Roland jp-8000?! O que dizer sobre essa suposta maquina?

    Autor Mensagem
    rolandkeyboards
    Veterano
    # mai/06


    Eai galera blz?:) Eu pesquisei na busca e nao axei nada detalhado sobre esse teclado e queria sabe um pouco mais sobre e derepente até ter um!!!valeu

    Casper
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Pelo que eu sei, essa é a versão de teclado do módulo JP-8080.
    No módulo eu já mexi, é voltado para emulação de sons analógicos.
    Ó módulo é o melhor desse estilo que eu já ví, só não faz café expresso
    e não faz chover. Achei uma dfescrição dele:

    O QUE É O JP-8080?
    O novo ROLAND JP-8080 é um módulo sintetizador ?retro-style? (padrão 6 unidades-19?), com todos os knobs que encontramos no painel do JP-8000, mais um visor LCD, mais seis bancos ( de 64 sons ) de performances e dez ( DEZ !!! ) bancos ( de 64 sons )de patches, duas vezes e meia a mais do que o JP8000 . Este projeto foi elaborado devido ao sucesso do aclamado JP-8000, trazendo o poderoso gerador de som ADVANCED ANALOG MODELING. Entretanto, há 3 recursos marcantes que o diferenciam do JP-8000. O JP-8080 possui 10 vozes de polifonia (duas a mais do que o jP-8000), uma entrada exclusiva para microfone ou qualquer outro tipo de sinal externo para re-synthesis e voice modulator (utilizando os filtros internos do próprio módulo) e entrada para card SMART MEDIA? dedicado para armazenamento de novos timbres.

    CARACTERÍSTICAS

    Poderoso módulo sintetizador ?ANALOG MODELING?, com 40 KNOBS e SLIDERS para criação de sons intuitiva e em tempo real
    Elaboração de timbres incrementada pela quantidade de formas de onda internas: SUPER SAW, TRIANGLE MODULATION, NOISE, FEEDBACK OSCILLATOR, SQUARE (PWM), SAWTOOTH e TRIANGLE
    10 vozes de polifonia e função uníssono que permite simular o som pesado dos melhores synths analógicos antigos
    Função INPUT SYNTHESIS permite reprocessar (re-sintetizar) sons de equipamentos externos através dos filtros, amplificadores e processadores internos do JP-8080, trazendo possibilidades sonoras únicas
    Poderoso recurso ?VOICE MODULATOR?, que possibilita, por exemplo, processar o sinal de um microfone através dos modos FORMANT FILTER, FILTER BANK e VOCAL MORPH CONTROL
    3 tipos de efeitos independentes: DELAY, MULTI EFX (CHORUS, FLANGER e DISTORTION) e TONE CONTROL
    Recurso MOTION CONTROL que grava todos os movimentos de sliders e knobs, permitindo tocar livremente enquanto o JP-8080 faz todo o serviço de modificação sonora
    Todos os movimentos de knobs podem ser gravados externamente via MIDI.
    Oferece arpejador e função RPS (REAL TIME PHRASE SEQUENCING)
    Teclas BANK e NUMBER, PREVIEW, MIDI REMOTE KEYBOARD dedicado e entrada para card SMART MEDIA
    O SOM ANALÓGICO MAIS ENCORPADO DA ATUALIDADE
    Utilizando a aclamada tecnologia ROLAND ANALOG MODELING, o novo JP-8080 oferece sons analógicos vintage ultra-encorpados, bem como sons futuristas nunca escutados anteriormente. A chave de todo este poder sonoro é um oscilador DSP dedicado que produz 7 diferentes formas de onda.
    De maneira inversa aos sintetizadores PCM modernos, o JP 8080 pode aplicar alterações sonoras drásticas e instantâneas, controlando envelopes e filtros da mesma forma que um sintetizador analógico faria. Não podemos nos esquecer que, muito embora o JP-8080 seja polifônico de 10 vozes, há também uma função UNISSON que permite tocar solos monofônicos com o ?feeling? dos antigos synths analógicos.
    O JP-8080 é um moderno instrumento, utilizando a mais moderna tecnologia da ROLAND, indo além do que um antigo sintetizador analógico poderia oferecer, se contarmos com a capacidade de comunicação via MIDI, 10 vozes de polifonia, entrada externa para processamento de áudio, voice modulator, Motion Control, etc.

