Sequência midi.. Fica feio?????

    Autor Mensagem
    Maders25
    Veterano
    # abr/06


    Pessoal... a questão é o seguinte:
    Sou tecladista de uma banda de baile, mas estou pensando em fazer um trabalho paralelo com a banda, porém apenas eu e o guitarrista. Estamos tentando preparar alguma coisa pra fazer barzinho... Aqui na minha cidade (Caxias do Sul), existem alguns lugares onde toca bastante músicas populares tipo Bruno e Marrone, Raça Negra, Marisa Monte, etc.. de tudo um pouco!
    E a minha idéia era fazer os arranjos com sequencia midi, deixando de fora a guitarra, pois sería com guitarrista ao vivo, e alguma coisa de piano, para que eu possa fazer o piano. Fica muito feio??? Gostaria de receber sugestões, pois nunca fiz barzinho. Sempre toquei em banda.

    Um abraço!

    mano_a_mano
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Maders25
    Se você possui um teclado arranjador, não precisa fazer playbacks MIDI. Basta utilizar o acompanhamento automático. Playbacks MIDI, ao meu ver, só são necessários com sintetizadores e workstations, que não possuem tal recurso encontrado nos arranjadores.

    Maders25
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    mano_a_mano

    Ok, mas usando os ritmos do teclado não fica muito artificial? Ou isso não quer dizer?
    Qual vc acha que agradaria mais o público?

    mano_a_mano
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Maders25
    Pelo contrário, eu acho que o uso de ritmos fica mais natural que o de MIDI files, pois você é quem toca a música, não o instrumento.

    emanuel macedo
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Maders25
    ficaria feio se vc sequênciar todo o midi e fingir que estar tocando.
    quanto a usar os ritmos do teclado não vejo nada artificial e uma questão de gosto e quando e bem feito não deixa nada a desejar
    a técnica de tocar com midi e ritmos são apenas diferentes .

    Maders25
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    mano_a_mano

    E se tratando de equipamento.. o que eu preciso para fazer barzinho? Eu teria sobrando uma mesa de 12 canais, um cubo para baixo e um para guitarra, e 2 retornos... tu achas que com isso dá pra tirar um som legal ou é muito fraco?
    Eu teria mais coisas, mas na banda, mas eu não queria mexer com o equipamento de lá!

    mano_a_mano
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Maders25
    Para esse tipo de trabalho, até menos do que isso seria suficiente - experiência própria. Muitas vezes eu chegava no local só com o meu teclado arranjador e lá mesmo eles amplificavam. Se não houver amplificação local, aí pode optar por levar uns equipamentos, mas nada de muito grande.

    Maders25
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    mano_a_mano

    Então acho que com um cubo, um retorno e a mesinha já se resolve né!

    mazza
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Maders25
    eu trabalho com MIDIs, retiro a linha melódica e uns solos exagerados, deixo mais a bateria, o baixo e um instrumento harmônico de fundo (guitarra, piano) e cordas, levo só um ampli multiuso e uma caixa acústica só, resolve me 99% dos casos, não trabalhava mais com MIDI mas resolvi voltar porque só o som de piano às vezes fica muito "vazio", dependendo do lugar, se for muito barulhento, tem que ter um acompanhamento de fundo, eu pessoalmente não gosto de trabalhar assim, mas fazer o que? quem escuta acha legal, melhor fazer assim e continuar tocando do que ser um purista e ficar parado à espera de trampo, pelo menos na minha humilde opinião, e que se danem as discussões filosóficas se é válido ou não, no fim do mês pago minhas contas e fico tranquilo...

    cardosi
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    parafraseando (vulgo plágio)

    MODE [gregos e troianos] ON

    As pessoas aplaudem "sempre" a própria memória, portanto quando ouvem algo que conhecem e sabem cantar junto, ficam felizes. ENVOLVIMENTO

    Se fizer igual (MIDI) e cantar tal e qual o artista é imitador, se fizer do seu jeito (RITMO) e cantar, vão dizer "o cara detonou a música".

    Difícil né?

    Não busco agradar a tudo e a todos, só a MIM. Esse egoísmo fundamenta o principal ponto de partida para agradar quando se canta: EMOÇÃO. Logo se estou tocando o que gosto e faço bem, me emociono e posso passar essa emoção, ALMA.

