda soa muitas notas juntas, quase a escala toda do teclado!!!
Este problema acontece apenas na saída midi, a saída de áudio é perfeita.

Alguem sabe o porque disso? Se é alguma programação ou algo assim? Este teclado estava parado a muitos anos. Não sei programar este dinossauro da eletrônica digital (com todo merecido respeito rsrs).

Grato por qualquer ajuda.

fernando tecladista
Veterano
# fev/12
· votar


Jeferson Pedroso
Este problema acontece apenas na saída midi, a saída de áudio é perfeita.

explica isso, quem tá embolando tudo é o VST que está no sonar e o audio do dx7 tá normal?

isso acontece se você ligar o DX em outro teclado?

Jeferson Pedroso
Veterano
# fev/12
· votar


explica isso, quem tá embolando tudo é o VST que está no sonar e o audio do dx7 tá normal?

isso acontece se você ligar o DX em outro teclado?
[i][/i]

Quando eu toco algum acorde, por exemplo, no DX7 e monitoro a saída de áudio (LINE-OUT do DX7) o som sai OK, mesmo que eu "sente o braço" nas teclas. Porém na saída midi ocorre a anomalia citada.

Eu uso o teclado apenas para gravar alguns dados para pista midi do sonar. depois é que aplico VST, mixo etc.

Acredito que o problema é na saída midi do DX7. pois acontece o problema com outros softs também. Resetei as configurações midi (edit +16+32) e o problema amenizou, ficou menos sensível, agora precisa aplicar pressão maior nas teclas para os outros sons aparecerem.
Na interface MIDI/USB tem leds indicativos da entrada e saída de dados MIDI. Neste caso sempre indicam algum sinal na saída do teclado mesmo que nada esteja tocando.

Descartei possibilidade de defeito na interface pois em outras situações que testei não apresentou estes sintomas, inclusive com o led indicando sinal de dados apenas quando realmente tem dados trafegando.

Ou é alguma configuração do DX7 ou é defeito no teclado mesmo.

Alê Sasa
Veterano
# fev/12 · Editado por: Alê Sasa
· votar


famlimaj

Uns anos atrás eu mesmo desmontei para trocar a bateria interna do meu DX 7 II FD. Utilizei uma Bateria modelo CR 2032 e, para isso, adicionei um slot direto na placa no caso de eu necessitar realizar outra troca. A original aguentou + de 9 anos e era soldada na placa...
O modelo de bateria que você utilizou é o mesmo? Verifique se, sem querer, não houve inversão da polaridade e se a mesma realmente está com carga (Utilize um voltímetro com a bateria fora da placa caso tenha disponível). OU em caso de dúvida substitua por outra.

Jefferson Pedroso
A única maneira que posso sugerir, é a mesma do nosso colega Fernando Tecladista: Conectar a saída MIDI do seu DX em outro teclado para verificar se ocorre o mesmo comportamento.Como sugestão adicional, utilize outro cabo MIDI caso sua interface utilize a conexão padrão Dim para Dim( No meu caso, meu Edirol UA-25EX utiliza esse mesmo cabo para depois sair USB para o computador).
Outra possibilidade pode ser o próprio cabo ou plug da sua interface estar com problemas. Teste essas possibilidades, ok?! Posso estar enganado mas na minha opinião não parece ser problema do teclado...

fernando tecladista
Veterano
# fev/12
· votar


Alê Sasa
isso tem que ir testando pra chegar as possibilidades
- ligar o DX em outro teclado pra ver o que acontece
- ligar outro teclado no adptador USB pra ver se acontece o mesmo
- testar a interface midi em outro PC
- testar outra interface midi no seu pc

assim você fecha, sé é teu teclado ou a interface ou seu PC

Posso estar enganado mas na minha opinião não parece ser problema do teclado...
também acho
sobre o DX por ser antigo, não dá pra dizer que é o mesmo conceito, mas deve ser
se ler manuais por ai eles deixam claro que a parte que gera os timbres funciona igual a um modulo interno no teclado

algo assim:


|T-|........|------------|
|E-|XXXXXXXX|tone gerador|====>
|C-|...X....|------------|
|L-|...X....|
|A-|...X....|------------|
|S-|...XXXXX| MIDI OUT---|=====>
|--|........|------------|


então qualquer problema de teclas ou a geração dos comandos midi aparece no proprio teclado e não só no midi out

DX7FOREVER
Veterano
# mar/12
· votar


leonardo manda ai o material do DX7, sou muito fã deste teclado e possuo um há 18 anos tb, é o meu maior tesouro, nao tem negocio.
murimen@yahoo.com.br

Alê Sasa
Veterano
# mar/12
· votar


Olá a todos!

