melhorar ouvido

    Autor Mensagem
    patipe
    Veterano
    # jun/06


    Olá pessoal
    Sempre acompanho o forum, e já aprendi varias coisas. Mas gostaria de saber melhor como tocar por ouvido. Sei bem as escalas e o campo harmonico, meu problema é sempre descobrir o tom. Toco teclado na igreja, sempre há oportunidade para alguem cantar, mas só consigo achar o tom quando a pessoa está terminando de cantar. Alguém tem alguma dica?

    mano_a_mano
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    patipe
    A melhor coisa que você pode fazer para desenvolver o ouvido é exatamente isso: ouvir música. Não interessa o estilo ou época. Ouça de tudo. Tente memorizar a harmonia e a melodia. Depois, experimente tocar alguns trechos. É assim que o ouvido vai se acostumando.

    mikemax2
    Veterano
    # jun/06 · Editado por: mikemax2
    · votar


    uma dica de quem ja tocou muito em igreja hehe...

    Amigo faz assim de o seu tom antes, combine com seu pessoal, uma coisa legal para se ter liberdade é treinar as musicas em tons diferentes do acostumado, estude cadências fica bem mais facil.

    ... agora entendo que as vezes vai de improvizo, tipo puxam as musicas e os musicos tem que se virar, ai e mais complicado porem não impossivel e tudo uma questão de treino.

    Ha varias exessões pra isso que eu vou falar agora mais se aplica em muitas musica o acorde inicial quando se inicia a melodia pode ser o tom da musica.

    um bom treino.... pessa para seu irmão, seu amigo, sua mãe.... cantar um pedaço de alguma musica da igreja ai tenta descobrir com certeza ai vc estara mais preparado para quando te pegarem de supetão hehe.

    pense nisso e boa sorte!

    abraço

    Ken Himura
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Estuda solfejo.

    alexandrespa
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Estuda solfejo(2)

    patipe
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Valeu a dica pessoal! vou treinar a mesma música em vários tons diferentes. Mas ficou uma dúvida: o que é solfejo?

    TONY BLANCO
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Toco teclado na igreja,

    Será que vc toca teclado mesmo?

    P.S: Um padeiro uma vez perguntou para o dono da padaria: O que é farinha de trigo?

    Enfim...

    Mr_Mojo_Rising
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    TONY BLANCO

    Fala Tardelli. te mandei um e-mail lá, dá uma olhada.

    kevinmoore
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Enfim...

    hauahuahau assumiu hein?

    o "Enfim..." era clássico...

    patipe
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Se alguem pudesse me ajudar. Esse tony blanco é chato, não explicou e ainda tira sarro...

    TONY BLANCO
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    http://pt.wikipedia.org/wiki/Solfejo
    patipe

    Dê uma olhada nesse farinha, quer dizer, nesse link

    patipe
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Valeu tony chatinho, quer dizer blanquinho :)

    thiago lima
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Amigo faz assim de o seu tom antes, combine com seu pessoal


    isso é ecelente qdo funciona , mas tem muita gente q vai cantar e ainda por cima se acha o entendido e fala: '' da um Fa MAIOR ae'' blz... ai vc da a altura pra pessoa, ela respira se concentra , memoriza o tom e....
    qdo vai cantar NOOOSSSAAA totalmente fora do tom ai tem q ser rapido pra achar.....

    uma coisa q ajuda é fazer assim:


    tipo a pessoa comecou a cantar ai vc acha q o tom é La, certo. oque vc nao deve fazer é ir apertando o la enquanto ela canta , faça o seguinte , toque as variacoes do acorde tipo re , mi , c#m , ai fica + facil e rapido.

    nao sei se vc me entendeu mas a ideia é essa , qdo a pessoa comeca a cantar e vc nao pegou o tom ainda, nao vai adiantar vc ficar variando entre os tom maiores ''principais'' tente as variacoes, pois o tom principal ja passou e vc so vai descobrir qdo a pessoa comecar a frase inicial novamente, ai ja se passou metade da musica.

    thiago Lima.

    mazza
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    mas só consigo achar o tom quando a pessoa está terminando de cantar.
    dá o tom pra ela antes, mas que cantor(a) folgado(a)!! vai cantando e os instrumentistas que se virem?? eu hem!! ah, eu sempre peço pra ele(a) dar a nota inicial, e daí sigo em frente, se ela começar em qualquer tom sem falar nada, eu também toco em qualquer tom e que SE DANE!!! se o cantor começa assim, via de regra muda o tom no meio da música porque não consegue alcançar as notas, aí fica todo mundo correndo atrás do tom, eu tô fora!!!

