Rachmaninoff - qual uma música não mto difícil?

    Autor Mensagem
    The-eXtremist
    Veterano
    # jul/06


    Olá,

    Acabei de assistir os concertos de Rachmaninoff , o 2 com o um pianista chamdo Alexis Weissenberg e o 3 com o Egveny Kissin e uma outra interpretação com o Vladimir Horowitz. Achei simplesmente que estão entre as obra mais fantásticas que já vi/ouvi. Dei uma boa lida sobre elas e sobre a vida do compositor etc. Como já disse em outro topico recente, sou iniciante em piano (uns 5 meses). Gostaria de saber se existe um "prelude" ou uma obra um tanto simples assim dele ( ou ao menos nao tao foda ) - com uma melodia agradavel, etc - só pra eu dar umas "dedadas" no piano, pois eu fiquei um tanto admirado com esse compositor... cara mto foda.

    Qualquer coisa, se alguem tiver, envie para lvelias85@yahoo.com.br

    Valeu mesmo!

    Abraços

    som
    Veterano
    # jul/06 · Editado por: som
    · votar


    The-eXtremist

    você comentou o nome dest compositor, Rachmaninoff, então resolvi ir ao e-mule para baixar algumas músicas e ouvi-las. realmente são bonitas.

    até então não o conhecia, mas agora, mesmo tendo ouvindo poucas obras, já posso dizer que vale a pena conhecê-lo.

    quanto às partituras, dentre os arquivos que baixei há um .zip que contém quase 100 partituras de Rachmaninoff (em pdf). Abri algumas e consegui tocá-las, claro, há as partituras que 'assustam'.

    pode baixá-lo do e-mule ou se quiser, diga-me uma forma de como compartilhar um arquivo desta grandeza (66 mega)

    E qual é a pronúncia correta de 'Rachmaninoff'?

    The-eXtremist
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Entao meu! pegue os videos dos Concertos numero 2 e 3 para piano, acho que estão entre as obras mais famosas e melhores dele.. vale a pena. Agora, meu problema nao é pegar, isso eu consigo, o problema é saber O QUE pegar, pois a obra dele´é mto vasta e nao saberia achar uma musica bela e de nao tao grande dificuldade, por isso poste. As vezes alguem que conheça bem o compositor saiba de alguma - e no caso - poste, por favor.

    Agora, "Som", qt tempo faz que vc toca piano? com ja disse , toco a pouco tempo, entao teria que ser algo adequado... quais vc conseguiu tocar ar?

    Valeu!
    Abraços

    som
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    toco há um ano e meio, nos últimos seis meses tenho me dedicado mais.

    talvez eu tenha dado a impressão errada ao dizer que consegui 'tocar' algumas. não quis dizer que saí tocando de primeira vista e com perfeição, mas olhando os primeiros compassos consegui tocá-los com relativa facilidade e se fosse necessário estudar tais músicas para uma apresentação, creio que não seria muito díficil.

    agora quanto à beleza, achei bonitas as rapsódias sobre paganini.

    a nº 1 é a mais fácil, a 2 e 3 são mais complicadas (minha impressão), mas já que não é o tipo de partitura que se tira em cinco minutos, já que vai necessitar de estudo e dedicação, talvez muitas horas, nem ficaria me preocupando com o nível de dificuldade.

    Rachmaninoff
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    \o/

    guitarrista_rock
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Rachmaninoff

    quem?

    som
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    (da wikipedia)

    Sergei Vasilievich Rachmaninoff foi um compositor, pianista e maestro nascido na Rússia, em 1 de abril de 1873, na cidade de Semyonovo, próxima de Novgorod.

    Escreveu quatro concertos para piano, três sinfonias, duas sonatas para piano, uma sinfonia coral, um conjunto de noturnos e muitas músicas, dentre outros trabalhos. Um de seus trabalhos mais famosos é a Rapsódia Sobre um Tema de Paganini, que foi trilha sonora do filme Em Algum Lugar do Passado (Somewhere in Time), de 1980.