Para informação, no Forum da Korg Americana (isso mesmo), ir na área de Downloads do Kronos e haverá um pack para MOD-7 Dx7 (200.000 FM program no formato SysEx).
Dentro desse pack estão separados por modelos de teclado com síntese FM da Yamaha. Eu pensei: - Será que meu DX vai reconhecer esse pack?

Eu baixei, arrisquei e testei.
Para minha surpresa Funfou!
Utilizo no Mac o programa SysEx Librarian para fazer o Bulk Dumping no meu Dx 7.
Observação: utilize apenas os arquivos das pastas nomeadas especificadamente para dx7 (tem para dx100, dx 1, SY, etc..). Uma que gostei é MJFDX7A ( Michel Jarre).
Está tudo bem organizado, por ordem alfabética, por tipo de Patch, inclusive todos os bancos originais 1-64 voices + 32 Performances, além dos timbres dos cartuchos ROM e RAM oficiais ( mais uma pancada de patches de terceiros).

Para quem utiliza PC acredito que funciona na mesma maneira utilizando o DX manager da FM-Alive.

Legal que é tudo free e, somado com meu M3 e Mainstage 2 , a patroa já tá ficando maluca comigo, pois não saio mais da minha sala de música...

Abraços e divirtam-se

fernando tecladista
Veterano
# mar/12
· votar


Alê Sasa

muito bom
será que abre no FM7?
agora estou sem aqui, mas vou tentar mais tarde, pelo menos não fico mexendo tudo na programanção do meu

Alê Sasa
Veterano
# mar/12 · Editado por: Alê Sasa
· votar


fernando tecladista
Grande Fernando, com certeza deve funfar uma vez que o fm7 permite a utilização de arquivos SysEx.
No meu caso, eu fiz 2 back-ups dos meus bancos: 1 via diskete e outro via SysEx librarian.
Edited: E o melhor, você vai conseguir utilizar praticamente todos os patches desse pacote uma vez que o FM7 lê toda a família DX e TX.

Depois nos conta se funcionou, ok?!



Abraços

camiloaquino
Veterano
# mar/12
· votar


Alê Sasa
Cara...tentei ir no site da korg p fazer este download e não vi o pack lá....vc tem os endereço certo com os atalhos? Passa aí pra gente....fiquei bastante curioso agora...valeu

fernando tecladista
Veterano
# mar/12
· votar


camiloaquino
onde você foi?
não está no site oficial da korg
pelo que lembro também não pode postar links de outros foruns por aqui
mas é só ir no goggle e colocar na pesquisa
Forum Korg American
que é o primeiro

ai nele você encontra facil onde tem download

camiloaquino
Veterano
# mar/12
· votar


fernando tecladista
Noossa que vacilada....tava mesmo no site da Korg.....Putz...foi mal. Achei agora o site do Fórum....valeu. Só uma duvida. O que é o formato SysEx?

fernando tecladista
Veterano
# mar/12
· votar


camiloaquino
O que é o formato SysEx?

eu estava pra comentar quando deparei com o link desse livro aqui:
http://www.maestrofabioprado.com.br/livro/livro.pdf
(livro disponibilizado pelo proprio autor)
pag. 15

mas no resumo é uma forma de você fazer backup do teclado para um pc ou para um mesmo teclado, posso ter um DX7 que não gosto da programação dele o Alê Sasa ter outro que está lindo, ligo os dois via midi e o teclado dele manda para o meu toda a programação
sysex também é usado com esses teclados que tem editores de timbres para PC

Alê Sasa
Veterano
# mar/12
· votar


camiloaquino
Brother, sem problemas. É que na verdade esse forum americano não é oficial da Korg, e sim de usuários da marca. Mas nem por isso não é visitado pelos endorsers da Korg como Mr. Formidoni e Mr. Kay, inclusive nosso amigo Aureo-san.

" O que é o formato SysEx?"
SysEx = System Exclusive Messages; na prática são dados transmitidos ou trocados entre 2 ou mais dispositivos Midi que podem ser desde parâmetros simples até um banco inteiro de patches (desde que sejam compatíveis nesse último caso).
Em suma, quando conectamos dispositivos midi, todos os comandos e dados de transmissão são via SysEx através de caracteres AscII.
Cada device Midi transmite o SysEx padrão, mais o seu SysEx específico.

É por isso que todos os dispositivos MIDI se ˜conversam˜ utilizando Sysex padrão, mas nem todos podem trocar dados que são específicos de cada modelo/marca (exemplo: enviar diretamente patches do DX7 para meu M3 não funciona pois o mesmo não entenderá esse Sysex que é muito específico, mas a maioria dos teclados entendem o Sysex de Pich Bend, Modulation, velocity, after toucb, change program, Omni, Local e Key on, Key off, etc..).

Espero que eu não tenha complicado na explanação e deixo aberto aos nossos colegas para nos auxiliar com comentários adicionais.


