Autor |
Mensagem |
Blue Jazz Veterano |
# jun/06
Estou pra comprar um Kawai K1 usado amanhã de manhã por 850 reais.
Toco guitarra, violão, contrabaixo... não sei muito sobre teclados.
Este teclado é bom? Sei que é tipo "sintetizador"...
O que mais me importa é o timbre de piano, quero estudar nele música erudita e jazz, além de usar pra compor e fazer arranjos. Vale à pena?
Alguém já tocou num desses, sabe me dizer quais são suas qualidades e defeitos? Se serve pro que eu quero? E o preço, tá caro?
Se alguém tiver condições de me ajudar ainda hoje, agradeço sobremaneira.
Abraços musicais,
Ricardo.
|
Eder Muchiutti Veterano |
# jun/06
· votar
Eu nunca vi esse teclado, mas lendo umas reviews pela internet descobri que ele é bem velho e tem bons sons, exceto piano e alguns timbres acústicos. Não sei se vai te servir mto bem. Se souber inglês, veja por si próprio:
Reviews do K1.
Infelizmente não posso ajudar mais.
Abraço e boa compra.
|
gustavorino Veterano |
# jun/06
· votar
Blue Jazz
Cara.. ele tem sintese aditiva.. o que permite fazer umas coisas bem malucas.. certamente nenhum timbre se parecera real.. mas permite umas viajem bem doidas!
|
Blue Jazz Veterano |
# jun/06
· votar
Eder e Gustavo,
Muitíssimo obrigado pela ajuda, foi de grande valia!
|
Rick Pac Veterano |
# jun/06 · Editado por: Rick Pac
· votar
Conheço este teclado. Não tem som de bom piano. Por este preço, dê de entrada num Yamaha DGX-305 ( +/- R$ 1600). Estará com teclas e sons melhores. Procure em tópicos do fórum falando sobre ele. Tem um custo/benefício fantástico !
|
MetalKey Veterano |
# jun/06
· votar
Eu tenho um Kawai K1II, que só adicionaramreverb e dalays na versão que você está comprando.
Ele foi lançado para concorrer com o D50 da Roland.
Sua síntese aditiva é simplificada, não existe portamento e nem ressonância, mas adicionando harmonicos você consegue um efeito semelhante de ressonância. A ausência de portamento pode ser solucionada com a função auto bend.
Ele é leve, e tem ótimas teclas!
Dá para fazer muitos timbres legais de hammond, pianos elétricos e moogs. Timbres acústicos são dificeis de fazer. Fiz vários pianos, mas nenhum acústicos. Ele é muito bom para fazer leads.
Quanto ao preço eu já vi até de 1.100 no mercado livre. e o seu móduto por 500.
Espero ter ajudado um pouco.
|
fernando tecladista Veterano |
# jun/06
· votar
MetalKey
só de curiosidade, como funciona esse auto bend.?
|
MetalKey Veterano |
# jun/06
· votar
fernando tecladista
Você edita o som de forma que quando você aperta a tecla ele parte de uma região mais grave tipo uma oitava e você coloca o tempo que ele percorre até chegar na nota que você apertou. A vantagem no K1 é que quando o timbre esta monofonico, se você estiver com uma tecla apertada e aperta a outra este efeito é bem pequenininho. Então quando você faz um solo com a banda todo mundo pensa que o teclado tem portamento, mas se for conferir o timbre parte sempre de baixo para cima ou entao de cima para baixo e de uma localidade previamente determinada. Ao contrario de que o portamento parte da última nota apertada até a proxima, seja de baixo para cima ou de cima para baixo, apenas com o tempo previamente determinado. A música Octavarium o Dream Theater tem um solinho de moog com portamento e eu peguei este solinho usando este recurso no meu K1 e o efeito é semelhante e o timbre praticamente igual. Já no meu X3 isto não deu muito certo, pois so faz com dois ociladores e um fica estático.
