Autor |
Mensagem |
lipe_pe Veterano |
# jan/06
Pessoal, to com uma dúvida no que é cadência harmônica. Sou novato, já aprendi o que é campo harmônico, entao pode falar que eu devo entender. Desde já muito obrigado.
DEUS abençoe a todos.
|
marcosbanin Veterano |
# jan/06
· votar
Cara, sou guitarrista e autodidata, não sei muito de teoria. Eu sei que cadência harmônica é tipo um acorde (ou nota) dissonante que "encaixa" na melodia/harmonia, geralmente uma quinta# da campo maior. Como no exemplo: C Em F Fm. No Fm há uma cadência harmônica, justamente da terça para terça menor do quinto grau (dominante) do campo maior de C. O aerosmith usa muito isso.
Não tenho certeza, mas espero ter ajudado.
|
GIANCARLO TARDELLI Veterano |
# jan/06
· votar
lipe_pe
Dê uma olhada nesse site:http://www.bendseligados.hpg.com.br/cadencia.htm
|
# jan/06
· votar
Em tempo:http://www.bendseligados.hpg.ig.com.br/cadencia.htm
|
kevinmoore Veterano |
# jan/06
· votar
GIANCARLO TARDELLI
qdo vc posta uma resposta, aparece um link edit!
clique nele ao invés de mandar outra msg!
;)
ainda mais qdo é pra corrigir algo...
|
lipe_pe Veterano |
# jan/06
· votar
Poxa mto obrigado marcos e giancarlo... Vo tentar tocar qq duvida posso perguntar ? VlW msm !!
|
rafalevita Veterano |
# jan/06
· votar
lipe_pe
Claro que pode amigo...
Isso é um forum..
É pra isso que ele serve, para tirar duvidas.
vlw...
In Jesus We Trust
|
lipe_pe Veterano |
# jan/06
· votar
Brigadao ! :)
Gostei do " In Jesus We Trust " :D
Me diz algo, sei que não tem nada a ver com o tópico, mas irmão vc sabe tocar aquela musica "faz chover do toque no altar " ?
DEUS abençoe tremendamente !
|
Felipe Guilherme Ruffato Veterano |
# jan/06
· votar
marcosbanin
Nada a ver
Cadência Harmônica é uma sequência de acordes. só isso
|
LuisKoppe Veterano |
# jan/06
· votar
Exato, é só uma seqüência de acordes, tipo II-V-I, I-VI-V etc.
|
lipe_pe Veterano |
# jan/06
· votar
Existe alguma fórmula para saber essa seguência ?? é de escala para escala ??
|
# jan/06
· votar
lipe_pe
Acesse esse site, tem muita coisa sobre teoria, muita coisa sobre "ESCALAS".
http://www.ericmartins.mus.br/teoria/teorprinc.htm
|
rafalevita Veterano |
# jan/06
· votar
cara.... vc ta falando dakela musica da corsa???
pq tem mais musicas com esse nome...
Tem uma do Michel W. Smith...
Se for essa da corsa eu sei tocar sim.. mas acho que nao é do album toque no altar nao
|
rafalevita Veterano |
# jan/06
· votar
lipe_pe
ah nao nao...
Nada ah ver... a musica que eu disse é do Fernandinho...
Putz cara.. de qual musica vc esta falando???
Não estou lembrado
|
lipe_pe Veterano |
# jan/06
· votar
" Se pedirmos, Jesus virá, como chuva descerá ..." Faz chover, faz chover, abre as comportas do céus ...
:)
|
lipe_pe Veterano |
# jan/06
· votar
Gian, mto obrigado pelo site, e pelas respostas. tem sido bênção pra mim ! Brigadao ! Senhor te abençoe
|
# jan/06
· votar
lipe_pe
Legal cara, se quiser saber mais sobre teoria, é só postar que eu tenho alguma coisa aqui comigo, e o pessoal com certeza também tem.
Legal mesmo é a sua "EDUCAÇÃO", que na verdade mesmo, está faltando nesse fórum.
Eu te respondo dizendo: Fique com deus e te guarde.
|
lipe_pe Veterano |
# jan/06
· votar
Po grande, o min q eu posso fazer pra retribuir a atenção e a ajuda ! mto obrigado msm de coração !
Sabe, to com uma dúvida na escala de fá na mao direita. como q eu faço pra tocar ela ?? pq falta sobra dedo. hehehe !