Grande Abraço!

camiloaquino
Veterano
# mar/12 · Editado por: camiloaquino
· votar


Alê Sasa

Mas então eu consigo baixar este pacote do DX7 do Forum e instalar no Kronos e usar direto nele ou vou precisar de um computador ou um outro teclado e uma ligação MIDI? Valeu!

Alê Sasa
Veterano
# mar/12 · Editado por: Alê Sasa
· votar


camiloaquino

Acredito que, no caso específico do Kronos, o procedimento será como nos demais arquivos PCG's, KMP, KSC, etc... que baixamos do respectivo site para os teclados da Korg:
1) Gravar o pacote todo em um pendrive ou cartão de memória;
2) inserir o pendrive no, caso, Kronos;
3) Pela tela do proprio teclado, abrir os arquivos/pastas escolher o banco disponível e carregar (load).

Nos nossos DX-7 temos que ter um computador + o programa para realizar a transferência desses pacotes SysEx via conexão MIDI, uma vez que a formatação via diskete para o modelo DX-7 II FD (Floppy Disk) não é reconhecia diretamente pelos PC's ou Mac's (novamente é necessário um programa específico para gravar no diskete). Os cartuchos ROM e RAM, ao meu conhecimento, só permitem utilização diretamente com o teclado.


Abraços

Tecladista amador
Membro Novato
# nov/13
· votar


Pessoal, eu já tive a oportunidade de tocar um DX7 num stand de instrumentos usados. Apesar de ser um teclado das antigas (era o sonho de consumo de qualquer tecladista nos anos 80), eu posso falar sem medo: é show de bola!

E um timbre dele que é clássico é o piano eletrônico (em alguns modelos, aparece como "Full Tines"). Não tem como não se apaixonar! Sinceramente, não sei se a Yamaha, algum dia, vai conseguir produzir outro teclado tão bom quanto o DX7! Se só o primeiro modelo já era bom, os modelos posteriores (II D e II FD) foram ainda melhores!

Estou querendo adquirir o DX7 II D (é o modelo que me interessa). Alguém aqui pode me dar uma dica onde eu posso encontrar?

Se alguém daqui puder me ajudar, ficarei agradecido.

fernando tecladista
Veterano
# nov/13
· votar


Tecladista amador
se é certeza mesmo que você quer um desse, se sabe que é um teclado antigo, sabe das limitações da tecnologia da década de 80, tem noção é sintese FM é diferente completamente da programação de todos os teclados que você conhece de hoje com sintese subtrativa e pcm, se tem paixão por vintage então pense em comprar

se é um que se encantou somente pelo piano eletrico e depois descobre que o resto com strings é bem diferente de um strings de hoje
existem alguns outros teclados da yamaha que além de da sintese mais usual também tem a FM ou também instalando uma placa
ou como o korg kronos que também tem a sintese FM dentro dele, então é de se pensar em comprar outra coisa

teclado assim tem que ficar rondando até achar a oportunidade certa, você não sai hoje de casa e compra como se faz com um PSR
quando resolvi comprar o DX fiquei rondando lojas, alguns anuncios no ML e via por ai, alguns com preços altos, outros detonados até que um dia alguem sabendo da minha procura me indicou o vocalista da banda dele, esse estava legal e em um preço camarada

também foi assim com meu CZ-5000, o meu antigo parou de funcionar, pessoal no ML querendo vender a 1.100 até que achei um lindo por 750,00 perto de casa, fui lá testei e tudo em ordem

lugar pra encontrar me vem a cabeça a loja timbres de campinas e a som mexe do RJ que sei que são duas que tem um bom estoque de usados, não faço ideia se tem no momeento, muitas vezes nem tem no site, mas tem na loja

Blueman
Membro
# mai/14
· votar


Resolvi dar uma refrescada nesse tópico já que o tópico do seu arqui rival Roland D50 voltou à tona.

Algumas características fizeram ele marcar época e ter sido o sintetizador mais vendido de todos os tempos.
1. Era digital
2. Usava síntese aditiva (modulação FM) numa época aonde a síntese subtrativa dominava
2. implementava MIDI, inclusive para transferência de patches (sons)
3. Não custava uma fortuna: US$1995 na época, US$ 4700 atuais

Além dele tocar os sons já existentes em sintetizadores da época como leads e pads, alguns outros sons realmente se sobressaíram entre eles o indistinguível E.PIANO (Full Tines no DX7 II). Dizem que o E.PIANO é o piano Rhodes mas a forma como esse patch ressalta o garfo desse piano elétrico fez com que ele hipnotizasse toda uma leva de tecladistas num som único. Os sons mais percussivos (e aí incluo o próprio E.PIANO) como Marimba e Baixos também fizeram muito sucesso.
O DX7 é o teclado que mais teve patches criados até hoje. A internet tem milhares deles espalhados em todas as categorias imagináveis.