    Rachmaninoff morreu em 28 de março de 1943 em Beverly Hills, Califórnia, Estados Unidos, de câncer no pulmão, provavelmente devido a seu hábito de fumar em excesso. Profeticamente, em seu último recital um mês antes de sua morte, ele executou a Sonata em Si Bemol de Chopin, que inclui a famosa Marcha Fúnebre. Seu corpo está enterrado no Cemitério Kensico, na cidade de Valhalla, estado de New York, Estados Unidos.

    Ken Himura
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Como todos os compositores russos, Rachmaninoff não tem NADA fácil. São músicas densas, harmonias complexas, articulações difíceis e, claro, notas demais (característica da escola russa).

    Aconselho a não tentar nada dele agora, para não perder tempo de estudo.

    The-eXtremist
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Como todos os compositores russos, Rachmaninoff não tem NADA fácil. São músicas densas, harmonias complexas, articulações difíceis e, claro, notas demais (característica da escola russa).

    Aconselho a não tentar nada dele agora, para não perder tempo de estudo.


    É com isso que me preocupo! Mas se for pensar assim a risca, eu vou ficar anos fazendo exercicios tecnicos e tocando músicas "bobinhas", acho que é bom ter um desafio "razoavel", por isso quis saber se alguem conhece uma canção em específico que não seja tão complexa, pois tocar Rach não é pra qualquer um! mesmo os profissionais dos bons exitam em interpretá-lo! Mas como toco só de hobby, acho que não vai fazer mal dar umas dedadas no piano e ter noção da obra do cara e da dificuldade, mas nada de estudar sério assim pra apresentar e etc.

    Mas Ken Himura, que músicas vc recomenda então? algumas que melhorem a técnica, tenham boas melodias e seja razoavelmente adequadas pra quem te menos de 6 meses de piano?

    Obs: ja tirei a Sonata ao Luar e um estudo (nº6) de Chopin, esse ultimo com uma execução ainda bem ruim, mas ao menos as notas eu já sei.. heheh

    som
    Veterano
    # jul/06 · Editado por: som
    · votar


    The-eXtremist

    talvez com ‘seis meses’ você seja melhor que todos nós aqui.

    ninguém aqui sabe o quanto eu sou bom ou o quanto eu sou ruim, ninguém aqui sabe a intensidade da minha determinação, por isso pedir conselhos que dependam dessa noção para serem dados, isso sim, é uma perda de tempo. com você é o mesmo, ninguém daqui tem condição de avaliá-lo, a não ser si próprio.

    Com seis meses de piano eu tocava nona sinfonia com o dedo indicador e sabia fazer a escala de dó maior e ficava feliz ainda. (nessa época estudava meia hora por semana)

    Você com seis meses disse que conseguiu tocar duas músicas que se apresentam em concertos internacionais; está à minha frente e à frente de muitos outros aqui.

    Agora, não acredito que você vai perder tempo em estudar uma música difícil.

    Muitas Notas? Desde que sua mão seja suficiente para os acordes não há problema.

    Muito rápido? Comece lento mesmo, nem que seja para ler fusa como semibreve, isso vai lhe ajudar em leitura e velocidade, já que a semibreve vai passar para semínima, colcheia... até o tempo certo.

    Difícil Articular os acordes? Treino, repetição.

    Difícil ler dois compassos seguidos? Nem que seja para decorá-los.

    E por fim, a coisa mais óbvia: se você está fazendo um exercício de musculação com 10 quilos e está pesado, o que você faz? ... Diminui o peso, o mesmo com qualquer outra coisa.

    Se perceber que a partitura está muito difícil, vai ficar chata e assim você vai largá-la, e talvez torne a pegá-la tempo depois, já mais desenvolvido.

    (antes de enviar a mensagem revisei o que escrevi e o texto me pareceu chato e até grosseiro, mas não leve a mal, não é meu intuito, mas enfim, é minha opinião . Penso que você está dando muita ênfase a não se desviar do 'caminho certo' e está se esquecendo de chegar. Pegue as partituras e veja qual lhe parece mais fácil de uma vez, esqueça esses comentários de que não é tempo ainda ou que tem de ter X anos de piano para executar tal peça)

    Ken Himura
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Sem querer ser escroto...

