mano_a_mano Veterano |
# mai/06
Após um certo período de ausência, voltei mais uma vez, agora falando sobre uma experiência interessante que eu tive com dois dos meus equipamentos: o teclado Roland EM-50 e o módulo Roland SC-880.
Para os mais antigos daqui do fórum, eu já falei um bocado sobre esse módulo, acredito eu - mas ele era emprestado, e não meu mesmo, como é agora. Apesar de já ser (bem) antigo, ele satisfez todas as minhas necessidades quanto a timbres, polifonia, edição, programação, etc. Troquei um Yamaha que tinha por aqui por ele, pagando R$ 400,00 de diferença. Com certeza foi uma boa aquisição.
Mas agora vamos ao assunto principal...
Depois que eu finalmente comprei esse módulo, era lógico que seria também necessário ter um teclado controlador. E como o meu EM-50 estava sobrando por aqui (já que agora eu toco mais piano e órgão do que teclado com ritmos), resolvi usá-lo para controlar o módulo. Olha... Nunca vi tamanha compatibilidade... Não sei se é porque ambos são GS, ou porque ambos são Roland, sei lá eu. Só sei que tudo o que eu fazia no teclado se refletia no módulo, desde a troca de programas até o D-BEAM!!! E tem mais: aquele esquema que eu fiz para criar um "mono-lead analógico" (lembram?) também funcionou no módulo, via MIDI, mesmo quando eu estava rodando o arquivo SMF dessas programações todas no drive do EM. Interessante...
Logo, cheguei a uma conclusão: eu não estava apenas usando um módulo com um controlador. Ambos EM-50 e SC-880, literalmente, se tornaram "um só instrumento". Foi um legítimo "casamento com comunhão de bens"...
P.S.: Quem teve alguma experiência parecida e quiser postar aqui, fique à vontade.
|