Vocoder, pra que serve?

    Autor Mensagem
    LuizFelipe
    Veterano
    # jan/06


    Então pessoal, desculpem minha ignorância, mas andei pesquisando alguns sintetizadores e observei que alguns deles, como o microkorg, por exemplo, possuem a função de vocoder... pelo que vi este sintetizador possui uma entrada para microfone. Quais seriam as possibilidades de uso deste vocoder? Ele é capaz de mudar o timbre da voz, fazer segunda voz ou só serve para aplicar as mudanças de tom da voz nos timbres selecionados no sintetizador? Outra pergunta, cada sintetizador possui um vocoder com um número diferente de bandas... em q isso importa em seu uso??

    Desde já, obrigado.

    kevinmoore
    Veterano
    # jan/06 · Editado por: kevinmoore
    · votar


    http://en.wikipedia.org/wiki/Vocoder

    http://www.sirlab.de/linux/descr_vocoder.html

    nesse último tem exemplos em WAV

    ;)

    GIANCARLO TARDELLI
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    LuizFelipe


    O culpado de ninguém postar aqui até agora, é você mesmo, se na hora de vc bolar um nick, vc tivesse colocado "'PAOLA PIETRO"", iria chover posts.

    Infelizmente não vou poder te ajudar.

    Agora que eu postei, quem sabe aparece alguma.

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # jan/06 · Editado por: Jonathas Lacerda
    · votar


    Voice Operated reCOrDER


    Lembre-se: só poste se puder ajudar ou enriquecer o tópico. Obrigado!

    GIANCARLO TARDELLI
    Veterano
    # jan/06 · Editado por: GIANCARLO TARDELLI
    · votar


    Voice Operated reCOrDER


    No que vc ajudou?.

    Depois que eu postei, lamentando que eu não poderia ajua-lo, aí começou aparecer neguinho pra ajudar, bem que o kevin estava postando no exato momento que eu também estava.

    kevinmoore
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    "26/Jan/06 17:42" é diferente de "26/Jan/06 17:43"

    Eu tinha postado lá pela 17:40... 17:41... aí eu editei explicando que no segundo havia exemplos em WAV... tanto que está até escrito lá: "Edited by: kevinmoore"

    Aliás eu já tinha visto a pergunta antes, não ajudei pq isso é coisa que 2 minutos de google vc acha a resposta ( aliás foi isso que eu fiz ).

    De qualquer modo, está aí é resposta! ;)

    ROTTA
    Veterano
    # jan/06 · Editado por: ROTTA
    · votar


    GIANCARLO TARDELLI
    O culpado de ninguém postar aqui até agora, é você mesmo, se na hora de vc bolar um nick, vc tivesse colocado "'PAOLA PIETRO"", iria chover posts.

    Desta vez ninguém foi reclamar de você na Central de Ajuda. Sou eu que estou reclamando.

    O seu comentário acima foi absolutamente desnecessário. Além disso, ao perguntar "no que vc ajudou?" para o colega Jonathas Lacerda (que é uma pessoa séria e com muitas colaborações neste fórum), tornou-se ainda mais inconveniente. Só para citar (caso você não tenha entendido), o Jonathas em uma linha definiu a origem do termo VOCODER, que é uma sigla, enquanto você conseguiu publicar dois posts sem ajudar nada e ainda sendo desagradável com 2 usuários.

    Eu espero, sinceramente, que não vejamos mais inutilidades como esta em outros tópicos.

    Abraços.

    LuizFelipe
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Obrigado pessoal.

    fernando tecladista
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    LuizFelipe

    procure ouvir:

    revolution do jean michel jarre


    let's groove do earth, wind & fire -- nesta tem o baixo misturado com um vocoder

    fernando tecladista
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Ele é capaz de mudar o timbre da voz
    só serve para aplicar as mudanças de tom da voz nos timbres selecionados no sintetizador?
    e isso aqui que ele faz

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    galera... recentemente achei um artigo interessante na Internet... sobre o Vocoder... não vou postar só o link, vou deixar o texto aqui resumidamente e o link...

    VOCODERS

    Qual é a voz típica de um computador? Dizer que um computador fala é exagerar um pouco, mas todos nós já ouvimos em algum filme de ficção científica ou numa vinheta de rádio FM aquele tipo de voz metálica sintetizada, como se fosse a de um robô. Este feito sonoro é geralmente produzido num aparelho que metaliza uma emissão vocal inserida via microfone, alterando as características do som de acordo com uma outra forma de onda.

    Foi em 1939 que Homer W. Dudley, um físico pesquisador do Bell Labs em New Jersey, EUA, construiu o Vocoder (Voice Operated reCOrDER) que, na época, funcionava através do acionamento de teclas por uma jovem que o operava nas demonstrações que fazia o cientista.

    é só uma introdução ao texto que vem no Link a seguir:

    http://www.iis.com.br/~cat/infoetc/485.htm

    e logo abaixo, segue o link de um site com um Software q simula o Vocoder...

    http://www.analogx.com/contents/download/audio/vocoder.htm

    Peço desculpas aos demais por não ter postado isso antes, mas tava sem tempo...

    emanuel macedo
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Jonathas Lacerda
    e qual é a diferença entre vocoders e vocalists, ou é a mesma coisa ?
    no psr 740 tem um vocalist que funciona aplicando se as notas de bases no acompanhamento do teclado qualquer erro é fatal.

    kevinmoore
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    no psr 740 tem um vocalist que funciona aplicando se as notas de bases no acompanhamento do teclado qualquer erro é fatal.

    Vocalist não é aquela função que faz "backing vocals" de acordo com o acorde que vc toca?
    Se for, não tem muito a ver não!
    Se for, o Vocalist simplesmente muda a frequência da sua voz para ajustá-la à nota que vc quer para o backing, por exemplo em terça, vc canta um DÓ, ele aumentaria a frequência da sua voz para atingir um MI...

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    são coisas distintas...

    fernando tecladista
    Veterano
    # jan/06 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    eu nunca mexi em um teclado com vocoder
    mas me parece que ele pega o sinal pela entrada de mic e passa pelos filtros vdf, vda, lfo....

    um vocalist pega sua voz e transpõe, alguns até modificam alguma coisa no timbre mas não é a mesma essencia do vocoder

    emanuel macedo
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    kevinmoore
    Vocalist não é aquela função que faz "backing vocals" de acordo com o acorde que vc toca? . exato ,faz voz de robot/pato donald e etc...fernando tecladista tá certo.

    kevinmoore
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    emanuel macedo

    é... então é como eu pensei mesmo... o como o fernado tecladista disse...

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    exatamente... e eu pessoal? eu também falei!!!

    hehehe

    zuera... valew ai a todos q postaram no tópico...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Vocoder, pra que serve?