    Muitas Notas? Desde que sua mão seja suficiente para os acordes não há problema.
    Certo, então pega uma cadência com saltos de 23ª, com uma mão só.


    Agora, não acredito que você vai perder tempo em estudar uma música difícil.
    Existem etapas para tal. Não adianta querer pular seu nível, uma hora você vai ter que voltar atrás e recuperar o tempo perdido. Então é melhor não desvirtuar o estudo.


    Mas se for pensar assim a risca, eu vou ficar anos fazendo exercicios tecnicos e tocando músicas "bobinhas"
    Não existe músicas bobinhas. Só existem 2 tipos de música: as que você toca e as que você não toca. hehehehe
    Pense dessa maneira.

    acho que é bom ter um desafio "razoavel", por isso quis saber se alguem conhece uma canção em específico que não seja tão complexa, pois tocar Rach não é pra qualquer um! mesmo os profissionais dos bons exitam em interpretá-lo!
    Piano russo não é nada fácil. Rachmaninoff, Tchaikovsky, Prokofiev, Balakirev, Stravinsky e compania eram muito sem-noção.

    As menos complexas de Rach são seus prelúdios (que são difíceis da porra) e a rapsódia sobre um tema de Paganini. No mais, é porradaria.

    Difícil Articular os acordes? Treino, repetição.
    Não, está errado. Deixe pro futuro, siga seu estudo no seu nível. Desse jeito, você fatalmente vai se viciar e vai acabar ficando com postura ou tensão de mão, braço ou corpo erradas, e isso nunca acaba bem.

    Mas Ken Himura, que músicas vc recomenda então? algumas que melhorem a técnica, tenham boas melodias e seja razoavelmente adequadas pra quem te menos de 6 meses de piano?
    Sonatinas de Clementi, Diabelli, Scarlatti e, futuramente, Mozart.

    som
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Ken Himura

    Certo, então pega uma cadência com saltos de 23ª, com uma mão só.

    se eu soubesse o que é isso, tentaria. peço até que, por favor, você me indique uma partitura que tenha esse tipo de passagem.

    Não adianta querer pular seu nível

    tocar um instrumento não é como jogar video-game que tem níveis e fases. talvez a aptidão do cara está acima da média, se ele fica estudando como a média é uma pena.

    Não existe músicas bobinhas. Só existem 2 tipos de música: as que você toca e as que você não toca. hehehehe

    da mesma forma como não há músicas bobas, não há músicas difíceis, somente as que você sabe tocar e as que você não sabe :)

    The-eXtremist
    Veterano
    # ago/06 · Editado por: The-eXtremist
    · votar


    Olha, agradeço muito os comentários do "som" e do "Ken Himura". Eu acho que ambos tem uma certa razão. Acho que não tenho "aptidão" para música, com toda sinceridade - e acho tambem que a maioria não tem. Música exige MUITO esforço isso sim, coisa de décadas de estudo e prática, mesmo pra quem tem talento.

    Quanto ao "som", vc começou a tocar com que idade? eu estou com 20 anos hoje, é claro que não é tarde pois isso não existe, so é melhor começar mais cedo se for possivel. Acho que o que vc disse é absolutamente razoável, não é perda de tempo "estudar" (quero dizer, dar umas "dedadas", ler a partitura, saber mais em geral) de obras difíceis. Eu não aguentava ficar 30min tocando aquelas músiquinhas populares pra iniciante (sei que são importantes) , mas consegui ficar umas 3 horas pra tirar poucos compassos de Chopin (cedo ou tarde eles saem, mesmo que com execução "porca"). Depois que toquei ambas pra minha professorar avaliar, disse que tambem gosto muito do "Estudo Revolucionário de Chopin", e ela disse "- Comece a estudar ela então". So que peguei a partirura e afinei logo de cara, pois deve exigir um trabalho titanico. Mas ela achou que era possivel e construtivo começar com uma obra dificil cedo, e ela está acostumada com os mais variados alunos. Acho que tanto ela quanto o som estão certos em não padronizar o estudo de música pois as pessoas são muito diferentes. So afinei pois sei o quanto foi foda tirar as músicas e achei que não iria aguentar o tranco (ainda mais fazendo cursinho).

