DICAS: Como montar um som legal de piano no módulo Roland SC-880

    Autor Mensagem
    mano_a_mano
    Veterano
    # mar/08 · Editado por: mano_a_mano


    É, pessoal... Eu já estava maluco com esse módulo, doido para passar adiante, por não encontrar um som de piano decente. Mas finalmente consegui, depois de quase 3 anos! Enfim, era aquilo que faltava para eu ter junto com timbres de Rhodes, FM pianos e cordas dele, que são excelentes. Agora não vendo mais o meu módulo de jeito nenhum :-)
    Aqui está o procedimento de como ter um belo som de piano no Roland SC-880:

    1) Coloque o módulo no modo "Perform" (isso permite que você tenha à mão outros timbres além do piano);

    2) Selecione na parte A01 o timbre 3/065/001, "[1] Piano 1" (mais agudo e "metálico") e na parte A02 o timbre 3/000/001, "Piano 1" (mais grave e aveludado);

    3) Na parte A01, faça os seguintes ajustes:

    - Level (volume): 127
    - Pan: R63
    - Multi-FX: ON
    - Receive Channel: A01
    - Assign Mode: FULL MULTI
    - Fine Tune: +2.0

    4) Na parte A02, os ajustes são estes:

    - Level (volume): 127
    - Pan: L43
    - Multi-FX: OFF
    - Chorus: 5
    - Receive Channel: A01
    - Assign Mode: FULL MULTI
    - Fine Tune: -2.0

    5) Agora vamos saber o que fazer no Multi-FX. Escolha o preset P-01, "Stereo-EQ", e faça os seguintes ajustes:

    - Low Frequency: 200Hz
    - Low Gain: +4
    - Mid1 Frequency: 1.6kHz
    - Mid1 Q: 0.5
    - Mid1 Gain: -2
    - Mid2 Frequency: 2.5kHz
    - Mid2 Q: 1.0
    - Mid2 Gain: +2
    - High Frequency: 8kHz
    - High Gain: +1
    - Output Level: 127

    Como dá para perceber, utilizei dois timbres em "Layer", graças a um truque de recepção MIDI de dois timbres distintos em um mesmo canal (sim, isto é possível neste módulo). Ainda deixei ambas as partes bastante separadas, para evitar aquele efeito indesejado de "phaser", e também fiz uma microafinação bastante sutil, praticamente imperceptível, para que o som não ficasse parecido com "Honky Tonk" (é, aquele piano de foxtrot, ragtime ou sei lá o quê, todo desafinado). Assim, pude montar um som mais forte e intenso, bem presente na banda, e ao mesmo tempo bastante agradável. O ônus é que a polifonia caiu de 64 para 32 vozes - o que ainda é bem razoável.
    Qualquer hora eu me animo a postar uma demo desse som para que vocês possam avaliar.

    OBS. 1: Ali no passo 2 do procedimento, a ordem dos números é: CC32/CC0/PG, ou seja, Bank Select LSB, Bank Select MSB, Program Change. Não existe um "número preset" dos timbres.

    OBS. 2: Eu não detalhei muito aqui como fazer, apenas especifiquei os parâmetros utilizados. Para saber melhor, basta ir ao site da Roland USA e baixar o manual (em inglês).

    fernando tecladista
    Veterano
    # mar/08 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    vou testar isso no meu g-1000, alias acho que dá pra testar na maioria dos teclados da linha E-EM-G ou algum outro que trabalhe em cima do banco GM
    a parte do:
    truque de recepção MIDI de dois timbres distintos em um mesmo canal (sim, isto é possível neste módulo).
    como é teclado é só subistituir pelo upper1 e upper2 e dá pra deixar cada upper com canais diferentes, porém os dois selecionados
    só quero ver se consigo tapiar a ligação em estereo já que ligo em mono

    mano_a_mano
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    fernando tecladista
    só quero ver se consigo tapiar a ligação em estereo já que ligo em mono
    Só lembrando: esse som que eu montei só funciona em stereo. Se for ligar em mono, não fica bom. A menos que a ligação seja mono, porém com os dois canais mixados - geralmente esse tipo de conexão pega um canal ou outro, e não mixa os dois.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a DICAS: Como montar um som legal de piano no módulo Roland SC-880