O sucesso dele durou até o momento que apareceu o Roland D50 que já apresentava o prenuncio do que seria a era dos samplers (apesar que o D50 não era um sampler completo) e declinou na medida que samplers completos como o E-Mu Emulator começaram a ficar mais baratos.

Esteticamente ele é um teclado verdadeiramente robusto numa época aonde os fabricantes faziam questão de fabricar tanques de guerra (a estrutura dele é metálica) por isso ainda se vem tantos DX7 de pé e funcionando. É um dos teclados mais agradáveis de tocar pois tem uma boa pressão fornecido por molas de alumínio.

Se você tem interesse apenas nos sons e não no teclado, hoje em dia tem dois emuladores fieis ao DX7: FM8 da Native Instruments e o PX7 da Propellerhead (só para quem tem Propellerhead Reason). Na minha opinião o FM8 é a melhor forma de aprender FM.

Como todo esser relato dá pra desconfiar que tenho um. Sim, tanto o DX7 quanto o FM8. Mesmo que você seja um preseteiro e não queira se aventurar a programar, a internet lhe oferecerá uma montanha de patches prontos para você se aventurar.

fernando tecladista
Veterano
# mai/14
· votar


Mesmo que você seja um preseteiro e não queira se aventurar a programar
esses antigos acabo ficando em cima do muro na hora de programar alguma coisa
tanto o DX7 com o meu D50 acabei fazendo timbres novos, mas no caso do DX7 alguns de fabrica não tem como tirar, é a cara do teclado, acabei colocando um piano novo, dois leads, outro orgão mexi um pouco em outros, mas timbres como esse EP citado o primeiro brass o baixo eletrico são a cara de um DX
como é o pizzicato do D50 das músicas da Enya aquilo é a assinatura dele

Blueman
Membro
# mai/14
· votar


Esqueci de mencionar os sons de sinos que eram inacreditáveis pra época...

waltercruz
Veterano
# mai/14
· votar


hehehee eu tenho um TX7, um FS1R (8 operadores e formants) e uso bastante o FM8.

Agora só falta aprender síntese FM.. hehehe

julioalagoas
Membro Novato
# mai/14
· votar


Quem tiver e não quiser mais me envie o e-mail que eu faço a proposta? Agora só aceito ele programado.

juliotcl@hotmail.com

sonicsbr
Veterano
# jun/14 · Editado por: sonicsbr
· votar


Bem, tenho um, meu xodó. Modelo 1. Realmente é um tanque de guerra. Case, pra que? Joga no porta malas do carro e tá tudo certo, se couber. No porta malas do Stilo ele quase não cabe. Tem que colocar certa pressão.

Pesa horrores. Pra levar pra casa dos amigos, sem chance.

Tem 32 patchs à mão. Mas uso o DX700 que é fodástico e barato. Fabricação nacional. Vale a pena ter.

Os Eps são muito bons, difíceis de serem emulados até pelo Motif. Acho que é o que eu gosto nele. Apesar de ter sons característicos da década de 80, synths, harmônica, aquele timbre da música África do Toto, etc...

Outro ponto negativo é o transpose. Atua no instrumento, não no geral. Não há efeitos no teclado, é seco. Mas é pesado, muito pesado no PA! Ah... o modelo 1 (clássico) é monofonico.

As teclas são um show. Boa pegada, apesar de barulhentas. Usam sistemas de agulhas, muito duráveis.

AHHH. O FM7 é uma emulação perfeita! Exceto pelo peso no PA, que é de alumínio naval versus concreto armado (DX7)

israel tognolo
Veterano
# fev/15
· votar


Teclas! Acabei de adquirir o meu DX7 I ! Tão sonhado, pra quem já teve o TX7 por duas vezes. Sou tão fã desta linha que recomprei meu módulo 2 anos mais tarde da mesma pessoa! Será inevitável eu pegar o DX700 da EMW depois dos vídeos que vi do tiko_y, o cara que produziu as demos desta "maquininha incendiaria". Contatei o pessoal da EMW pelo mercado livre e só tenho elogios ao atendimento dos caras mesmo antes de comprar o produto, super atenciosos e prestativos nas informações. Espero usar e abusar do meu "senhorzinho" DX7 I, se o meu TX já gritava legal nos P.As, imagina o DX em "pessoa"... abs

fernando tecladista
Veterano
# fev/15
· votar


israel tognolo
parabéns
:D

israel tognolo
Veterano
# mar/15
· votar




Segue aí um videozinho caseiro do meu DX7 com o timbre Fender Rhodes, conforme prometido!

israel tognolo
Veterano
# abr/15
· votar


teclas help me!
Eu adquiri o DX700 porem ele nao reconhece o midi no dx7, tem alguma config no dx7 para liberar midi? algum comando?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Yamaha DX7