    Agora concordo muito com o "Ken" também. Acho fundamental fazer os exercicios básicos e tocar as músicas bobinhas (e mesmo nao gostando faço sem negar muito). Mesmo os músicos mais fodas tem que estudar coisas que não gostam ou não acham de muito proveito mas que no fundo são fundamentais. Por isso sigo o que foi estabelecido pela professora e penso que preciso fazer isso pra conseguir tocar aquela musica que gosto e é dificil. E acho que não se deve pular nada, pelo contrário, a minha intenção é so dar uma "olhada no futuro" e ter noção do que é preciso estudar/praticar pra tocar aquilo com esmero.

    Bom, resumindo, acho que so vou dar uma lida na partitura e deixar Rach pra depois (BEM depois então, né... hehe) e conversar com a prof e ver o qual uma boa musica pra eu tocar como "atividade paralela", depois posto o que ela disse.

    P.S. 1 : Ken Himura, vc toca/estuda piano a quanto tempo? me parece que vc é um tanto experiente no assunto, responda aí falando como foram seus estudos e tudo mais!!

    P.S. 2: Sabe o que é foda em Rachmaminoff? Depois de escutá-lo as outras músicas parecem demasiadamente "simples e vazias", digo, quanto a sensação de ouviar assim, sentimentos e tudo mais - é claro que não ouvi mta coisa assim, mas por ora foi isso o que senti. O cara tem realmente uma música muito densa... achei mto foda!

    Valeu mesmo!

    Abraços

    Ken Himura
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    você me indique uma partitura que tenha esse tipo de passagem.
    Liszt - Estudo Transcendental nº 4 (Mazeppa), Rachmaninoff - Concerto 3, Ravel - Concerto pra mão esquerda (Não tem esses saltos enormes, mas serve também). Só essas 3 estão ótimas =]

    tocar um instrumento não é como jogar video-game que tem níveis e fases. talvez a aptidão do cara está acima da média, se ele fica estudando como a média é uma pena.
    Uma pena é ele passar o quádruplo do tempo tentando tirar uma peça muito avançada pro nível dele. Claro que existem etapas, não adianta querer começar por cima... E não existe essa de acima da média, todos os grandes pianistas seguiram o mesmo caminho.

    Não tem jeito, se quiser ser grande tem que seguir também. 3 séculos de estudo e exercícios não estão aí à toa... a não ser que você seja um puta prodígio e saia tocando uma partitura original do Debussy na 3ª aula...

    Claro que não é uma fórmula, não precisa pegar tudo igual aos outros. Mas é muito interessante pro seu desenvolvimento traçar um plano de estudos baseado nessas etapas.

    Ken Himura, vc toca/estuda piano a quanto tempo? me parece que vc é um tanto experiente no assunto, responda aí falando como foram seus estudos e tudo mais!!
    Deveria ter uns 3 anos de piano já, mas estou parado há 1 ano e meio por causa dos meus estudos de violino. Mas pretendo retomar agora no final do ano, vou fazer uma prova em que vou tocar a Invenção à Duas Vozes 8 ou 1 (ainda não decidi) de Bach, uma sonatina do Clementi e uma Canção Sem Palavras de Mendelssohn.

    Se der tudo certo, e eu repetir a nota da prova teórica que eu fiz ano passado, vou ter aula de graça por uns 3 ou 4 anos. =]

    Não sou tão experiente, mas todas minhas vivências nessa área são decorrentes dos meus professores monstrões hehehe. Pega meu msn: kenshin_himura1 arroba msn ponto com =]

    Ken Himura
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    P.S. 2: Sabe o que é foda em Rachmaminoff? Depois de escutá-lo as outras músicas parecem demasiadamente "simples e vazias", digo, quanto a sensação de ouviar assim, sentimentos e tudo mais - é claro que não ouvi mta coisa assim, mas por ora foi isso o que senti. O cara tem realmente uma música muito densa... achei mto foda!
    A música russa em geral é assim mesmo. Escuta Prokofiev (principalmente "Pedro e o Lobo"), Shostakovich e Stravinsky só.