    MODE [gregos e troianos] OFF

    MODE [opinião pessoal] ON

    Toco (sozinho) com MIDI file, apago todas as trilhas EXCETO baixo e strings e SOLO no piano ou ep.... bem intimista, acústico e maneiro pra tocar em barzinho ou na reunião com os amigos.

    MODE [opinão pessoal] STAND BY

    emanuel macedo
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    eu toco com ritmos e pouco estou ligando se tem algum musico que acha isso artificial.
    o importante e vc fazer bem o que faz ,eu programo meu ritmos completos com variações e intros e tenho um arranjador que me permite muito mas.
    de vez enquanto levo um guitarrista para da mais molho na musica isso quando o cache permite .
    muitas vezes já vi membros deste fórum discutido sobre sua escolha de tocar e outros foram ate expulso só porque escolherão um modo de tocar que não lhe agrada !!! que absurdo.

    gustavorino
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Maders25

    Seja bem vindo.. tbm sou de caxias do sul.. embora nao sei quase nada de ritmos e etc...

    Maders25
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    pessoal.. o que eu quero saber é o seguinte... Se eu pegar um midi file, e deixar apenas a bateria, baixo e uma cama.. e fazer o restante, e mais um guitarrista.. fica legal????

    MontanhaSong
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Maders25:

    Bem vindo amigo.
    Tenha em conta que tudo o que ler aqui será a opinião pessoal de cada um, de acordo com suas experiências...o que é bom para alguns pode não ser para vc...

    Bom...Leve em conta que, Midi File , por melhor que seja a qualidade, torna a música " quadrada" , isto é, vc nunca poderá sair daquela linha que foi sequenciada. Portanto, esqueça improvisos, interação com o público e etc...exemplificando, se vc quisesse repetir um " refrão" de uma música que seu público gosta de cantar...vc não poderá fazê-lo. Mesmo que vc sequencie suas Midi Files, vc será escravo da sequência...ou seja...até suas improvisações serão " programadas" ...
    Por outro lado...se vc trabalha com os rítmos do teclado...vc fica livre...faz o que quer...da forma que quer...leve em conta que se vc mesmo programar os seus rítmos, melhor...rítmos de fábrica costumam ser " quebra-galho" , mesmo nos teclados que têm bons styles...vc poderá usar em muitos casos, para outros, não vão funcionar tão bem...

    É, portanto, uma questão de opção sobre a sua forma de trabalhar...eu uso bastante Midi Fles...em sua grande maioria sequenciadas por mim( 90% de midis que vc encontra na internet não servem prá nada praticamente). Retiro em todas a guitarra ou o violão, que faço ao vivo...e deixo bateria, baixo e uma cama...dependendo da música...deixo um ou outro solo de sopros, por exemplo...no seu caso...vc poderá fazer esses solos quando for o caso...e vc sempre poderá dividir o teclado fazendo a cama na mão esquerda e piano na direita...isso é com vc...depende do seu estilo de tocar.

    Acho que cada um encontra seu caminho...o que vale...e nisso eu concordo com a maioria aqui...é que vc tocará seu instrumento, mesmo que tenha um backing preenchendo sua música...rebolar atrás do teclado fingindo tocar é que é o " Ó" ...

    abraços

    FeNtO
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    nao kra.. fk bem legal...

    ROTTA
    Veterano
    # abr/06 · Editado por: ROTTA
    · votar


    Maders25
    fica legal????

    Para um MIDI file, deve ficar legalzinho. Mas jamais se comparará a uma banda.
    Abraços.

    FeNtO
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    mas pra tocar em bar de musica d efundo tu nah precisa d uma banda d 50 intrumentos....

    Teccláudio
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Não tem como converter um MIDI FILE em um STYLE ? assim resolveria o problema...

    cardosi
    Veterano
    # abr/06 · Editado por: cardosi
    · votar


    tem vários tópicos tratando disso e dirigido a diversos modelos e marcas de teclado.

    kseven
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Maders25


    Porque vc nao contrata esse teu montador de midi pra tocar ao vivo ai com vc????

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sequência midi.. Fica feio?????