|
MetalKey Veterano |
# jun/06
· votar
fernando tecladista
Você edita o som de forma que quando você aperta a tecla ele parte de uma região mais grave tipo uma oitava e você coloca o tempo que ele percorre até chegar na nota que você apertou. A vantagem no K1 é que quando o timbre esta monofonico, se você estiver com uma tecla apertada e aperta a outra este efeito é bem pequenininho. Então quando você faz um solo com a banda todo mundo pensa que o teclado tem portamento, mas se for conferir o timbre parte sempre de baixo para cima ou entao de cima para baixo e de uma localidade previamente determinada. Ao contrario de que o portamento parte da última nota apertada até a proxima, seja de baixo para cima ou de cima para baixo, apenas com o tempo previamente determinado. A música Octavarium o Dream Theater tem um solinho de moog com portamento e eu peguei este solinho usando este recurso no meu K1 e o efeito é semelhante e o timbre praticamente igual. Já no meu X3 isto não deu muito certo, pois so faz com dois ociladores e um fica estático.
|
oldmonkey Veterano |
# jun/06
· votar
eu tive um k1II e um D20 (no fim dos anos 80), o synt do k ganhava grande do D20, eu conseguia fuçar os parametros e imitar um sax que no D20 nao chegava nem perto. alem de ser menor em tamanho físico. me deu saudades.
|
# jun/06 · Editado por: fernando tecladista
· votar
MetalKey
entendi, pensei que era algum botão magico onde você acionava algo parecido com o portamento
se comparar com o meu d-20 você edita o pitch env (mas no d-20 não tem modo mono)
quanto ao X3:
não deu muito certo, pois so faz com dois ociladores e um fica estático
eu fui ver isso no meu 01/w, creio que os parametros do 01/w como do x3 são praticamente iguais
aqui no meu cada oscilador tem um controle de level individual pra isso: pitch EG int:, logo depois do level (volume) do oscilador
os controles do segundo oscilador só aparecem quando você coloca o OSC MODE em DOUBLE senão os paremetros do segundo ficam escondidos, caso queira dá pra colocar valores diferentes e até contrarios para cada oscilador ou colocar o mesmo nos dois
talvez no seu seja igual
testei isso com o timbre de moog do 01/w mas não gostei muito do resultado, a subida fica meio picotada, parecendo disco de 33 rodando em 78, compensa continuar fazer isso no pitch bend manualmente
|
MetalKey Veterano |
# jun/06
· votar
fernando tecladista
Cara! Pelo que você me falou a estrutura de síntese é a mesma! O 01/w é AI2 também?
Eu vi que dá mesmo para fazer conforme você me falou e o resultado realmente não ficou melhor que no Kawai. Porém eu não gostei pq cada tecla apertada ele da o auto bend e fica ejoativo. No kawai so dá quanto você nao esta com outra apertada.
É sempre bom trocar estas idéias de síntese!
Valeu cara! Um abraço.
|
# jun/06
· votar
MetalKey
Cara! Pelo que você me falou a estrutura de síntese é a mesma! O 01/w é AI2 também
é a mesma AI2 uma vez eu tive a oprtunidade de mexer em um X3 e não muda muita coisa de um para o outro o 01/w não tem banco GM mas no seq tem 48.000 eventos (contra 32.000 do X3) mas não guarda na memoria e a navegação no 01/w é muito mais pratica pelo tamanho e graficos do display (isso mais pra programar, ao vivo não faz diferença)
os multisounds são diferentes 255 do 01/w contra 340 do X3 mas no total tem 6Mbites os dois (então pela logica dos 255 dentro dos 6 MB alguns teram mais definição) mas no final das contas os dois são otimos
-------------------------------------
mas sobre o K1
No kawai so dá quanto você nao esta com outra apertada.
isso faz uma diferença enorme
eu tinha uns artigos sobre essa serie da kawai - K1...K4... feitas pelo "fabio ribeiro" vou procurar pra ver se ainda estam aqui (revista ON & OFF)
|
Blue Jazz Veterano |
# jun/06
· votar
Gente,
Muito obrigado pela força!
Fernando, se vc achar esses artigos serão muito úteis pro pessoal que tem teclados dessa série... valeu mesmo!
Abraços musicais,
Ricardo.
|