    The-eXtremist
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Não sou tão experiente, mas todas minhas vivências nessa área são decorrentes dos meus professores monstrões hehehe. Pega meu msn: kenshin_himura1 arroba msn ponto com =]

    Te dei add la no msn: kenshin_himura1@msn.com

    Esse msn novo é meio confuso, nao sei se foi, caso nao de ma add vc: extremist85@msn.com

    Po, com uns 3 anos vc ja ta com um conhecimento diriamos acima da media (aparentemente) e ainda mais com violino... mto massa.. tu pretende seguir carreira musical ou é pq c gosta mesmo? Bom, tenho algumas duvidas (algumas sobre o piano em si, que estou com alguns problemas aqui) .. entre no msn qualq hora pra gente trocar algunas ideias.. enquanto isso vou pegar as musicas que vc falou!

    E "som" (sempre ponho entre aspas pq seu nick passa desapercebido.. heheh em forum de musica som é mto comum), me da add no msn tambem ! eu conheço pouca gente que de pra trocar ideias sobre musica (principalmente erudita/classica assim)!


    Valeu
    []s

    Pianist
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    The-eXtremist
    Cara tu realmente é um gênio, com 6 meses toca tudo isso.
    Imagina com 1 ano? Dá até medo...

    Beethoven que se cuide...

    harofloww
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    The-eXtremist

    mas ow... me arruma essa partitura do Estudo Revolucionário de Chopin ae vei.. oO acho muito loca essa musica... haroflow@gmail.com, se quiser add no msn também pode... desde que não ache chato falar com um guri de 15 anos :P

    flw
    harofloww

    som
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Ken Himura

    você me indique uma partitura que tenha esse tipo de passagem.
    Liszt - Estudo Transcendental nº 4 (Mazeppa), Rachmaninoff - Concerto 3, Ravel - Concerto pra mão esquerda (Não tem esses saltos enormes, mas serve também). Só essas 3 estão ótimas =]


    obrigado pelas sugestões, vou procurá-las e depois lhe falo como foi, se consegui ou não

    The-eXtremist

    comecei a tocar aos 18 anos (hoje tenho 19), pedi um teclado de presente de aniversário... foi assim. ganhei um ctk-468.
    depois no natal de 2005 ganhei um yamaha dgx-505.
    o próximo passo é ter um teclado com teclas pesadas ou talvez até um piano acústico... talvez para o natal desse ano :)

    The-eXtremist
    Ken Himura

    divergências à parte, muito bom esse tópico.
    gostei muito de poder escrever aqui e ver opiniões diferentes.

    The-eXtremist
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    mas ow... me arruma essa partitura do Estudo Revolucionário de Chopin ae vei.. oO acho muito loca essa musica... haroflow@gmail.com, se quiser add no msn também pode... desde que não ache chato falar com um guri de 15 anos :P

    flw
    harofloww


    Enviado, mas essa musica é bem facil de achar - lembre-se que existe google e emule.. hehe

    tambem segue um link muito util:
    http://www.sheetmusicarchive.net/

    Falows!
    Abraços

    Ken Himura
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    obrigado pelas sugestões, vou procurá-las e depois lhe falo como foi, se consegui ou não
    De nada cara =]

    Mas conseguir tocar, agora, infelizmente você não vai. Sério mesmo, é perda de tempo tentar... mas vale a pena baixar as música pra ouvir, são lindas.

    harofloww
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    The-eXtremist

    ahh sim... eu sempre procuro antes de pedir... mas é porque tu veio falando dela ai... nunca tinha pensado em tocar dai tu veio com ela ae :P

    vlw!
    harofloww

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Rachmaninoff - qual uma música não mto difícil?