métodos para orgão...

    Autor Mensagem
    kzartdf
    Veterano
    # jul/06


    alguém conheçe algum método (que possa ser postado) para orgão???
    seja apostila, video... queria aperfeiçoar um pouco nos timbres de orgãos... tbm aceito dicas (de quem poder dar) sobre maneiras diversas de se tocar órgão...

    desde já, Valeu!!!!

    TONY BLANCO
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    alguém conheçe algum método (que possa ser postado) para orgão???

    Método para órgão, é o mesmo que para teclado, o que pode mudar são as técnicas, improvisos, macetes e afins.

    kzartdf
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    TONY BLANCO
    blz!!! eu não sabia disso... foi mal...
    mas então, onde acho essa técnicas, improvisos, macetes e afins... para orgãos? vc tem aí pra me mandar?

    vlw!

    TONY BLANCO
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Método para órgão, é o mesmo que para teclado


    mas então, onde acho essa técnicas, improvisos, macetes e afins... para orgãos

    Técnicas, improvisos, macetes, criatividades, e ... vc é que tem que ter.

    Imagino eu que não exista um método pra tudo isso.

    Vc vai tendo tudo isso no dia - a dia, estudando, exercitando, criando etc.

    Faça assim: Tente, invente, faça diferente, entendeu?

    Pega seu órgão, e mexa nele, fuça, descobra coisa nova nele, quem sabe tem alguma tecla que vc nunca usou, fuça mesmo, ele não vai quebrar.

    Inverta as mãos, faça a melodia com a mão esquerda, faça acordes com a mão direita e vice e versa, nos pedais do seu órgão faça diferente, invente um timbre novo, é por aí.

    kevinmoore
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Método para órgão, é o mesmo que para teclado, o que pode mudar são as técnicas, improvisos, macetes e afins.

    ai ai ai... cada coisa que eu tenho que ler...

    acho que tem gente aqui que não sabe que orgão tem baixo no pé, tem dois manuais...

    kzartdf

    se vc quer ser organista de verdade, vc tem que ouvir mto e treinar mto independência das mãos e pés...
    eu acho que aprender orgão de verdade sem livros/métodos é um tanto difícil... tem mta coisa no meio, se vc quiser ser bom mesmo vc tem que seguir métodos...

    eu não conheço métodos pra orgão, nunca fui mto atrás...

    kevinmoore
    Veterano
    # jul/06 · Editado por: kevinmoore
    · votar


    procurei no google:
    http://store.doverpublications.com/0486430790.html

    já é um... procura no google ae que vc acha vários...

    EDIT:

    mais alguns:

    http://www.amazon.com/gp/product/0634014331/103-2019209-5361446?v=glan ce&n=283155

    http://www.partitura.be/Data/organ/organ_method.html

    Wrvieira
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    kzartdf

    Acho que uma vez vi alguns lá na Freenote. Dá uma olhada...

    João Gilberto
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Eu tenho um livro de Mário Mascarenhas para Orgão Eletrônico com muitas partituras, alguns exemplos de registros simples e poucas técnicas, algo sobre harmonia tambem. É um livro antigão mesmo, mas não ta no pc.

    Theo22
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    kzartdf

    Eu também não sei muuta cosa, mas uma ferramente fundamental é ouvir boas coisas, algo bem tocado, algo mais light ao hard, pegar de tudo um pouco e ver onde vc se encaixa.

    Tocar Deep, Urian e tocar Jota, Engenheiros, são maneiras diferentes, tecnicas diferente. Eu toco Jota, Engenheiros, mas to ralando pra me adaptar a tocar Deep na banda, comecei a poko tempo, simplesmente não saindo das minhas origens, é outra coisa, muito tesão, pena q tenho romple pra tocar. hammond

    kzartdf
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    kevinmoore
    tem gente aqui que não sabe que orgão tem baixo no pé, tem dois manuais...
    eu estava pensando justamente nisso depois q postei pedindo métodos, as teclas são iguais mas nem tudo é parecido...
    Tem um livro num dos links que vc indicou que resume tudo oq procuro:
    "The Definitive Chord Book for Jazz & Popular Organ" - é justamente esse meu objetivo com os sons de órgão: Jazz e música popular... agora só falta achar isso num material em português, ou pelo menos que tenha como a gente ter acesso...

    Wrvieira
    num ahcei... mesmo assim valeu!

    João Gilberto
    tem como postá-lo?

    Theo22
    tem um tópico aqui no fórum com um vídeo com um cabeçudo tocando uns hammond e detonando... ouço muitas músicas com órgão e por isso tenho buscado conheçer mais tecnicas de como tocar corretamente... ouço alguns caras bons como o tecladista da banda "Os infernais", que toca com o Nando Reis - acho a banda bem fraquinha, mas o cara detona nos hammond - e tbm tem o João Fera, dos Paralamas do Sucesso... esse é sem comentários. O cara tem um suingue de dar inveja... e outros... agora Deep Purple é novidade pra mim... Comecei a curtir depois do Cd "Rapture of the Deep" então não posso falar muita coisa...