    patipe
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Essa de tentar as variações do acorde é uma boa hein Thiago. Acho que por isso que demoro para achar o tom, pois procuro sempre achar o tom principal, e é exatamente quando a pessoa começa a musica novamente. No começo tentava "induzir" a pessoa a cantar num tom, mas aí a pessoa não canta nem no tom que começou, nem tom que pensei que fosse, aí já imagina o que vira... Valeu as dicas.
    :b

    Mitilico
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    também passo por isso na minha igreja...é tipo "se vira nos 30", tem hora musica sai, mas tem musica que só consigo tocar quando acaba, porque além de desafinado, as vezes o cantor não sabe nem o ritmo da musica que ele próprio escolheu.....eu tinha um amigo guitarrista que solava junto com o cantor e ele pegava o tom, agora que fiquei sozinho eu me viro com a variação dos tons....qdo eu vejo que não dá, eu deixo quieto e procuro não atrapalhar...tem hora que muito ajuda quem não atrapalha....hehehe
    o negócio é treino....se tiver tempo, se dedica, escute musicas q vc ache que alguém da tua igreja irá cantar e vamo que vamo, pq ficar olhando pra cara do cantor não rola....
    abraços

    bondtecla
    Veterano
    # jul/06 · Editado por: bondtecla
    · votar


    Mitilico

    Parece até que vc está falando por mim. A mesma problemática eu passo na igreja. No ensaio (quando acontece) fica tudo certinho, mas na hora...desce aquele suor frio na testa e realmente varia muito o tom da música e há momentos que vc encontra a nota logo no início, outras em meados, e outras quase no final. hihihihi

    Mas agradeço esses tropeços. Fizeram-me desenvolver a audição e até hoje continuo a trabalhar esse lado.

    Tocar em igreja é vc receber duas bênçãos: uma por dar sua contribuição na cerimônia e outra por aprender. hehe

    Sucesso pessoal
    de modo especial a Patipe

    storrecilha
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    patipe
    o que é solfejo?

    solfejar é cantar as notas da melodia dividindo a ritmica e cantando o nome da nota, a divisão vc faz demonstrando com a mão (que nem maestro) e a nota, vc não precisa cantar afinado mas apenas falar o nome da nota...

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    esse Tony definitivamente é o Tardelli... tem pra onde não... que cara mais grosso...

    Além do mais, se a Patipe disse que toca teclado, ela não quis dizer que toca bem ou mal, disse apenas que toca. Se ela não precisasse de ajuda, ela não estaria aqui, mas com atitudes de caras MALAS assim como o TONY BLANCO (ou Giancarlo Tardelli????) que a galera se afasta daqui... além do mais, se tu é o fodão, TONY, pq tu tá aqui no fórum? se vc é fodão, não precisa de aprender, se responde com grosserias as perguntas dos foristas (eita! q chik) então não tá aqui para ajudar... larga mão de ser mala e vaza daqui do fóruM!!!!!!

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    infelizmente acabei desvirtuando o tópico... malz aeh...

    voltando ao assunto:

    MINHA OPINIÃO

    Cara Patipe. Tenta organizar mais tua cabeça para não embaralhar as coisas... Para descobrir o Tom da música de ouvido, você só conseguirá com treino. Ouça mais as músicas. preste atenção em cada nota. Estude campo harmônico, além disso, procure escutar as músicas mais cantadas ai na sua Igreja e tenta fazer igual à gravação original. Depois, transponha as músicas de acordo com o Tom do pessoal ai. com o tempo, vc vai se acostumando. Digo isso, pq comigo, que também toco na Igreja, aconteceu assim...

    Estude solfejo também... vai ajudar e muito! tem alguns livros bons dos quais não me lembro nenhum nome agora... se alguem lembrar, ajudem a Patipe!!!

    abraços! fica com Deus

    tecla_jipa
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    JONATHAS LACERDA

    concordo plenamente com vc amigo! tmbem aconteceu comigo, esse cara é grosso mesmo !

    TONY BLANCO
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Jonathas Lacerda

    A pati é minha colega de muitos anos, nós conversamos por msn.

    Eu só brinquei com ela, e eu sempre passo algumas teoria pra ela.