    SÍNTESE PARA ÁUDIO EXTERNO E VOICE MODULATOR
    Redefinir a área dos módulos sintetizadores é a meta do JP-8080. Através uma entrada dedicada para teclados, microfones, instrumentos musicais ou qualquer outra fonte de áudio externa, o sistema interno processa o sinal que entra, re-sintetizando-o através do OSCILADOR 2 ou tratando-o através do VOICE MODULATOR. O JP-8080 utiliza um jack de 1/4? nesta entrada, trazendo ainda indicadores de nível de sinal (Peak Level) e limitadores, permitindo o ajuste perfeito do som e evitando distorções.
    Este recurso abre um novo universo sonoro, uma vez que temos o OSCILADOR 1 totalmente livre para os sons criados internamente, sendo que o oscilador 2, neste instante, estaria dedicado a trabalhar o sinal de áudio.
    O recurso VOICE MODULATOR pode ser útil no controle do envelope do sinal de áudio, simulando o formato da voz humana, trazendo a sonoridade clássica dos antigos ?vocoders?, muito apropriados para Dance Music.
    No total, são 26 diferentes parâmetros de VOICE MODULATOR que podem ser ajustados para ir de encontro à sonoridade que o músico deseja, passando por ENSEMBLE LEVEL, DELAY, NOISE, ROBOT EFX, RELEASE e RESONANCE. Podemos contar também com 64 perfomances para recuperação instantânea de vários ajustes que o usuário necessite, evitando ter que reprogramar várias vezes durante um show ao vivo ou gravação.

    Vejam os principais recursos que o VOICE MODULATOR oferece:
    FORMANT FILTER: Controlado a partir de 2 knobs, produz uma grande variedade de efeitos ?talking?, analisando as bandas de frequências das cordas vocais e aplicando-as ao áudio que está sendo inserido no JP-8080
    FILTER BANK MODE: filtro de 12 bandas, permitindo o mais perfeito controle sobre o áudio
    VOCAL MORPH CONTROL: É o simulador de vocoder propriamente dito, permitindo processar sons internos do JP-8080, baseado nos movimentos labiais da boca (lembra-se do efeito que a banda ZAPP conseguia?...)
    EFEITOS PROFISSIONAIS E CONTROLE SONORO TOTAL
    Complementando este ?CONCORDE? dos módulos sintetizadores, a seção de efeitos digitais do JP-8080 oferece FLANGER, CHORUS, DISTORTION e DELAY. A edição dos parâmetros de efeitos pode ser feita através de knobs dedicados para este fim, com auxílio do intuitivo visor LCD. Os ajustes de efeitos são individuais por patch, podendo ser armazenados com os mesmos. Nada como ter praticamente UM KNOB PARA CADA FUNÇÃO, sem contar a facilidade de transmitir todos os movimentos de knobs e sliders via MIDI. Para testar sons internos, existe a função PREVIEW, que transforma as teclas de seleção de bancos em um teclado, onde você pode tocar e sentir como é o som do patch que você acabou de selecionar. Isto é extremamente útil, uma vez que nem sempre teremos um teclado à disposição para efetuar pequenos testes sonoros durante uma edição. Para facilitar a conexão MIDI, o JP-8080 traz um entrada chamada de REMOTE KEYBOARD, capaz de receber sinal MIDI em qualquer canal, perfeita quando temos apenas um teclado controlador e o módulo operando juntos!

    SMART MEDIA CARD
    Em adição à sua memória interna, o ROLAND JP-8080 pode armazenar PATCHES, PERFORMANCES, LOOPS de MOTION CONTROL e PATTERNS RPS num card SMART MEDIA (opcional). Cada card pode armazenar entre 2 e 4 megabytes, dependendo domodelo escolhido. Os sons presentes em um card não precisam ser transportados para a memória interna para execução, basta enviar um comando de PROGRAM CHANGE (através do painel do JP-8080 ou de um sequencer ou teclado externo) e os patches estarão à disposição do músico. Como se não bastasse todo este poder de fogo, os patterns RPS e do MOTION CONTROL podem ser executados diretamente a partir do card - perfeito para execuções ao vivo!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Roland jp-8000?! O que dizer sobre essa suposta maquina?