    Eduardo 336
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    kzartdf
    Sobre livros eu não posso te dizer nada, mas fassa que nem eu, comece tirando músicas dos outros que você comeca a entender um pouco de como tocar orgão, influências posso te dizer muitas, dentre elas:
    Billy Preston(carreira solo e Eric Clapton), Jon Lord (carreira solo e Deep Purple, Gregg Allman (The Gregg Allman Band e The Allmans Brothers Band) e o organista do John Mayall que é muito bom mas eu não sei o nome, e se tu gosta de progressivo por que não um Keith Emerson?

    Theo22
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    kzartdf

    Rapture of the Deep" então não posso falar muita coisa...


    Legal, então vc pegou a nova geração, esse foi gravado com outro fera, Don Airen (algo assim) kevinmoore ta sempre me corrigindo, pq escrevo errado.

    Mas cara, Deep com Jon Lord anos 70 e começo dos 80 é show, muito overdrive valvulado, tecnicas lokas. Comece a ouvir, só tome cuidado pra não se contaminar demais. Acabou acontecendo comigo, hoje sou completamente impressionado com Deep e Jon Lord.

    João Gilberto
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Infelizmente no momento não.

    O principal problema é fazer upload com minha internet que é péssima. Esse livro é de 1980 se não me engano acredito que tenha pra download naqueles programas tipo Emule, lá tem muita coisa.

    kzartdf
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Eduardo 336
    blz! já vou começar a pesquisar sobre esses caras... depois posto os coments...

    Theo22
    dizer q NUNCA ouvi a geração 80/90 do Deep claro q é exagero, mas tenho uma certa dificuldade de aceitação quanto a qualidade do audio das músicas (pelo menos as que já baixei)... Ma continuo à procura de bons sons desse Jon Lord... só ouço elogios do cara...

    kzartdf
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    alguém tem alguma coisa sobre orgão para jazz e música popular??

    PHILLIPE_SENNA
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    ae galera......

    tava dando uma olhadinha em alguns métodos e encontrei isso:

    http://www.freenote.com.br/produto.asp?shw_ukey=37518163948GXD7W5E

    esse é em dvd:

    http://www.freenote.com.br/produto.asp?shw_ukey=38685154007ZMJAOCP


    deve ter mais coisa nesse site sobre orgão.......

    blz \o/

    kzartdf
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    PHILLIPE_SENNA
    Caracas velho, ótimos produtos!!! vou comprar esse livro!!! já conheço o trabalho do Mário Mascarenhas (no piano, claro) e sei que ele ensina de forma muito clara. já o DVD, tbm achei massa, mas será que ele só se prende ao Hammond B-3??? vc conheçe alguem que tenha esse DVD pra recomendar??? Pq é mals comprá-lo e depois só servir pro Hammond...

    Claro, se eu tivesse dinheiro pra comprar um B-3, com certeza esse DVD já estaria na lista de compras!!!

    mas valeu, esse livro era o que eu queria...

    _music_4_ever_
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    kzartdf
    orgão para jazz


    Os tão falados órgãos Hammond!

    Já para música popular....eu jate vou avisando.....órgão é um instrumento mais virado para música sacra....muito pouco usado em música popular....a não ser que vc esteja pensando como aí atrás referiram, que o órgão seja só apenas e somente aquele teladozinho meio sem graça sem pedaleira nem nada que se pareça....(é claro que um teclado dá imenssooo jeito hj em dia....só que a sonoridade não é a mesma....enfim...)

    Theo22
    Veterano
    # jul/06 · Editado por: Theo22
    · votar


    kzartdf
    70 é a mais must entre todas! Pelo menos pra mim.

    Tem cada arranjo, cada escala, cada forma de tocar, cada sonoridade, não é aquele sonsinho bonitinho, arrumadinho, é algo jogado e bem tocado, entende?

    Jon Lord não foi complexo ao extremo, mas sim simples, e nessa simplicidade surgiram coisa únicas e inesquecíveis até hoje!