    Agora se vc não gostou das brincadeiras, peça desculpa á ela

    TONY BLANCO
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Jonathas Lacerda

    A pati é minha colega de muitos anos, nós conversamos por msn.

    Eu só brinquei com ela, e eu sempre passo algumas teoria pra ela.

    Agora se vc não gostou das brincadeiras, peça desculpa á ela.

    P.S: Eu já passei pra ela á semana passada, alguma teoria sobre solfejos e dedilhados.

    tecladistapvh
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Voltando ao assunto....
    Quando eu estava aprendendo a tocar, apanhei muito procurando o tom. Uma vez o pastor falou pra mim:
    - Filho para te tocar vc está me atrapalhando. Só tinha uns 200 membros na igreja, quase não fiquei com vergonha, heheheh. Quase que desisto de tocar, estava apenas com uns 2 meses de aprendizado. Mas, como sou brasileiro e não desisto nunca. Passaram-se uns 8 meses e esse mesmo pastor só vivia atrás de mim pra tocar nas festas da igreja dele, sinal de que eu já detovana no teclado heheh.
    Mas, depois de contar meu testemunho hauehaueu, vou passar algumas dicas.

    Dica nº 1
    quando a pessoa começar a cantar, solfeje a música e logo em seguida tente fazer um final pra música, imagine o final, e a nota do final será o tom.

    Dica nº 2
    Essa demora um pouco mais, vc tem que esperar a pessoa cantar o final do refrão e a última nota que a pessoa cantar será o tom.

    Dica nº 3
    Essa vc tem que conhecer bem as escalas. Sole a música e só pela escala vc conhecerá o tom. Observe onde der semiton, Ex: vc tava solando e encontrou um semiton de si e dó, qual escala maior vc encontra si e dó como semiton? escala de Dó e escala de Sol maior são apenas duas escalas e facilita bastante.

    Dica nº 4

    Vc toca apenas uma nota, se vc perceber que a nota não mordeu a música, tipo não soou estranho vc faz o seguinte.
    Se a nota que vc tocou foi Dó, vc fará a seguinte pergunta: quais escalas tem dó? a própria escala de Dó, Fá , Sol, Ab, Eb, Bb, mas quase sempre será Dó fá ou sol I IV ou V.


    Obs: antes de vc procurar o tom observe se o tom não é menor, quando for menor a música é meio melancólica.
    Espero ter ajudado

    Teccláudio
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Se vcs fazem algum ensaio antes, tente fazer uma introdução com a melodia da música, assim não tem como o cantor entrar no tom errado, mais se caso é uma musica que eles começam sem previsão, pegam o tom deles e saem cantando, ai vc tem que se virar mesmo, meu conselho é se conhece a melodia da musica, tente tirar ela na hora, assim saberá em qual escala que esta a musica...e ai pode acompanha-lo

    Sempre fiz isso e da certo sempre...

    patipe
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Olá pessoal,
    Como o tópico era do mês passado, eu não tinha entrado nele mais, e para minha surpresa tem mais respostas, valeu.

    Sabem, já estou um pouco melhor; pelo menos já consigo pegar o tom mais rápido. Transposição já tenho mais facilidade para fazer...
    Agora quando vou estudar, sempre tenho um rádio junto; eu coloco o cd pra rodar e começo a procurar o tom no teclado. Na igreja agora, estou tomando como base o meu tom, por exemplo, a pessoa começa cantar uma música, que no meu tom é Sol Maior, eu vejo se é mais grave ou mais agudo que o meu, e vou tentando...

    Agradeço a ajuda de todos :)

    Mari Azeitona ;D
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Método Suzuki.

    Alexandre Souza
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Mari Azeitona ;D
    oi

    Pianist
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    patipe
    Tipo o legal é você ouvir musicas e mais... tocar mais musicas, mas não só por cifra, digo... cantar a melodia, entende? Tipo falar as "frases" da musica, com isso você vai começar a memorizar mais os tons... Eu também não sou bom em ouvir e falar o tom de cara, mas também não demoro muito tempo.

    Tipo a musica "Fantasma da Ópera" ela é em Ré, e eu tô cansado de tocar ela, daí quando uma musica começa e bate um Ré na mesma hora eu já associo com essa musica e sei o tom dela. =]

    Mari Azeitona ;D
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Alexandre Souza
    Oi..

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a melhorar ouvido