Mto obrigado msm ! Qq coisa pode da um toque ! n sei mto mas oq precisar estamos aew ! Grande abraço. DEUS te protega e guarte tb !
|
# jan/06
· votar
lipe_pe
Eu respeito o thiago, mas eu nunca tento explicar teoria como fez o thiago, ele passou aquelas teoria e postou no fórum, mas vai ter sempre alguém que vai discordar ou falar que aquele acorde deveria ter uma 7ªM.
Por isso eu gosto de passar alguns sites bons e de confiança ou alguns de minha autoria, eu colaboro com vários sites.
Vou te passar um site que vc vai achar a sua dúvida, Ok
Até mais.
|
# jan/06
· votar
http://www.musicaeadoracao.com.br/tecnicos/teoria_musical/teoria_onlin e/teoria_acordes/
lipe_pe
Se quiser mais , é só falar ,Ok
Abraços.
|
kevinmoore Veterano |
# jan/06
· votar
" Se pedirmos, Jesus virá, como chuva descerá ..." Faz chover, faz chover, abre as comportas do céus ...
:)
O_o
|
kevinmoore Veterano |
# jan/06
· votar
Aprender música lendo teoria musical é como fazer sexo por correspondência
|
rafalevita Veterano |
# jan/06
· votar
lipe_pe
lembrei...
Intaum.... é a mesma do Michel W Smith... bem facinho...
É Am - F - C - G a musica inteira....
Claro que a partir disso vc inventa o que quiser...
flws
|
lipe_pe Veterano |
# jan/06
· votar
Poo gian, quero te agradecer pelos sites que vc manda, são todos muito bons. Eu preciso bastante de sites assim, pois eu fiquei mto tempo parado e voltei a pouco tempo. Estou tendo mtas dúvidas, mas mto obrigado por responder todas q escrevi até agora ! :) Brigadao pelos sites !
Rafael, po kra essa msm ! :) brigadao !!
SENHOR abençoe a todos !
Grande abraço
|
rafalevita Veterano |
# jan/06
· votar
lipe_pe
vlw carinha...
Qualquer coisa é só mandar um post
|
Binho Moraes Veterano |
# dez/08
· votar
Este artigo é muito interessante e muito bem explicado, dá [ra se ter uma noçao de Cadencia harmonica de uma confirida lá
http://pingodecultura.blogspot.com/2008/12/teoria-musical-cadencia-har monica.html
Muito fácil de entender
|
tiago scott Veterano |
# dez/08 · Editado por: tiago scott
· votar
lipe_pe
Para você que já conhece o campo harmônico, vou explicar de uma forma fácil e prática. A cadência nada mais é a principio do que utilizar o II e V de um acorde para criar uma tensão. Segue exemplo:
Pensado no campo de (C)
C7+ (1º) F 7+ (4º) . A cadência entra aqui C7+ ( 1 ) Gm7 (2) C 7/9 (5) F7+ . O Gm e C 7/9 é o II e IV de F .
Ou seja toda as vezes que você têm uma música que começa no primeiro grau e você vai para o quarto grau, ou para o sexto ou segundo, você pode usar as cadências, elas irão criar uma tenção hârmonica para passagem de notas.
Segue abaixo um exemplo pensando no campo de C, utilizando cadências.
C7+ (1º) Bm 5-/7 (II) E 7/9+ (V) Am 7/9 (6º) Gm7 (II) C7/9- (V) F7+/9 (4º) Fm6
Em 7/5- (II) A 7/9 (V) Dm7 (2º) F#º G 7/4 (5º) C7+ (1º)
Obs: Inicialmente procure utilizar a cadência mais para o 6º, 4º e 2º graus, pois para o 3º e 5º graus ela não é muito recomendada a princípio. Porém treinando bem, depois você pode utilizar diversas cadências inclusive de outros tons.
Ex: C7+ Gm7/9 (II) C 7/13- (V) F7+ Cm 7/9 (II) F7/9 (V)
Bb7+ A 7/9 (V) D7+/9.
Falow galera e abraços.
|
tiago scott Veterano |
# dez/08
· votar
lipe_pe
Só mais uma coisinha, eu acabei incluindo umas coisas a mais aí. No caso do sexto e segundo graus, você acaba entrando no campo menor, daí o surgimento de acordes com 5-/7.
Exemplo : C7+ (1º) Bm7/5- (II) E7/9 (V) Am7 (6º)
Tome cuidado pois todas as vezes que é feita uma cadência harmônica para um acorde menor o (II) deve ser feito com a 5- / 7 .
Fica na paz e Deus te abençoe Man.
|