    PHILLIPE_SENNA
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    kzartdf

    na verdade eu manjo muito pouco de orgão....mas gosto muito! acabei achando por acaso e vim colaborar com o topico!

    vc conheçe alguem que tenha esse DVD pra recomendar???

    não conheço ninguem que tenha.... a verdade é que sejam metodos para piano, teclado ou orgão o mercado dispõe de muito pouco material sobre isso.....diferentemente de metodos de guitarra!!!

    quanto ao dvd....a minha maior dificuldade seria o ingles!! rsrsrsrsr.....mas acho que da pra aproveitar uns 80% do conteudo dele!!! a parte dos pedais do baixo claro!!! sei lá.....acho que se vc entender um pouco de ingles vale pena comprar!!!!

    kzartdf
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    _music_4_ever_
    eu já tive a oportunidade de tocar num órgão de verdade, com pedais e etc... apanhei pakas pros pedais!!!
    mas numa apresentação que vi aqui em Brasília, o cara tocava jazz e MPB num hammond, com pedais e tudo... eu simplemente me amarrei! daí o interesse em procurar algo sobre como aplicar o órgão (que como vc diz é intrumento sacro) na música moderna popular e instrumental...
    Esse livro q o PHILLIPE_SENNA indicou já tem o que eu quero. Se não puder aprender a fundo o uso do órgão mesmo, pelo menos procuro maneiras criativas de se usar os sons de órgão (simuladores) do teclado em apresentações...



    PHILLIPE_SENNA
    pô fui comprar o livro mas o cara de lá disse q tá em falta... vou ver se acho aqui na minha cidade...

    _music_4_ever_
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    kzartdf
    apanhei pakas pros pedais!!!

    ?? pakas?

    Aryadne
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    kzartdf,

    Estive lendo suas dúvidas e o que postaram....é verdade que já faz algum tempo que vcs discutiram, mas me cadastrei agora e me interessei pelo assunto...talves vc nem tenha mais dúvidas ou curiosidades sobre o assunto, mas vou deixar meu parecer...

    É meio esquisito pensar que pode-se dominar um instrumento somente explorando-o aleatoriamente, sem tecnicas e metodos proprios...

    Bom, acho importante esclarecer as 3 possibilidades musicais de se tocar num órgão, seja ele o top hammond, ou qualquer outro digital com 2 teclados, pedaleira e pedal de expressão (antigo minami e gambiti, tokai, organist, grace, tamye...):

    Existe estudos para órgão popular (jazz, mpb, chorinho, vários estilos), com acordes e usando ritmos, harpejos, semelhante ao que se faz no teclado. Tbem existe estudos para o órgão clássico, (Beethoven, Mozart, Chopin...) com adaptações para as particularidades do instrumento; e os estudos sacros, mais voltados para igrejas, acompanhamento de coral; nesses, não entra ritmos, é bem erudito, usa-se as 4 vozes, essas coisas.
    Apesar da semelhança ao teclado e ao piano, as ténicas do órgão se diferem um pouco, principalmente ao que se refere à dinâmica e à interpretação...
    Vc pode começar adaptando as partituras, fazendo o baixo no pedal. Usando os ritmos, costumamos indicar os tempos fortes nos pedais: se o ritmo for quaternário, introduz os pedais (baixo) nas 1ºs. e 3ºs. batidas, complementando com as mãos...se for ternário, bate no 1º. Mas nada impede de incrementar...
    Tenho algumas adaptações, muitas clássicas e sacras, que é a minha praia. Quanto ao popular, conheço um livro de M. Mascarenhas: "O Tesouro do organista", tenho o Volume 1, não sei se tem mais. Nele, vc encontrará adaptações de MPB.
    Em conservatório, costuma-se usar Madalena R. Souto, alguns já vem com indicações de ritmos, tempos e harpejos e é na mesma linhagem de Mascarenhas...
    Já em faculdades, usa-se mais as peças que realmente foram feitas para órgão, como Bach e outros barrocos...não sei se eles usam o popular.

    Quanto aos botões, chamamos de registração. Se for tocar sacro, pode abusar das flautas. Se for tocar clássico, vc tá livre pra registrar da forma que achar mais harmonioso.

    Draj
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Aryadne:
    Olá! Tudo bem?
    Sou novo no fórum e depois de muito tempo parado, estou pensando seriamente em voltar a aprender a tocar órgão.
    Parece-me que você tem muito conhecimento no assunto. Poderia me dar algumas dicas?
    Agradeço,
    Drauzio.

    _music_4_ever_
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Aryadne
    Tbem existe estudos para o órgão clássico, (Beethoven, Mozart, Chopin...)

    acho ke eles nunca escreveram para órgão, talvez Mozart tenha escrito 2 peças para solo, mas mto pouco material mesmo...

    experimente procurar por Bach ou por outro compositor barroco.

    _music_4_ever_
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Aryadne
    Já em faculdades, usa-se mais as peças que realmente foram feitas para órgão, como Bach e outros barrocos...não sei se eles usam o popular.


    isso usa-se praticamente desde o inicio da aprendizagem após as pequenas pecinhas de leituras de claves...Nas faculdades usa-se não só o barroco, mas tb o romantismo e outros estilos. o popular não é usado.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a métodos para orgão...