Linha JV da Roland... vale a pena hoje em dia?

    Autor Mensagem
    Scoth_Pr
    Veterano
    # jun/06


    Olá pessoal...

    Tendo em vista a grande procura dos tecladistas hoje em dia por sintetizadores (pelo menos uma grande parte deles), eu resolvi criar esse tópico depois de dar uma pesquisada sobre essa linha.

    Quando falamos de sintetizadores hoje em dia aqui no fórum, de preço médio, as primeiras opções são por exemplo os QS's da Alesis, ou o X5D da Korg, Yamaha S03, Juno-D etc...

    Estava dando uma pesquisada no Mercado Livre pra ver se achava alguma coisa interessante, e achei ali três JV-90, um JV-80, um JV-50 e dois JV-1000.

    JV-90 76 notas semi-pesadas, 8 sliders para edição em tempo real, 28 notas de polifonia, sem sequencer.

    JV-80 Basicamente o mesmo que o JV-90, mas com 61 teclas, um pouco menos de memória e alguns sons a menos.

    JV-1000 O modelo JV-90 com sequencer, o único Workstation da série.

    Mesmo a série JV tendo a fama de ser uma das mais difíceis de se programar, será que não vale a pena adquirir um teclado desses, mesmo com tantos sintetizadores mais modernos e com mais recursos?

    O JV-90 me despertou interesse. Será que os timbres, mesmo sendo antigos, são bons? e o resto?

    Dê sua opnião:

    ROTTA
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Se falarmos dos teclados citados acima (excluindo-se os módulos), eu penso que não são uma boa escolha hoje em dia, apesar de eu ser fã da marca. Os timbres são um tanto antigos, e a programação é sofrível. Mas certamente tem coisa muito pior na mesma faixa de preço.

    Abraços.

    R Santiago
    Veterano
    # jun/06 · Editado por: R Santiago
    · votar


    Scoth_Pr

    Tive um JV-90 durante 7 anos. Na época que comprei em 1994 ele era uma febre, todo mundo queria um...

    Cara... sinceramente hoje em dia existem tantas opções... porém vou fazer um prós e contras, NA MINA OPINIÃO, rápido

    Prós :)

    Muito bom para crição de timbres analógicos;
    Ação das teclas boa da para tocar piano legal;
    Vários sliders para controle em tempo real;
    Expansão para Placa SR JV (Será fundamental);
    Expansão p aumento da polifonia (32 vozes);
    Robusto (Aguenta porrada! Usava ele na época em que toquei em Trio Elétrico, chuva, sol, cerveja espuma, etc...);
    Não corta o timbre quando vc muda o Preset ou User;
    D para criar um timbre de CP-80 legal a partir de um timbre de Rhodes lá que eu não lembro abrindo o CUTOFF todo.


    Contras :(

    Não é Padrão GM;
    Órgãos horríveis;
    Não tem timbres de acordeon, gaita e vários encontrados no padrão GM. No caso vc tem que instala uma placa POP que vem com vário timbres legais;
    Muitos timbres desatualizados;
    Timbres de Rhodes oitentistas como também os Clavinentes ;
    Pelo fato de ser antigo, a maioria dos que estão p vender apresentam problemas nas teclas, potenciômetros e botões de troca de timbres;

    Pelo valor de mercado dele R$2.300 a R$ 2.600 acho melhor vc pegar um QS-7 que é ótimo e tem muito mais timbres atuais,

    mano_a_mano
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Os XP's são bem melhores...

    Scoth_Pr
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Marco Alan Rota

    R Santiago

    mano_a_mano

    Valeu aí pela opnião pessoal... hehe, tava pensando em pegar um, mas já vi que seria uma péssima escolha.

    sergiobruder
    Veterano
    # jun/06 · Editado por: sergiobruder
    · votar


    ei you insensitive clod: eu uso um JV-30 até hoje toda a semana! :)

    comprei meu JV30 zerado, no ano do lançamento. Fazem o quê, 15 anos?

    tudo bem que depois de tocar 1h em um RD700SX eu fiquei achando que meu JV tinha um som de piano de brinquedo...

    estava pensando em quere trocar por um mais novo..

    Wanderlei I4s
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Há quem goste de teclados mais antigos, pois há timbres que nem os keys mais modernos conseguem copiar, principalmente os timbres analógicos.
    Meu 1° key foi um M1 depois comprei um D50, depois um D70 (na época em que foi lançado a linha XP) que inclusive foi chamado de "Desetentossauro". Mesmo assim comprei e gostei muito, exelentes pianos, pianos+strings (ambos mto usados pelo Roupa Nova), metais (mto usado pelo Asa de Águia), JUMP (Van Halen) "original", etc...
    Depois comprei: DW8000, poly 800, Sy-22, N264, 01/Wfd, X5, X3, quadrasynt, JV90 e I4s.
    Gostei muito do JV90, portanto é preciso analisar o que vc precisa em termos de sons:
    se deseja acordeon, sax, trumpetes>>>>> é Korg agora se vc quer bons pianos, stringse metais>>>>> é Roland.
    JV1000 e JV90, são parentes, mas tem nada haver um com o outro.
    Lembrando, que estamos falando de tecnologias antigas.
    Novas: Motif's, S90, Fanton's, Triton's, TR76, etc...

    Daniel Tomy
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    sergiobruder
    comprei meu JV30 zerado, no ano do lançamento. Fazem o quê, 15 anos?

    Eu comprei o meu Jv-35 em 1994... já se vão 12 anos... e uso até hoje. Tá certo que eu fiz um pequeno upgrade, coloquei a placa do Jv-1000, mas ainda utilizo muito alguns timbres internos, como pads.

    bahianinhojac
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Ele só tem mais EP e ele tem timbres muiiiiiito ultrapassados

    JV-90
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    É... depois de 4 anos é provável que até hoje esteja indeciso...

    Edson Caetano
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Se há 4 anos atrás os timbres já eram defasados, imagine agora hehe

    Nada como reviver tópicos mortos sem motivo

    J.Dionatan
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    muiiiiiito ultrapassados

    tão ultrapassados quanto o tópico....

    R Santiago
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    O JV80/90 sem uma placa de expansão fica bastante defazado... porém com uma placa POP ainda da para trabalhar bastante. Só os órgãos mesmo que não tem jeito.... Só mesmo com a placa 60 70 que é quase impossível de achar uma a venda... Pra quem toca AXÉ e afins eles ainda são mão na roda.
    Lógico que não dá para comparar com o que se tem hoje em dia. Atualmente eu tenho um Juno Stage e a quantidade e a qualidade dos timbres dele são equivalentes a todas as placas de expansão JV-80 juntas. E olha que o juno ainda tem a opção de expansão para duas placas SRX.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Linha JV da Roland... vale a pena hoje em dia?